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  4. Kingdom Builder: o Gabarito

Kingdom Builder: o Gabarito

Kingdom Builder
  • avatar
    LuisPerdomo27/09/20 15:52
    avatar
    LuisPerdomo
    27/09/20 15:52
    648 mensagens MD

    Sim, eu sei. Para alguém que disse que iria tirar férias disso aqui, fez despedida, mimimi, pombas brancas voam, o navio afunda, pessoas choram, etc., etc.. Não satisfeito em escrever um texto de madrugada no meio da semana (sério, jovens, eu deveria estar escrevendo a minha dissertação na faculdade... o que estou fazendo com a minha vida?), cá estou eu novamente e pra falar de quê?! DE QUE, jovens senhoras e senhores?

    RAIMUNDO NONATO!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4680a_q18aek.jpg

    Já começou com piadinha... Esse era pra ser um tópico sério, senhores...


    E é! Pasmem, jovens!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/adff9_q18aek.gif


    Hoje é domingo e eu estava com a manhã relativamente livre. Pensei, por que não? ^^. Segui os conselhos do @Ricardo1984 

    Ricardo1984::Man! Eu sei que vai ter aquele final de semana mais livre que você vai olhar pro teclado, vai olhar pros boards e vai querer escrever... nem que seja um texto mais curto.

    e cá estou aqui. Diga-se de passagem, 1984 é um excelente livro. Um dos meus favoritos. Recomendo muito a leitura.
    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9f6c1_q18aek.jpg

    Mas a leitura de hoje não se trata do famoso clássico que assustadoramente muito antes do seu tempo anteviu a figura do grande irmão. Não estou falando exatamente de BBB, já há muitas referências da Globo nesse post, haha. Apenas leiam o livro, não quero dar spoilers.
    Eu estou aqui para falar do meu Xodozinho Kingdom Builder. (Ah, não me diga, eu nem desconfiei pelo título...)

    frankhiromi::Você de novo?!

    E falando desse jogo de novo?!

    Sim, meu jovem, você teria 2 minutinhos para ouvir a palavra de Kingdom Builder?

    A essa altura da nossa trajetória, você já deve ter percebido algumas coisas:

    • Eu falo sozinho;
    • Eu perco facilmente o foco (o texto é sobre Kingdom Builder e já passamos desde Escolinha do Professor Raimundo até George Orwell);
    • Eu gosto muito de Kingdom Builder (AH VÁ?!)
    • Eu uso muito a palavra "jovem", jovens


    Essa história do "jovem" é engraçada. Isso é da época do Magic. Por alguma razão todo mundo lá se referia aos demais pelo vocativo "jovem". "E aí, meu jovem?"; "Como vai, jovem?"... etc.. Há uns anos atrás eu ia saltar do ônibus e pedi para o senhor que estava sentado ao meu lado me dar passagem:
    "Com licença, jovem!"
    O (jovem) senhor de uns 50 anos olhou pra mim com aquela cara de "Nani?!" e me deu passagem.

    Ahem, voltando, jovens.
    Se tratando de Kingdom Builder, eu não estava satisfeito. Eu já tinha escrito:

    Kingdom Builder I: O Review

    Kingdom Builder II: O Guia Definitivo (nem um pouco desumilde)

    ...

    Faltava algo mais. Faltava eu colocar a teoria à prova. O que faltava, jovens, era o gabarito!


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7409f_q18aek.jpg

    Contemplem, jovens juvenis, Kingdom Builder: o Gabarito!

    (experimento social: se você clicou no link acima e veio parar no mesmo tópico, deixe isso nos comentários só pra eu ver se a zoeira funcionou hahaha :D)

    A dinâmica será assim: baseando-me no que foi explicado no Guia, agora vamos aplicá-lo em um exemplo prático, mais especificamente uma partida que joguei hoje pela manhã no Board Game Arena.

    Para este exemplo, temos a seguinte configuração inicial:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/cafdb_q18aek.png


    O tile mais forte desse tabuleiro é o Porto. Sem ele, perderemos muitos pontos em potencial, não apenas pela flexibilidade que a habilidade representa por si, mas sobretudo devido às cartas de objetivo que foram disponibilizadas para esse jogo:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0feec_q18aek.png


    Você, jovem jovial que fez o dever de casa e leu o guia como um todo, sabe muito bem que:

    • Mercadores têm uma pontuação potencial máxima de 48 pontos;
    • Ermitões e Trabalhadores apresentam uma pontuação potencial máxima de 40 pontos cada;


    Sabendo que, além dos objetivos, há 5 castelos (3 pontos cada) no tabuleiro, então a pontuação potencial máxima teórica nesse jogo seria de:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ce896_q18aek.jpg


    Isso mesmo, 143 (48 + 40 + 40 + 5x3 = 143). Muito bom, jovens!

    Ou seja, a pontuação teórica perfeita que poderia ser obtida considerando-se apenas o máximo que cada carta de objetivo, juntamente com a disponibilidade de castelos, tem a oferecer seria de 143. Not bad. 

    Todavia, será que essa é a pontuação ótima obtida na prática?

    Tam dam dam... :O


    Bom, como tudo nessa vida, sabemos que há certas incongruências entre o prescrito e a realidade. Vejamos a realidade:

    Acontece que, na prática, não é possível satisfazer todos os objetivos de forma plena. É só pensar nos Ermitões versus Mercadores, por exemplo. Os Ermitões concedem pontos por áreas isoladas e os Mercadores concedem pontos por localidades ligadas. Não seria possível ligar duas localidades a partir de áreas isoladas, são objetivos conflitantes por definição.

    A solução ótima envolve tirar o melhor dos dois mundos. Como Mercadores garantem uma pontuação por casinha (ppc) mais rentável, esta será priorizada e as casinhas restantes serão divididas conforme os objetivos menos rentáveis.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2d0e5_q18aek.png


    Para satisfazermos o objetivo dos Mercadores de forma ótima, isto é, usando o menor número de casinhas possível (em outras palavras, a menor distância ligando duas localidades), usamos pelo menos 26 casinhas. Como isso nos recompensa com 48 pontos, temos um total de 48/26 = 1,85 ppc. Como a rentabilidade máxima, tanto dos Ermitões, quanto dos Trabalhadores, é de 1 ppc, esse objetivo deve ser concluído em sua totalidade.

    Note que nesse caso, ainda não estou contabilizando os pontos dos Trabalhadores ou dos Ermitões. Se fôssemos considerá-los agora, teríamos 14 casinhas tocando localidades especiais/castelos (+14 pontos dos trabalhadores) e 5 áreas isoladas (+5 pontos dos Ermitões). Sem mencionar +15 pontos dos castelos, que já estão implícitos no objetivo ótimo dos Mercadores.

    Com as 14 casinhas restantes, queremos naturalmente ainda ganhar o máximo de pontos possíveis dentro dos dois objetivos remanescentes, ainda por serem idealmente explorados em termos de pontos por casinha. Nesse sentido, o que visamos aqui são casinhas tocando as localidades especiais/castelos (Trabalhadores) e, preferencialmente isoladas entre si (Ermitões).

    Note que cada localidade, assim como todos os espaços nesse jogo, são hexágonos. Hexágonos são estruturas geométricas interessantíssimas pois, além de permitirem 6 adjacências, gerando muita flexibilidade para jogos com movimento de área em geral, especificamente falando deste exemplo deste jogo em particular, temos que é possível garantir 6 pontos para cada 3 casinhas devidamente isoladas entre si, mas ainda assim coladas a uma localidade hexagonal.

    Colocando de outra forma: individualmente falando, o objetivo dos Mercadores rende uma quantidade maior de ppc (1,85); em conjunto, por não necessariamente entrarem em conflito entre si, Ermitões e Trabalhadores podem render até 2 ppc, isto é, 3 casinhas ligadas a cada localidade especial de forma isolada. Nesta configuração, mais especificamente no celeiro norte, colado ao deserto, não é possível ter 3 casinhas isoladas pois, no jogo base, não é possível colocar casinhas sobre montanhas.

    Satisfazendo os dois objetivos ao mesmo tempo, teríamos 70 pontos com 35 casinhas, ou 2 ppc!

    Qual é o grande problema disso? São casinhas demais! O jogo só tem 40 casinhas disponíveis. Sobrariam 5 casinhas para serem conciliadas em meio ao objetivo dos Mercadores que, individualmente é o que rende mais pontos!

    Sem mencionar que, em termos práticos, é mais fácil completar um objetivo somente do que dois objetivos combinados de forma ótima, mas estamos só na teoria por enquanto.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e6c36_q18aek.png

    Eu achei que o(a) jovem leitor(a) estaria muito cansado(a) de tanta teoria, então coloquei uma imagem fofa pra quebrar um pouco a dinâmica.

    Se vocês gostam de mangás fofinhos, leiam Slime Life. 

    (Eu não ganho nada com isso, apenas espalhando a fofura pelo mundo)

    De nada.


    Ahem, voltando...


    Ok, agora que percebemos que é mais vantajoso seguirmos a estratégia original: primeiro Mercadores, depois os outros dois; a continuação do tabuleiro com as 14 casinhas remanescentes fica:


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/aa895_q18aek.png


    Reparem que as casinhas restantes tentam seguir o princípio: estarem isoladas entre si o máximo possível e, ao mesmo tempo, coladas a uma localidade especial.


    Nesse sentido, temos uma pontuação total de:


    • Mercadores: 48
    • Ermitões: 19
    • Construtores: 28
    • Castelos: 15


    Total: 110 pontos, que é um pouco menos do que o previsto no universo meramente teórico (143).

    Em termos de pontos por casinha (apenas dividindo o total por 40 casinhas):


    • Pontuação nominal máxima:  3,575 ppc;
    • Pontuação real máxima: 2,75 ppc;


    Ou seja, na prática, nesse cenário, uma casinha sua idealmente vale 2,75 pontos em média.

    Ok, mas isso ainda é a teoria. Na prática há elementos como sorte e jovens adversários brigando contra você pelos mesmos espaços mais valiosos.
    Esse jogo seria um mero puzzle de lógica se não fosse por esses dois elementos. Um bom adversário e uma pitada de sorte dão a apimentada que esse jogo precisa para ser o Top 3 da minha vida e fazer com que eu dedique minha tarde de domingo a escrever isso aqui para a comunidade.

    Vejamos o resultado desse jogo na prática:
    (uma observação, nessa partida, eu joguei com a cor verde; Eu optei por casinhas vermelhas para a composição dos exemplos teóricos porque assim ficaria mais fácil de visualizar em função do contraste entre as cores)





    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/38f99_q18aek.png


    Notem como na prática, a situação é um tanto diferente do prescrito. 
    Nessa partida eu obtive uma pontuação total de:


    • Mercadores: 44 pontos (pontuação ideal 48)
    • Ermitões: 4 pontos (pontuação ideal 19)
    • Construtores: 25 pontos (pontuação ideal 28)
    • Castelos: 15 pontos (pontuação ideal 15)


    Total: 88 pontos (2,2 ppc ~ 0,55 ppc abaixo da média ideal)

    Reparem como a pontuação se aproximou muito mais do ideal entre os objetivos dos Mercadores e dos Construtores. Isso ocorre essencialmente por três motivos: 

    1) Mercadores e Construtores são complementares entre si; 
    2) Ermitões são conflitantes com Mercadores, que individualmente falando é o objetivo mais forte;
    3) Os únicos Tiles de habilidade que favorecem os Ermitões, capazes de isolar casinhas são: Celeiro e Porto (se o Curral estivesse disponível no tabuleiro, potencialmente os Ermitões seriam mais interessantes e por isso provavelmente pontuariam mais);

    Observem também, jovens, como, diferentemente de tudo que foi visto aqui, os adversários não seguiram as observações recomendadas, desperdiçando muitos pontos em casinhas mal posicionadas. O resultado final disso é:


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3f0c6_q18aek.png

    Mais do que o dobro do segundo colocado.


    Em defesa deles, eles não eram jogadores tão experientes. Se essa partida tivesse ocorrido com a mesma distribuição de cartas, porém com jogadores mais experientes, o resultado poderia ter sido completamente diferente. Provavelmente mais equilibrado.

    Com isso finalizo a trilogia do Kingdom Builder. Aprendendo a jogá-lo e absorvendo os princípios desse "Gabarito", juntamente com a teoria exposta no Guia, você terá em mãos material teórico para disputar partidas verdadeiramente competitivas nesse jogo que particularmente considero muito subestimado e deixo aqui meu singelo esforço para mudar esse quadro.

    (Todas as especulações desse exemplo foram usadas somente com base na minha experiência de centenas de partidas neste jogo. Nenhum software de otimização foi utilizado para tal e é possível que um software possa encontrar uma pontuação teórica possível ainda mais elevada. Contudo, lembre-se da disparidade entre o planejado e o executado. O intuito desse guia é conceder-lhe as ferramentas necessárias para visualizar esse jogo segundo um viés verdadeiramente competitivo. Esse jogo é muitas coisas antes de mera "sorte", como dizem as más línguas por aí. Perdoai-vos, eles não sabem o que falam.)

    Até a Season 2 do Canal do Luis Perdomo (ou qualquer texto aleatório que me venha pela cabeça num momento de ócio criativo)

    Abraço

    7
    0
    22

  • Canal

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    Obrigado, jovens
    What does the fox in the forest say?
    Puerto Rico e os privilégios.
    El Grande ( ͡° ͜ʖ ͡°) (inclui certificado)
    Favorito: 1

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    Comentários:

  • frankhiromi
    484 mensagens MD
    avatar
    frankhiromi27/09/20 19:21
    frankhiromi » 27/09/20 19:21

    Mais Kingdom Builder! Viva!!!!

    Tem uns dias que não jogo. Fui colocar a primeira expansão e jogo e minha esposa detestou a carta de pontuação durante jogo (aquela que você pontua quando põe uma vila em um terreno sem terrenos adjacentes livres do mesmo tipo). Depois disso o jogo deu uma esfriada por aqui. Estou esperando a poeira baixar e o trauma curar para voltar a por na mesa. 

    2
  • LuisPerdomo
    648 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo27/09/20 19:36
    LuisPerdomo » 27/09/20 19:36

    frankhiromi::Mais Kingdom Builder! Viva!!!!

    Tem uns dias que não jogo. Fui colocar a primeira expansão e jogo e minha esposa detestou a carta de pontuação durante jogo (aquela que você pontua quando põe uma vila em um terreno sem terrenos adjacentes livres do mesmo tipo). Depois disso o jogo deu uma esfriada por aqui. Estou esperando a poeira baixar e o trauma curar para voltar a por na mesa. 

    Hahaha, as pessoas já devem estar tipo "Se esse cara com o avatar do SAINT PETERSBURG!!! falar de Kingdom Builder de novo (!!!), eu juro por Deus..." :D
    Mas essa foi a última mesmo. Já falei tudo que gostaria de falar sobre. Já tenho um roteiro para os próximos tópicos:

    • Friday
    • Tash-Kalar
    • Skull
    • Tigris & Euphrates
    • The Crew
    • The Estates


    Entre outros.

    Sim, não sejam viciados tipo eu, hahaha, que joga o mesmo jogo literalmente centenas de vezes. Joguem outros jogos justamente para refrescar a vontade de jogar os antigos com o tempo e a variedade.

    Minha ideia com esse último post sobre o tema era deixar meio que um caminho das pedras pra quem um dia se deparar com isso por aqui. Algo do tipo "olha, alguém realmente escreveu um guia estratégico... com dois volumes, diga-se de passagem".

    Mais pro final do ano vou diversificar um pouco mais. Apesar de longo o texto, é bem mais fácil eu falar de um jogo que eu já joguei muitas e muitas vezes, então as palavras já estavam prontas, só precisava escrevê-las.

    2
  • tpcordeiro
    1778 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro27/09/20 20:28
    tpcordeiro » 27/09/20 20:28

    Poxa, jovem, Kindom Builder de novo? Prefiro ver o filme do Pelé!
    Enquanto isso, denúncia: tem gente aí q criou leilão para vender Keyflower, um dos melhores jogos de todos os tempos! Pára o mundo q eu quero descer!


     LuisPerdomo::Hoje é domingo e eu estava com a manhã relativamente livre. Pensei, por que não? ^^. Segui os conselhos do @Ricardo1984 


    Ricardo1984::Man! Eu sei que vai ter aquele final de semana mais livre que você vai olhar pro teclado, vai olhar pros boards e vai querer escrever... nem que seja um texto mais curto.

    e cá estou aqui. Diga-se de passagem, 1984 é um excelente livro. Um dos meus favoritos. Recomendo muito a leitura.


    Premio Spiel des Djows de citação-mais-aleatória-porém-coerente(e-boa).

     LuisPerdomo::
    Contemplem, jovens juvenis, Kingdom Builder: o Gabarito!

    (experimento social: se você clicou no link acima e veio parar no mesmo tópico, deixe isso nos comentários só pra eu ver se a zoeira funcionou hahaha :D)

    Eu dei zoom no browser para ler a frase entre parênteses antes de clicar, então não, não funcionou.
    E meu comentário é só isso mesmo, estou em protesto contra 3o. tópico sobre o mesmo assunto (já pode pedir música no Fantástico).
    Dá próxima vez escreva sobre par ou ímpar.

    1
  • LuisPerdomo
    648 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo28/09/20 01:41
    LuisPerdomo » 28/09/20 01:41

    tpcordeiro::Poxa, jovem, Kindom Builder de novo? Prefiro ver o filme do Pelé!
    Enquanto isso, denúncia: tem gente aí q criou leilão para vender Keyflower, um dos melhores jogos de todos os tempos! Pára o mundo q eu quero descer!

    Pois é, jovem. É porque tecnicamente esse não é um texto texto, apesar do volume imenso habitual. Tanto esse, quanto aquele texto improvisado do Quacks of Quedlingburg têm algo em comum: eles foram muito mais fáceis de escrever do que outros textos mais elaborados, como o do Saint Petersburg, que eu quis colocar um monte de gracinha, etc. Apesar desse ter várias imagens, montagens e etc., na prática, todo o texto já estava pronto na minha mente, então foi meio que o tempo de digitar as palavras. As montagens com os prints foram rapidinhas também. Mas esse foi o último de Kingdom Builder, estou mais que satisfeito hahaha. A ideia é justamente deixar esses textos estampados na Ludopedia para futuros jovens perdidos que cairam de paraquedas nesse jogo que eu amo terem um caminho das pedras.

    Aqui tem denúncia, hahaha

    Sobre o Keyflower, pois é, jovem, eu tenho uma opinião um pouco impopular sobre esse jogo. De forma resumida, é um jogo que eu particularmente não gosto tanto assim, mas que certamente respeito e entendo as pessoas que conseguem ver a beleza do design. É um jogo que eu respeitosamente desgosto. Joguei a minha cópia física pouquíssimas vezes, mas joguei umas 25 vezes no BGA e não me acendeu aquela fagulha que me acende com outros jogos que também dividem opinião, como o caso do próprio Kingdom Builder, Saint Petersburg, Tash-Kalar, The Mind, Quacks, Dominion, Chicago Express, etc.. Eu entendo porque as pessoas não gostam desses jogos que eu gosto, do mesmo jeito que eu entendo porque as pessoas gostam dos jogos que eu não gosto tanto assim, haha.

    Atenção: Review negativo aqui.

    Em linhas gerais, fazendo um mini review:

    - Keyflower tem um elemento de sorte que não me agrada tanto. Mecanicamente, a restrição de só colocar meeples da mesma cor nos tiles, seja para leilão ou pra uso dos tiles, é um mal necessário e faz com que o jogo tenha decisões interessantes. Contudo, o fator restrição é muito grande, fazendo com que eventuais tiles chave sejam amplamente disputados, às vezes até inviabilizados a depender da distribuição aleatória inicial de meeples de cada jogador. Claro que tem outros tiles com funções semelhantes e poder usar o tile do seu adversário ajudam, mas certamente não são a mesma coisa. Você não quer dar meeples pro adversário e nem ficar com a sobra dos tiles. Isso pode gerar um certo desequilíbrio logo no começo do jogo. Para alguns, isso é perfeitamente normal e aceitável. Na minha percepção, me frustra um pouco.
    - De forma análoga, a restrição de até 6 meeples dentro de cada tile também é outro mal necessário que, ao mesmo tempo em que eu entendo, me incomoda bastante, sobretudo no final do jogo. Às vezes fica muito caro e até inviável você executar determinadas ações. Os rendimentos decrescentes são muito penosos porque você vai ter que colocar uma quantidade enorme de meeples pra cavar poucos tempos porque outra pessoa colocou um meeple lá antes e ainda definiu qual será a cor daquele meeple. Esse estímulo negativo desestimula alguns jogadores em meio à partida, ele tem um monte de meeples subutilizados. Isso nos leva ao ponto três.
    - O primeiro jogador tem uma vantagem enorme e a disputa pelo primeiro jogador muitas vezes é subestimada, ou ainda, superestimada em alguns casos. Cansei de ver aquela virada de estação e no primeiro turno do primeiro jogador daquela estação o cara colocar um meeple da cor que ele sabe que o adversário não tem bloqueando o próprio tile dele. Isso faz parte do jogo e o jogo te estimula a isso, mas é agressivo demais pro meu gosto. Não que eu não jogue jogos com tapa na cara, dedo no olho e surra de sabonete dentro de toalha molhada, mas Keyflower consegue ser muito cruel às vezes e, com isso, frustrante.
    - Eu normalmente gosto de euro cobertor curto, mas Keyflower é curto demais pro meu gosto. Você definitivamente não consegue fazer tudo o que quer. Isso não é tão problema assim. O problema maior é se ver obrigado a fazer coisas que você não quer porque é o que tem pra hoje. É um raro jogo que envolve leilão e que eu acho que funciona melhor com 2 jogadores. Quanto mais jogadores, menos controle da situação você tem, principalmente pelo esquema das cores. Você precisa torcer para que você possa cobrir o lance do jovem que está abrindo um leilão em um tile que você quer, mas ele joga antes de você. Ou seja, das três cores básicas, você tem que torcer não só pra ter a mesma cor, mas ter mais do que seu oponente.
    - A mecânica de retirar o meeple de um leilão derrotado e colocá-lo em outro lugar é um catchup válido, mas não satisfatório. Na prática, é como se você ganhasse o prêmio de consolação. "Eu queria aquele que produz ouro!". "Não tem esse, já compraram, fica com esse que produz pedra". "Mas eu não preciso de pedra". "Cavalo dado não se olha os dentes".
    - Meeples verdes podem desequilibrar muito o jogo. Como se três cores já não fossem o suficiente, uma cor mais rara que só é obtida de formas específicas, controladas por um jogador a princípio, podem proporcionar uma vantagem muito indevida em alguns casos.
    - Upgrades são muito trabalhosos e burocráticos. Você precisa do recurso e ainda transportá-lo pra lá na estrada que você projetou com seus tiles no melhor estilo Carcassonne hexagonal. No começo tá tudo certo, tudo se encaixa, mas no final, as estradas têm menos saídas e a sua capacidade de transporte muitas vezes não corresponde à distância (cobertor curto), sem mencionar que seu oponente pode te bloquear, etc.. A quantidade de meeples que você gasta pra alguma coisa pra eventualmente alguém te bloquear pode ser letal. 

    *** Detalhe, eu consigo fazer tranquilamente esses tipos de criticismo contra os jogos que eu gosto de coração. O que muda de um para o outro é meramente subjetivo. Em um eu "escolho" ver os defeitos, no outro não. 

    - Kingdom Builder tem um fator sorte que pode desagradar/frustrar; 
    - tipicamente abstrato; 
    - por mais que tenha setups variados é sempre "o mesmo jogo";
    - ele fica naquele limbo entre "bobo demais pra um jogador experiente" e "complicado demais pra um novato completo" e por isso não fez tanto sucesso quanto outros jogos mais consagrados;
    - alguns tiles são claramente mais fortes que outros;
    - na prática, não tem múltiplos caminhos para a vitória, vide "gabarito";
    - a regra da adjacência pode gerar muita frustração em certos jogadores;

    Ao mesmo tempo, já vi um post de um cara no BGG falando que jogou esse jogo 1000 vezes, ganhou 80% das partidas e que esse jogo é a obra de arte da vida dele. Na verdade esse post foi o que me fez comprar o jogo e hoje estou passando ele adiante. O jogo simplesmente não se encaixou comigo. Outras pessoas podem ler tudo isso que eu escrevi e falar:

    a) Tudo isso que ele falou que ele não gosta é justamente o que eu adoro;
    b) Esse cara não sabe o que tá falando (provavelmente não);

    O problema com os reviews de caráter negativo é que eles mais desagradam os fãs do jogo do que esclarecem as dúvidas daqueles que estão naquele limbo existencial entre "esse jogo é pra mim ou não?". Tem muito clubismo no mundo dos boardgames. Quem gosta do jogo, gosta do jogo e pronto, não precisa levar o criticismo pro lado pessoal, mas parece que, ao fazer um review negativo, estamos diretamente atacando a integridade daquela pessoa, quando na prática, a gente nem sabe quem vai ler o nosso texto. Acontece que o texto fica lá e cada um absorve como quer.

    tpcordeiro::Premio Spiel des Djows de citação-mais-aleatória-porém-coerente(e-boa).

     Hahahah, meu segundo Spiel de Djows, que honra.

    tpcordeiro::Eu dei zoom no browser para ler a frase entre parênteses antes de clicar, então não, não funcionou.
    E meu comentário é só isso mesmo, estou em protesto contra 3o. tópico sobre o mesmo assunto (já pode pedir música no Fantástico).
    Dá próxima vez escreva sobre par ou ímpar.

    Droga, eu não deveria ter colocado daquele jeito, mas eu precisava estabelecer a zoeira pela zoeira mesmo assim. Esgotei o assunto do KB, mais pra frente falarei de outros jogos. Eu gostaria de pedir uma música. Wind Scene do Chrono Trigger tocada pelo lendário Zohar.


    tpcordeiro::Dá próxima vez escreva sobre par ou ímpar.


    Par ou ímpar é um jogo abstrato exclusivo para 2 jogadores. Envolve blefe, leitura de mesa, um cálculo preciso das estatísticas (50%~50% para ser mais exato). Relativamente simples de aprender, extremamente complexo de dominar a arte oculta do Par ou Ímpar. Particularmente acho Par muito OP porque muita gente não sabe disso, mas zero é par (!!!).

    Há quatro possibilidades possíveis de cenários em uma disputa de par ou ímpar:

    1) Você coloca par e o adversário também coloca par; resultado: par;
    2) Você coloca ímpar e o oponente coloca par; resultado: ímpar;
    3) Você coloca par e o oponente coloca ímpar; resultado: ímpar;
    4) Você coloca ímpar e o oponente coloca ímpar; resultado: par (!!!);

    Reparem que o ímpar tem o poder de mudar tudo e dois ímpares fazem um par, por isso eu não recomendo escolher ímpar para jogadores iniciantes.
    Tem a galera do pedra, papel e tesoura, mas particularmente sou time par ou ímpar porque não tem empate. Convenhamos, se eu embrulho uma pedra com um papel e jogo na sua cara, a pedra ganha igual. Pelo menos par ou ímpar é honesto porque não tem tema ao invés de um tema mal implementado. 

    Vantagens:

    - Regras simples;
    - Barato;

    Desvantagens:

    - Abstrato (isso não é uma desvantagem, convenhamos)
    - Exclusivo para dois jogadores
    - Baixo fator rejogabilidade

    5
  • Rimor
    1194 mensagens MD
    avatar
    Rimor28/09/20 08:47
    Rimor » 28/09/20 08:47

    LuisPerdomo::
    frankhiromi::Mais Kingdom Builder! Viva!!!!

    Tem uns dias que não jogo. Fui colocar a primeira expansão e jogo e minha esposa detestou a carta de pontuação durante jogo (aquela que você pontua quando põe uma vila em um terreno sem terrenos adjacentes livres do mesmo tipo). Depois disso o jogo deu uma esfriada por aqui. Estou esperando a poeira baixar e o trauma curar para voltar a por na mesa. 

    Hahaha, as pessoas já devem estar tipo "Se esse cara com o avatar do SAINT PETERSBURG!!! falar de Kingdom Builder de novo (!!!), eu juro por Deus..." :D
    Mas essa foi a última mesmo. Já falei tudo que gostaria de falar sobre. Já tenho um roteiro para os próximos tópicos:


    • Friday
    • Tash-Kalar
    • Skull
    • Tigris & Euphrates
    • The Crew
    • The Estates


    Entre outros.

    Sim, não sejam viciados tipo eu, hahaha, que joga o mesmo jogo literalmente centenas de vezes. Joguem outros jogos justamente para refrescar a vontade de jogar os antigos com o tempo e a variedade.

    Minha ideia com esse último post sobre o tema era deixar meio que um caminho das pedras pra quem um dia se deparar com isso por aqui. Algo do tipo "olha, alguém realmente escreveu um guia estratégico... com dois volumes, diga-se de passagem".

    Mais pro final do ano vou diversificar um pouco mais. Apesar de longo o texto, é bem mais fácil eu falar de um jogo que eu já joguei muitas e muitas vezes, então as palavras já estavam prontas, só precisava escrevê-las.


    na vdd se vc não falar mais de kingdon builder eu vou sair do canal e fazer um levante pra ver se mais gente sai :P
    eu subestimei esse jogo pq o lance de virar uma carta e apenas reagir a ela me deu feeling de "jogo preso" ou com MUITAS poucas opções
    mas pelo visto perdi um bom jogo hehe (tava muy barato na blackfriday fora de época q rolou na quarentena) 

    1
  • Rimor
    1194 mensagens MD
    avatar
    Rimor28/09/20 08:52
    Rimor » 28/09/20 08:52

    undefined:
    tpcordeiro::Dá próxima vez escreva sobre par ou ímpar.


    Par ou ímpar é um jogo abstrato exclusivo para 2 jogadores. Envolve blefe, leitura de mesa, um cálculo preciso das estatísticas (50%~50% para ser mais exato). Relativamente simples de aprender, extremamente complexo de dominar a arte oculta do Par ou Ímpar. Particularmente acho Par muito OP porque muita gente não sabe disso, mas zero é par (!!!).

    Há quatro possibilidades possíveis de cenários em uma disputa de par ou ímpar:

    1) Você coloca par e o adversário também coloca par; resultado: par;
    2) Você coloca ímpar e o oponente coloca par; resultado: ímpar;
    3) Você coloca par e o oponente coloca ímpar; resultado: ímpar;
    4) Você coloca ímpar e o oponente coloca ímpar; resultado: par (!!!);

    Reparem que o ímpar tem o poder de mudar tudo e dois ímpares fazem um par, por isso eu não recomendo escolher ímpar para jogadores iniciantes.
    Tem a galera do pedra, papel e tesoura, mas particularmente sou time par ou ímpar porque não tem empate. Convenhamos, se eu embrulho uma pedra com um papel e jogo na sua cara, a pedra ganha igual. Pelo menos par ou ímpar é honesto porque não tem tema ao invés de um tema mal implementado. 

    Vantagens:

    - Regras simples;
    - Barato;

    Desvantagens:

    - Abstrato (isso não é uma desvantagem, convenhamos)
    - Exclusivo para dois jogadores
    - Baixo fator rejogabilidade


    hahahahaha eu não tô acreditando que li isso
    que mer... que negócio bem elaborado!!!

    pelo visto é melhor vc voltar por kingdom builder.
    Se já rolou 3 posts, basta fazer uma nova trilogia com 4,5 e 6 ah e eles tem que acontecer antes dos 3 primeiros, sejamos profissionais né? :D
    Sugestões: piores derrotas vs maiores vitorias no kingdom builder (indo além do lance de serem oponentes novatos ou experientes), kingdom builder vs carcassone (pq sim né? tudo a ver os dois jogos) e kingdom builder vs dominion (mesmo maker)

    me despeço depois dessa contribuição com essas sugestões insossas  pertinentes!

    2
  • LuisPerdomo
    648 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo28/09/20 16:31
    LuisPerdomo » 28/09/20 16:31

    Rimor::
    na vdd se vc não falar mais de kingdon builder eu vou sair do canal e fazer um levante pra ver se mais gente sai :P
    eu subestimei esse jogo pq o lance de virar uma carta e apenas reagir a ela me deu feeling de "jogo preso" ou com MUITAS poucas opções
    mas pelo visto perdi um bom jogo hehe (tava muy barato na blackfriday fora de época q rolou na quarentena) 

    Pois é, esse jogo engana bastante à primeira vista. Eu confesso que a primeira vez que eu vi esse jogo, eu fiquei encantado pelos hexágonos e as casinhas de madeira. Isso foi o que fez com que eu passasse a prestar a atenção nele com mais cuidado, achei o valor de produção dele muito bom. Aí fui no BGG, dei uma olhada nos comentários sobre esse jogo. Tinha gente que dizia "jogo horrível, depende de sorte, decepção, nota 1"; tinha gente que dizia "jogo da minha vida, nota 10" e um monte de 10 para outros jogos mais clássicos que eu também gosto. Fiquei intrigado e fui tirar a prova.

    1
  • LuisPerdomo
    648 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo28/09/20 16:53
    LuisPerdomo » 28/09/20 16:53

    Rimor::hahahahaha eu não tô acreditando que li isso
    que mer... que negócio bem elaborado!!!

    pelo visto é melhor vc voltar por kingdom builder.
    Se já rolou 3 posts, basta fazer uma nova trilogia com 4,5 e 6 ah e eles tem que acontecer antes dos 3 primeiros, sejamos profissionais né? :D
    Sugestões: piores derrotas vs maiores vitorias no kingdom builder (indo além do lance de serem oponentes novatos ou experientes), kingdom builder vs carcassone (pq sim né? tudo a ver os dois jogos) e kingdom builder vs dominion (mesmo maker)

    me despeço depois dessa contribuição com essas sugestões insossas  pertinentes!

    Hahahaha, comercialmente falando faz todo o sentido. Kingdom Builder, a trilogia.... 2!
    Kingdom Builder, a trilogia de trilogias. Chupa, Star Wars! Ah, não, pera...
    Vamos lá, bate bola, jogo rápido:

    Pior derrota: Foi contra o usuário Muzhachello do BGG. O psicológico contou muito ali. Ele é meu arc nemesis no Kingdom Builder do BGA. Já me ganhou várias vezes, nunca ganhei dele. Eu cometi muitos erros naquela partida e o cara foi impecável como sempre. Respeito.

    Melhores vitórias: Todas aquelas em que eu consegui gabaritar o jogo, fazendo a pontuação máxima possível para aquela configuração. Foram poucas vezes, mas memoráveis.

    Kingdom Builder vs Carcassonne: Carcassonne foi meu primeiro Boardgame moderno, fiquei com ele por 8 anos. Pouco tempo depois que comprei o Kingdom Builder, eu vendi meu Carcassonne. Isso já responde bastante coisa hahaha.

    Ambos têm um fator sorte aparentemente similar: enquanto que no KB você compra o terreno onde você terá que colocar suas casinhas, no Carcassonne você compra o tile que terá que se encaixar ao todo. Além dessa descrição minimalista, há várias diferenças em termos de experiências que cada jogo proporciona. A maior delas, pra resumir, enquanto que no Kingdom Builder o seu turno cresce: você não só saca a carta que indica onde você vai colocar suas casinhas, você tem uma penca de habilidades secundárias que vão moldar fortemente a sua flexibilidade diante disso; no Carcassonne, a sua progressão é estática: você pode ter mais meeples disputando por várias estruturas, mas é sempre um tile que você compra e nada mais, os meeples voltam e você então repete o processo. No Kingdom Builder, suas casinhas têm múltiplas funções e elas só vão aumentando no tabuleiro.

    Kingdom Builder vs Dominion: Ambos compartilham da filosofia do Donald X. onde primeiro vem a mecânica, depois vem o resto. Normalmente jogos com muita expansibilidade. Eu tenho a Big Box do KB e 5 expansões do Dominion, eu gosto muito desse designer. É o meu segundo designer favorito, só fica atrás do Vlaada. Atualmente gosto mais do Kingdom Builder por uma margem imperceptível, mas Dominion sempre será meu deckbuilder deckbuilder favorito. Está pra nascer um deckbuilder que me faça ter vontade de jogar tantas vezes como tem sido o caso do Dominion. Contudo, gosto muito mais da arte do KB em geral e do aspecto táctil, ainda que deckbuilding em geral me lembra os bons tempos do Magic. Sempre gostei mais de montar os decks do que de jogá-los de fato. KB e Dominion compartilham alguns elementos em comum na essência, mas na prática são jogos completamente diferentes e difíceis de ser comparados efetivamente.

    2
  • geotermal
    92 mensagens MD
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    geotermal28/09/20 18:30
    geotermal » 28/09/20 18:30

    Seus posts são geniais! É bom demais ver alguém falando com tanto entusiasmo sobre o que gosta. Mesmo que não tenha visto nada demais no Jaipur e no Kingdom Builder, ler suas análises deles já valeu o tempo. Ainda vou os outros reviews com o tempo.

    Tou aguardando agora os reviews dos próximos que você citou, esperando que esses outros aí tenham sido só o esquente pra brincadeira começar de verdade agora :D...menos o do The Estates, obviamente, que parece ser jogo de bilionário opressor. Os outros são todos ótimos, excelentes ou me interessam muito uma leitura para ver se vale a pena de verdade (Tash-Kalar e The Crew).

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Kingdom Builder - Kingdom Builder: o Gabarito
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