Saudações a todos meu nome é Dark (aliás meu nome é Luiz, só bolei esse alter ego porque parecia ser bacana) e tenho um blog e um canal chamados Revertherio. Agora claro tenho um canal na Ludopedia também onde pretendo escrever uns insights e postar uns videos principalmente sobre RPG e Boardgames grandes paixões minhas.
Chega de rasgação de seda, o tema de estreia é "No meu tempo tudo isso era mato..." conheci os Boardgames e a Ludopedia em 2013 quando adquiri meu primeiro Boardgame o Zombicide e o cenário "boardgamistico da época tinha algumas características curiosas pelo que me lembro.
Jogos Populares
Lembro que nem metade dos jogos que temos disponíveis hoje existiam na época, o hobby sofreu um grande "boom" na ultima década, de cabeça lembro que o ranking dos 10 melhores jogos eram (não lembro muito bem quais eram os jogos, mas creio que era mais ou menos isso):
Terra Mystica;
Puerto Rico (uma iguaria que a Grow vendia a preço de banana);
Eldritch Horror;
Caverna - O Misterioso Mundo Subterrâneo;
A Guerra dos Tronos: Board Game (Gostei da serie por causa do jogo);
A Guerra do Anel;
Agricola;
Kemet/
Cyclades (não lembro bem qual deles era mais popular, mas ambos eram "irmãos de nicho");
Lords of Waterdeep;
Pandemic;
Curioso que muitos jogos geravam expectativas enormes mesmo estando longe de serem lançados aqui, destaques para
Twilight Struggle que tinha todo o prestigio de ser o n° 1 da BGG e o
Terra Mystica que era a referencia do que deveria ser boardgame moderno (embora para os neófitos da época como eu o que importava era matar zumbis).
Os influenciadores da época
Youtube já era popular, mas boardgames não muito, ao menos não como tema de um canal. O primeiro canal do tema que eu conheci foi o do
igorknop
era um vídeo sobre
Quarriors! as reviews dele ajudaram a moldar meu gosto nos anos que se seguiram.
JackExplicador já era consolidado também (ver alguém jogar sozinho com aquele entusiasmo era quase surreal) a gameplay de
Nosferatu me vendeu o jogo muito bem.
Tinha um canal menor chamado Lendas Lendárias, gostava também, porém ele parece ter interrompido as atividades a muito tempo, assim como o jogando offline que tinha muito valor de produção e boas análises, mas pararam com os videos.
A comunidade de jogadores
Os usuários participavam bastante e se dedicavam a analisar e discutir regras, conteúdo escrito era bem comum e agradável, como haviam menos jogos no mercado (ao menos no "mercado popular") haviam varias reviews do mesmo jogo. Acredito que o interesse de muitos que começaram a jogar na época passou a ser ter uma coleção de jogos.
Os termos Ameritrasher e Eurogamer (será que eu escrevi isso certo?) já haviam sido popularizados, mas não via ninguém se importar o plano era basicamente ter muitos jogos. Uma peculiaridade que perdura até hoje é o TOC dos jogadores de
Zombicide, pois muitos adotaram os dashboards improvisados de acrílico com "pegs" e tudo mais, mesas impecáveis eram postagens bem comuns.
As empresas do ramo
As empresas que eram tradicionais do ramo como Grow e Estrela passaram anos fingindo que esse Hobby nem existia e que ninguém iria se interessar por algo diferente das versões empobrecidas de
Risk e
Banco Imobiliário e mesmo as outras editoras do ramo como Devir e Conclave e Jambo tinham interesses muito maiores em RPG.
Foi quando ferramentas como Catarse e Kickstarter possibilitaram financiamentos de jogos que a Galapagos começou a trazer jogos menores como
Sim, Mestre das Trevas! que o cenario mudou e mais empresas viram o potencial disso.
Zombicide até hoje da muita grana para Galapagos e graças a ela mostrar que Boardgames dão grana que podemos ver as outras empresas se moverem para trazer jogos para cá como a otima adaptação de
Robinson Crusoe: Aventuras na Ilha Amaldiçoada da Conclave, que inclusive teve um problema de impressão mas eles foram bem bacanas e resolveram tudo rapidinho.
Bom era isso que eu tinha para falar hoje, isso é mais ou menos o que eu lembro, conto com vocês para lembrar mais coisas e me corrigir nos meus equívocos. Fico feliz em ver essa comunidade prosperar tanto e espero que em 2030 eu repita essa postagem falando de como o cenário era em 2020.
Grato por ler até aqui e me segue nas redes sociais, ficarei feliz em te ver por lá.
Instagram: revertherio
Blog:
https://revertherio.blogspot.com/
Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCxupdrj1q3uxSqF00isVFKQ
Facebook:
https://www.facebook.com/revertherio/?view_public_for=101397114966033