Olá amigos da Ludopedia!
Meu nome é Thiago Castro, sou diretor e fundador da Bucaneiros Jogos, e como sempre é um prazer ter a oportunidade de compartilhar um pouco da minha experiência, bastidores e também sobre nosso primeiro jogo com temática Marvel que lançaremos.
Iniciamos uma grande etapa na Bucaneiros editora, muito especial, com bastante trabalho, empenho e acima de tudo bem prazerosa também.
O jogo que inicia nossa saga em alto nível!
O primeiro jogo com temática Marvel da Bucaneiros será o Marvel Battlegrounds. Esse jogo foi desenvolvido pelo Led Bacciotti juntamente comigo.
Estamos a 2 anos desenvolvendo o Battlegrounds para chegar no resultado final. Pretendo com essa análise apresentar a vocês o fluxo do jogo e os principais pontos que focamos durante esse desenvolvimento.
Se você for do tipo que gosta dos bastidores e de entender sobre o que estamos trabalhando, te convido a ler o tópico abaixo, porém se quiser ir direto ao jogo é só passar para o tópico seguinte, "Sobre o Marvel Battlegrounds".
O resumo do diário do designer (bastidores):
Sempre tive uma dificuldade muito grande em apresentar jogos estratégicos (meus preferidos) para pessoas que não fossem do nosso hobby de jogos de tabuleiro, devido a exigir bastante empenho e tempo dessas pessoas para aprender as regras. Como por exemplo aquele grupo de amigos da escola, faculdade, trabalho ou até primos, irmãos e demais familiares que temos afinidade, porém que não costumam jogar.
Qual é o melhor balanceamento entre estratégia e simplicidade de regras? Sabe aquela sensação de jogar um jogo fácil de explicar que na mão de um gamer casual pode ser muito divertido e intuitivo, porém ao mesmo tempo na mão de um expert heavy gamer pode ser bastante competitivo e desafiador?
O acervo de jogos desse tipo é um tanto escasso, pois existe uma linha tênue entre ser desafiador, estratégico, sem ficar complexo demais para novos jogadores poderem jogar e se divertir como um heavy gamer gostaria.
Em minha opinião, estudo e experiência, um dos pontos PRINCIPAIS para adicionar esse elemento ao jogo é a tal "leitura de mesa". O jogo de alguma forma te incentivar a ficar atento no que está acontecendo durante a partida e no que os jogadores adversários estão focando para se desenvolver, sem necessariamente ter que punir um jogador iniciante que não está conseguindo ter essa análise ou leitura completa da partida. Possuir regras simples, diretas e ao mesmo tempo com várias possibilidades é outro ponto bem importante.
Quando surgiu a oportunidade de desenvolver um jogo com meu grande parceiro de jogatinas e amigo Led, não tive dúvidas de qual rumo gostaria de tomar: O de criar um jogo épico devido ao grande e amado tema Marvel, regras simples, porém com uma boa pegada de leitura de mesa e estratégia que agradará tanto gamers mais experientes quanto iniciantes que querem testar o jogo devido a familiaridade com o tema de super-heróis.
Assim nasceu o MARVEL BATTLEGROUNDS.
Sobre o Marvel Battlegrounds:
Os vilões mais temidos do universo Marvel invadiram o planeta Terra para dominá-la, e você como um grande líder deve recrutar heróis para sua equipe e ajudar a defendê-la.
Você terá que se aliar com outros líderes (demais jogadores) para derrotar esses vilões, travando batalhas que lhe concederão espólios para desenvolver sua equipe e outros benefícios que renderão pontos de vitória no final da partida.
O líder de maior prestígio que obtiver mais pontos de vitória no final do jogo será o campeão da partida.
É importante fazer alianças com outros líderes para conseguir se desenvolver no jogo, porém preste atenção em quem você está se aliando para não ajudar o oponente que está mais forte no jogo e deixar o mais fraco sozinho. Tarefa difícil, pois todos os espólios (componentes ganhos durante as batalhas) ficam atrás do seu escudo de líder, portanto ficar atento ao jogo é essencial.

Escolha um dos 5 líderes do universo Marvel e tenha habilidades especiais!
No começo da partida cada jogador irá escolher um líder da Marvel: Homem de Ferro, Capitã Marvel, Capitão América, Pantera Negra ou Viúva Negra.
No modo de jogo "Vingadores" (há dois modos), cada líder terá um poder único que te dará habilidades especiais, como por exemplo aumentar a força de heróis de menor nível durante as batalhas, aumentar os benefícios ganhos em uma batalha vencida, necessitar de menos recursos para recrutar novos heróis para sua equipe, entre outros.

Porém, se você preferir que todos os jogadores comecem com os mesmos recursos e possuam os mesmos poderes, o jogo tem o modo Grandes Líderes, que conta com uma configuração (setup) igual para todos.
Recrute heróis para sua equipe!
No início de cada uma das 3 rodadas do jogo, você irá recrutar heróis com seus pontos de influência, normalmente adquiridos com habilidades especiais dos heróis, espólios de guerra e após a finalização de cada rodadas.

Cada herói possui uma habilidade especial e um "custo" pago em influência ("moeda" do jogo) para que ele vá para seu time.
As habilidades são representadas apenas por ícones, não há texto nas cartas, o que facilita bastante o entendimento.
Foram feitos muitos testes com diversos grupos de perfis diferentes para facilitar a iconografia do jogo, resultando em rápida aprendizagem desde o início da partida. Também é possível consultar os ícones na parte interna do escudo do líder.

Além da habilidade especial, cada herói também possui um número que representa sua força. Esse número é usado para infringir dano ao vilão durante a batalha.
E as BATALHAS?!
Com sua equipe formada, você poderá escolher diversos locais para batalhar com os vilões junto com outros aliados. Mas fique atento, pois cada vilão tem um número mínimo de líderes que é necessário para derrotá-lo, e ao atingir esse número não é possível que demais líderes entrem na batalha.
Nesta fase os líderes irão designar quais heróis irão batalhar em cada local e a batalha acontecerá no final da rodada.
Cada herói que entra no campo de batalha infringe o número de sua força como dano ao vilão, além de ativar sua habilidade especial.

Se no final da rodada os pontos de vida do vilão chegarem a zero, ele é derrotado e todos os líderes que participaram da batalha ganharão as recompensas pelos seus feitos.
O líder que, através dos heróis do seu time, conseguir infringir maior quantidade de dano, será o campeão da batalha e ganhará espólios extras por esse feito heróico.
Se os líderes não conseguirem derrotar o vilão, ele chamará reforços e ficará mais forte para a próxima rodada!
E como eu consigo mais PONTOS DE VITÓRIA??
Existem várias maneiras de pontuar, como por exemplo através das habilidades dos heróis, porém o que lhe dará a maior parte dos pontos de vitória é também o principal destaque do jogo, os marcadores de DOMÍNIO!
Cada batalha vencida em um local (campo de batalha) lhe concederá marcadores de domínio específicos daquele local. É como se você tivesse uma parte daquele local para você e portanto terá méritos (pontos de vitória) sobre essas conquistas no final do jogo.
Porém, quanto MAIS marcadores de domínio de UM LOCAL forem distribuídos no jogo, MENOS pontos de vitória ele valerá no final.

Você precisará ficar atento para não investir demais em locais que os líderes já defenderam muitas vezes, e portanto rendem menos pontos de vitória através da distribuição dos marcadores de domínio. Ou será que vale a pena investir em um local para diminuir a quantidade de pontos de vitória que um outro líder possui em marcadores de domínio??
Considerações finais
A cada partida, suas escolhas podem mudar dependendo de quais vilões estão em cada local e o fluxo de jogo irá depender bastante do estilo do seu grupo. Eles gostam de jogar mais cooperativamente? Ou fazem de tudo para passar a perna uns nos outros? Quem sabe eles são mais balanceados e analisam mais friamente cada aliança?
Marvel Battlegrounds é um jogo que necessita comunicação entre os jogadores, blefes podem ser dados, alianças podem ser quebradas, ou até mantidas independente do que acontecer no jogo.
Se ficar atento, você poderá bloquear um local, recrutar um herói que seu oponente está precisando, ou até barganhar ajuda em uma batalha em troca de um suporte em outro local.
O destino do planeta dependerá dos grandes líderes, será que eles se entenderão para salvar a humanidade??