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Kingdom Builder: Guia Definitivo

Kingdom Builder
  • avatar
    LuisPerdomo18/09/20 22:16
    avatar
    LuisPerdomo
    18/09/20 22:16
    648 mensagens MD

    Que eu gosto de Kingdom Builder, isso não é novidade pra ninguém.

    Sim, meu caro jovem, um Gateway está no meu top 3 pessoal, na frente de jogos como Terra Mystica e Great Western Trail. Blasfêmia!!!  
    O motivo para tal você encontra nesse texto aqui. Ele só fica atrás do que particularmente o maior jogo de todos os tempos, Through the Ages (veja o review aqui) e Hanabi (veja o review aqui), que é um jogo muito mais interessante do que talvez você tenha notado num primeiro momento.

    tpcordeiro::Cara, posso nem conhecer o jogo mas se vejo esse teu avatar, leio o texto só pela diversão!


    Sinto muito, @tpcordeiro, mas hoje o texto é sério, jovem. Sem as tradicionais piadinhas e memes.
    Normalmente eu sou um jogador mediano na maioria dos jogos que jogo. Tento aprender as nuances, melhorar a cada partida, sem me preocupar muito se ganhei ou perdi. O importante é saber que eu fiz o melhor que eu pude dentro das condições daquela partida e ganhar experiência para melhorar ainda mais para a próxima. Só que tem aquele jogo que você simplesmente pegou o feeling da coisa com uma certa facilidade. Para mim, esse jogo é o Kingdom Builder.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a2d49_ytn4go.jpg


    O jogo ainda está em Beta no BGA, a sua base de fãs ainda está crescendo. Provavelmente não continuarei em sétimo por muito tempo, mas fica aqui o registro haha. Mãe, tô na Globo! Ah, é, sem piadinhas...
    Essa não é a razão principal para eu estar escrevendo esse tópico. Na verdade, minha motivação é esse sujeito aqui:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0beb1_ytn4go.jpg


    Esse cara é um verdadeiro monstro do Kingdom Builder. Eu nunca ganhei desse cara. Que eu lembre, está 5 a 0 pra ele no mano a mano.

    Parte dos pontos que alimentam o rank dele foram em cima do meu sangue :(. Não é possível que esse cara tenha "dado sorte" tantas vezes. Esse usuário é pra mim uma prova viva de que esse jogo não é tão baseado em sorte assim como as pessoas desinformadas pensam. Quando eu jogo contra esse cara, a sensação que tenho é que tudo vem certo na mão dele e que a lei de Murphy conspira contra mim. Não é verdade. Ele é capaz de mitigar a sorte de tal forma que ele está sempre um passo à frente do que está por vir.
    O ideal seria ele fazer esse guia aqui, mas como vocês devem ter notado, ele é Russo. Então vai tu mesmo, Luis, representa nós os jovens aqui! Valeu mesmo, jovens! :)

    Esse guia subentende que você saiba jogar o jogo base. Caso não saiba, recomendo o manual, ou ao menos meu review, que vai dar um panorama geral. Chega de auto promoção, é a segunda vez que coloco um link para o mesmo review. Acontece que OS 50 PRIMEIROS A CLICAREM EM CURTIR NO POST DO REVIEW VÃO GANHAR EXCLUSIVAMENTE GRATIS... Ah, é, sem piadinhas.

    Atenção, a partir desse ponto, o tópico será 100% sério! (:()


    Kingdom Builder não é um jogo de sorte, é um jogo de otimização e gerenciamento de riscos.
    Qual é a otimização? Fazer o maior número de pontos por casinha no tabuleiro.

    Qual é o risco? Ficar preso a uma área infrutífera que lhe impedirá de executar a estratégia ótima.
    Como eu chego lá?

    Bom, primeiramente vamos olhar as fichas de habilidade, elas permitem com que você tenha certa flexibilidade no jogo, mitigando os riscos e te deixando mais próximo da estratégia ótima. Essa fichas serão ranqueadas segundo a escala: S A B C D E F, sendo S "excelente" e F "simplesmente horrível". A: "ótimo"; B: "Bom'; C: "Ok"; D: "abaixo da média"; E: "fraco". Spoiler, no jogo base não há nenhuma ficha de habilidade que se enquadre abaixo da categoria C. Talvez haja nas expansões, mas estou há um tempo só no jogo base pois tenho jogado quase que exclusivamente online nesses últimos meses. Por isso, esse guia será destinado ao jogo base somente.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/db962_ytn4go.jpg


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/cff2f_ytn4go.jpgCurral: "Mova qualquer 1 de suas vilas já existentes 2 hexágonos em linhas reta" 
    Rank S

    Curral é provavelmente uma das melhores fichas que você pode adquirir como seu movimento inicial. Sempre que for possível, pegue-a, o custo benefício compensa muito no médio prazo, até mesmo se ela estiver em um terreno ruim, com adjacências indesejáveis.
    Mover 2 espaços sem a restrição do terreno indicado na carta aumenta sua flexibilidade exponencialmente.

    Com o curral você pode:
    • Remover uma casinha de uma adjacência indesejada;
    • Colocar uma casinha em uma adjacência melhor;
    • Alcançar espaços que normalmente não seriam possíveis sem esta habilidade durante a partida normal;
    • Separar casinhas (veja sinergias e cartas de objetivo mais adiante);


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/64bb3_ytn4go.jpgPorto: "Mova qualquer uma de suas vilas já construídas para um hexágono de água"
    Rank S

    Isso depende muito da configuração inicial da mesa, mas sinceramente não sei dizer qual é melhor, se porto ou curral. Se puder pegar um ou outro em sua primeira jogada, faça! Qual dos dois vai depender de uma série de fatores (disposição dos rios, adjacências com os rios, disposição dos terrenos interiores, casas previamente construídas por seus oponentes, etc.). O gabarito aqui é extremamente relativo e complexo. Daria facilmente para escrever uma análise inteira dedicada à questão "Porto ou curral?".

    Com o porto, bom, basicamente você tem acesso a uma parcela significativa de terrenos do tabuleiro (hexágonos de água) que pessoas sem o porto não têm). Isso por si só também já se configura como uma vantagem competitiva absurda, se usada da forma devida.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/33144_ytn4go.jpg

    Apenas veja quanta água! E mais do que isso, aonde esses terrenos estão adjacentes!


    Com o porto você pode:

    • Mover uma casinha para um local completamente novo, caso ainda não tenha nenhuma adjacência com a água;
    • Criar novas adjacências a partir da adjacência com a água;
    • Remover uma casinha de uma adjacência indesejada;
    • Conectar localidades (veja sinergias e cartas de objetivo mais adiante);



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6b193_ytn4go.jpgCeleiro: "Mova qualquer uma de suas vilas já construídas para um hexágono do mesmo tipo de terreno da carta de terreno jogada".
    Rank A

    Não tão urgente quanto às fichas do Rank S, mas ainda assim uma sólida opção de abertura, caso não tenha nada melhor.

    Com o celeiro você pode:

    • Remover adjacências indesejadas;
    • Redistribuir as casinhas pelo terreno (veja sinergias e cartas de objetivo mais adiante);
    • Aumentar seu alcance em determinado terreno movendo uma casinha a mais para aquele tipo de terreno sacado;


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6c672_ytn4go.jpgTorre: "Construa uma vila na borda do tabuleiro. Escolha qualquer um dos 5 tipos de terreno apropriados. Construa adjacente a uma vila sua, se possível."
    Rank A

    O mesmo princípio de escolha prevalece para fichas de habilidades do mesmo rank. Outro movimento de abertura bastante consistente.

    Com a torre você pode:

    • Criar novas adjacências nas bordas;
    • Criar uma linha de casinhas na base do tabuleiro (veja sinergias e cartas de objetivo mais adiante);
    • Criar uma coluna de casinhas na lateral do tabuleiro (veja sinergias e cartas de objetivo mais adiante);
    • Colocar mais casinhas no tabuleiro, aumentando a influência de área ou acelerando o final do jogo;
    • Combo com o Curral*;



    *Há várias pequenas sinergias entre as peças desse jogo, mas Torre + Curral é certamente a minha favorita e pode ser devastadora se devidamente executada e com uma configuração de tabuleiros apropriada.

    A Torre te permite colocar uma nova casinha na borda do tabuleiro, qualquer terreno, desde que não haja prévia adjacência com a borda.
    Pois bem, você usa a torre, escolhe uma borda, preferencialmente uma borda próxima a uma localidade que vá lhe conceder alguma habilidade ou pontos, e então usa o curral tirando a sua casinha da adjacência com a borda.

    O resultado disso é que agora você tem uma nova ficha para usar no turno seguinte e também não tem nenhuma adjacência direta com a borda do tabuleiro, fazendo com que seu próximo uso da torre lhe permita escolher um novo espaço livremente pelas bordas.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/39af6_ytn4go.jpgTaverna "Construa uma vila no fim de uma linha de, pelo menos, 3 vilas suas". 
    Rank A

    Com a taverna você pode:

    • Criar uma linha de casinhas pelo tabuleiro (veja sinergias e cartas de objetivo mais adiante);
    • Criar uma diagonal de casinhas passando pelas linhas do tabuleiro (veja sinergias e cartas de objetivo mais adiante);
    • Colocar mais casinhas no tabuleiro, aumentando a influência de área ou acelerando o final do jogo;
    • Aumentar seu alcance em determinados terrenos com a expansão em linha onde normalmente você não conseguiria sem essa habilidade;



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/f282e_ytn4go.jpgOráculo "Construa uma vila em um hexágono do mesmo tipo de terreno da carta de terreno que foi jogada".
    Rank B

    O Oráculo normalmente não é uma das minhas primeiras opções, mas ainda assim, um pick decente em determinados contexto. No mapa onde se encontra o Oráculo há três espaços de campos floridos adjacentes à localidade da ficha. Escolher aqueles espaços ao sacar a carta de campos floridos como movimento inicial garante com que sua próxima carta de campos floridos será num espaço livre. A contrapartida é que você se compromete com outras adjacências que podem ser infrutíferas dependendo das posições dos tabuleiros.

    Com o oráculo você pode:

    • Colocar mais casinhas no tabuleiro, aumentando a influência de área ou acelerando o final do jogo;
    • Aumentar seu alcance em determinados terrenos com 4 casinhas naquele terreno por turno ao invés de 3;



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fa503_ytn4go.jpg https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6090d_ytn4go.jpgFazenda e Oásis: Respectivamente "Construa uma vila em um hexágono de gramado/deserto. Construa adjacente a
    outra vila sua, se possível". 
    Rank C

    Apesar de classificá-las como Rank C, elas ainda podem ser minha primeira opção a depender da mesa. A maior vantagem delas é que, diferentemente de outras localidades, elas colocam uma nova casinha em um terreno específico, independentemente da carta sacada. Isso pode lhe conceder uma vantagem competitiva muito boa nos primeiros turnos, mas isso perde o efeito rapidamente, por isso C. A maior vantagem inicial da qual me refiro está em abusar da regra onde você pode colocar uma nova casinha se ela não estiver adjacente a nenhum terreno daquele tipo. Em outras palavras: se comprou deserto, pegar uma ficha de oásis não será um movimento muito proveitoso, o mesmo vale para a fazenda, caso tenha sacado uma carta de gramado. O oásis por um lado tem uma leve vantagem porque o porto está adjacente a um deserto, ou seja, se você não tiver adjacência com deserto e, mesmo que você não compre uma carta de deserto (preferencialmente melhor não comprar mesmo para não ser um movimento redundante), você terá altas chances de ter um porto no turno seguinte se, e somente se, não bloquearem seu deserto. O problema é que normalmente desertos estão em áreas enormes, então você vai perder muitas casinhas ali se não tiver uma adjacência a um deserto melhor no tabuleiro. O custo benefício muitas vezes pode não compensar.

    Com a Fazenda e o Oasis você também pode: 

    • Colocar mais casinhas no tabuleiro, aumentando a influência de área ou acelerando o final do jogo;
    • Aumentar uma aglomeração de casinhas (veja sinergias e cartas de objetivo mais adiante);


    Todas essas fichas lhe auxiliam na corrida pelos pontos em meio às cartas de objetivo. Vamos a elas:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3aa57_ytn4go.jpg
    Desbravadores:
    • Pontos para cada linha horizontal no tabuleiro;
    • Pontuação máxima possível: 20;
    • Sinergias:
    • Boa sinergia com: Torre e Taverna;


    Configuração ótima:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/e0f67_ytn4go.png

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/cbb1d_ytn4go.jpg
    Ermitões:
    • Pontos por áreas isoladas;
    • Pontuação máxima possível: 40;
    • Sinergias:
    • Boa sinergia com: Curral;
    • Sinergia Ok com: Porto e Celeiro;


    Configuração ótima:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a90a5_ytn4go.png

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b7b04_ytn4go.jpg

    Cidadãos:

    • Pontos por grande área (1 ponto para cada 2 casinhas na maior área que possuir);
    • Pontuação máxima possível: 20*;
    • Sinergias:
    • Boa sinergia com: Oásis e Fazenda


    *Usando todas as 40 casinhas!

    Esta é a carta de objetivo mais fraca, com o menor rendimento por casinha (0,5 pontos/casa). Só foque nela em dois possíveis cenários:
    • Complementar às demais cartas de objetivo (uma casinha servindo para múltiplas funções)
    • Desespero, não tem nada melhor pra fazer.


    Configuração ótima:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a7ad0_ytn4go.png

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/dd963_ytn4go.jpg
    Cavaleiros
    • Dois pontos por casinha na maior linha horizontal que tiver;
    • Pontuação máxima possível: 40;
    • Sinergias:
    • Boa sinergia com: Taverna e Torre
    • Sinergia decente com: Porto (podendo preencher os espaços ocupados pela água horizontalmente)


    Configuração ótima:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9530d_ytn4go.png

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c8e3d_ytn4go.jpg

    Fazendeiros
    • Três pontos para cada casinha que tiver na seção do tabuleiro onde tiver menos casinhas.
    • Pontuação máxima possível: 30;
    • Sinergias:
    • Boa sinergia com: Celeiro
    • Sinergia decente com: Porto e Torre


    Configuração ótima:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/9052e_ytn4go.png

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/874fe_ytn4go.jpg

    Lordes

    • Em cada seção em que for o primeiro com o maior número de casinhas: 12 pontos; Onde for o segundo: 6 pontos.
    • Pontuação máxima possível: 48*;
    • Sinergias: 
    • Sinergia Ok com: Porto, Torre, Fazenda, Oásis, Celeiro e Taverna


    *Extremamente situacional, praticamente impossível de conseguir a pontuação ótima e quanto maior o número de jogadores, menor o controle sobre essa carta.

    Configuração ótima:


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fe368_ytn4go.png


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/8bad5_ytn4go.jpg

    Mercadores

    • 4 pontos para cada localidade/castelo conectados por suas casinhas;
    • Pontuação máxima possível: 48*;
    • Sinergias: 
    • Boa sinergia com: Porto e Curral;
    • Sinergia decente com: Taberna


    *Para praticamente todos os tabuleiros, a fim de se conectar todas as localidades/castelos será necessário o Porto. Sem mencionar que é muito difícil chegar a esse feito, a não ser que esteja jogando com alguém muito inexperiente. Ainda assim, esta carta é excelente, proporciona muitos pontos e não deve ser menosprezada em hipótese alguma.

    Configuração ótima:



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5016c_ytn4go.png

    Você não precisa de que todas as localidades estejam conectadas entre si. Apenas pares de localidades já são mais que o suficiente.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/34442_ytn4go.jpg
    Pescadores

    • 1 ponto para cada casinha adjacente a um hexágono de água;
    • Pontuação máxima possível: 40;
    • Sinergias: 
    • Não há uma sinergia que se destaque em específico. Terrenos de água estão espalhados por todo o tabuleiro de forma irregular. Vale lembrar que com o uso do porto, casinhas localizadas na água não contam como adjacentes a terrenos de água.


    Configuração ótima:


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c9a4a_ytn4go.png

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/bd4d2_ytn4go.jpg
    Trabalhadores

    • 1 ponto por casinha adjacente a um castelo/localidade especial;
    • Pontuação máxima possível: 40;
    • Sinergias: 
    • Sinergia decente com: porto e celeiro, ambos em casos particulares. No geral, o mesmo argumento dos pescadores vale aqui também, a distribuição de localidades é irregular em meio aos terrenos do tabuleiro.


    Configuração ótima:


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2bd98_ytn4go.png

    Você não precisa circular cada localidade como um todo, mas isso potencialmente negará o acesso por parte de seus oponentes.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b51f8_ytn4go.jpg

    Mineiros

    • 1 ponto por casinha adjacente a uma montanha
    • Pontuação máxima possível: 40;
    • Sinergias:
    • Vale o mesmo argumento dos trabalhadores.


    Configuração ótima:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/03dc0_ytn4go.png

    O ideal naturalmente é maximizar os pontos por casinhas, isto é, uma casinha participando da pontuação do maior número de cartas de objetivo possíveis. Claro que muitas vezes esses objetivos são conflitantes, por exemplo: cidadãos e ermitões. Nesses casos, deve-se sempre priorizar aquele que fornece o maior rendimento por casinha (nesse exemplo ermitões se possível conforme as fichas de habilidades disponíveis).

    Se temos disponíveis as cartas de pescadores e de cavaleiros, por exemplo, uma casinha que esteja adjacente à água e que ao mesmo tempo faça parte da sua linha horizontal mais longa vale 3 pontos. Nesse caso, ao começar o jogo, vale observar os potenciais lugares para se planejar a maior linha horizontal e satisfazer outro objetivo ao mesmo tempo se possível.

    Algumas considerações finais:

    • Pense sempre na possibilidade de comprar duas cartas do mesmo tipo de terreno ao mesmo tempo. Vale a pena eu pegar essa ficha de habilidade sabendo que há uma chance real de eu comprar outra carta do mesmo tipo de terreno? Sempre calcule o custo benefício.
    • Evite criar adjacências desnecessárias no começo do jogo. O menor número de terrenos diferentes que você tocar, maior será a flexibilidade que você terá ao comprar cartas novas. Não fique preso no começo do jogo, isso pode ser fatal. Depois vai dizer que foi falta de sorte. Não diga que eu não avisei.
    • Procure colonizar regiões centrais quando a carta dos fazendeiros estiver na mesa se possível e viável. É muito comum ao final do jogo pessoas marcarem uma pontuação muito baixa ou até mesmo zero porque não conseguiram acessar uma determinada seção do tabuleiro.
    • Pontue sempre que possível, mas cuidado. Se não tem nada melhor pra fazer com aquela carta de terreno sacada, procure pontuar nas cartas de objetivos de adjacências genéricas como pescadores, mineiros e trabalhadores. Contudo, tome cuidado, evite adjacências desnecessárias no começo do jogo.
    • Evite ao máximo deixar somente um pequeno pedaço de um terreno adjacente a uma localidade especial. Digamos que você deixou somente um hexágono de deserto livre adjacente a uma localidade. Ironicamente seu oponente acabou de comprar uma carta de deserto. Ele sabiamente coloca a primeira casinha adjacente a aquela localidade, ganhando assim uma ficha de habilidade para o próximo turno. Agora ele ainda tem mais duas casinhas para colocar, mas não tem nenhuma casinha adjacente a um deserto porque você fez o favor de cercar o deserto pra ele. Ele usa sua segunda casinha para então pegar uma nova ficha de habilidade em outro deserto.
    • Evite tocar terrenos de água ou nas bordas do tabuleiro se você planeja pegar o porto ou a torre respectivamente. O primeiro uso da habilidade pode lhe gerar uma vantagem competitiva imensa.
    • No começo do jogo você quer evitar adjacências, mas no meio para o final você quer ter o máximo de adjacências possíveis para ter mais opções. Adjacências no começo do jogo te prendem, no final elas te dão flexibilidade.
    • Evite usar as fichas que colocam uma casinha extra se essa casinha não tiver nenhum significado. Faça isso somente se ela pontuar de alguma forma; se você precisar preencher aquele terreno como um todo a fim de alocar sua nova casinha naquele mesmo tipo de terreno em um novo lugar (normalmente isso é uma tática desesperada); ou se você pretende acabar o jogo mais rápido porque você está ganhando e seus oponentes podem te alcançar se você der mais tempo pra eles.
    • Fique atento à quantidade de casinhas que seus oponentes podem colocar por turno! Contabilize 3 + todas as fichas que podem colocar casinhas adicionais. Eles podem terminar o jogo prematuramente e você não perceber.
    • Não é porque seu oponente tem mais casas na mesa que ele necessariamente tem mais pontos que você. Quantidade não é qualidade, foco nas casinhas atendendo a múltiplos objetivos.
    • Às vezes (muitas vezes) bloquear seu oponente pode lhe render muitos pontos pelo simples fato de você estar negando as possibilidades a ele. Fique atento ao que ele quer fazer e veja se você pode intervir quando for possível e viável.
    • Se você for o jogador a fazer a última jogada da partida, fique duplamente atento à contagem das casinhas em cada seção caso os lordes estejam entre as cartas de objetivo. Use a vantagem de não ter ninguém jogando depois de você a seu favor.
    • Divirta-se, isso é só um jogo.


    Obrigado pela leitura.

    Esse post é dedicado primeiramente a você que leu isso aqui tudo, parabéns, e uma dedicatória especial ao usuário Muzhachello do BGA por inspirar esse tópico.

    Abraço,
    Luis Perdomo.

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    Comentários:

  • frankhiromi
    484 mensagens MD
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    frankhiromi18/09/20 22:50
    frankhiromi » 18/09/20 22:50

    Você de novo?!

    E falando desse jogo de novo?!

    E eu aqui de novo?!

    Pelo jeito Kingdom Builder é meu click bait. Se você fizer um tópico chamado "o funk do Kingdom Builder" ou "clique aqui para ver fotos vazadas do Kingdom Builder", provavelmente eu entrarei...

    Também amo esse jogo, apesar de não ser tão bom. Direto apanho no BGA. Aqui em casa tenho jogado com minha esposa e ela adora também. Agora que estamos começando a colocar os componentes da primeira expansão.

    Mas dessa vez tenho que fazer uma confissão. Eu não li seu post. Eu comecei a ler, mas quando vi que você ia dar dicas estratégicas mais profundas, achei melhor para de ler. Antes que alguém me apedreje, deixa eu explicar: como joguei ele bastante no BGA, eu já estou mais escaldado nas estratégias básicas, e isso faz com que eu ganhe quase sempre da minha esposa. Não quero avançar sozinho no jogo, porque acho que isso tiraria um pouco da graça. Quando jogo junto com ela eu sempre comento as jogadas, tipo "olha, eu teria feito isso por causa daquilo". Meu interesse é que ela também aprimore a habilidade dela, para os jogos ficarem mais competitivos. Sendo assim, se eu começar a pegar dicas de estratégia, tenho certeza que essa diferença de skill iria aumentar (e não adiantaria eu falar para ela ler esse tópico, ela não tem paciência para ler nem o manual do ferro de passar).

    Dito isso, parabéns pelo tópico que eu não li! Tenho certeza que deve ser bem interessante.

    Qualquer hora vamos combinar de jogar uma partida no BGA! Eu deixo você ganhar (até parece, rs).

    2
  • LuisPerdomo
    648 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo18/09/20 23:37
    LuisPerdomo » 18/09/20 23:37

    frankhiromi::Você de novo?!

    E falando desse jogo de novo?!

    E eu aqui de novo?!

    Pelo jeito Kingdom Builder é meu click bait. Se você fizer um tópico chamado "o funk do Kingdom Builder" ou "clique aqui para ver fotos vazadas do Kingdom Builder", provavelmente eu entrarei...

    Também amo esse jogo, apesar de não ser tão bom. Direto apanho no BGA. Aqui em casa tenho jogado com minha esposa e ela adora também. Agora que estamos começando a colocar os componentes da primeira expansão.

    Mas dessa vez tenho que fazer uma confissão. Eu não li seu post. Eu comecei a ler, mas quando vi que você ia dar dicas estratégicas mais profundas, achei melhor para de ler. Antes que alguém me apedreje, deixa eu explicar: como joguei ele bastante no BGA, eu já estou mais escaldado nas estratégias básicas, e isso faz com que eu ganhe quase sempre da minha esposa. Não quero avançar sozinho no jogo, porque acho que isso tiraria um pouco da graça. Quando jogo junto com ela eu sempre comento as jogadas, tipo "olha, eu teria feito isso por causa daquilo". Meu interesse é que ela também aprimore a habilidade dela, para os jogos ficarem mais competitivos. Sendo assim, se eu começar a pegar dicas de estratégia, tenho certeza que essa diferença de skill iria aumentar (e não adiantaria eu falar para ela ler esse tópico, ela não tem paciência para ler nem o manual do ferro de passar).

    Dito isso, parabéns pelo tópico que eu não li! Tenho certeza que deve ser bem interessante.

    Qualquer hora vamos combinar de jogar uma partida no BGA! Eu deixo você ganhar (até parece, rs).


    Você de novo?!

    Acompanhando meu canal de novo?!

    Comentando de novo?!

    Muito obrigado de novo! :D

    Hahahaha, adorei o funk do Kingdom Builder e o lance das fotos vazadas. Não chegaria a tanto. (ou chegaria? hahaha). Acho que de Kingdom Builder já deu o que tinha que dar por um bom tempo. Talvez eu faça a mesma coisa com todas as expansões, mas isso vai dar um trabalho absurdo e minhas férias estão acabando, vai ficar para um futuro incerto.

    Melhor motivo para não ler esse post, impossível. Obrigado por não lê-lo nesse caso. Espero que você volte aqui no futuro, leia e fale "nah, eu já sabia disso tudo". Será excelente chegar nesse nível, isto é, se é que você já não sabe disso tudo que tá escrito ali. Não estou reinventando a roda.

    Minha sugestão nesse caso é fazer um experimento: recomende esse post para sua esposa e veja se faz alguma diferença no resultado ;).  

    Me adiciona lá no BGA LuisPerdomo (muito criativo, né?). O avatar é o mesmo do da Ludopedia, não vai ser difícil de identificar.

    Qualquer hora a gente joga uma, ou mais, nem que seja um jogo por turnos espaçados.

    Detalhe, eu nem sou tão pró quanto esse Russo maluco aí que joga horrores. Eu só faço mais pose.

    Abração.

    3
  • V1Pp
    15 mensagens MD
    avatar
    V1Pp19/09/20 00:25
    V1Pp » 19/09/20 00:25

    Ótimo texto. Vou estudar estes pontos. Quem sabe ouse jogar no BGA. Esse jogo é realmente incrível. E o autor do post gosta do jogo, não? Hehe

    Já joguei com a mulher e ela curtiu. Não se tornou um de seus favoritos, mas ela gostou da mecânica.
    Estamos aprendendo juntos. E realmente cada partida é bem diferente das outras pelos seguintes motivos:

    1) objetivos de pontuação diferentes. E combinados, mudam tudo!

    2) tabuleiros diferentes montados em posições diferentes.

    3) como consequência do 2, ações extras diferentes, que se combinam de muitas formas.


    De fato, a tal rejogabilidade foi questão de honra para o autor criar esse jogo.

    Outro dia eu e a mulher jogamos com o objetivo de pontuar margeando água, locais e montanhas. Bem interessante. Certas localidades no tabuleiro faziam com que uma vila pontuasse 3 vezes. O jogo foi ótimo.

    Porém já aconteceu aquele fenômeno de ficar tirando repetidas vezes a mesma carta de terreno. De vez em quando a sorte, ou a falta dela, ganha importância.

    Alguns objetivos me parecem que não dão muito certo em 2 jogadores, como aquele de ganhar 12 ouros por ter mais vilas em cada sessão. Joguei e em dois, o que aconteceu, duas vezes? Cada um ficou com maioria em duas sessões.

    Estou pensando em imprimir o Queenie das Cavernas (não tenho a BigBox) pois  acho que o jogo pode ficar interessante ao facilitar a distribuição das vilas no tabuleiro e aumentar a chance de dar block. Só jogando pra saber. 

    O bom é que o jogo é rápido, mas cada vila que você coloca no tabuleiro te traz uma sensação de satisfação. Ganhou ou perdeu, joga de novo rs

    A minha crítica é que deveria ter mais vilas pra colocar - menos jogadores, mais vilas. Mas tudo bem. 





    2
  • LuisPerdomo
    648 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo19/09/20 00:59
    LuisPerdomo » 19/09/20 00:59

    V1Pp::Ótimo texto. Vou estudar estes pontos. Quem sabe ouse jogar no BGA. Esse jogo é realmente incrível. E o autor do post gosta do jogo, não? Hehe

    Já joguei com a mulher e ela curtiu. Não se tornou um de seus favoritos, mas ela gostou da mecânica.
    Estamos aprendendo juntos. E realmente cada partida é bem diferente das outras pelos seguintes motivos:

    1) objetivos de pontuação diferentes. E combinados, mudam tudo!

    2) tabuleiros diferentes montados em posições diferentes.

    3) como consequência do 2, ações extras diferentes, que se combinam de muitas formas.


    De fato, a tal rejogabilidade foi questão de honra para o autor criar esse jogo.

    Outro dia eu e a mulher jogamos com o objetivo de pontuar margeando água, locais e montanhas. Bem interessante. Certas localidades no tabuleiro faziam com que uma vila pontuasse 3 vezes. O jogo foi ótimo.

    Porém já aconteceu aquele fenômeno de ficar tirando repetidas vezes a mesma carta de terreno. De vez em quando a sorte, ou a falta dela, ganha importância.

    Alguns objetivos me parecem que não dão muito certo em 2 jogadores, como aquele de ganhar 12 ouros por ter mais vilas em cada sessão. Joguei e em dois, o que aconteceu, duas vezes? Cada um ficou com maioria em duas sessões.

    Estou pensando em imprimir o Queenie das Cavernas (não tenho a BigBox) pois  acho que o jogo pode ficar interessante ao facilitar a distribuição das vilas no tabuleiro e aumentar a chance de dar block. Só jogando pra saber. 

    O bom é que o jogo é rápido, mas cada vila que você coloca no tabuleiro te traz uma sensação de satisfação. Ganhou ou perdeu, joga de novo rs

    A minha crítica é que deveria ter mais vilas pra colocar - menos jogadores, mais vilas. Mas tudo bem. 

    Obrigado pela resposta cheia de detalhes ricos :)

    Ah, um hexágono que marca nas três cartas de objetivos dá muita satisfação. Aquela corrida pra ver quem chega lá primeiro, hehe.

    Então, jogo a grande maioria das partidas com 2 apenas, é a minha contagem favorita, apesar de que jogo esse jogo em qualquer número tranquilamente haha. Sobre os Lordes, aquele dos 12 pontos para o primeiro e 6 para o segundo, com 2 há uma tensão um pouco diferente. Você está corretíssimo, a tendência é que cada jogador fique com metade das maiorias nas áreas, mas o "problema" é "e se alguém ficar com 3?"!!! Há uma eterna guerra fria ali, sobretudo quando o jogo chega próximo do fim e o último jogador a fazer um movimento tem a vantagem de potencialmente mudar isso em alguns cenários. Para contrabalançar isso, o outro jogador tem que constantemente equilibrar a forma como ele distribui suas casinhas para evitar que isso aconteça. É uma verdadeira briga de espadas numa gangorra. Já ganhei um jogo perdido por causa disso. As casinhas do outro jogador estavam muito melhor distribuídas em termos de aproveitamento de pontos das cartas, mas eu tinha muito mais casinhas na mesa e ganhei 3 áreas contra 1. Ganhei por 3 pontos.

    Sobre comprar várias vezes o mesmo tipo de terreno, sim, acontece às vezes, é frustrante, mas faz parte. O jogo não é isento de sorte. Segue uma resposta que dei no outro tópico:

    LuisPerdomo::Em números, um exemplo drástico para ilustrar:

    O baralho tem 25 cartas, digamos que você seja o primeiro jogador e comprou uma carta de floresta. O baralho tem 24 cartas (4 florestas).

    3 pessoas estão jogando, os jogadores B e C compram outras cartas, nenhuma de floresta. O baralho tem 22 cartas (4 florestas).

    As chances de você comprar uma nova floresta são de 4/22.

    Você então compra sua segunda floresta. 21 cartas, 3 florestas.

    Digamos agora que os outros dois jogadores não comprem florestas. 19 cartas (3 florestas).

    Suas chances de comprar a terceira floresta seguida, dado que você já comprou as outras duas são de 3/19.

    Eu fixei o exemplo em floresta para facilitar, mas poderia ser com qualquer tipo de terreno. Então as chances de você comprar qualquer tipo de terreno 3 vezes seguidas em uma partida com 3 jogadores onde eles não compram esse mesmo terreno são:

    (25/25) x (4/22) x (3/19) = 0,0287 = 2,87%

    As chances de comprar apenas 2 terrenos do mesmo tipo seguidos nessas condições são de 4/22 = 18,18%

    Com dois jogadores, assumindo que seu adversário nunca compre o mesmo terreno que você e você sempre compre o mesmo terreno, temos:

    (25/25) x (4/23) x (3/21) = 0,0248 = 2,48%

    No caso do meu amigo, que numa partida com 4 jogadores, comprou 3 campos em verde-claro seguidos, as chances dele ter comprado qualquer terreno 3 vezes seguidas, sendo que ninguém mais comprou aquele terreno:

    (25/25) x (4/21) x (3/17) = 0,0336 = 3,36%

    Em outras palavras, comprar 3 terrenos iguais seguidos, independentemente da quantidade de jogadores, num caso extremo onde seus oponentes não compram esse mesmo terreno também (diminuindo ainda mais as probabilidades), fica na ordem dos 3%. Ou seja, muito azar hahahah

    Jogando 100 partidas desse jogo, em 100 aberturas, a esperança é que isso aconteça por volta de 3 vezes. Me parece razoável.

    (claro que não estou considerando outras coisas, como a probabilidade de comprar outro terreno ruim adjacente ao terreno onde você colocou a casinha inicial, assumindo que ela esteja adjacente a outro tipo de terreno além do terreno onde ela está incluída)

    (por outro lado, também calcular a probabilidade em função do uso de determinadas fichas de habilidade, como, por exemplo, o curral ou o porto seria extremamente pontual e insano, mas dá pra ter uma ideia com esse modelo simplificado)

    2
  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
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    Lexicos197319/09/20 10:19
    Lexicos1973 » 19/09/20 10:19

    Eu já começo comentando que achei um disparate alguém colocar Kingdom Builder acima de Terra Mystica. Quem se atreveria? 

    Dito isso, que entrei texto a dentro com todos os pés possíveis 'atrás', quis conferir como isso seria possível. Daí, claro, fiquei intrigado, perplexo e até aliviado por ler sua tremenda análise e texto. Meu interesse em ler qualquer coisa sobre o KB é dado o fato de ter adquirido recentemente a Big box de um jogo completamente desconhecido por mim até então.

    Meu pai costuma dizer que 'todo dia sai um bobo de casa com dinheiro no bolso, você só precisa estar lá para vender algo para ele'... Teria eu sido esse sujeito que comprou a Big Box de um jogo underrated?!?!

    Rapaz, que bom que li esse texto! Daí fico ainda mais animado, esperando o caixote, porque descubro em todo o canto que o jogo vai muito além de um jogo família. Se tem gente defendendo apaixonadamente algo, vale muito a pena ouvir o que essa pessoa tem a dizer. De novo, excelente texto Luis. Estou ficando fã! 

    Abraços de um quase-novo-recém apaixonado pelo Kingdom Builder que ainda nem jogou! rsrsrsrs

    2
  • LuisPerdomo
    648 mensagens MD
    avatar
    LuisPerdomo19/09/20 11:17
    LuisPerdomo » 19/09/20 11:17

    Lexicos1973::Eu já começo comentando que achei um disparate alguém colocar Kingdom Builder acima de Terra Mystica. Quem se atreveria? 

    Dito isso, que entrei texto a dentro com todos os pés possíveis 'atrás', quis conferir como isso seria possível. Daí, claro, fiquei intrigado, perplexo e até aliviado por ler sua tremenda análise e texto. Meu interesse em ler qualquer coisa sobre o KB é dado o fato de ter adquirido recentemente a Big box de um jogo completamente desconhecido por mim até então.

    Meu pai costuma dizer que 'todo dia sai um bobo de casa com dinheiro no bolso, você só precisa estar lá para vender algo para ele'... Teria eu sido esse sujeito que comprou a Big Box de um jogo underrated?!?!

    Rapaz, que bom que li esse texto! Daí fico ainda mais animado, esperando o caixote, porque descubro em todo o canto que o jogo vai muito além de um jogo família. Se tem gente defendendo apaixonadamente algo, vale muito a pena ouvir o que essa pessoa tem a dizer. De novo, excelente texto Luis. Estou ficando fã! 

    Abraços de um quase-novo-recém apaixonado pelo Kingdom Builder que ainda nem jogou! rsrsrsrs

    Muito obrigado por ter lido isso tudo com esse foco e pelas palavras de carinho. ^^

    Aproveitando esses levantamentos bastante relevantes que você pontuou, deixo aqui alguns esclarecimentos. 

    Todos os jogos da minha coleção estão ali porque eu os jogaria a qualquer hora. Não tem nenhum jogo ali que olhe eu pense "ah, não estou muito a fim de jogar esse não". Se eu pensar nisso, eu vendo para alguém que vai dar mais proveito para eles do que eu.

    O que faz então com que o jogo A esteja na posição 2 e o jogo B esteja na posição 20? Simplesmente a intensidade da vontade de jogar e isso é altamente subjetivo, particular e fluido. Recentemente tenho jogado mais Tigris e Euphrates na internet (site: https://triqqy.com/) e isso tem reaquecido meu amor por esse jogo ainda mais. Hoje, se eu refizesse essa lista, o T&E provavelmente subiria algumas posições e fatalmente, outro jogo desceria algumas. O amor é igual, mas a atenção é limitada. Esse top é focado na atenção atual que dou para cada um desses jogos e atenção pode ser convertida em interesse, por isso o posicionamento dessa forma.

    Amo Terra Mystica! Não está posicionado no alto à toa. Acontece que é um jogo que eu devo ter jogado umas 50 partidas, KB, apesar de bem mais curto, eu joguei mais de 100 (para ambos os casos, a maior parte delas online, especialmente nos tempos de hoje). Hoje eu tenho mais vontade de jogar Kingdom Builder do que Terra Mystica. São feelings completamente diferentes, seria tipo comparar uma laranja com uma banana... "ah, mas ambos são frutas", não é assim. Por isso, não se prendam muito a essas métricas haha.

    Terra Mystica não tem sorte, isso é bom e ruim. A partir do momento que o setup foi feito, facções escolhidas, tiles de final de turno determinados, etc., não tem nenhuma surpresa ali, a "sorte" está definida somente na "aleatoriedade" resultante do julgamento pessoal de cada jogador, mas obviamente existe uma jogada ótima predefinida. 

    Kingdom Builder tem sorte, isso é ruim e bom. É ruim porque você pode comprar 3 vezes seguidas uma mesma carta, acontece. Mas falemos de estatística, pense numa curva normal, a curva de sino, as chances disso acontecer são baixas. O que me interessa em KB é justamente o meio da curva, aquelas cartas que não são nem boas nem ruins. Como eu transformo algo mediano em algo potencialmente bom? 

    Ambos precisam de bons jogadores para que uma partida flua com emoção. TM não tem o fator caos "oh céus, é a quarta vez que compro essa porcaria", mas por conta disso é estático e a previsibilidade pode me desanimar às vezes. O fator risco do KB no atual momento me apetece mais, é um tempero à parte. Já perdi várias partidas na última rodada porque não comprei a "carta certa"? Dezenas delas, mas saber que eu fiz tudo certinho para tornar aquele momento possível não tem preço.

    Um exemplo que ilustra isso que eu estou falando. Não sei se você joga Magic, mas tem um exemplo clássico do Incinerar com o Machado de Lava.

    Incinerar é uma carta que causa 3 de dano no jogador ou na criatura alvo. Machado de Lava causa 5 de dano no jogador. 

    A situação é a seguinte: seu adversário tem uma criatura que vai te matar em 2 turnos. Essa criatura tem 3 de resistência, logo ela morre para um incinerar. Se você mata essa criatura com o incinerar, você ganha um certo fôlego, mas as chances de vencer esse jogo são ínfimas.

    Agora, se você joga o incinerar no oponente e fica a 2 turnos de morrer para a criatura que você não matou, mas, por outro lado, seu oponente agora tem exatos 5 de vida e se você comprar o machado de lava, você ganha o jogo no ato... Trata-se de uma decisão muito mais interessante.
    Aí a pessoa joga certinho, compra o tal machado de lava e "foi sorte". Se ela tivesse matado a criatura e comprado o machado de lava, "foi azar".

    É esse tipo de situação que o KB me proporciona a cada carta que eu compro. "Se eu compro essa carta, eu ganho porque eu fiz tudo certo". Esse "fazer tudo certo" a cada circunstância é um quebra-cabeça à parte pra mim que me proporciona muita satisfação.

    Em Terra Mystica temos esse fator quebra-cabeça também, mas no TM é um daqueles puzzles de 5000 peças, o KB são tipo 10 cubos de rubik. Hoje eu tô mais para pequenos puzzles formando um grande todo.

    Lembrando sempre que isso sou eu. Todo mundo tem o direito de detestar esse jogo e eu super respeito o porquê de cada um.

    2
  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
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    Lexicos197319/09/20 11:56
    Lexicos1973 » 19/09/20 11:56

    LuisPerdomo::
    ...

    O que faz então com que o jogo A esteja na posição 2 e o jogo B esteja na posição 20? Simplesmente a intensidade da vontade de jogar e isso é altamente subjetivo, particular e fluido. Recentemente tenho jogado mais Tigris e Euphrates na internet (site: https://triqqy.com/) e isso tem reaquecido meu amor por esse jogo ainda mais. Hoje, se eu refizesse essa lista, o T&E provavelmente subiria algumas posições e fatalmente, outro jogo desceria algumas. O amor é igual, mas a atenção é limitada. Esse top é focado na atenção atual que dou para cada um desses jogos e atenção pode ser convertida em interesse, por isso o posicionamento dessa forma.

    ...

    Um exemplo que ilustra isso que eu estou falando. Não sei se você joga Magic, mas tem um exemplo clássico do Incinerar com o Machado de Lava.

    ...

    Eu entendo bem essa questão rank e tudo o mais relacionado. Pura zoeira minha, igual torcedor de futebol. Teu time está lá, todo mundo vaiando a péssima atuação naquela partida decisiva e você, querendo incinerar o estádio! Perfeitamente, catalogo meus gostos pelo mesmo critério: se chamar às 3h para jogar, levanto da cama (ou deixo de ir dormir!) por causa dessas partidas memoráveis... 

    O que quase sempre utilizo como critério totalmente subjetivo para formar minhas listas malucas é o fator meta. Quanto mais vejo/participo de discussões, conversas, insights e tudo que orbita ao redor do jogo, mais desejo conhecer e descobrir. Tal qual comentam anos a fio partidas épicas de Xadrez, quero descobrir os jogos modernos que despertam o mesmo entusiasmo nos jogadores/colecionadores. Vejo vídeos de estratégias de TM, leio sobre aberturas do  Puerto Rico, etc. 

    Outro fator totalmente subjetivo que contribui é saber que certos jogos, apesar da minha incredulidade, têm campeonatos mundiais. Recentemente descobri que existe um campeonato mundial de Catan e um jogo que ouço muita gente que passou por ele bater sem dó, me fez aumentar ainda mais o carinho por ele. Como um jogo tão dependente de sorte, pode ter campeonato? Daí você descobre que não bem assim com essa coisa de sorte e que uma das ferramentas principais do competidores é 'ler' os oponentes, como jogadores de poker estão tão habituados a fazer:
    - Esse cara está trocando porque ele precisa do tijolo para fazer estrada ou é catan face pois vai tentar um nova vila e me fechar ali?

    São esses detalhes que me apaixonam por jogos. Vai muito além do tabuleiro...

    E a propósito, joguei muito Magic na minha vida. Entendi muito bem a referência risco/recompensa! 

    2
  • LuisPerdomo
    648 mensagens MD
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    LuisPerdomo19/09/20 14:10
    LuisPerdomo » 19/09/20 14:10

    Lexicos1973::
    Eu entendo bem essa questão rank e tudo o mais relacionado. Pura zoeira minha, igual torcedor de futebol. Teu time está lá, todo mundo vaiando a péssima atuação naquela partida decisiva e você, querendo incinerar o estádio! Perfeitamente, catalogo meus gostos pelo mesmo critério: se chamar às 3h para jogar, levanto da cama (ou deixo de ir dormir!) por causa dessas partidas memoráveis... 

    O que quase sempre utilizo como critério totalmente subjetivo para formar minhas listas malucas é o fator meta. Quanto mais vejo/participo de discussões, conversas, insights e tudo que orbita ao redor do jogo, mais desejo conhecer e descobrir. Tal qual comentam anos a fio partidas épicas de Xadrez, quero descobrir os jogos modernos que despertam o mesmo entusiasmo nos jogadores/colecionadores. Vejo vídeos de estratégias de TM, leio sobre aberturas do  Puerto Rico, etc. 

    Outro fator totalmente subjetivo que contribui é saber que certos jogos, apesar da minha incredulidade, têm campeonatos mundiais. Recentemente descobri que existe um campeonato mundial de Catan e um jogo que ouço muita gente que passou por ele bater sem dó, me fez aumentar ainda mais o carinho por ele. Como um jogo tão dependente de sorte, pode ter campeonato? Daí você descobre que não bem assim com essa coisa de sorte e que uma das ferramentas principais do competidores é 'ler' os oponentes, como jogadores de poker estão tão habituados a fazer:
    - Esse cara está trocando porque ele precisa do tijolo para fazer estrada ou é catan face pois vai tentar um nova vila e me fechar ali?

    São esses detalhes que me apaixonam por jogos. Vai muito além do tabuleiro...

    E a propósito, joguei muito Magic na minha vida. Entendi muito bem a referência risco/recompensa! 

    Hahaha, perfeita analogia com o time de futebol. Há muito clubismo nesses top 10 por aí. Tem um pessoal que chega na voadora "mas como você ousa colocar o MEU JOGO FAVORITO no seu top 9?! Era pra ser no mínimo top 1 e quem discordar está errado!". Eu imaginei que não fosse esse o caso, mas acabei justificando de qualquer forma pois sei que não é uma classificação usual, então outras pessoas poderiam ter esse mesmo tipo de questionamento. Preferi deixar registrado logo.

    Esse outro critério que você citou eu meio que também observava, mas de forma inconsciente. Já li vários textos sobre Puerto Rico, Hanabi, Jaipur, Terra Mystica, entre outros. Quando um jogo faz com que fãs se dediquem ao ponto de discutir uma estratégia, um movimento, uma abertura, você sabe que esse design merece muito respeito.

    Quando um jogo chega a um nível de fazer com que uma comunidade se organize ao patamar de se consolidar um campeonato mundial, então é aí que esse jogo merece muito respeito mesmo. O Magic chegou a esse nível de forma totalmente underground, a comunidade se reuniu nos cantos escuros da internet e foram pouco a pouco se mobilizando em conjunto. Hoje temos GPs com comentaristas, premiações enormes, hall da fama, etc.

    Hoje eu não vejo mais esse brilho todo no Catan, mas é um jogo que eternamente terá meu respeito e admiração. Eu vejo muita arrogância num pessoal que deixa de gostar de um jogo porque "amadureceu" no hobby e agora acha que é melhor do que o jogo. "Ah, jogo caótico, depende muito da sorte, o setup inicial define o vencedor"... Meu querido, não cuspa no prato que comeu. É graças a esse jogo que muitos de nós estamos aqui. O dia que você vender 1% das cópias de Catan pelo mundo, a gente conversa.

    Cada um tem seu top 10, mas eu vejo uma tendência muito forte das pessoas colocarem jogos mais pesados nas primeiras posições. Às vezes a pessoa nem gosta tanto do jogo assim, às vezes ela só jogou uma vez ou nem isso. Acontece que as pessoas meio que querem refletir uma certa vaidade nesses top 10. Algo do tipo "olha como sou inteligente por elencar os jogos tais", sendo que muito provavelmente essa pessoa não chegou nem a arranhar a superfície da besta. No fundo, o jogo que a pessoa mais tem vontade de jogar é outro, mas ela tem vergonha de admitir isso pra si mesma. 

    É apenas minha impressão, claro.

    1
  • tpcordeiro
    1778 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro20/09/20 19:05
    tpcordeiro » 20/09/20 19:05

    LuisPerdomo::
    tpcordeiro::Cara, posso nem conhecer o jogo mas se vejo esse teu avatar, leio o texto só pela diversão!


    Sinto muito, @tpcordeiro, mas hoje o texto é sério, jovem. Sem as tradicionais piadinhas e memes.

    Meu direito de resposta pela citação: senti muito mesmo....
    De todos os jogos q vc tinha falado no seu canal, só conhecia 2 (Dominion e Hanabi), mas li pq vc escreve bem. Esse eu não consegui acompanhar :-P
    Como não conheço o jogo, fiquei boiando nas estratégias.
    Mas sempre digo q faltam tópicos sobre estratégias na Ludopedia (oq o BGG costuma ter de sobra). Então quanto mais melhor. Se eu conhecesse o jogo provavelmente estaria "discutindo" contigo agora.

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