Sinopse do Jogo:
Em Flick’em Up! reviva as grandes aventuras do Oeste, enfrente seus inimigos em duelos de rua, use armas diferentes e crie táticas em equipe para obter o que deseja. Lute em nome da lei ou faça parte de uma gangue de bandidos neste jogo festivo de destreza. Lançado em 2015 por Gaëtan Beaujannot (Concept) e Jean Yves Monpertuis pela Pretzel Games, Flick é um jogo em que cada partida dura até 30 minutos, comporta de 2 a 10 jogadores e não possui nenhuma dependência de idioma.
Objetivo:
No jogo Flick 'em Up!, você pode se tornar um fora da lei e roubar bancos, libertar prisioneiros, atacar pessoas inocentes... ou você pode se tornar o xerife e tentar proteger o povo de sua cidade desses bandidos! Para isto existe um livro de cenários com 10 aventuras, cada um setup inicial, regras adicionais e condições de vitória próprios. Além de poder acompanhar estes cenários que vem no jogo, é possível também criar o seu próprio, a escolha é sua.
Mecânicas:
- Destreza;
- Competitivo em equipes;
- Atuação.
Componentes:
O jogo conta a caixa mais bem feita que já vi... Existe uma moldura protetora de papelão, para dar um acabamento bacana na estante, mas tirando ela, a caixa do jogo é toda em madeira, com divisórias em madeira. Um luxo e requinte de primeira. Sem contar que a arte da tampa é linda!
As peças dos cenários são todas feitas de madeira e muito bem pintadas: caixas, barreiras, barris, cowboys, cactos, balas e dinamite.
Os edifícios possuem uma arte bacana, um bom tamanho para os cenários e são feitos de um papelão extremamente espesso. Percebe-se o esmero na produção do jogo em cada detalhe. As bases de madeira, o pino de relógio em metal e até nos ponteiros sobressalentes.
Sem contar que são disponibilizadas fitas de proteção as bases dos edifícios, que precisam ser desmontados para caber na caixa.
Existem várias peças de papelão de boa qualidade: chapéus dos cowboys, tiles dos cowboys e diversos tokens para representar pontos de vida, água, armas, provas de crimes...
Temos dois suportes para receber as informações dos cowboys de cada equipe, que funcionam como cofres e cabem com precisão na caixa do jogo.
E tanto manual e livro de cenários são muito bem diagramados e impressos com alta qualidade. Ambos os livros veem em inglês, francês e alemão. Mas junto a esta resenha, estou disponibilizando um resumo das regras básicas e principais regras adicionais dos cenários neste link.
Síntese do Jogo:
Antes de jogar, você deve escolher:
A superfície de jogo: Flick 'em Up! pode ser jogado na maioria das superfícies planas, grandes ou pequenas: mesa, chão, etc. A superfície escolhida deve permitir que as peças deslizem bem, caiba tudo e ser acessível a partir de todos os lados.
Um cenário: Na caixa, você vai encontrar um livreto de 10 cenários, cada um dos quais fornece uma aventura original e uma nova cidade do Velho Oeste para que você descubra. Cada cenário é explicado em detalhes, incluindo quaisquer regras adicionais necessárias para desfrutar da aventura.
As equipes: Os jogadores devem ser divididos em duas equipes iguais. Cada jogador estará na equipe dos homens da lei ou o no time dos bandidos. Cada equipe tem uma caixa (cor preta ou natural) com 5 espaços numerados. Estes espaços correspondem aos números sobre os chapéus usados pelos cowboys de cada equipe e seus inventários. Coloque estas caixas perto da área de jogo, mas fora da cidade.
O jogo é jogado em rodadas sucessivas. Cada rodada corresponde a uma hora no relógio da Câmara Municipal. Uma rodada termina quando todos os cowboys de cada equipe jogaram. Todo cenário indica a hora de início para o relógio, de que lado os chapéus dos cowboys devem estar voltados e qual time vai jogar primeiro.
Um cowboy é considerado disponível quando a cor do seu chapéu corresponde à cor da rodada (no relógio) em andamento. Uma vez que um cowboy tenha jogado, seu chapéu é virado para o lado oposto. Com isso o cowboy já não estará disponível nesta rodada. Quando não existem mais cowboys restantes disponíveis, o ponteiro do relógio é movido para a hora seguinte, e uma nova rodada começa.
Quando um jogador escolhe um cowboy, ele pode tomar duas ações. Um jogador realiza duas ações de sua escolha, na ordem de sua escolha. O jogador pode tomar a mesma ação duas vezes inclusive. O jogador pode optar por tomar apenas uma ação, ou mesmo nenhuma. São ações disponíveis:
• Mover
• Disparar
• Pegar / Deixar / Trocar (deve estar dentro de um edifício)
A maioria de suas ações irão envolver petelecos, que é a forma como os jogadores irão tanto mover ou atirar. Um movimento neste jogo é realizado tal com um dedo, mas sem a resistência do seu polegar (mais fraco, só que mais controlado do que um peteleco padrão).
Movimento: Uma vez que um jogador tenha escolhido mover um cowboy, ele substitui o cowboy pelo disco de movimento. O jogador, então, executa o movimento dando um peteleco no disco na direção em que ele deseja mover. Se, durante o movimento, o disco movimento não tocar um bloco de apoio objeto, figura, ou de construção, o movimento é bem sucedido e o cowboy é colocado no espaço exato ocupado pelo disco de movimento
Se, durante o movimento, o disco movimento deixa a área de jogo ou toca um objeto, figura, ou o suporte de uma construção; o movimento falha e a ação está perdida. Para entrar ou sair em um dos edifícios, o jogador deve escolher a ação de movimento, e tentar jogar o disco de movimento entre os dois suportes do edifício desejado. Neste caso, tocar no interior de um suporte com o disco é permitido. Ao entrar com sucesso um edifício, o jogador coloca o cowboy em um dos dois suportes do edifício.
Atirar: Cada cowboy tem uma arma que pode usar para atirar em cowboys do outro time, com objetivo de fazê-los perder pontos de vida. Uma vez que um jogador tenha escolhido a ação de tiro, ele coloca uma bala (disco cinza) para a esquerda ou direita de seu cowboy, à distância de uma bala (disco cinza). O jogador então dispara comum peteleco a bala em um cowboy adversário.
Se um cowboy perde seu último ponto de vida a figura do cowboy e seu tile são removidos do jogo. Eles são colocados na caixa de sua equipe.
Observação: Para garantir que cada equipe está jogando o mesmo número de turnos a cada rodada, os chapéus de cowboys mortos permanecem em jogo. Quando um cowboy perde seu último ponto de vida, o chapéu é colocado em seu inventário sem alterar sua cor. Um cowboy morto não possui ações para gastar. A única função de um morto é passar um turno; Após fazer isso, virar o chapéu do cowboy para o lado oposto.
Atirar de dentro de um edifício: Também é possível que um cowboy dentro de um prédio para atirar. Para fazê-lo, o jogador coloca a bala atrás do edifício e tentar acertar através dos suportes o seu alvo. Todas as regras relativas à ação atirar se aplicam da mesma forma que descrito acima.
Existem uma série de regras adicionais que são exclusivas de alguns cenários como: duelo, atirar com o rifle, dinamite, os mocinhos protegerem a testemunha ou os bandidos tentarem tirar o líder da forca, por exemplo.
O jogo termina quando uma das duas condições seguintes for satisfeita: uma das condições de vitória do cenário foi cumprida ou o relógio da Câmara Municipal bate 00:00 (meia-noite ou meio-dia).
Avaliação:
Flick é um jogo festivo bastante inovador e divertido... muito divertido. Ideal para grandes grupos de pessoas, independente delas gostarem ou terem experiência com boardgames. É um jogo de grande interação, mas sem chegar ao típico fura-olho que pode irritar certas pessoas e desentender o grupo. Não é o tipo de jogo que sua esposa vai te ameaçar em dormir no sofá.
A qualidade do jogo são pontos fortes e extremamente positivos. É o tipo de jogo que você sente orgulho de ter na coleção e levar para uma mesa em uma festa ou encontro. Mas ao mesmo tempo temos confiança na durabilidade dele, na sua robustez. Você percebe que os componentes podem cair no chão ou serem atingidos pelos tiros ou disco de movimento sem maiores danos.
A arte do jogo é belíssima... Caixas, edifícios, peças e os tokens são muito bonitos e foram cenários muito bacanas.
É um jogo bem temático, com mecânicas simples, mas que combinam muito bem com a proposta do jogo. Da para se sentir um cowboy em um tiroteio, a tensão do duelo ou a urgência de salvar a testemunha. Mas para isto, é fundamental que o grupo esteja animado, trocando farpas, atuando e imersos no espirito do jogo. Não é um jogo desafiador ou de alta concentração.
Por ser um lançamento deste ano e ter esgotado na pré-venda, é um jogo literalmente “caçado” mundialmente, atingindo valores de $80 no marketplace do BGG ou quase $100 na Amazon. No momento é um jogo difícil de conseguir e com um custo benefício baixo. Mas em breve, com as novas reimpressões, ele deve voltar a ter um preço mais acessível. Pense que em um futuro breve, ele poderá ser uma bela aquisição ao seu portfólio pessoal. Este não sairá fácil da minha coleção.
Para quem se interessar por jogos de destreza, e particularmente pelos de "petelecos", talvez a opção mais fácil de importar seja o Rampage (resenha pelo TTZO aqui). Outras opções divertidas são o PitchCar ou o Caveman Curling (resenha pelo TTZO aqui), só que estes são jogos um pouco mais complicados de conseguir.
Caso gostem da resenha, por gentileza, não deixem de se inscrever no canal TTZO aqui na Ludopédia, no topo desta página. Fica o convite para prestigiar nossa página: https://www.facebook.com/canalttzo. Muito obrigado e até a próxima resenha.