O problema maior é que você fica preso a evitar mandar valores 3,4 e principalmente 5 e 6 para a automa. No multijogador, se vierem tools menos úteis, menos versáteis está tudo bem, pois será assim para todos, no solo você pode começar a “perder” já nesse sorteio delas, o exemplo mais gritante é uma que fica sem efeito algum, (A FERRAMENTA 8, alicate bico de pato para vidro) você se verá utilizando ela só pra evitar o envio de um dado vermelho de valor médio ou alto pro score da automa. Ainda pode haver conflito entre as tools pedirem dados da cor dos teus objetivos privados, então ou vai pra sua janela ou vai pra ativação dessas tools, isso cruzando com a possibilidade de virem poucos dados daquela determinada cor. Como são 12 tools e tem 5 cores no jogo, por algum motivo aleatório elas são mais demandantes das cores ROXA e AZUL, talvez tivesse alguma solução para isso, mas o que fica é um clima de “quer saber, foi feito assim ok? Apenas aceite...”
Alguns objetivos públicos geram uma discrepância absurda, como o “tons claros” você terá muuuuuitos motivos para não colocar valores 1 e 2 na sua janela(normalmente você quer enviar esses valores para automa, e também não ajuda muito na soma final pro objetivo privado, que é 1 das 5 cores que você vai pontuar), então de forma parecida com as tools menos úteis, você pode já começar “perdendo” se esse objetivo vier. A dificuldade pode ser regulada pela quantidade de tools (DE 1 A 5) mas o nível das janelas não foi levado em consideração e ninguém sabe dizer o porquê, visto que no modo multijogador elas disponibilizam quantidades diferentes de tokens pra gastar nas ferramentas, no modo solo é um grande “você que sabe”(se quer jogar uma janela de nível maior ou menor).
O maior problema do modo solo em suma, é que as múltiplas possibilidades de setup no modo multijogador geram diferenças, cenários mais fluídos ou mais travados, e todos lidarão com isso, mas aqui passam a gerar cenário mais fácil ou muito mais árduo. Fora que a solução para o score da automa, em partes é legal, pois simulando um oponente se evita o “beat your own score” que é muitas vezes criticado e apontado como modo solo “barato”, mas isso faz com que as rolagens determinem mais do que deviam no andamento de tudo. ESPECIFICANDO: passem uma partida tirando 4,5,6 na maioria das vezes que rolar os 4 dados da rodada e entenderão de forma prática o que este kina quer dizer.
Isso é o que sufoca e tira o brilhantismo do jogo (em termos de solo mode). “Ah mas esse cara, não curtiu porque tomou uma sova”. Meus caros, depois das 14 partidas eu joguei mais 20-25, sem variantes(várias outras com variantes) não foi exatamente “satisfatório”... as pouquíssimas vitórias, vieram bem dizer por acidente
. Depois ainda joguei de 4 formas diferentes que são sugestões de jogadores, vindas de fórum internacional, umas 40 partidas e ficava díficil do mesmo jeito ou facilitava demais(pontuando os dois objetivos privados por exemplo fica muito fácil). As colocações aqui não são sobre perder, são sobre COMO você perde. Sim é um jogo de dados, mas não é um jogo de trilha pré boardgames modernos onde você fica apenas torcendo pra tirar x em um dado e andar muito, ou andar sem cair nas casas punitivas. De forma parecida, você fica torcendo por rolagens específicas aqui, no caso as rolagens que não geram pontuação meteórica pra automa. Tudo bem torcer por certas rolagens em um jogo de dados afinal, mas tem partidas que parece que 80-90% é decidido por esse fator, mas devido ao design permitir que seja assim... o que tende a desagradar se você jogar realmente muito do solo.
EXTRAS/ e ALGO+ (nossas regras variantes/alternativas)
Mas então como lançar uma luz sobre o modo solo do sagrada?

Como todo "kina" defende sua "casa", vamos sinalizar house rules que melhoram a experiência com o jogo, especificamente no modo solo.
-SEMPRE jogue com 40 dados(são 4 dados e 10 rodadas) sendo 8 de cada cor
(Até porque houve um balanceamento na expansão onde a quantidade de dados de cada cor ganhou uma proporção ao número de jogadores).
-RECOMENDAMOS só perder 1 ponto por buraco, pois você já perderá ativações dos objetivos, e cabe destacar que no jogo normal você tem 3 objetivos públicos, no solo só 2. Parece que o designer “esqueceu” ou não se atentou pra isso (ou não se importou mesmo) ao colocar -3pts por buraco.
-RECOMENDAMOS colocar tools disponíveis na quantidade de dificuldade da janela, ou seja de 3 a 6 tools disponíveis, já que existem janelas de 3,4,5 e 6.
-RECOMENDAMOS que se a automa for pegar 3 ou 4 dados (devido à turnos com buracos na janela, passe apenas 2, os maiores)
-Opcionalmente você pode considerar que o objetivo tons claros concede 3 pts a cada ocorrência ao invés de 2pts. (é o objetivo que emparelha dados mostrando 1e2)
Observados os pontos acima, escolha 1 dos modos e defina se será partida simples ou campanha.
-Modo de jogo solo 1: Filtro de dificuldade. Vi isso no Dragon Castle , e lá funciona de uma forma específica em relação ao uso de cartas extras. Aqui seria um filtro no score da automa ao final da partida, sendo -15pts para FÁCIL, -8pts para MÉDIO, e pontuação normal para DIFÍCIL. (sim, jogar sem retirar pontos da automa é o padrão do jogo, e o padrão é difícil mesmo, como comentando em todo esse texto)
- Modo de jogo solo 2: Vamos chamar de “relaxed mode” onde você joga apenas para ranking, a menos que esteja com sangue nos olhos
para ficar com o título máximo, esse seria o modo relaxante, e tem o seguinte ranking:
24 ou menos: Apanhador de cacos de vidro
25 a 32 Aspirante
33 a 39 Auxiliar de Artesão
40 a 45 Artesão Iniciante
46 a 50 Artesão experiente
51 e acima: MESTRE
- MODO CAMPANHA do solo 1 para jogar partidas sequenciais usando o solo 1. Escolha o filtro de -15/-8/sem filtro e escolha uma de cinco modalidades de progressão de campanha pelos níveis das janelas:
MUITO SIMPLES: 3-3-4
SIMPLES: 3-4-5
ELABORADA: 4-4-5
MUITO ELABORADA:4-5-6
DESAFIO DOS MESTRES: 5-5-6
*Se você perder para a pontuação alvo não seguirá para a janela que viria depois. De uma partida para outra escolha e descarte uma tool e um objetivo público repondo com novas cartas. Inclusive além de repor adicione mais 1 tool se a nova janela for mais difícil que a anterior.
- MODO CAMPANHA do solo 2 escolha uma sequência de 3 janelas como na campanha do solo 1, mas nesse caso você sempre joga as 3 janelas pois não há pontuação alvo que te faria perder. Ao final some os 3 scores e veja seu ranking:
70 ou menos: Apanhador de cacos de vidro
71 a 80 Aspirante
81 a 90 Auxiliar de Artesão
91 a 105 Artesão Iniciante
106 a 130 Artesão experiente
131 e acima: MESTRE
Então por enquanto é isso, dessa vez o jogo bateu mais de Kina do que gostaríamos, porém no que concerne SEU MODO SOLO. Espero ter sido claro, sem haterismo, eu gostei mais ainda do jogo ter a opção de jogar sozinho, até as falhas pesarem mais do que uma armadura completa...mas é uma “casa” que apreciamos demais em nosso reino, por isso os possíveis “fixes” e house rules.
Então até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”! Inscrevam-se, acompanhem!!! 