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  3. Sagrada
  4. Sagrada Solo BATENDO DE KINA

Sagrada Solo BATENDO DE KINA

Sagrada
  • avatar
    Rimor11/06/20 13:25
    avatar
    Rimor
    11/06/20 13:25
    1184 mensagens MD

    Já existe bastante material dizendo como é o Sagrada, mas e o modo solo?

    Cada jogo um reino diferente! Vamos conhecer esse aqui focando no solo?

    Cada jogador vai construir um vitral através da construção de uma grade de dados em seu tabuleiro de jogador. Cada tabuleiro tem algumas restrições sobre quais cores ou tonalidade (valor) do dado pode ser colocado lá. Dados da mesma tonalidade ou cores não pode ser colocado ao lado do outro. O maior artesão em pontos é o vencedor!



    Considerando que o jogo já foi amplamente comentando, vamos pular as linhas gerais, dizer o que faz sagrada bater forte, no que ele bate de kina e focar no modo solo.


    No que Sagrada “bate forte”?


     Ele é o tipo de jogo que dá uma sensação de “suas definições de jogo bonito foram atualizadas”. Apenas volte 3 casas caso não o ache bonito na mesa :D. Mas não é pra menos, colorido realmente vasto na mesa, dados translúcidos e pra não falar só de estética, regras acessíveis aos jogadores casuais (caso você considere isso uma vantagem) e intermediários também. Você estará montando um puzzle que contempla tanto tomada de decisões quanto sorte. As ferramentas disponíveis para alterar dados / lidar com as restrições de posicionamento, bem como os objetivos variam com a partida, você recebe 4 padrões de janela e escolhe 1 no início de cada partida, então o fator rejogabilidade comparece bem.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4401f_zbxs6h.jpg


    No que Sagrada “bate de KINA”?


    A mesma sorte citada acima como algo legal, pode ter um ponto bem negativo. Por vezes parece que o jogo não está “afim” de cooperar, ou este kina que vos fala é simplesmente muito azarado mesmo. Você pode ficar preso na valsa de não vir os valores que você queria, não vir as cores... ou ambos :P E há uma terceira instância onde eles vêm, mas são poucos e os oponentes levam eles embora no Draft de dados. Não há uma preocupação matemática (no jogo base), se um jogador precisa de azul, e veio digamos o dobro de dados azuis em relação ao vermelho, bom pra ele. Você precisa de verde e veio muito pouco ou quase nada? O design do jogo parece dizer um grande “problema teu” para o jogador nesses casos. E tá tudo bem entender que isso é a aleatoridade do jogo se fazendo presente, desde o sorteio da cor ao tirar da dicebag, até o sorteio seguinte, nas rolagens em si, naturalmente de 1 a 6. Mas se você quiser algo mais cerebral e menos “trabalhar com o que veio naquela rodada” pode ficar com certo grau de raiva ou frustração. (Na expansão Sagrada: 5 & 6 Player Expansion que adiciona o quinto e o sexto jogadores esse lado quantitativo da presença desta ou daquela cor foi ajeitado)

    E quanto custa pra explorar esse reino?

     Está por 185-200 e vale demais pela quantidade de dados que vem, e o material como um todo, que é bem produzido. Preço bacana até pelo fato de que o jogo já des-hypou (ok, inventei esse verbo, e ficou péssimo, mas vcs entenderam). 

    SOBRE O SOLO MODE

             Para mim é importante quando um jogo apresenta modo solo, muitas vezes um nobre cavaleiro(kina, se preferir) tem que lutar sozinho. Ao ver que Sagrada é para 1 a 4 jogadores os olhos brilharam, mas ao jogar 3 sessões solo, que renderam 14 partidas (resultando em 2 vitórias, 2 empates e 10 derrotas), eu vi o quanto esse modo é problemático, um tanto quanto mal calculado, e ingrato.

    Sim, ingrato... pois difícil ou desafiante é uma coisa, ingrato é outra instância. Eu acredito que não tenho perfil de mal perdedor,  o problema da dificuldade aqui, é que ela é arremessada no jogador sem preocupação alguma com equilíbrio e possibilidade da partida ser mais ou ser menos “justa”. A única coisa que te impele a seguir tentando, é porque a partida resolve mais ou menos em 12-15 minutos. Perceba que não se trata de querer entender ou saber “mais do que o designer do jogo”, até porque aqui e ali vemos jogos que achamos “redondos” serem criticados, apontados como se faltasse isso ou aquilo no design, cabendo a nós concordar ou não.


    Porém a impressão que o modo solo passa, é que foi acrescentado sem esmero no jogo. Há uma verdadeira “checagem em camadas” em relação à sorte ou azar, devido à forma que a inteligência artificial pontua.  


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/39d20_zbxs6h.jpg

    O problema não é necessariamente atrelado ao fator sorte nos dados, mas como isso se apresenta jogando sozinho


    Vamos discorrer melhor: o draft de dados no solo vai para 4 dados(o normal é ser o dobro de jogadores+1) e você pegará dois dados, deixando 2 para a automa certo? Isso ocorrerá nas 10 rodadas, você terá seu score, ela terá o dela somando os dados que sobraram no final de cada rodada. As tools não serão mais ativadas com aquele marcador transparente do modo multijogador, serão feitas colocando dados também, o que ajuda duplamente, pela própria ativação da tool, e por restar menos dados para mandar pro score da automa. Você terá 2 objetivos públicos(contra 3 do multiplayer), e 2 privados também (escolhendo 1 dos privados no final). Até aqui, tudo bem, parece funcional, mas vamos nos ater aos ruídos desse sistema.


    O problema maior é que você fica preso a evitar mandar valores 3,4 e principalmente 5 e 6 para a automa. No multijogador, se vierem tools menos úteis, menos versáteis está tudo bem, pois será assim para todos, no solo você pode começar a “perder” já nesse sorteio delas, o exemplo mais gritante é uma que fica sem efeito algum, (A FERRAMENTA 8, alicate bico de pato para vidro) você se verá utilizando ela só pra evitar o envio de um dado vermelho de valor médio ou alto pro score da automa. Ainda pode haver conflito entre as tools pedirem dados da cor dos teus objetivos privados, então ou vai pra sua janela ou vai pra ativação dessas tools, isso cruzando com a possibilidade de virem poucos dados daquela determinada cor. Como são 12 tools e tem 5 cores no jogo, por algum motivo aleatório elas são mais demandantes das cores ROXA e AZUL, talvez tivesse alguma solução para isso, mas o que fica é um clima de “quer saber, foi feito assim ok? Apenas aceite...”  


    Alguns objetivos públicos geram uma discrepância absurda, como o “tons claros” você terá muuuuuitos motivos para não colocar valores 1 e 2 na sua janela(normalmente você quer enviar esses valores para automa, e também não ajuda muito na soma final pro objetivo privado, que é 1 das 5 cores que você vai pontuar), então de forma parecida com as tools menos úteis, você pode já começar “perdendo” se esse objetivo vier. A dificuldade pode ser regulada pela quantidade de tools (DE 1 A 5) mas o nível das janelas não foi levado em consideração e ninguém sabe dizer o porquê, visto que no modo multijogador elas disponibilizam quantidades diferentes de tokens pra gastar nas ferramentas, no modo solo é um grande “você que sabe”(se quer jogar uma janela de nível maior ou menor).

     O maior problema do modo solo em suma, é que as múltiplas possibilidades de setup no modo multijogador geram diferenças, cenários mais fluídos ou mais travados, e todos lidarão com isso, mas aqui passam a gerar cenário mais fácil ou muito mais árduo. Fora que a solução para o score da automa, em partes é legal, pois simulando um oponente se evita o “beat your own score” que é muitas vezes criticado e apontado como modo solo “barato”, mas isso faz com que as rolagens determinem mais do que deviam no andamento de tudo. ESPECIFICANDO: passem uma partida tirando 4,5,6 na maioria das vezes que rolar os 4  dados da rodada e entenderão de forma prática o que este kina quer dizer.

    Isso é o que sufoca e tira o brilhantismo do jogo (em termos de solo mode). “Ah mas esse cara, não curtiu porque tomou uma sova”. Meus caros, depois das 14 partidas eu joguei mais 20-25, sem variantes(várias outras com variantes) não foi exatamente “satisfatório”... as pouquíssimas vitórias, vieram bem dizer por acidente :P. Depois ainda joguei de  4 formas diferentes que são sugestões de jogadores, vindas de fórum internacional, umas 40 partidas e ficava díficil do mesmo jeito ou facilitava demais(pontuando os dois objetivos privados por exemplo fica muito fácil). As colocações aqui não são sobre perder, são sobre COMO você perde. Sim é um jogo de dados, mas não é um jogo de trilha pré boardgames modernos onde você fica apenas torcendo pra tirar x em um dado e andar muito, ou andar sem cair nas casas punitivas. De forma parecida, você fica torcendo por rolagens específicas aqui, no caso as rolagens que não geram pontuação meteórica pra automa. Tudo bem torcer por certas rolagens em um jogo de dados afinal, mas tem partidas que parece que 80-90% é decidido por esse fator, mas devido ao design permitir que seja assim... o que tende a desagradar se você jogar realmente muito do solo.


    EXTRAS/ e ALGO+ (nossas regras variantes/alternativas)
    Mas então como lançar uma luz sobre o modo solo do sagrada? 
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1b138_zbxs6h.jpg

    Como todo "kina" defende sua "casa", vamos sinalizar house rules que melhoram a experiência com o jogo, especificamente no modo solo. 


    -SEMPRE jogue com 40 dados(são 4 dados e 10 rodadas) sendo 8 de cada cor

    (Até porque houve um balanceamento na expansão onde a quantidade de dados de cada cor ganhou uma proporção ao número de jogadores).

    -RECOMENDAMOS só perder 1 ponto por buraco, pois você já perderá ativações dos objetivos, e cabe destacar que no jogo normal você tem 3 objetivos públicos, no solo só 2. Parece que o designer “esqueceu” ou não se atentou pra isso (ou não se importou mesmo) ao colocar -3pts por buraco.

    -RECOMENDAMOS colocar tools disponíveis na quantidade de dificuldade da janela, ou seja de 3 a 6 tools disponíveis, já que existem janelas de 3,4,5 e 6.

    -RECOMENDAMOS que se a automa for pegar 3 ou 4 dados (devido à turnos com buracos na janela, passe apenas 2, os maiores)

    -Opcionalmente você pode considerar que o objetivo tons claros concede 3 pts a cada ocorrência ao invés de 2pts. (é o objetivo que emparelha dados mostrando 1e2)



    Observados os pontos acima, escolha 1 dos modos e defina se será partida simples ou campanha.


    -Modo de jogo solo 1: Filtro de dificuldade. Vi isso no Dragon Castle , e lá funciona de uma forma específica em relação ao uso de cartas extras. Aqui seria um filtro no score da automa ao final da partida, sendo -15pts para FÁCIL, -8pts para MÉDIO, e pontuação normal para DIFÍCIL. (sim, jogar sem retirar pontos da automa é o padrão do jogo, e o padrão é difícil mesmo, como comentando em todo esse texto)

    - Modo de jogo solo 2: Vamos chamar de “relaxed mode” onde você joga apenas para ranking, a menos que esteja com sangue nos olhos :P para ficar com o título máximo, esse seria o modo relaxante, e tem o seguinte ranking:

    24 ou menos:  Apanhador de cacos de vidro

    25 a 32 Aspirante

    33 a 39 Auxiliar de Artesão

    40 a 45 Artesão Iniciante

    46 a 50 Artesão experiente

    51 e acima: MESTRE



    - MODO CAMPANHA do solo 1 para jogar partidas sequenciais usando o solo 1. Escolha o filtro de -15/-8/sem filtro e escolha uma de cinco modalidades de progressão de campanha pelos níveis das janelas:

    MUITO SIMPLES: 3-3-4

    SIMPLES: 3-4-5

    ELABORADA: 4-4-5

    MUITO ELABORADA:4-5-6

    DESAFIO DOS MESTRES: 5-5-6

    *Se você perder para a pontuação alvo não seguirá para a janela que viria depois.  De uma partida para outra escolha e descarte uma tool e um objetivo público repondo com novas cartas. Inclusive além de repor adicione mais 1 tool se a nova janela for mais difícil que a anterior.



    - MODO CAMPANHA do solo 2 escolha uma sequência de 3 janelas como na campanha do solo 1, mas nesse caso você sempre joga as 3 janelas pois não há pontuação alvo que te faria perder. Ao final some os 3 scores e veja seu ranking:


                70 ou menos: Apanhador de cacos de vidro

    71 a 80 Aspirante


    81 a 90 Auxiliar de Artesão

    91 a 105 Artesão Iniciante

    106 a 130 Artesão experiente

    131 e acima: MESTRE

     

    Pra fechar vamos “lançar” aqui na ludopedia 8 padrões de janela extras, do batendo de KINA pra quem quiser engrossar as fileiras de seu exército com novas tropas e lutar novas batalhas nesse estimado joguinho.
    https://www.ludopedia.com.br/jogo/sagrada/anexos/153807

    Então por enquanto é isso, dessa vez o jogo bateu mais de Kina do que gostaríamos, porém no que concerne SEU MODO SOLO. Espero ter sido claro, sem haterismo, eu gostei mais ainda do jogo ter a opção de jogar sozinho, até as falhas pesarem mais do que uma armadura completa...mas é uma “casa” que apreciamos demais em nosso reino, por isso os possíveis “fixes” e house rules.


    Então até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”! Inscrevam-se, acompanhem!!! :D






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    Comentários:

  • Rimor
    1184 mensagens MD
    avatar
    Rimor11/06/20 13:32
    Rimor » 11/06/20 13:32

    Daqui a pouco informo o arquivo com as 8 janelas, estou aguardando validação
    edit: tá aqui o arquivo
    https://www.ludopedia.com.br/jogo/sagrada/anexos/153807

    0
  • Ignatius
    287 mensagens MD
    avatar
    Ignatius11/06/20 14:37
    Ignatius » 11/06/20 14:37

    Sagrada: joguei uma única vez, pra nunca mais. Eu, q já não sou fã de abstrato e acho Azul um saco, achei o Sagrada ainda muito pior. Parece um teste psicotécnico, ou os passatempos q vem em revista de palavra cruzada e vc só faz depois q as palavras cruzadas acabaram. Bonito? Onde? A ideia seria simular vitrais e não parece 1% com um vitral de verdade.

    Basicamente, respeito quem goste pq entendo perfeitamente q gosto é pessoal, q não existe jogo q agrade a todos e talz. Mas resumindo, em poucas palavras o q acho do jogo: uma fraude, cara e ruim. Prefiro trabalhar a jogar esse treco solo.

    0
  • Rimor
    1184 mensagens MD
    avatar
    Rimor11/06/20 15:03
    Rimor » 11/06/20 15:03

    Ignatius::Sagrada: joguei uma única vez, pra nunca mais. Eu, q já não sou fã de abstrato e acho Azul um saco, achei o Sagrada ainda muito pior. Parece um teste psicotécnico, ou os passatempos q vem em revista de palavra cruzada e vc só faz depois q as palavras cruzadas acabaram. Bonito? Onde? A ideia seria simular vitrais e não parece 1% com um vitral de verdade.

    Basicamente, respeito quem goste pq entendo perfeitamente q gosto é pessoal, q não existe jogo q agrade a todos e talz. Mas resumindo, em poucas palavras o q acho do jogo: uma fraude, cara e ruim. Prefiro trabalhar a jogar esse treco solo.

    Rapaz acho que estás com aquele status do eldritch que ao ativar as costas você descarta/mata um aliado e causa 3 de dano nos investigadores do mesmo espaço que você... tipo um berserker 8-)

    mas tô só brincando com a forma que você falou(e aproveitando que ambos curtem o eldritch horror hehe), entendo perfeitamente o que vc disse.

    O enfoque da postagem é o modo solo, e tu não gostou do jogo como um todo, aí fica díficil, mas bom saber tua opinião. Ludicamente falando o lixo de um é o luxo de outro e isso é massa no hobby.

    Só digo mais 3 coisas, ao comparar com passatempos de revistas vc não tá errado, uma das comparações do sagrada é como possível reimplementação do Sudoku em relação a restrição horizontal e vertical, embora só pareça um pouco. Quanto a ser bonito ou não vai de apreciação estética mesmo, muito colorido é como açúcar e vc tem todo direito de não gostar de nada muito açucarado hehe enquanto outros se refestelam em montanhas de doce ;). A terceira coisa seria que não é teu eixo de mecânica. Eu por exemplo não curto destreza, legacy e tenho uma relação de amor e ódio com blefe e dedução.

    1
  • Ignatius
    287 mensagens MD
    avatar
    Ignatius11/06/20 15:21
    Ignatius » 11/06/20 15:21

    Sim, viva a diversidade! Eu achei o Sagrada tão nada a ver, q, com tanta coisa pra jogar,  me chama pra isso não, kkkkkk. E é um jogo bem colocado nos rankings e tal, muita gente gosta. Eu inclusive gosto de problemas de lógica pra resolver, mas esse esquema do Sagrada e do Azul não me atrai nem um pouco. Mas é aquilo mesmo, gosto é gosto. Eu por exemplo curto coop e muita gente detesta.

    1
  • raonipires
    176 mensagens MD
    avatar
    raonipires14/06/20 13:58
    raonipires » 14/06/20 13:58

    Excelente texto.

    Nunca parei para jogar o modo solo (talvez por que tenho sempre companhia).

    Porém, como amante do designer de jogos, é bom ver uma análise tão profunda de uma característica peculiar de um jogo profundo mecanicamente.

    Agora espero observar como esse modo solo se comportará com as expansões novas. Já fica a dica para novos posts.

    Viva os boardgames!

    1
  • Rimor
    1184 mensagens MD
    avatar
    Rimor16/06/20 17:57
    Rimor » 16/06/20 17:57

    raonipires::Excelente texto.

    Nunca parei para jogar o modo solo (talvez por que tenho sempre companhia).

    Porém, como amante do designer de jogos, é bom ver uma análise tão profunda de uma característica peculiar de um jogo profundo mecanicamente.

    Agora espero observar como esse modo solo se comportará com as expansões novas. Já fica a dica para novos posts.

    Viva os boardgames!

    Obrigado!
    Também fico curioso com um modo solo com todas as novidades rodando! :D
    Viva os boardgames e seus detalhes, suas camadas 

    0
  • Rimor
    1184 mensagens MD
    avatar
    Rimor30/06/20 08:48
    Rimor » 30/06/20 08:48

    https://www.ludopedia.com.br/topico/40578/corrigindo-o-passado-quando-uma-coisa-sagrada-e-otima?id_post=308817#id_post_308817

    Gente o Guilherme.felga em seu canal sobre solo mode discorreu sobre uma nova automa criada por um usuário de fórum internacional que entende das coisas e acredito que fez um bom serviço, a automa roda com 10 de 17 cartas por partida e parece simular jogadas mesmo, ao invés de injustiças e azares matemáticos 

    0
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