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  3. Fireteam Zero
  4. Fireteam Zero BATENDO DE KINA

Fireteam Zero BATENDO DE KINA

Fireteam Zero
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    Rimor10/09/20 07:00
    avatar
    Rimor
    10/09/20 07:00
    1184 mensagens MD

    Cada jogo um reino diferente! Vamos conhecer esse aqui?

     Fireteam Zero é um jogo cooperativo para até quatro jogadores, que devem cortar um caminho através de um enxame interminável de monstros mortais, a fim de descobrir e derrotar o mal supremo por trás deles. Cada jogador possui um conjunto de habilidades de combate brutal que são representados por um baralho de cartas exclusivas para esse personagem. Jogue cartas para devastar as criaturas em seu caminho e ajudar seus companheiros de equipe a sobreviver aos ataques. A batalha é travada em três mapas de dificuldade crescente, cada um trazendo mais e mais árduos inimigos do que o último. Os jogadores têm de procurar e completar os objetivos da missão, a fim de progredir e trazê-los a um passo do confronto final.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1f8fd_x1n5wt.jpg









                      Vamos descer a ponte levadiça e adentrar mais esse jogo? As palavras chave aqui são ação, posicionamento estratégico, e trabalho em equipe. Artefatos que são ativados em grandes eventos sangrentos (você quis dizer Guerra mundial) são despertados e cabe a essa divisão especial lidar com as aberrações e monstruosidades para conter/selar/destruir essas relíquias dantescas.
                         Muito do jogo vem de seu apelo visual através das boas e velhas miniaturas (que dão show), mas os personagens e a narrativa presente, seja na introdução geral do manual, seja no livro de missões, capturam o jogador em termos de imersão. Você passará por 3 operações divididas em 3 partes, e não entenda esse “passará” da forma errada, acho que devemos incluir na verdade que você “tentará passar”, pois esse é daqueles cooperativos com dificuldade média/alta que em sua segunda metade vai pra alta/bem alta mesmo hehe.  Ficar dando “retry” que chama né?

                     Cada mapa tem 12 pontos de aparecimento de criaturas (sorteados com 1 dado de 12 lados, e objetivos espalhados(cartas de descobertas), embaralhados juntos com outras cartas(cartas de eventos que te ajudam ou te fazem cuspir sangue longe), as quais serão reveladas em certos pontos do mapa, dando andamento na missão ou te desesperando porque você está tendo que olhar todas até achar as necessárias! :P



                       Você lidará com um gerenciamento duplo de jogar as cartas da sua mão, para conseguir uma soma de dados que quer rolar. Se quero rolar 4 dados, jogo essas 2 cartas aqui, que resolvem 2 dados cada. Isso tentando calcular uma margem que te dê garantia que vai matar o inimigo. Essas cartas da sua mão, entretanto, também são tua resistência/pontos de vida. Daí quando for receber ataques dos algozes irá sofrer dano nas cartas remanescentes. Por um lado isso leva a um gerenciamento curioso, por outro pode gerar algum ruído ou até mesmo incômodo, que falaremos mais adiante. Felizmente há uma moeda de metal (muito bonita por sinal) que inicia face up e pode ser virada para baixo garantindo um “revive” para o primeiro que cair do grupo.

                           O sistema de dano do jogo é muito interessante, você tem dano corporal, de projétil, e explosivo. Eles estão distribuídos nos dados de 6 lados, sendo que o corporal é mais “dano certo” em termos de probabilidade, estando presente em 4 lados batendo 1, 1 batendo 2, e 1 batendo de kina... opa! Na verdade esse “1 lado” é de erro/miss :P, o projétil tem 1 lado acertando 1 tiro, 3 lados acertando 2 tiros, e 2 miss, já o explosivo tem 50% de miss (3 lados dos 6) mas tem os demais lados acertando 1, 2 ou até 3 de dano. É óbvio que não é apenas para o jogador pensar se vai ser mais ou menos risk taker em relação a essa matemática descrita acima, o que conta bastante é que corporal é (claro!) apenas para perto, e projétil + explosivo são para longe, sendo este último com dano meio 8 ou 80 porém causado em todos os alvos de uma mesma zona/casa do mapa.



                     Você contará com 4 diferentes personagens (sendo um deles disponível em versão feminina também), 3 deles são especializados em 1 dos 3 tipos de dano, e o líder é quase um “faz-tudo” guardando as devidas proporções. Sem falar dos 2 auxiliares um que otimiza os ataques através de rerolagens, e outro que te ajuda a vasculhar os pontos de interesse para sobrarem mais ações para movimentar e atacar. Antes de irmos pros pontos altos e baixos, cabe dizer que o jogo tem bastante porte em termos de componentes, cartas, tiles/tokens e miniaturas:









    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/98f2c_x1n5wt.png


    No que o FIRETEAM zero “bate forte”?


                  As flechas do jogo acertam bem seus alvos em pelo menos 5 pontos diferentes, vamos a eles! A ambientação/narrativa é muito bem feita. Durante a partida ela vai ficar relativamente secundária. Mas o briefing de cada missão, as descrições dos personagens e uma trilha sonora que vem em cd (acho que dá pra ver na imagem acima, na parte central superior da imagem, num envelope preto) garantem que não é mero detalhe ou cuidado em excesso dos makers do jogo. É simplesmente esmero de uma excelente produção. Vale dizer que tem os arquivos em mp3 aqui na ludopedia.


                    Encontramos no jogo uma boa variação de build de personagens. Depois de jogar algumas vezes você vê que tem cartas 5 estrelas pra escolher em detrimento de outras, até porque algumas skills são versões não tão fortes de outras. Como o jogo é difícil, e via de regra ninguém está a passeio, isso vai deixar algumas cartas mais sendo postas de lado do que utilizadas/escolhidas. Porém ao progredir para o segundo mapa e o terceiro de cada operação você garante mais habilidades daí dá pra olhar pra mais algumas que não são escolhidas sempre. Para não passar a vez e ficar apenas aguardando a volta você pode usar algumas cartas como reação, e isso é interessante em termos de mecânica, fora ser bom pra manter todos ligados na partida.  
     

                 Tipos de terrenos também contam muito. Alguns são mais difíceis de passar (mais gasto de movimento), alguns oferecem cobertura/abrigo reduzindo os ataques sofridos, outros fornecem posição elevada melhorando os teus ataques. E não podemos deixar de falar da progressão de “videogame”. As operações tem 1 inimigo na primeira parte, depois trazem o fortão daquele time de monstros, depois você enfrentará os 2 tipos novamente e a boss fight que encerra a terceira parte e claro, a operação como um todo. Fora isso os personagens tem uma carta com um “mega especial”(resposta tática) que é estilo digamos... “limpa tela” e quase não dá pra ver isso sem comparar com jogos digitais estilo beat um up, ou comparando mais precisamente um summon ou mega magia de final fantasy tatics/ tatics ogre ou jogos do tipo. E não vamos passar sem pôr as miniaturas em destaque, o jogo simplesmente faz um servição nesse quesito:









    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/2600a_x1n5wt.jpg


    No que o FIRETEAM zero “bate de kina”?


                Vamos detalhar o que pesou mais que armadura completa, e em nossa modesta opinião não é pouca coisa. Sem esquecer as coisas bacanas que falamos acima. O jogo é meio 50/50 se for pra ser mais crítico. Há uma dose considerável de repetitividade nos mapas. São 8 tiles de setor e todos os 9 mapas são 2x2, então tem missão que é uma repetição com 2 ou 3 tiles girados 90º ou 180º em comparação com a forma que foram usados antes. O bestiário é pequeno, cada operação (com 3 partes) te põe contra um time de 3 inimigos mas que são simplesmente o básico, o forte e o único(boss), lembrando que na primeira parte você estará lutando contra um único monstro “all day long”. A solução pra isso é um monster track/trilha de ameaça que fora ser clock da partida, trás novas skills podendo vir 4 por partida (de um total de 8), mas sincera e esteticamente,  eu preferia enfrentar mais inimigos diferentes.


                     O que pesa mais do que qualquer outra coisa é o fator que chamaremos de fator contra-intuitivo. Aqui os mais fãs podem dizer que tudo faz parte da estratégia e da forma de jogar o jogo. Mas é um lance beeeem "ame ou odeie" entendem? Existem 2 pontos que tropeçam um pouco na modesta opinião deste kina que vos fala, o primeiro é em relação aos surgimentos... Por vezes é melhor não eliminar as criaturas por saber onde elas estão, visto que matá-las pode fazer com que surjam super perto de você (após rolar o d12 na fase de reaparecimento), o que praticamente cancela teu serviço rapidamente... parece até que o bicho reviveu! Também vai acontecer com mais frequência do que você gostaria, que o surgimento seja perto de outro personagem que já estava lidando com outro algoz e aí passa a ficar cercado e propenso a morrer.

                     Isso leva a outra questão, como seus pontos de vida também são as cartas que você usa, por vezes calcula-se e é percebido que se gastar, digamos 3 cartas da mão, para detonar alguém, você ficará com poucas cartas para agüentar o turno dos inimigos. É possível fazer um meio termo e buscar gastar menos cartas, mas o jogador pode se enforcar no resultado da rolagem (menos cartas = menos dados rolados) e pode acabar sendo pior do que gastar mais cartas. Aí vem a parte onde você calcula que (por exemplo) cada inimigo em média te arranca 2 cartas(muitas vezes), se não tiver gasto nenhuma carta, ok você não atacou  mas receberá digamos 2 ataques, perderá 4 cartas e ficará de pé, aguardando reposição da mão no próximo turno dos jogadores... a mão cheia é de 5 cartas, você cairia se tomasse 6 de dano. Então a menos que você queira vasculhar, daí precisará da casa/setor limpo pra isso, pode ser mais interessante não matar nenhum monstro.


                   Então peraí, pode ser melhor não matar os inimigos por pelo menos 2 motivos diferentes(surgimentos e aguentar os ataques que ele vão te fazer)??? É ISSO MESMO? pois é caro(a) companheiro(a) de cavalaria. É aqui que se dividem os jogadores que vão adorar isso porque é uma quebra na linearidade de matar sempre quantos monstros puder, e os jogadores que vão considerar isso um balde de água fria. Me pergunto se isso faz sentido com o  que o jogo trás em sua descrição de “cortar caminho por um enxame interminável de monstros”, ou ainda o “conjunto de habilidades de combate brutal”do jogador. Não que ele fosse pra ser sobre chacinar monstros, mas frustra entender que jogar defensivo se mostra muitas vezes melhor, mais acertado.
                  Pra finalizar temos a sorte em camadas demais. Não, não era pra ser um desses jogos “zero sorte” (estamos analisando um euro hard? Sabemos que não), mas envolve sorte nos aparecimentos dos monstros, sorte nas rolagens dos ataques (desferidos ou recebidos), sorte nos eventos (que podem inclusive tirar o “revive” disponível para os jogadores, deixando numa situação de “caiu” = acabou a partida), e sorte nas cartas vermelhas de ameaças, pois ao trazer novas skills para os monstros, as vezes fornecem uma build ok dentro da ideia de ser desafiado pela versatilidade dos oponentes, mas as vezes deixam cada monstro cheio das capacidades, tipo uma build absurda (lembrando que sorteia-se 4 em 8 cartas que vão sendo reveladas com o clock do jogo andando). Esses fatores levam ao que consideramos a tal “sorte em camadas demais”.  



    E quanto custa pra explorar esse reino?

                   O jogo está esgotado. Tem uns 3 na ludopedia agora enquanto escrevo, variando de 370 a 420,00. Creio que o meu foi por volta de 350,00 Isso entre começo e meio de 2017, vendendo um semestre depois por se bem me lembro por 280 ou pouco menos... Se ele fosse relançando viria facilmente por 500,00 que eu francamente não daria pelos fatores 50/50 que explicamos no decorrer da postagem, mas se for seu estilo de jogo essa percentagem muda com toda certeza, pois ele tem atrativos decentes.

     EXTRAS/ALGO+

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/1173a_x1n5wt.jpg

                           Para não ficar só nas 3 operações foram lançadas mais 2 (África e Europa) com novos times de inimigos, novos tiles para os mapas, novas cartas para os personagens. Também fizeram um “escalation Pack” pra rechear ainda mais os decks dos personagens e também bombar os monstros com novas cartas de ameaça (não que eles precisem :P), bem como um  hero Pack com o “fireteam delta female” com 6 novas personagens todas mulheres, o que particularmente achei muito legal. Nada disso veio pro Brasil apesar de alguns comentários da MeepleBR que em 2017 (quando trouxe o base) deu certa esperança sem se comprometer muito... A velha chaga das expansões no mercado nacional. Cabe citar que o jogo tem 2 romances, e outros packs mais alternativos, como um randomizador de missões, e um pra implementar modo competitivo, mas são pros fãs extremos, e eles não tem tanta informação disponível, pelo menos na pesquisada que demos para elaborar essa postagem.   


     








    Então por enquanto é isso, até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”! :D 


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    Comentários:

  • victorvader
    61 mensagens MD
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    victorvader10/09/20 13:16
    victorvader » 10/09/20 13:16

    Fireteam fica só nisso: sorte para todas as suas decisões! Acho que foi o jogo que eu joguei com mais fator sorte sem mitigação nenhuma! Tenha uma mão de cartas boas, torça para que o inimigo que você acabou de matar não apareça de novo na sua cara, torça para que o inimigo erre os ataques, torça para que o evento comprado seja o da missão e torça para que os dados lhe forneçam bons resultados! Só faltou você ter que jogar dados para se movimentar.......

    3
  • Rimor
    1184 mensagens MD
    avatar
    Rimor10/09/20 19:56
    Rimor » 10/09/20 19:56

    victorvader::Fireteam fica só nisso: sorte para todas as suas decisões! Acho que foi o jogo que eu joguei com mais fator sorte sem mitigação nenhuma! Tenha uma mão de cartas boas, torça para que o inimigo que você acabou de matar não apareça de novo na sua cara, torça para que o inimigo erre os ataques, torça para que o evento comprado seja o da missão e torça para que os dados lhe forneçam bons resultados! Só faltou você ter que jogar dados para se movimentar.......

    hahahaha pois é, se o movimento não fosse resolvido dentro de um sistema de pontos de ação ia virar cassino de uma vez :D

    1
  • Flaggarz
    32 mensagens MD
    avatar
    Flaggarz11/09/20 11:24
    Flaggarz » 11/09/20 11:24

    me desfiz quase mais rapido desse do que do takenoko 2 decepções
    takenoko é pior jogo que ja joguei na vida, depois vem fire team (decepção total)

    2
  • Hugosan
    878 mensagens MD
    avatar
    Hugosan11/09/20 12:42
    Hugosan » 11/09/20 12:42

    Fireteam Zero é um grande jogo mesmo com as falhas (que como exposto no artigo, podem ser subjetivas). Eu tinha o Gears of War e depois que peguei esse, me desfiz dele porque o Fireteam Zero tem o mesmo estilo de jogo mas melhorado.

    Não concordo com o termo de "zero" mitigação de sorte. Todas as cartas dos jogadores tem 2 utilidades - 1 de ataque e outra de suporte. As funções de suporte ajudam a mitigar o azar. Tem muito, mas muito pensamento estratégico envolvido (será que gasto uma carta e perco 1 ponto de vida pra evitar que um comapanheiro perca 2?) Lembrando também que existe um certo "nível de controle" sobre os spawn points, visto se no espaço onde ele estiver existir algum personagem jogador, o spawn point é inativado.

    7
  • Rimor
    1184 mensagens MD
    avatar
    Rimor11/09/20 15:45
    Rimor » 11/09/20 15:45

    Flaggarz::me desfiz quase mais rapido desse do que do takenoko 2 decepções
    takenoko é pior jogo que ja joguei na vida, depois vem fire team (decepção total)

    Eu entendo que quando o desgosto bate à porta é tenso e tudo mais, mas uma das graças do hobby é ir terminando de adequar a coleção a seu perfil (muitas vezes ele se altera, ou você pode estar sem ele totalmente definido)
    Qual teu top 3 instantâneo, sem parar pra pensar muito? (se quiser comentar) 

    0
  • Rimor
    1184 mensagens MD
    avatar
    Rimor11/09/20 15:48
    Rimor » 11/09/20 15:48

    Hugosan::Fireteam Zero é um grande jogo mesmo com as falhas (que como exposto no artigo, podem ser subjetivas). Eu tinha o Gears of War e depois que peguei esse, me desfiz dele porque o Fireteam Zero tem o mesmo estilo de jogo mas melhorado.

    Não concordo com o termo de "zero" mitigação de sorte. Todas as cartas dos jogadores tem 2 utilidades - 1 de ataque e outra de suporte. As funções de suporte ajudam a mitigar o azar. Tem muito, mas muito pensamento estratégico envolvido (será que gasto uma carta e perco 1 ponto de vida pra evitar que um comapanheiro perca 2?) Lembrando também que existe um certo "nível de controle" sobre os spawn points, visto se no espaço onde ele estiver existir algum personagem jogador, o spawn point é inativado.

    Teve duas coisas que eu ia incluir, que era essa explicação de como segurar/desativar o spawn point de inimigo e a curiosidade de que o manual veio pixelizado pra muita gente no lançamento do jogo, tipo um low res "nervoso" (mas foi feita reposição) 
    Valeu pela contribuição :) 

    0
  • Flaggarz
    32 mensagens MD
    avatar
    Flaggarz11/09/20 18:28
    Flaggarz » 11/09/20 18:28

    Rimor::
    Flaggarz::me desfiz quase mais rapido desse do que do takenoko 2 decepções
    takenoko é pior jogo que ja joguei na vida, depois vem fire team (decepção total)

    Eu entendo que quando o desgosto bate à porta é tenso e tudo mais, mas uma das graças do hobby é ir terminando de adequar a coleção a seu perfil (muitas vezes ele se altera, ou você pode estar sem ele totalmente definido)
    Qual teu top 3 instantâneo, sem parar pra pensar muito? (se quiser comentar) 

    Clans of caledonia, Cidades submersas, castle of burgundy
    Fire team n é um jogo ruim talvez me expressei mal porém me decepcionei Muito mais isso se deve por esperar de mais de um jogo
    ja takenoko n gostei msm o jogo ruim

    1
  • Rimor
    1184 mensagens MD
    avatar
    Rimor11/09/20 21:29
    Rimor » 11/09/20 21:29

    undefined:
    Eu entendo que quando o desgosto bate à porta é tenso e tudo mais, mas uma das graças do hobby é ir terminando de adequar a coleção a seu perfil (muitas vezes ele se altera, ou você pode estar sem ele totalmente definido)

    Qual teu top 3 instantâneo, sem parar pra pensar muito? (se quiser comentar) 

    Clans of caledonia, Cidades submersas, castle of burgundy
    Fire team n é um jogo ruim talvez me expressei mal porém me decepcionei Muito mais isso se deve por esperar de mais de um jogo
    ja takenoko n gostei msm o jogo ruim

    legal, cidades submersas tá muito no meu radar!

    0
  • Flaggarz
    32 mensagens MD
    avatar
    Flaggarz12/09/20 12:23
    Flaggarz » 12/09/20 12:23

    Rimor::
    undefined:
    Eu entendo que quando o desgosto bate à porta é tenso e tudo mais, mas uma das graças do hobby é ir terminando de adequar a coleção a seu perfil (muitas vezes ele se altera, ou você pode estar sem ele totalmente definido)

    Qual teu top 3 instantâneo, sem parar pra pensar muito? (se quiser comentar) 

    Clans of caledonia, Cidades submersas, castle of burgundy
    Fire team n é um jogo ruim talvez me expressei mal porém me decepcionei Muito mais isso se deve por esperar de mais de um jogo
    ja takenoko n gostei msm o jogo ruim

    legal, cidades submersas tá muito no meu radar!

    ve muita mesa por aqui

    1
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