Tem várias coisas sobre o digital, mas tava faltando um artigo escrito aqui na ludopedia sobre o jogo!
Cada jogo um reino diferente! Vamos conhecer esse aqui?
O rei exige um castelo! Você é um mestre construtor mundialmente renomado que foi chamado pelo Louco Rei Ludwig para ajudar a criar os seus castelos. Projetos tão significativos exigem o conhecimento de mais de uma pessoa, por isso, para cada tarefa você estará unido com outro mestre construtor para executar seus grandiosos planos. Suas habilidades de planejamento e colaboração serão suficientes para projetar os mais impressionantes castelos do mundo? Você trabalha em parceria com o jogador à sua esquerda para projetar um castelo e com o jogador à sua direita para projetar outro castelo.
No que o Between two castles… “bate forte”?
Tem uns pontos realmente legais, a começar da produção com um dos melhores inserts desses que já vem na caixa do jogo! A arte é muito boa, com um senhor nível de detalhamento em cada construçãozinha, cada recinto. Em termos de mecânica é cheio de minicombos e sinergias, a lógica utilizada casa bem as regras de posicionamento, com salas de ambiente externo que não podem ter nada acima delas, laboratórios e outros cômodos subterrâneos que tem que “resolver” posicionando mais abaixo, torres que você vai querer colocar realmente alto, para pontuar mais e assim vai. Vários Sets collection que dão mais pontos ou habilitam tiles especiais, e muito posicionamento ortogonal, diagonal e adjacente (se você mistura esses conceitos volte 3 casas, ou simplesmente entenda que se ortogonal é “cruz” (+) e diagonal é (X) adjacente engloba ortogonal + diagonal, simples assim)
Um placement medieval? Uma versão “zoomed in” do carcassone?(no caso zoom pro interior de um castelo) contem comigo!!! Eu esperava no mínimo uma experiência “4 estrelas”. Mas o jogo mostrou-se uma bela de uma faca de dois gumes, e cortou tanto do lado negativo que não deixou as melhores lembranças para esse kina que vos fala. Vamos falar sem haterismo, cada “reino” com seu súditos, não custa lembrar... porém não se impressionem ao ver que consideramos os pontos negativos pesando mais do que os positivos.
No que o Between two castles… “bate de Kina”?
Há pontos menores que podem ser desconsiderados e pontos maiores que infelizmente levaram a retirada do jogo em nossa coleção, e quando uso o termo “infelizmente”, é devido aos pontos positivos já citados acima. Então sem haterismo vamos lá:
O jogo estampa sua versatilidade em números ao comportar de 2 a 7 jogadores. O problema é que de 2 jogadores é uma adaptação, e não ficou uma “gambiarra” saudável. Há jogos que naturalmente terão mecânicas melhor aproveitadas com 3 ou mais, é normal... mas o bom é quando ao adaptar para 2 o designer acaba fornecendo uma versão das regras que é tão boa quanto, ou até melhor do que com 3+ como em Honshu, e tem vezes que fica ao menos satisfatório como em Alhambra, mas aqui existe um fantasma de terceiro jogador, com escolhas semi aleatórias(pega 2 tiles qualquer, e o player decide qual irá ser escolhido pro castelo), e isso chega a incomodar. Outro problema ainda dentro desse escopo é que para 5 ou + jogadores fica bagunçado e demorado mesmo com o manual dizendo para fazer certas etapas de forma simultânea, essa bagunça acontece ainda que na prática cada jogador só deva se preocupar com 2 castelos e não com todos os castelos da mesa.

Outra batida de kina, dessas de deixar doendo valendo o dedinho é a iconografia que parece que objetiva fornecer um teste de vista aos jogadores. Você vai consultar muito o manual e player aid, mas muitas vezes não será para lembrar uma regra, e sim para relembrar qual ícone é qual. O Semicoop para nosso grupo ficou muito confuso. Nas palavras do manual, você pode abertamente discutir as estratégias com os seus “parceiros” para determinar a melhor localização do tile, o que poderia funcionar se não fosse o que chamaremos aqui de blind race (corrida às cegas mesmo).
https://youtu.be/XQEBzauVIlA?t=37 esse vídeo já está no ponto certo para mostrar de forma audiovisual meu feeling nas partidas.
Mas explicando por texto: o maior problema é que as pontuações são sinérgicas a ponto de não ser possível premeditar plenamente quanto cada tile tá valendo. Daí lembrando que o que vale é o de menor pontuação, como regular essa corrida de fazer um castelo de digamos 65 pts e outro de pelo menos 60,61? Se não sei as pontuações antes das 2 rodadas de draft e de tile placement fecharem?
Eu e meu grupo não nos demos bem com o jogo em boa parte por causa disso. Acabou passando feeling de ficar baixando tiles quase a esmo pra pontuar de 1 a 4 pts com picos de 5ou6+ (digo a esmo pois você pode entender a parte, o unitário, mas não entende o "todo", o castelo que está sendo formado.)
Pra mim frustrou participar de uma corrida(por pontos) onde não se vê o "caminho" (uma noção do total de pontos) direito. É quase um “vai com fé e faz o teu melhor” dos dois lados, aí depois que rufem os tambores e vença o... Nem sei se seria o "vença o melhor", quem sabe o mais consistente (bons pontos em seus dois castelos). Existem jogos com essa abordagem de usar múltiplas pontuações e no final da partida considerar a menor, vários jogos... mas me vem a mente dois: o Genial, onde fica aberto para todos o que está maior ou menor na pontuação de cada jogador, E o Tigris & Euphrates, onde os jogadores escondem num biombo, mas tem noção individual, de como estão pontuando. Isso não acontece no between two castles, o que acontece é a blind race mesmo.
Como se isso tudo em torno da pontuação não fosse dor de cabeça o suficiente, ela ainda demora pra ser feita, com checagens e mais checagens, para CADA tile de CADA castelo. Isso foi apelidado em fóruns e até em algumas resenhas como “terceira rodada” do jogo (lembrando que a partida é dividida em 2 grandes rodadas). Eu me pego imaginando como foi o playtest com 7 pessoas, e como foi contabilizar todos os castelos, acho que só tinha apaixonados pelo jogo nesse teste, pois não é possível que ninguém tenha relatado ou comentado esse problema na hora de apurar o score.
Possivelmente com muitas partidas talvez a percepção dos jogadores fique aguçada em torno da pontuação, mas uma coisa é o jogo ter curva de aprendizado e você ir sim aprendendo com ele, outra coisa é se adaptar a uma demanda extra de grupo fixo ou semi-fixo pro jogo rodar melhor. Acho que é a diferença entre aprender um jogo ou se adaptar a um jogo, no caso dele fica mais pra adaptação a essa abordagem de pontuação que ele faz... adaptação que se não rolar direito, ficará forçada e até frustrante, levando a uma experiência que não é bacana e para nós ficou como jogo para não adquirir / jogo para vender, retirar da coleção. Parece que a loucura não ficou apenas no rei que dá nome ao jogo, e passou para algumas coisas no design... Mas é bom saber que minha cópia do jogo deve estar vendo mesa com outro grupo, eu tenho essa sensação de forma sincera
E quanto custa pra explorar esse reino?
No momento, 210-250,00 e vale pela produção e quantidade de tiles que vem, porém pelas ressalvas, as benditas batidas de Kina, ele ficaria mais atrativo por menos, pois se o jogo não “falar” com você ou seu grupo você não iria se e$tre$$ar com o investimento.
EXTRAS/ALGO+
A polêmica da jogabilidade semi cooperativa, e de pontuar o pior dos dois castelos foi muito discutida, e existe uma variante chamada “Love the left” que como o nome sugere você pontua o castelo da sua esquerda e tenta apenas prejudicar o da direita. Essa variante também existe no between two cities (que foi de onde vieram essas regras de pontuação por sinal). Há quem ache que ela soluciona, há quem ache que ela deturpa e mata o que as regras originais tem de melhor: https://boardgamegeek.com/thread/2090551/love-left
Na gringa chegaram a fazer app para checar score, no mínimo interessante, mas também mostra o quanto isso ficou como uma preocupação dentro da partida do jogo. https://boardgamegeek.com/thread/2204653/i-wrote-mad-kings-steward-ios-app-score-castles-au pena que é apenas IOS, não é Android. E por falar em digital, o jogo ganhou uma versão digital em novembro de 2019, pela steam: https://store.steampowered.com/app/1158500/Between_Two_Castles__Digital_Edition/ aparentemente foi bem recebido e está por 27,00 no momento, mas há críticas em relação ao tutorial, e a certa confusão no sistema de score, que deve ter sido herdada do analógico, querendo ou não.
Então por enquanto é isso, dessa vez o jogo bateu mais de Kina do que gostaríamos, mas espero ter sido claro, sem haterismo, eu gostei do jogo até as falhas pesarem mais do que uma armadura completa... Então até o próximo reino a explorar, batendo forte, e também batendo de “kina”! 
Inscrevam-se, acompanhem!!!