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  3. Caverna: The Cave Farmers
  4. Caverna e a dificuldade de um Remake

Caverna e a dificuldade de um Remake

Caverna: The Cave Farmers
  • avatar
    berrolder15/09/20 14:00
    avatar
    berrolder
    15/09/20 14:00
    280 mensagens MD

    Não briguem comigo. Sim, vou começar esse texto pisando em ovos. Em 2007 a obra mais importante de Uwe Rosemberg, e provavelmente uma das mais importantes de todos os tempos para os Board Games, veio a público. Agrícola foi uma revolução no jeito de enxergar os jogos de tabuleiro e sua influência sobre dezenas de jogos que vieram após ele é facilmente perceptível.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a14cc_a4ti0a.jpg
    (Edição Revisada de Agrícola, lançada no Brasil pela Devir.)



    A fazendinha virou visita obrigatória para todo jogador que curte os chamados "euro games". Contudo, se um jogo teve esse sucesso estrondoso de público e crítica, por que refazê-lo? E ainda, como fica a aceitação do público quando alteramos uma obra tão querida?

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/c51e9_a4ti0a.jpg
    (É bonita a fazendinha, não é?)

    Readaptar obras costuma sempre dividir opinião. Planeta dos Macacos, Robocop, Duna (coming soon), adaptações de quadrinhos para o cinema, tudo isso sempre é motivo para muita discussão e também de rejeição. Nos Board Games não foi diferente, mas quero com esse texto mostrar que essa adaptação pode não ser um problema e que você, caro leitor, pode gostar dos dois!

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4ea1f_a4ti0a.jpeg
    (Pra que escolher um só?)



    Datado de 2013, Caverna foi publicado 6 anos após o seu antecessor para alterar algumas coisas (e matar alguns fãs de raiva) em Agrícola e apresentar uma nova experiência no universo das fazendinhas de Uwe Rosemberg. 

    Em Caverna, cada jogador assume o gerenciamento de uma família de anões que precisam dividir sua atenção entre aprimorar as Cavernas onde vivem e o cultivo do campo para seu sustento. As semelhanças com seu antecessor são muitas, o sistema de alocação de trabalhadores e as novas ações que aparecem a cada rodada, o plantio e até os animais são os mesmos com exceção de alguns exclusivos de caverna. É tão parecido que o manual de Caverna vem com textos como “Se você sabe jogar Agrícola, pule este item”.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5dde4_a4ti0a.jpeg
    (Em Caverna, podemos colocar cachorros pra tomar conta das ovelhas)

    Os jogadores se revezam em turnos, cada um aloca um de seus trabalhadores em um espaço de ação e executa o que o espaço indica. Em geral, ações muito simples como receber madeira, pedras, animais etc. Aqui há algumas novidades como a mineração e exploração da Caverna, que aumenta o tamanho da mesma e traz recursos como minério e Rubis (que são uma espécie de coringa no jogo).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/6b004_a4ti0a.jpeg
    (Minérios e Rubis, a produção é caprichada!)



    O minério é usado na fabricação de armas para os anões. Se a plantação e os animais não estão sendo suficiente para o sustento, os anões saem armados para conquistar na base do tapa os recursos necessários para sobreviver.

    A gestão dos recursos ao contrário do seu antecessor é mais branda, e talvez essa seja a principal crítica ao jogo. Caverna dá tanta liberdade ao jogador que acaba tornando mais fácil o gameplay, por exemplo, na questão da alimentação que no Agrícola é uma grande pedra no sapato.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/78e8b_a4ti0a.jpeg
    (Caverna tem os Jumentos, que podemos guardar nas minas)

    Outra diferença muito importante em relação ao seu antecessor é a ausência das cartas. Agrícola tinha em suas cartas a maior fonte de rejogabilidade (e também de críticas). Em Caverna não há cartas, elas foram "substituídas" pelo tiles de aprimoramento das cavernas. Todas essas melhorias ficam disponíveis para todos os jogadores desde o início do jogo em uma espécie de mercado, tornando o Caverna um jogo em que todas as informações são públicas. E é aqui que começa a confusão.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/7c079_a4ti0a.jpeg
    (As salas que podemos comprar para melhorar as cavernas.)

    Para muitos, o fato de ser muito apertado e a quantidade massiva de cartas do Agrícola eram o grande diferencial do jogo e tudo isso simplesmente não existe em Caverna. Em contrapartida, Caverna é um jogo que pode ser levado com muito mais leveza e dá, pelo menos ao meu ver, uma sensação de que as coisas estão progredindo sempre, mesmo que não o suficiente para a vitória. É como se a sensação fosse de que "Olha, estou melhorando!" enquanto que em Agrícola ela é mais "Socorro, que diabos eu estou fazendo?". 

    Dito tudo isso é importante dizer que "Socorro, que diabos eu estou fazendo?" também é uma sensação muito boa no mundo dos board games! Sobretudo para quem curte a sensação boa que o desafio trás. Agrícola é e sempre será um jogo fantástico, certamente entre os meus 15 jogos favoritos de todos os tempos. 

    Acontece que nem todo mundo curte a sensação de estar se dando mal, e Caverna é mais "feels good" nesse sentido. Nem de longe é um jogo fácil, um jogador experiente ainda tem muita chance de massacrar o novato, mas,  ao meu ver Caverna é mais o tipo de jogo que te incentiva a continuar em vez de apontar o dedo na sua cara. Fazendo um Crossover aqui com Vital Lacerda, Agrícola seria a Sandra brava e Caverna é a Sandra boazinha.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/24ce7_a4ti0a.jpeg
    (E tem expansão top!)

    Concluindo minha defesa do Caverna preciso citar sua ótima expansão The Forgotten Folk. Na caixa somos apresentados às 8 facções que dão poderes variáveis aos jogadores. Cada um deles tem fraquezas e virtudes únicas dando um boost no sensacional jogo base. Além das facções novos vegetais (cogumelos e GemFruit)  e novas melhorias das Cavernas também são adicionados ao jogo.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a11a2_a4ti0a.jpeg
    (As GemFruit e os cogumelos, uma pena que não são de madeira.)

    As novas melhorias entram ou não na partida baseadas em quais facções estão em jogo, dando também uma espécie de setup mais variável. Se você ainda não conhece, vale muito a pena experimentar, é com certeza uma das melhores expansões que já joguei.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/10918_a4ti0a.jpeg
    (As 8 facções da expansão)



    Por fim, Agrícola ou Caverna,  não importa. O importante é tirar da estante e levar para a mesa.

    E você, vai de Agrícola ou Caverna? Conta ai pra gente!

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    Comentários:

  • Phil
    29 mensagens MD
    avatar
    Phil15/09/20 15:05
    Phil » 15/09/20 15:05

    So me deixou com mais vontade ainda de conhecer Caverna! Otimo texto Coelho!

    4
  • Arthuzaço
    214 mensagens MD
    avatar
    Arthuzaço15/09/20 15:13
    Arthuzaço » 15/09/20 15:13

    Aumentando ainda mais a polêmica, eu faria uma releitura do título do seu texto de "Caverna e a dificuldade de um Remake" para "Caverna e a dificuldade de um Reprint"... :P
    É um jogaço, tenho uma cópia dele em casa, mas reconheço que pela demanda do mercado esse precisaria urgentemente de uma nova tiragem. Espero que venha em breve e (com as bençãos de Sleeve Jobs) com a versão PTBR da expansão!!! 
    Ademais, parabéns pelo texto!!!  

    5
  • cleitonpoa
    376 mensagens MD
    avatar
    cleitonpoa15/09/20 15:16
    cleitonpoa » 15/09/20 15:16

    Eu nunca entendi essa "lenda" da dificuldade de alimentar os trabalhadores no Agrícola. Já joguei muitas partidas e hoje uso ele como gateway (sem as cartas) de tão simples que é a mecânica do jogo. Não me lembro de alguém ter pego carta de pobreza por falta de alimentação,  pois se faltar comida, além de poder assar animais até os cereais crus podem ser comidos! 

    10
  • bobspeaker
    113 mensagens MD
    avatar
    bobspeaker15/09/20 15:25
    bobspeaker » 15/09/20 15:25

    Sabe, esse pra mim é tanto faz, eu jogo os dois sem problemas, o que tiver mais afim na hora eu jogo ou se tiver algum amigo querendo conhecer um ou outro, o que vier a mesa é bem vindo.

    1
  • Isquedo
    586 mensagens MD
    avatar
    Isquedo15/09/20 15:58
    Isquedo » 15/09/20 15:58

    Adorei o artigo. Tenho os dois na coleção e não abro mão. Parabéns Rafael Coelho!

    2
  • mario_junior
    200 mensagens MD
    avatar
    mario_junior15/09/20 16:56
    mario_junior » 15/09/20 16:56

    cleitonpoa::Eu nunca entendi essa "lenda" da dificuldade de alimentar os trabalhadores no Agrícola. Já joguei muitas partidas e hoje uso ele como gateway (sem as cartas) de tão simples que é a mecânica do jogo. Não me lembro de alguém ter pego carta de pobreza por falta de alimentação,  pois se faltar comida, além de poder assar animais até os cereais crus podem ser comidos! 

    Tambem nunca vi alguém que acabou mendigando no Agricola. Mas é verdade que a alimentação no Agricola acaba exigindo muito esforço, e por consequência, menos opções para desenvolver  sua fazenda. Nesse aspecto, Caverna passa uma sensação de desenvolvimento maior, justamente por exigir menos na alimentação.
    Gosto muito dos dois, mas Agricola me impactou mais, em razao de tê-lo conhecido primeiro. Como possuem muitas semelhanças, quando conheci o Caverna, apesar de ter gostado muito da experiência, não foi o mesmo impacto.
    No fim, acho ambos excelentes. Parabéns pelo texto.

    3
  • DinnoSans
    219 mensagens MD
    avatar
    DinnoSans15/09/20 18:15
    DinnoSans » 15/09/20 18:15

    Texto muito bom!!! E imagino que os jogos também sejam... pelo menos o Caverna. Já tive o Agricola e bate até dor no peito de ter desfeito da edição revisada. Eu curtia muito.

    O Caverna sempre me pareceu mais confuso por esse jogo todo aberto, pelo menos numa primeira partida, o que me afastou um pouco de conhecê-lo. Certamente na próxima oportunidade eu tentarei jogar!

    2
  • fagvalo
    97 mensagens MD
    avatar
    fagvalo15/09/20 18:23
    fagvalo » 15/09/20 18:23

    Ótimo texto! E ótimos jogos! Agricola é meu jogo favorito - mas o Caverna com a expansão é sensacional e não está muito longe.

    1
  • crdpa
    800 mensagens MD
    avatar
    crdpa15/09/20 20:13
    crdpa » 15/09/20 20:13

    cleitonpoa::Eu nunca entendi essa "lenda" da dificuldade de alimentar os trabalhadores no Agrícola. Já joguei muitas partidas e hoje uso ele como gateway (sem as cartas) de tão simples que é a mecânica do jogo. Não me lembro de alguém ter pego carta de pobreza por falta de alimentação,  pois se faltar comida, além de poder assar animais até os cereais crus podem ser comidos! 

    Com o tempo cheguei a conclusão que a dificuldade não é porque é difícil alimentar, pois pra alimentar basta ir nos espaços de pegar comida.
    A dificuldade está em não se preocupar mais em alimentar pra poder focar em outras coisas. Ter uma máquina de alimentação eficiente, principalmente antes do seu oponente, exige esforço. Antes disso você fica bem limitado.
    Aí o povo meio que confunde uma coisa com a outra.

    7
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