Valeria, um reino antes pacífico, está sendo atacado por mortos-vivos, cubos gelatinosos e outros monstros ameaçadores. Você, um dos Duques do reino, precisa provar para o Rei que tem tudo para ser o novo comandante. Sem um herdeiro, resta a você trazer a paz de volta a Valeria.
Para se provar digno, você deve ganhar o apoio dos cidadãos, expandir seus domínios e enfrentar os monstros que aterrorizam o reino.
Antes de falarmos de como conquistar tudo isso, temos que fazer um raio x do jogo.
Você precisa de recursos para realizar qualquer ação, e são 3 tipos: moedas, força e magia. Moedas servem para comprar cartas de cidadão e domínio, força para derrotar os monstros, e magia para derrotar monstros e também como coringa de moedas e força. E não assuste, você ganha muito recurso, não é por acaso que possui os tokens de multiplicador, você realmente vai usá-los. Além deles, o jogo possui marcadores de ponto de vitória, que alguns Domínios podem te dar.

Sobre as cartas, existem 4 tipos: cidadãos, domínios, monstros e duques.
Cidadãos te darão recursos ao longo do jogo, e eles também te dão papéis que servirão para conquistar domínios e para pontuação dos duques. Veja o esquema abaixo:
O Número de Ativação dará recursos, o Papel do Cidadão é pré-requisito para domínios e pontuação dos duques. O Poder no Turno Ativo é o que você ganha se sair o Número de Ativação no seu próprio turno e o Poder Fora do Turno é o que você ganha guando sair o Número de Ativação na vez de outro jogador.
Domínios são cartas que além de moedas, você necessita de cidadãos que desenvolvam os papéis necessários para conquistá-las. Elas darão recompensas imediatas ou de uso contínuo com algum pré-requisito, além de pontos de vitória.
Combinação de cidadãos é o Papel do Cidadão que você tem que ter para comprar essa carta.
Os monstros você enfrenta paga ganhar recursos ou cartas e também pontos de vitória ao fim da partida. Existem diversos tipos de monstros, e níveis de dificuldade para derrotá-los, que variam pela sua força e magia.
Força é o tanto de marcador de Força que você descarta para derrotar o monstro, A área do monstro é útil para o último nível daquele monstro, você ganha recompensas de acordo com a quantidade de monstros daquela área enfrentados. O tipo de monstro é importante para pontuação de um Duque.
Os duques são as cartas de pontuação no fim da partida. Você ganha pontos pela soma de todos os recursos que coletou (moeda, força e magia), a única informação que varia é por quanto vai multiplicar o total, por 2, 3, ou 4. Alguns pontuam são pelos papéis nas cartas de cidadão e domínio que conquistou (sim, os símbolos nos domínios também contam) como nos 7 exemplos abaixo.
Por exemplo, O Waryn te dá 1 ponto por símbolo de trabalhador nas cartas de domínio e cidadão e 2 pontos por símbolo de profano nas cartas de domínio e cidadão. O Elysium, te dá um ponto para cada símbolo, não importa qual.
Esses três acima já são diferentes, a pontuação deles é por tipo de carta que você coletou durante o jogo, o Reese dá 1 ponto por cada carta de cidadão, monstro e domínio, o Cornelius dá 3 pontos por cada carta de domínio (além dos pontos que elas também dão) e o Hrothgar dá 2 pontos por cada carta de monstro e um ponto por cada monstro Titan.
Agora que já entendeu como as cartas funcionam e pra quê serve os recursos, vamos para como funciona o jogo.
No início da partida você recebe 2 duques e escolhe um para representar e pontuar no fim da partida. Distribua um Camponês e um Cavaleiro inicial para cada jogador, 2 moedas e 1 de magia. Disponha ao centro da mesa 5 tipos de monstros de áreas diferentes, os cidadãos em ordem numérica, existem 2 de cada (menos do número 5 e 6), escolha um de cada número. Os domínios formam 5 montes com 3 em cada um, coloque o primeiro de cada monte virado para cima. Separe as cartas de Exaurido de acordo com o número de jogadores e pronto!
No seu turno, você rola 2 dados. Você usa o resultado deles separados e também a soma. Por exemplo, se o resultado foi um 5 e um 6, você ganha os recursos de cada carta de cidadão que possuir 5, 6 e da soma, 11. Se você não possuir nenhum dos 3 números, você pode pegar 1 recurso à sua escolha. Lembra que todos os outros jogadores que possuírem os números ganham recursos também, mas do Poder Fora do Turno.
Depois que todos receberem os recursos, hora de gastá-los. Você pode fazer 2 das 4 ações seguintes:
- contratar um cidadão, pagando os custos em moedas,
- derrotar uma criatura, usando força e magia,
- construir um domínio, pagando o custo em moedas e tendo os cidadãos com os papéis necessários,
- pegar um recurso à sua escolha.
Quando uma pilha de cartas chegar ao fim, coloque uma carta de exaurido. Quando essa pilha chegar ao fim, a partida termina. Todos jogam até terem o mesmo número de rodadas e então a pontuação final é feita.
Outra forma de dar o fim de jogo é se todas as pilhas de monstro ou domínio acabarem.
A pontuação é feita através das fichas de pontos de vitória que ganhou, as cartas de domínio e o seu Duque. O jogador com a maior pontuação será coroado o novo comandante de Valeria!
Os recursos no começo da partida podem parecer escassos, mas conforme for adquirindo mais cidadãos mais recursos você ganha e no meio da partida já estará usando os multiplicadores.
Eu sou fã desse jogo, adoro um Deckbuilding com gestão de recursos e acho é bem equilibrado. Acho sim que tem Duque que é melhor que o outro, mas não chega a ser um problema que me incomoda tanto.
E você, já jogou Valeria? Me conta se curtiu e se tem alguma observação sobre o jogo!!
Siga o canal na Ludopedia: Explica Carol
Instagram: @explicacarol
Podcast: Sei Nada Desse Trem