TICKET TO RIDE E SUAS EXPANSÕES
Ticket to ride já um clássico e todos conhecem, aqui no Brasil já temos várias caixas desse jogo, e agora foram lançadas mais três opções, e resolvi fazer um review sobre elas e ajudar vocês a decidir se vale a pena adquirir alguma, então vamos ao assunto.
Ticket to ride: Ásia
Na minha opinião esse é o que menos acrescenta coisas novas ao jogo, assim como todas as expansões ele possui um mapa com dois lados.
Team Ásia: Não apresenta nenhuma mudança se comparado com a versão Europa, aqui temos rotas de túne e as mudanças são bem simples, apenas algumas rotas que são triplas, e a possibilidade de se jogar em dupla, fora isso nada de novo.
Ásia lendária: Temos uma mudança, aqui existem as áreas montanhosas, que são marcadas com um “X” no tabuleiro, sempre que um jogador reivindicar uma rota que tenha trechos montanhosos, ele é obrigado a descartar trens da sua reserva, uma unidade para cada X na rota reivindicada, o jogador recebe dois pontos de vitóra por cada trem descartado, porém ele não terá mais acesso a esses trens até o final da partida, essa dinâmica deixa a partida mais rápida pois os jogadores irão gastar mais trens ao conquistar rotas, a segunda mudança é com relação ao bônus de 10 pontos do final da partida, ao invés de ser pela maior rota mais longa, como no original o bônus é concedido ao jogador com maior numero de cidades conectadas.
Caso tenham interesse gravei um gameplay digital do mapa Ásia Lendária
Ticket to ride: Reino Unido e Pensilvânia
Ambos os lados apresentam bastante diferenças em relação as outras versões, então aqui vou perder mais tempo para explicar esses detalhes.
Reino Unido: Nesse mapa é introduzido o conceito de tecnologia no jogo. Quando se inicia o jogo todos os jogadores começam com limitações, então só se pode reivindicar rotas de 1 ou 2 trens e no território da Inglaterra. E para isso que servem as cartas de tecnologia para ir liberando novas habilidades para os jogadores, então ao invés das três ações normais que temos em todo jogo de TTR, que são comprar cartas, comprar objetivos ou reivindicar rotas, agora temos a opção de comprar tecnologias, o custo de cada carta está impresso na carta e pago com cartas de locomotiva, e isso deixa o jogo com uma dinâmica super legal, pois os jogadores acabam tendo “poderes variados” se é que podemos falar assim, então cada carta de tecnologia adquirida vai liberar alguma habilidade ou dar pontiaçao extra no final do jogo, por exemplo existem cartas que permitem construir rotas com 3 ou 4 trens, outras que permitem construir rotas de balsas, algumas permitem construir em territórios fora da Inglaterra, gostei bastante desse mapa e dessa dinâmica, me arrisco a dizer que foi o mapa que mais gostei de jogar até agora.
Pensilvânia: Nesse mapa as regras lembram muito o original, porém aqui temos o conceito de ações e cada rota tem ao lado dela logos que representam companhias e ao reivindicar uma rota, o jogador escolhe uma das companhias e pega uma ação dela, e essas cartas irão valer pontos no final da partida com pontuação proporcional por empresa e por jogadores que tiver mais ações de cada uma das empresas, isso adiciona um grau de estratégia extra no jogo, pois além de pensar na rota e seus caminhos, as vezes irá valer a pena reivindicar uma rota fora do seu caminho para conseguir ações de determinada companhia, gostei muito de brincar de acionista, como existe essa pontuação extra, certamente a pontuação será bem mais alta que nas outras versões de TTR. Esse esta no segundo lugar de mapas que mais gostei de jogar.
Ticket to ride: Itália e Japão
Essa versão foi a única que não joguei ainda por isso deixei ela para o final e vou colocar a descrição de lojistas que vi no site para venda.
Japão: Viaje pelo território nipônico e admire a paisagem do Monte Fuji. No mapa do Japão, os participantes deverão encarar o dilema de investir nos seus trajetos específicos ou na rede do Trem-Bala, trechos que podem ser compartilhado por todos os jogadores para completar objetivos. Jogadores que mais contribuírem com a rede do Trem-Bala ganharão pontos adicionais, enquanto os que não contribuírem sofrerão as consequências! O mapa japonês também conta com um trecho do metro de Tóquio, sendo que alguns objetivos podem conectar outras cidades à distritos da capital.
Itália: O mapa da Itália é divido em regiões e os jogadores ganham pontos extras de acordo com o número de regiões ligadas, também é possível visitar alguns vizinhos do mediterrâneo. Uma novidade oferecida pelo mapa são as rotas de balsas. Indicadas por trechos cinza, essas rotas são marcadas com símbolos de onda. Para utilizar um trecho com símbolo é necessário utilizar uma carta de locomotiva ou carta de balsa.
VERIDITO SOBRE AS EXPANSÕES
Achei que todas elas chegaram ao Brasil com preço bastante elevado, para uma expansão, mas vamos falar sobre o que achei delas propriamente dito.
Sobre a expansão Ásia, mudanças bem sutis que não justificam o investimento nessa expansão, para os poucos acréscimos que terá, por mim compraria os países nórdicos que é mais barato e já vem completo, ou compraria as 2 versões com mapa reduzido Londres e Nova York, que pra mim ambas opções compensam mais que comprar essa expansão.
Sobre a expansão Reino Unido, com já citei apesar da ter chegado no Brasil com preço elevado, se você gosta muito da franquia e está enjoado da versão que possuí, ou quer novos desafios, essa sem dúvida é a melhor opção, os dois mapas acrescentam coisas novas que deixam o jogo mais estratégico e dinâmico, sem, com o beneficio de deixar a interação ainda maior que nas outras versões, sem com isso perder a essência da franquia, gostei bastante e se fosse comprar uma expansão sem dúvida seria essa.
Se quiserem saber um pouco mais gravei um gameplay digital do mapa da Pensilvânia deem uma olhadinha.
Sobre a expansão Itália e Japão, não posso falar muito pois como mencionei ainda não joguei, mas pelo que li acrescenta bem mais coisas que a versão da Ásia e menos que a do Reino Unido deixando-a ao me ver no meio do caminho.
Caso esteja pensando em comprar mais de uma expansão eu cogitaria fortemente o Ticket to Ride: Trilhos e Velas pois ele fica mais barato que duas expansões, acrescenta uma mapa dupla-face GIGANTE e ainda os barcos, o mapa mundi de um dos lados é um show a parte, apesar de caro esse pelo menos justifica pela quantidade de componentes, então para gastar essa quantia na minha opinião trilhos e velas compensa mais e ainda sobra troco para comprar uma versão com mapa reduzido.