11 de maio de 2020, um dia aguardado por todos, o dia que chegou o Gloomhaven! O jogo tão falado, aclamado por todos, número 1 do BGG, pesa 10kg!!!! Todo anúncio exaltava isso. Você carrega aquela caixa e sente o peso dela, não só o literal. É realmente um jogo completo.
Hora de abrir a caixa. Nu (no bom mineirês), é componente demais!!!!
Foram uns 20 minutos só destacando os componentes. Agora é organizar tudo para jogar. Calma, vamos sleevar algumas cartas. Mais 40 minutos se foram. Vamos jogar!! Anda logo!!
Abrir a caixa do personagem é uma emoção única. O que será que vem? Primeiro a miniatura, que foda! Depois a caixa com as cartas, que vem com as cartas de ação, carta de modificadores, e uma ficha do personagem. Seu personagem inicia no nível 1 e pode chegar até o nível 9. Cada nível que subir você ganha novas cartas e vantagens. Me senti em uma partida de RPG.
Miniaturas iniciais já pintadas!
Agora é ler o manual, assistir vídeos para tirar dúvidas. Mais 1 hora e meia. Um dia consigo jogar.
Pronto, todos os jogadores pararam de babar nos seus personagens, hora de preparar o primeiro cenário. Agora sim. Vamos começar. Cada personagem recebe um objetivo de vida, algo que deseja muito para a tão sonhada aposentadoria. Ninguém quer ser mercenário para o resto da vida.
Primeiro, você precisa entender seu objetivo. Cada cenário tem um. Além disso, você receberá objetivos pessoais de batalha. Eles irão te dar um ou dois marcadores de verificação se conseguir cumprir com sucesso. Você recebe duas cartas e tem que escolher ficar com uma. Pronto. Agora é se posicionar e começar as rodadas. No começo de cada rodada cada jogador escolhe duas cartas de ação. Essas cartas são divididas em duas ações e tem um número no meio, a sua iniciativa. Você vai escolher uma delas para ser o seu número naquela rodada. Não importa qual ação está nela. Depois que todos escolheram, elas são reveladas, e as iniciativas das criaturas presentes no cenário também. Quem tem o menor número começa. Você vai escolher uma ação superior de uma carta e uma ação inferior da outra carta. Fez suas 2 ações, passa para a próxima iniciativa, e assim vai até acabar a rodada.
Carta de Ação
Mas quais ações posso fazer? Se prepara para a lista: mover, saltar, atacar, curar, saquear, destruir obstáculos e armadilhas, construir armadilhas, invocar aliados, retaliar, ativar escudos, aplicar condições, infundir elementais e ganhar experiência.
Atacar é o que você mais vai querer fazer, eliminar criaturas é o principal do jogo. Além da sua carta de ação, itens podem aumentar seu ataque, e você sempre abre cartas de modificadores para somar a quantidade de dano que você conseguiu dar naquela criatura alvo. Mas as criaturas também atacam, também tem o turno delas, e elas também tem modificadores. Eles podem aumentar, diminuir, multiplicar e até mesmo anular um ataque. Sim, nem tudo são flores.
Modificadores dos jogadores e alguns componentes
Objetivo do cenário foi cumprido? Não? Então vamos continuar. Uma porta à frente, ao abrir com certeza não aparecerão gatinhos fofinhos. Mais criaturas, mas olha, um baú de tesouro. Existe esperança nesse mundo confuso. Baús podem ser saqueados através da ação saquear, ou se você terminar o seu turno no mesmo hexágono que ele se encontra. O mesmo com moedas. Eu falei das moedas? Então, alguns cenários terão moedas espalhadas pelo chão (algumas criaturas não ligam para elas) e quando você elimina uma criatura, ela deixa uma moeda no local que morreu. E pra que diabos servem as moedas? Para comprar itens (você pode se equipar com armaduras, capacetes, armas, poções, botas), melhorar suas cartas de ação, e ainda doar para o Santuário do Grande Carvalho (uma fezinha é importante). Mas vamos voltar para os baús. Eles podem liberar diversas coisas, no final do livro de cenários tem a lista, você olha no cenário qual o número do baú e corre lá no final para ver o que ganhou, mas sem dar muito spoiler, nem todo baú é gratificante.
Ufa, se você já leu até aqui imagino que deve estar empolgado para jogar. Eu ainda não falei metade do que rola no jogo. Um jogo de 10kg não pode ter um review pequeno.
Voltando então, objetivo de cenário cumprido, hora de ver o que ganhou! Pode ter liberado novos cenários, ganhado ouro, pontos de experiência, conquistas globais e de grupo, são vários benefícios!
Agora é escolher ou ir para o próximo cenário ou ir para Gloomhaven. É lá que a magia acontece, todo dinheiro e experiência que ganhou só podem ser usufruídos lá. Se ganhou experiência o suficiente para subir de nível, é pra lá que tem que ir. Se quer comprar novo itens ou melhorar suas cartas, também é lá que tem que estar. Mesmo se um cenário é vinculado a outro, você sempre pode ir para Gloomhaven entre eles para se preparar para a próxima aventura. Além das duas ações citadas, você ainda pode trocar de personagem, caso tenha enjoado do seu, deve aposentar, caso tenha cumprido seu objetivo de vida e então pegar um novo personagem, pode ganhar vantagens específicas do seu personagem e pode doar para o Santuário, que vai aumentar seu nível de prosperidade (falei que faltava muita coisa para ser dita).
A medida que o nível de prosperidade da cidade aumenta, novos itens são desbloqueados para compra, além disso, os novos personagens que entrarem, vão iniciar no mesmo nível que a quantidade de prosperidade (ou inferior se preferir). Acho melhor dar um exemplo: se a prosperidade da cidade está nível 4, quem iniciar um novo personagem irá começá-lo no nível 4, entendeu?
As vantagens você ganha quando sobe de nível ou quando completa um conjunto de 3 marcadores de verificação. Elas vão trazer nada além de benefícios para você. Pode ser melhorar seu baralho de modificadores ou prevenir efeitos negativos de cenários e itens.
Além de tudo isso, quando chega em Gloomhaven, você pode ler uma carta de cidade, que te dará sempre duas opções. E o que acho maravilhoso, a parte de interpretação do seu grupo entra aí. Suas ações são direcionadas de acordo com a característica do grupo. E essas cartas podem trazer coisas boas ou ruins, depende da sua escolha. E sempre que sair de Gloomhaven para um novo cenário você tem que pegar uma carta de estrada, que funciona da mesma forma que as cartas de cidade. O baralho começa com 30 cartas cada, e desbloquear e aposentar personagens acrescenta novas cartas. Algumas voltam para o fundo do baralho, outras são retiradas completamente do jogo.
No jogo ainda tem alguns envelopes misteriosos que você desbloqueia em cenários, aposentando personagens ou completando algumas condições especiais. Tem também o Livro de Registro da Cidade, que você abre quando o primeiro personagem aposenta. Se eu falar mais, será muito spoiler!
Nós somos 4 jogadores, depois de mais de dois meses jogando e quase 30 cenários cumpridos com sucesso (não falhamos nenhuma vez), posso dizer o tanto que estou encantada com esse jogo. Como todo jogo de campanha, cooperativo, às vezes você fica frustrado que as coisas não acontecem como você gostaria, mas é a vida. Você engole e segue o jogo.
Pronto, acho que isso resume bem o que acontece no jogo. Claro, muitas dúvidas surgem no meio do caminho, jogamos os primeiros cenários com um ou outro detalhe errado, mas nada que interferiu tanto na partida. Sugiro pegarem um FAQ que tem aqui nos arquivos da Ludopedia, ele ajuda demais nas dúvidas que podem surgir.