DIA DAS CRIANÇAS chegando, batendo de KINA e “comendo com os olhos”
Não é por nada que muitas lembranças da infância são acompanhadas por uma enxurrada de cores! O Pueril tende a ser acompanhado por verdadeiros arco-íris nas embalagens, roupas, e mídias relacionadas, por exemplo. (exceto se você teve uma infância estilo família addams, o que também é legal hehe)
Quando dizemos que algo é de encantar os olhos, é claro que estamos falando de apelo visual. A estética, os formatos, a visão geral de como o jogo fica na mesa, tudo conta como acréscimo na experiência lúdica que cada reino... opa! Que cada microverso de determinado jogo passa em uma sessão, com uma ou várias partidas. Não raro, os reinos mais lembrados são aqueles com os estandartes mais belos e coloridos!
Nesse especial do dia das crianças, estamos buscando fazer algo diferente, não se trata de indicar jogos para os pequenos, abordagem de mercado que por sinal tem crescido bastante, como se vê em Ticket to Ride: Primeira Viagem, e Zombie Kidz: Evolução só pra citar alguns recentes que vieram na mente. Vamos falar dos jogos que regozijam nossa criança interior, fazendo os olhos brilharem e lembrando nem que seja de forma inconsciente, da época em que você era apenas um(a) pequeno(a) aprendiz ou escudeiro(a), cuidando dos cavalos e treinando com espada de madeira. 
Visualmente falando alguns deles possuem o que podemos chamar de “toy factor”, realmente parecem brinquedos numa olhada rápida ou superficial, principalmente de quem é não familiarizado com o hobby. Também tem a questão de ponderar que o que fica “bonito na mesa” pra uns é indiferente ou não é legal pra outros. Mas vamos deixar claro do que estamos falando com a seguinte imagem:
Deu pra entender não é? Esse jogo é velho conhecido, tem componentes legacy que ninguém faz questão de destruir, algumas pessoas (não me perguntem o porquê) jogam com objetivo pessoal de set collection das vermelhas, e dependendo pode marcar pontos negativos na saúde bucal, mas é muuuito apreciado, se não concorda pode voltar 3 casas.
Então bora ver alguns destaques nesse sentido já que criança gosta é de doces! (ok, 99% delas) Diferente da nossa estrutura costumeira, dessa vez vai mais imagem do que texto. Tem um quinteto que cai como luva nessa proposta:
5 em destaque: DRAGON CASTLE

5 em destaque: REEF
Esse eu conheci depois que os tritões da fronteira do reino fizeram uma aliança conosco
. O jogo brilha porque você não tem impedimento pra fazer basicamente nada, a sede de pontuar+ é que te faz resolver as jogadas dessa ou daquela forma. Inclusive foi o primeiro jogo sobre o qual enviamos mensageiros... quer dizer, fizemos postagem! Bem aqui: https://www.ludopedia.com.br/topico/36515/reef-batendo-de-kina
5 em destaque: Sagrada

Me chamem de doido, mas essa imagem é uma OBRA DE ARTE!!! Conseguimos restaurar a catedral do reino de tanto jogar essa “belezura” aqui! Sabe aqueles jogos que você tá indo pra 3 dígitos de partidas? Na coleção desse kina que vos fala é esse aqui!!! Também fizemos uma postagem sobre ele, visto que já tem bastante material dele, focamos em abordar o modo solo: https://www.ludopedia.com.br/topico/40088/sagrada-solo-batendo-de-kina
5 em destaque: IMHOTEP

Eu sou apaixonado pelo tema (que guardando as devidas proporções do fator abstrato, está presente ao menos geometricamente!). Alguns fazem ressalvas sobre esse jogo em relação a certos pontos da jogabilidade, mas eu considero um dos melhores itens da coleção. É meio Lego-astê “a criança em mim que brincava de bloquinhos de construir, saúda a criança em você que também brincava com isso”. A expressão pode ter ficado horrível, mas o jogo é o oposto em termos de impacto visual.
5 em destaque: FRANQUIA AZUL

Não um jogo, 3 jogos!!! Daí no total seriam 7 ao invés de 5 em destaque, não? Shhhh...
respeitem meu lado pueril que por vezes faz as contas errado. Talvez aqui caiba uma frase muito ouvida quando pirralho(a): “Você não pode ter todos” hahaha Nesse caso em específico cabe a cada um decidir qual ou quais entram na coleção (seja pelas mecânicas, seja por outro$ motivo$). Mas olhem que coisas mais lindas
2 referências da infância: war
Ainda na ideia de BONITO NA MESA, vamos referenciar outra questão da infância. Ao menos pra mim, joguei vez perdida jogo da vida e monopoly, já war rolava com certa frequência. A eterna piadinha do “é tipo war” (que claramente é a versão da piada do pavê no mundo dos boardgames) já deve ter acontecido em algum momento com você. Basta ter um mapa mundi ou de determinadas regiões que já acontece uma associação. Na infância muita gente brincou com jogo dos 7 erros, vamos relembrar?
Mas o “erro” mesmo é comparar os 2 jogos desse exemplo hehe. Em pandemic os “exércitos” são outros e a luta também! “Ah, mas eu não acho ele bonito, tipo bonito mesmo...” Bom, pelo menos pra este kina, às vezes só precisa de outra observação, outro ângulo (ou no caso outra foto bem tirada, com a aproximação e iluminação certa, como essa em detalhe no centro
)
2 referências da infância: brincar de bonecos
Miniaturas são os componentes mais apreciados por uma fatia considerável dos jogadores. Deixo aqui um paralelo, para quem quiser refletir se não há em menor ou maior nível, uma espécie de transferência do feeling pueril, porém atualizada para mecanismos mais complexos e tomadas de decisões, ou mesmo certo grau de “revisita” a uma das atividades que a gurizada mais fazia. Fazemos isso como um comentário apenas, sem nenhum grande tratado ou estudo psicológico por trás, sem reduzir os jogadores que possam considerar ofensivo, ou algo parecido com ser chamado de criança. Eu particularmente acredito que ludicamente falando, ser chamado de criança fica tranquilamente como um elogio!!!

Essa figura é o zombicide medieval com tudo junto, tem itens além da coleção BR da galápagos como o meio gigante no centro da imagem e um segundo dragão. Mas vendo esse conjunto da obra é “state of art” demais.
Uma despedida propondo um pensamento diferenciado
Se leu até aqui, dependendo da sua fruição artística, do seu “gostar”, e de que estilo de jogo fala contigo, você está com os olhos brilhando ou não viu nada demais, nada que considere bonito, e menos ainda “state of art” como citado logo acima. Proponho duas reflexões, a primeira é vislumbrar um jogo específico em que a parte visual chega a ser retirada da partida:
Nyctophobia (não vou detalhar, mas é no mínimo curioso, vale o clique) e a segunda se resume a uma ilustração que eu gosto muito:

Não vamos nem perder tempo naquela contenda de jogos temáticos e jogos expert (ou ainda ameri VS euro), mas estamos mostrando essa figura do
Carnival Zombie (Segunda Edição) para indicar que dependendo da preferência
o ápice da evolução pode ficar na esquerda ou na direita dessa progressão. Não é interessante? Visto que falamos bastante na criança em cada um (seja ela interior ou exterior) deixo essa imagem com essa reflexão sobre amadurecimento, e a forma relativa de contemplar essa questão. Livre de pensamentos que levem a lugar comum: O que é amadurecer? Podemos pensar dentro e fora do hobby, mas isso é outra estória!!! Por hora encerro agradecendo a todos e indo ali colocar
“algo colorido” na mesa.

. Que tal comprar algum desses “doces” pra coleção pra celebrar dia das crianças? Então até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”!

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