Toda quarta-feira, no instagram e facebook, a @Joga_Mana celebra mulheres que atuam em diversas frentes no mercado dos jogos de tabuleiro! Se quiser acompanhar, basta nos seguir no instagram e/ou facebook, aliás, segue lá!
Confira abaixo um compilado com a sétima parte – nesta edição, temos mulheres maravilhosas com múltiplas habilidades: empresárias que também são game designers, game designers que também são ilustradoras – é muita inspiração para um post só!
Se quiser ver quais mulheres já passaram por aqui nas compilações anteriores, basta clicar em cada edição: Primeira parte #1; Segunda parte #2; Terceira parte #3; Quarta parte #4; Quinta parte #5, Quinta parte #6.
Agnieska Copera
Agnieska Copera diz que o primeiro jogo que a encantou foi Banco Imobiliário (Monopoly), aos 8 anos, mas descobriu sua paixão no RPG. Segundo ela, nunca havia sonhado em criar jogos, mas ao jogar mais e mais começou a perceber coisas boas e ruins nos jogos, o que a levavam a repensar as mecânicas de sua coleção, criando regras próprias para alguns de seus jogos – passou a sempre analisar sobre o que poderia ser adicionado ou modificado em termos de mecânica e esse hábito e curiosidade muito provavelmente a levaram a criar seus próprios títulos. Agnieska é co-criadora de alguns jogos de sucesso, entre eles, Exodus: Proxima Centauri , lançado em 2012, pela editora NSKN Games, que possui o cobiçadíssimo selo da Dice Tower!
Para ver mais fotos, acesse nosso blog!
Exodus é um jogo de peso 3.50/5.0 pelo BGG, pesadinho, como a gente gosta! O jogo tem uma temática espacial (temática do coração dos boardgamers) – após uma guerra nuclear devastora, humanos à beira da extinção buscam abrigo no sistema Centauri e são salvos por centaurianos – cada facção de humanos recebe uma chance de recomeçar em um novo planeta. Neste jogo, vc constrói frotas espaciais de naves, pesquisa tecnologias, tenta construir seu império, disputa poder, negocia e vota em decisões políticas. Outros títulos que a Agnieska assina são os card games Wild Fun West (2012) e Progress: Evolution of TechnologyProgress: Evolution of Technology (2014).


Alisha Vokman
Alisha Vokman é uma pessoa com muitas habilidades! Ela não apenas criou e desenvolveu o jogo Underlings of Underwing: A Game of Color Theory and Dragonsfez, fez a arte e escreveu as regras também!
O jogo foi lançado em financiamento coletivo em 2016 e vendeu bem! Underlings of Underwing: A Game of Color Theory and Dragons é um jogo de alocação de trabalhadores; jogadoras tentam fazer eclodir ovos de dragão usando diversos elementos com a intenção de conseguir coletar o maior número de dragões, seguindo as regras estipuladas. É muito lindo, gente!
Amanda Kohout
Amanda Kohout é game designer e artista de Duplik, em co-autoria com William Jacobson. O jogo foi lançado primeiramente em 2006, pela Braincog, com o nome Portrayal, mas teve uma repaginada e passou a ser republicado pela Asmodee como Duplik! Em 2010, desfilou no tapete vermelho e levou em Cannes o prêmio As d’Or de 2010, como o melhor jogo do ano – um feito e tanto!
Duplik é um jogo de desenho para quem não sabe desenhar! Sim, isso mesmo! O jogo possui cenas que são descritas pela jogadora que assume o papel de diretora artística e as demais jogadoras, sem poderem ver as cenas, precisam desenhá-las apenas com a descrição que escutam – pontua bem quem consegue colocar em seu desenho mais detalhes da cena e não quem desenha melhor! Esse é um Family e Party game que roda bem com crianças e adultos das idades mais diversas!
Julia Schiller e Amanda Milne
A neozelandesa Amanda Milne e a norte americana Julia Schiller fundaram juntas a editora de jogos SchilMil Games of Auckland, na Nova Zelândia – sim, fomos longe desta vez! Elas falam do desafio que é gerenciar e executar todas as atividades da editora, cuidando da distribuição dos jogos na Nova Zelândia, fazendo vendas, networking etc, enfim, tudo o que a editora precisa para produzir e vender jogos. Mas a verdadeira paixão delas é criar jogos e dividem a autoria de alguns:
Raid the Pantry (2012) é um card game infantil no qual você deve fazer pratos coletando os ingredientes disponíveis, com nota 7.1 no BGG, levou o prêmio em 2013 de Novo Jogo do Ano da New Zealand Games Association.
Komodo (2012) é um jogo de posicionamento de tiles, no qual as jogadoras são zoólogas que tentam construir novos habitats para animais da Australásia ameaçados por um asteroide. Esse jogo levou o prêmio em 2012 de Novo Jogo do Ano e Children’s choice (escolha das crianças), ambos da New Zealand Games Association.
Kenakalan (2012) é um jogo família de set collections.
Manifest (2014) – Segundo Ziegreich, em sua resenha sobre o jogo no BGG, Manifest é um euro sólido e inteligente, leve o suficiente para jogar em família e interessante o suficiente para jogadores mais exigentes.
Mais imagens em nosso blog!
É um jogo de navegação nos anos 20, no qual cada jogadora terá 2 navios para buscar e entregar cargas, conforme contratos, o que confere bastante versatilidade ao jogo, com movimentos como entregar motocicletas americanas em Petrogard e com algumas dificuldades no caminho como piratas e outros problemas a enfrentar no mar. Para saber mais, basta acessar o site do jogo: manifestgame.com.
Com Brad Thompson dividem a autoria de Granny Wars (2013).
Julia saiu da sociedade em 2014 para fundar a Cheeky Parrot Games.
Amanda apesar de não ser a game designer, cuidou de todo o processo do KS e da publicação de Auztralia, pela sua editora, SchilMil, jogo que veio ao Brasil pela Ludofy Creative.
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