Mês passado comprei as versões nacionais do Viscondes do Reino Ocidental, da Saga do Tomo e da expansão do Arquitetos (Era dos Artesãos). Encontrei algumas questões com as traduções para português. Então consultei o manual original em inglês e consegui esclarecer elas. Resolvi então fazer esses posts pra ajudar caso gere dúvidas pra alguém em algum trecho desses manuais por conta de algum desses erros.
Só avisando que o post foi feito exclusivamente no intuito de ajudar caso alguém fique com dúvidas nesses trechos e são apenas detalhes que notei e quis compartilhar, sem nenhum comprometimento se tudo que listei está correto. Mas verifiquei tudo na versão em inglês, nada foi chutado.
Post da Saga do Tomo
Post da Era dos Artesãos
1) Pág 9 - Último parágrafo -> Se as Cartas de Pobreza ou Prosperidade forem reveladas, os jogadores que viraram o maior número de cartas (do tipo indicado) também ganham pontos adicionais, o que causa um "efeito gangorra": conforme a Pilha de Débitos começa a diminuir, os jogadores vão perceber que a Carta de Pobreza dá mais pontos àqueles com mais Cartas de Escrituras viradas.
2) Pág 20 - Último parágrafo -> O Jogador Azul coloca seus Trabalhadores de volta em sua reserva e recebe 2 Pratas da reserva por cada Trabalhador eliminado.
3) Pág 27 - Primeiro parágrafo -> A IA começa também com 1 Pedra no exemplo fornecido.
4) Pág 29 - Penúltimo parágrafo -> Desconsiderar a última frase que diz que a IA ganha um 1 recurso à escolha em vez de 2 Pratas. Não existe essa frase aqui no manual em inglês e entendo que ela não se aplica a essa parte do manual, visto que a ação de transcrever manuscritos não tem relação com ganhar essas 2 Pratas necessariamente. Além disso, já foi explicado na parte da Carta de Referência de IA que toda vez que ela recebe 2 Pratas, ganha 1 recurso.
5) Pág 30 - Primeira metade do exemplo -> Porém, ela só possui dois Ícones de Nobreza e não possui Ouro, então ela vira 1 Carta de Débito e ganha 1 de Virtude (a segunda opção mostrada na parte inferior da Carta de Trama).