Saudações a todos, faz tanto tempo que não jogo um co-op (um boardgame que seja cooperativo, caso eu não esteja sendo claro o suficiente) que até me esqueci dessa figura que assombra o gênero. O Alpha, aquele jogador que joga por ele e pelo grupo todo.
Independente de boas intenções esse comportamento costuma fazer a partida ser frustrante, pois ninguém gosta de RECEBER ORDENS, pensando nisso decidi pesquisar alguns jogos que conseguem "amenizar" esse comportamento e quais as diretrizes que eles devem ter para que isso dê certo.
O que um jogo precisa para ser "Anti- Alpha"?
Bom, de inicio é necessário observar que o comportamento do alpha se origina no medo de perder, fazendo os jogadores tomarem o dito cujo como um messias salvador. Outro ponto que é mais difícil de perceber é a certeza de um resultado x com a ação correta, ou seja, o alpha sabe que as ações dele são as melhores possíveis, então o jogador acaba ficando sem opção pois não acatar ao que é sugerido soa como egoismo com o grupo.
Então para que um jogo seja blindado contra esse comportamento (que também não é a pior coisa do mundo só é meio chato), ele deve ter as seguintes características.
- Presença de sorte de moderada para alta, os jogos não podem ser muito previsíveis;
- Deve haver a possibilidade do jogador executar escolhas estritamente pessoais, independente das ações em conjunto;
- É preferível ter vários objetivos ao invés de um único, pois a sobrecarga de decisões força o Alpha a abrir mão do controle absoluto;
- Alguma característica dos jogadores deve ser oculta do grupo, pode ser um "role/papel" um objetivo ou uma habilidade;
Jogos em que a presença do Alpha é controlada
Vou citar 3 exemplos de jogos que tem uma presença de alpha controlada, mas espero que vocês me ajudem a ampliar esse lista.
Dungeon Fighter
Esse party game consiste em jogar dados em um alvo, não tem como controlar se o cara vai acerta ou não, depende só do jogador, e mesmo com essa premissa simples ele permite escolhas importantes como qual dado usar e quem deve ficar com qual item, mas isso sempre de forma democrática (ao menos nas minhas mesas né).
Say Bye to the Villains
Jogo de dedução DIFÍCIL PRA C@*&!*% envolve você jogar cartas junto com seus colegas sem dizer que cartas tem para jogar, ou seja, você pode pedir me da uma "força" ai, mas não pode escolher, cabe a cada um tentar colaborar da melhor forma que conseguir para derrotar TODOS os vilões, dificil, mais interessante.
Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas
Aqui temos os objetivos secretos como fator inibidor, mas eu acho que com a variante do dilema do prisioneiro que esse jogo se supera, (claro que ai é só 2 jogadores, mas é valido mesmo assim). Esse jogo também conta com a figura do traidor e dos exilados, algo que apimenta as coisas, se não fosse as crossroads quilométricas que muitas vezes ficam bem fora de contexto esse jogo teria crescido muito mais, porém ainda recomendo, um jogão muto querido.
Por hoje era isso mesmo, grato por ler até aqui.
E claro se tu gostou desse conteúdo e quer conhecer melhor meu trabalho se inscreva no meu canal e me segue nas redes sociais.
Instagram: https://instagram.com/revertherio/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCxupdrj1q3uxSqF00isVFKQ
Facebook: https://www.facebook.com/revertherio/?view_public_for=101397114966033
Dark