"Os astrônomos com uma propriedade muito mais terrível do que poderiam imaginar, chamaram-no de "Plutão". Para mim não há dúvidas de que se trata do sombrio planeta Yuggoth - e estremeço ao pensar sobre o real motivo que teria levado os alienígenas infernais a revelar a existência deste corpo celeste justo agora. Em vão tento assegurar-me de que as criaturas demoníacas não pretendem estabelecer uma nova ordem que seja danosa à Terra e à raça humana." Um Sussuro Nas Trevas, 1930.
Aclamadíssimo por suas obras literárias, Love Craft também recebe suas menções nos jogos de tabuleiro, e são muitas! Eldritch Horror, Arkham Horror, Pandemic, Auztralia e até Kemet fazem culto ao Deus Cthulu. A popularidade do autor impulsiona também a venda dos jogos de tabuleiro que exploram seu universo.
Confesso que não sou um grande fã dos jogos com Cthulu, Mansions of Madness não chama minha atenção, Arkham e Eldritch considero OK e também não curti Auztralia. Descobri que o meu jogo nesse universo é sem dúvidas Arkham Horror LCG.

Caixas e manuais base e da expansão Dunwich Legacy
Arkham Horror LCG é da família Fantasy Flight deste tema, tem os mesmos personagens e ilustrações dos seus irmãos Mansions, Eldritch e outros tantos da empresa. O jogo é um card game cooperativo onde os jogadores assumem o papel de investigadores e mergulham nos mitos do universo Arkham.

Alguns dos investigadores disponíveis, cada um tem habilidades e fraquezas únicas.
Tudo é guiado por cartas, existem as cartas de Agenda que vão tocando a história pra frente e servem de guia para os jogadores, as cartas de local que representam os lugares pelos quais os jogadores vão se deslocando, cartas de eventos que trazem vários tipos de encontros com monstros e situações complicadas para os jogadores e também fraquezas, loucuras etc...

As cartas de agenda contam a história do cenário atual, cada uma delas trás condições diferentes de vitórias e várias situações de revés.

As cartas de encontro trazem diversos desafios para os investigadores

Cartas de local representam as florestas, templos, casas, ruas nas quais os investigadores vão se aventurar. Cartas que tem o mesmo símbolo são considerados locais "conectados", assim os investigadores podem se mover entre elas. Nessa foto, RiverTown é conectada à SouthSide, pois ambas possuem o símbolo do círculo amarelo.
Em relação aos demais jogos da série o diferencial deste em minha opinião é a grande variedade de possibilidades de ação que as cartas proporcionam. Como cada jogador pode construir seu próprio deck, é possível passar para o personagem um pouco de personalidade baseado no tipo de deck que se constrói para ele, junte a isso uma história extremamente imersiva e o final é um mergulho profundo no mundo de Lovecraft.

Para criar um Deck, é preciso misturar 2 tipos de cartas, nesse caso Amarelas e Azuis além de fraquezas (cartas brancas).
Para resolução dos combates e encontros no geral, o jogo usa uma mecânica curiosa de sorteio de tiles. Existem uma pool definida de vários tiles, eles podem adicionar ou remover força do personagem dependendo do tile sorteado. O sucesso leva os investigadores a obter itens, novas cartas, ajudantes e pistas para avançar na história. O Fracasso trás a dor física, e o horror... (Que mecanicamente são os pontos de vida e de sanidade)

Os tokens do destino são sorteados a cada encontro
Há também alguns pontos negativos, um é o fato de ser um LCG, a caixa base vem apenas com uma aventura de 3 capítulos e para conseguir novas aventuras e personagens, expansões se fazem necessárias. A dependência de idioma também pesa, pois não há versão nacional do jogo (e provavelmente não haverá).
Na caixa base há cartas suficientes para montar 2 decks e assim dois jogadores podem dividir a experiência. É possível jogar com até 4 jogadores se mais expansões (ou outra caixa base) forem adicionadas ao conjunto inicial.
Arkham Horror LCG foi um dos poucos jogos que joguei solo e me diverti, sempre que estou sozinho prefiro o vídeo-game mas a imersão aqui é tão grande que vale a pena tentar também. Nas partidas com mais jogadores para deixar a experiência mais completa o legal é não conversar com os colegas sobre a estratégia se vocês não estiverem no mesmo local! Isso cria uma atmosfera SENSACIONAL para o jogo e também dá muita autonomia para todos os jogadores na mesa, impedindo a ação daquele Alpha Player!
Em Arkham LCG a única certeza é que a sua sanidade está por um fio, e certamente a sua carteira também...
E você? Qual teu jogo da série Arkham favorito? Diz ae!
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