Redescobrindo o baralho, estamos presos em casa, não fiquem sentados sem fazer nada, encontre um baralho e aprenda a jogar Gin Rummy, um dos jogos de cartas mais populares do mundo, porém pouco falado no Brasil. Me chamou atenção porque ele é um jogo de carta para 2 jogadores, o que ainda não tinha visto em um jogo de baralho.
1 – OBJETIVO DO JOGO
O jogo é jogado em rodadas, e a cada rodada você acumula pontos. A pessoa que fizer 100 pontos primeiro é a vencedora da partida. Durante a rodada você deve comprar e descartar cartas do monte do baralho para formar uma mão feita inteiramente de duas combinações específicas de cartas (“sets” e “runs”). “Sets” são 3 ou 4 cartas do mesmo número (isto é, 7 de copas, 7 de ouro, 7 de paus e 7 de espadas). “Runs” são 3 ou mais cartas do mesmo naipe em ordem consecutiva (isto é, Ás de espadas, 2 de espadas, 3 de espadas...).
PONTUAÇÃO DAS CARTAS
Cartas com figuras (Valetes, Rainhas e Reis) valem 10 pontos. O ás vale 1, e cartas numéricas valem o número que representam (isto é, uma carta com um 6 estampado vale 6 pontos).
Observe que o ás é sempre baixo no Gin Rummy. A-2-3 é uma combinação válida, mas As-Rei-Rainha não é.
2 – PREPARAÇÃO
Separe um baralho padrão de 52 cartas, não utilizaremos os curingas, lápis e papel para anotar os pontos ao final de cada rodada, depois embaralhe as cartas selecione o carteador, e ele irá distribuir alternadamente 10 cartas para cada jogador, as cartas que sobrarem formam um monte de compras no centro da mesa, vire a primeira carta desse monte, revele-a e deixe ao lado formando assim a pilha de descarte.
3 – O JOGO
Para iniciar a partida deixe o jogador que não distribuiu as cartas começar. O jogador da vez compra uma carta do topo do baralho ou a carta do topo do monte de descarte, adicionando-a à sua mão. Isso é chamado de Compra (quando você comprar do baralho, não mostre a carta ao seu oponente), depois descarte uma carta de sua mão, você não pode jogar fora uma carta que acabou de comprar do monte de descarte; porém, você pode jogar a carta que acabou de comprar do baralho.
Depois de descartar o jogador pode escolher bater. Para bater você precisa ser capaz de combinar quase todas essas cartas em sets e runs. As cartas que você não conseguir combinar são chamadas de “peso-morto”; a pontuação total de suas cartas “peso-morto” deve ser menor ou igual a 10. Um jogador pode bater em qualquer uma de suas rodadas, incluindo a primeira.
BATENDO
Existem duas formas de bater uma com sobra chamado “peso-morto” ou “resto” e o caso especial quando o peso-morto é zero, chamado “fazer Gin”.
Exemplo de mão válida para bater com peso-morto: 1 carta para descartar virada para baixo, um set de três 7, um run de 3-4-5 de espadas, além de um 2, um 5 e um ás. Nesse caso, você pode baixar seu set e seu run, e seu peso-morto, quando somado, vale 8 pontos.
“Vou de Gin” quando você for capaz de bater sem ter nenhum peso-morto em sua mão. Jogadores que “vão de gin” ganham um bônus especial ao marcar seus pontos.
Exemplo de uma mão aceitável para “ir de Gin” seria: 1 carta para descartar virada para baixo, um set de 7, um run de 3-4-5 de espadas e um set de 10.
APÓS UM JOGADOR BATER
Gin rummy não é como a maioria dos jogos de carta, não é quem bateu que vence a partida, o outro jogador ainda tem uma chance resposta.
Deixe que a pessoa que não bateu jogue suas cartas. Esse jogador deve espalhar suas cartas viradas para cima e criar quaisquer runs ou sets, que conseguir.
Se o batedor não fez um gin, o não-batedor pode “dispensar cartas”. Se o batedor “foi de gin”, o não-batedor não tem permissão para dispensar. Depois de criar quaisquer sets ou runs possíveis, o jogador que não bateu pode dispensar suas cartas sem combinações (pesos-mortos) utilizando-as para complementar qualquer um dos runs ou sets do batedor.
Exemplo: Se o batedor baixar um set de 10 e um run de 3-4-5 de espadas, o jogador que não bateu pode “dispensar” suas cartas adicionando um 10 ao set ou um 2 ou 6 de espadas ao run. O não-batedor pode complementar um run com o maior número de cartas possível (isto é, ele pode adicionar um 2, 6, 7 etc. de espadas ao run, contanto que os números permaneçam consecutivos).
Termine a partida se houver apenas 2 cartas restantes no monte, e se o jogador que pegou a antepenúltima carta do baralho descartar uma carta sem bater. Se isso acontecer, nenhuma pontuação é marcada, e o mesmo carteador dá as cartas novamente.
4 – PONTUANDO E VENECNDO A PARTIDA
Somando a pontuação após algum jogador bater
- Se o batedor fizer um gin, ele ganha os pontos dos pesos-mortos do não-batedor e um bônus de 25 pontos.
Exemplo: O não-batedor tinha um total de 21 pontos de peso-morto, então o batedor ganha 21 pontos, mais o bônus de 25 – um total de 46 pontos
- Se a pontuação do batedor for menor que a pontuação do jogador que não bateu, o batedor ganha os pontos da diferença entre os dois totais de pesos-mortos.
Exemplo: Se o batedor tiver um total de 3 pesos-mortos e o não-batedor tiver um total de 12, o batedor ganha 9 pontos (a diferença da pontuação 12 – 3).
- Se a pontuação do batedor estiver empatada ou for maior que a pontuação do não-batedor, ouve o que chamamos de REBATIDA e o não-batedor ganha os pontos da diferença e leva um bônus de 25 pontos.
Exemplo: Se o batedor tiver um total de 10 pesos-mortos e o não-batedor também, o não-batedor ganha 0, mas ganha o bônus de 25 pontos.
Se o batedor tiver 10 pesos-mortos e o não-batedor tiver 6, o não-batedor ganha 4 pontos, além do bônus de 25.
Assim o jogo continua até que algum jogador atinja a marca de 100 pontos e esse é considerado o vencedor.
PS> Algumas pessoas jogam com sistemas de pontuação diferentes, mas o citado é o mais comum.