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  3. Rallyman: GT
  4. Rallyman GT é meu guilty pleasure da vez

Rallyman GT é meu guilty pleasure da vez

Rallyman: GT
  • avatar
    Guilherme.felga27/02/20 06:00
    avatar
    Guilherme.felga
    27/02/20 06:00
    978 mensagens MD

    A trilha sonora certa pode ditar o tom em certos momentos e, no caso dos jogos de mesa, isso é bem verdade. Agora gostaria de testar essa máxima com os reviews. Para o review de hoje, sobre a edição novinha do Rallyman: GT, vamos de Greta Van Fleet, com sua excelente Highway Tune. Clique num dos dois links aí embaixo e, enquanto vai lendo o texto, você curte o (ótimo) som.

    Link do YouTube

    Link do Spotify

    Lançado através do Kickstarter em 2018 e entregue em 2019/2020, Rallyman GT é uma reinterpretação do jogo Rallyman, de 2009. Ele trouxe uma série de melhorias em seus componentes e a revisão de algumas regras em relação ao jogo original, mas o grande destaque é a arte revisada pelo mesmo artista do Fireteam Zero, o Loïc Muzy. Ela não apenas é mais bonita, como trouxe o jogo para um patamar muito diferente daquele no qual ele antes se encontrava. De um modo geral, os componentes do jogo são impecáveis.

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    Pista montada para uma das partidas da copa solo! Vejam que legais os componentes!



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    Uma visão aproximada do carro e dos dados.


    A edição do Kickstarter foi lançada com algumas expansões muito legais! Há uma pequena quantidade de conteúdo exclusiva do financiamento coletivo, porém ela não faz falta nenhuma ao jogo. As expansões GT4 e GT5 acrescentam novos tipos de carros, dando mais variedade. A expansão Championship acrescenta um modo campanha no qual você e outros jogadores disputam 8 corridas em sequência e os jogadores ganham pontos conforme sua colocação, num modelo muito semelhante ao que se tem nos campeonatos de automobilismo. A expansão Team Challenge pode levar o jogo a comportar até 12 jogadores e traz um modo de perseguição que me parece ser muito legal! A expansão World Tour traz mais tiles para se fazer pistas. Quando você adiciona todas expansões ao jogo, a rejogabilidade, que já era muito alta só com o jogo base, torna-se muito próxima de infinita. Eu recomendo muito a aquisição das expansões para que você tenha acesso ao máximo de tiles de pista possível. Isso te permite recriar os trajetos de circuitos automobilísticos bem conhecidos, inclusive o de Interlagos, e disputar as copas solo das quais falarei adiante. Para ser bem honesto, embora as expansões acrescentem coisas boas sem muitas regras a mais, nenhuma delas pode ser dita imprescindível. Se você tiver somente o jogo base, terá muita diversão garantida!

    Mecanicamente, Rallyman GT é um jogo centrado na mecânica de push your luck. Você tem dados que aceleram, mantem ou reduzem as marchas, podendo também usar dados para freiar. Depois que você selecionou os dados a serem rolados, você pode rolá-los todos de uma vez ou um por vez. Quando você se arrisca rolando todos de uma vez, você pode ganhar tokens de focus que podem ajudar em rolamentos futuros, mas você corre o risco de obter um número grande de ícones de perigo e, com isso, perder o controle do seu carro.

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    Início da corrida e o planejamento do trecho inicial. Os dados estão posicionados nos pontos em que haverá a troca de marchas. O dado branco, chamado de coast dice, mantem a marcha do último dado preto. Depois de selecionados e posicionados, os mesmos são todos rolados um a um ou todos de uma vez.


    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/3a27e_7opad8.jpg

    Nessa primeira parte, decidi correr poucos riscos e a aposta se pagou, pois tive somente 1 ícone de perigo, o que não teve nenhum efeito negativo.


    Um elemento fundamental de Rallyman GT é desenhar seu trajeto na pista. Fazer escolhas certas é imprescindível para se aproveitar o que o jogo chama de linha perfeita para se fazer uma curva, quando você consegue maximizar a velocidade e correr menos riscos. No jogo multiplayer o posicionamento do carro na pista tem várias implicações, sendo uma das principais a ordem de turno.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0d96d_7opad8.jpg

    Nessa curva super-fechada, procurei aproveitar ao máximo o desenho e meu posicionamento para ganhar tempo!


    O Rallyman original foi concebido inicialmente como um jogo solo e essa verve se manteve para sua reimplementação, tanto que as regras para se jogar Rallyman GT solo são praticamente idênticas às do jogo multiplayer. O que se faz nesse modo de jogo é correr um determinado trajeto e, com base nas regras de cálculo e uma tabela fornecida pelo manual, você calcula seu tempo para aquela pista. É como se você fosse um piloto competindo pela pole position numa corrida de Fórmula 1. É só você na pista, competindo contra seu próprio limite.

    Os criadores do jogo são muito ativos nos fóruns do BGG e coordenam a International Solitaire Games On Your Table Rally Association (ISGOYTRA), um sistema de play by forum, no qual eles propõem vários cenários (trajetos próprios, carros e regras alternativas) e cada um envia seu tempo. Todo mês tem uma pista nova e o sistema não é nada complexo. Na maioria das vezes, as pistas desenhadas para essa competição usam somente os tiles do jogo base, mas eventualmente algumas lançam mão dos tiles das expansões. Vez por outra também há desafios temáticos que usam os tiles adicionais, mas, para ser bem honesto, isso não é lá tão necessário.

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    Minhas anotações para a minha corrida de fevereiro da copa solo! Após 21 turnos, consegui obter o tempo final de 11'10". Se isso vai ser suficiente, só saberei quando sairem os resultados, no início de março.


    Quando esse jogo saiu no financiamento coletivo, eu logo me interessei, porque não tinha nenhum jogo de corrida. O financiamento foi bem sucedido e excelente sob o ponto de vista de comunicação dos criadores. Ele não saiu barato, porque a entrega foi feita via courier, algo que não estava dito no momento do FC. Logo que ele chegou, fiquei maravilhado com os componentes, o tal toy factor, mas fiquei mais impressionado ainda com o gameplay. Joguei várias partidas solitárias em sequência, porque elas são muito rápidas. As regras são bastante simples e, depois que você pega o jeito, tudo fica muito intuitivo. É importante que você seja uma pessoa organizada e vá fazendo as anotações apropriadas para calcular seu tempo ao fim da partida.

    Rallyman GT foi para mim uma espécie de guilty pleasure, aquela coisa que você gosta, mas tem até um pouco de vergonha de assumir. Em seu modo solo é um jogo muito simples e totalmente tático, você tem que pensar muito pouco além da sua próxima rodada. O jogo multiplayer certamente traz mais desafios, pois você precisa ficar muito ligado no posicionamento dos seus adversários para ocupar os espaços adequados no momento adequado e usar a pista a seu favor.

    Apesar de ser um jogo de dados, Rallyman GT oferece bastante oportunidade de mitigar riscos desnecessários, mas, ao mesmo tempo, você precisa assumir riscos muitas vezes. Saber dosar o ponto de correr riscos excessivos e assumir riscos controlados é justamente o segredo desse jogo. Encontrar esse ponto de equilíbrio é o grande barato para mim. Acho que isso reproduz bem aquele elemento de incerteza que a corrida pode ter e a necessidade de o piloto ser ousado em alguns momentos.

    Torço para que as editoras nacionais se interessem por esse aqui e resolvam trazê-lo para o Brasil num futuro próximo. É um jogo independente de idioma, que agradaria muita gente graças ao ótimo tema, bons componentes, regras simples e peso família. É o tipo de jogo que diverte todo mundo e ainda possui um modo solo, que achei bem gostoso de se jogar!

    Recomendadíssimo a quem se interessa pelo tema e/ou quer um jogo bem leve, para se descansar a cabeça num dia cansativo!

    Se você gostou desse texto, não se esqueça de clicar no botão de curtir aqui em baixo. Inscreva-se no canal para acompanhar as próximas postagens e confira os outros que já estão disponíveis.


    E lembre-se: TOGETHER, WE GAME ALONE!

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    Comentários:

  • Labalduino
    82 mensagens MD
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    Labalduino27/02/20 07:14
    Labalduino » 27/02/20 07:14

    Grande  texto Felga.  Esse jogo sempre esteve no meu radar. Quando soube do KS fiquei tentado a entrar. Infelizmente não pude. Vou esperar uma promoção da miniatura market para pegar uma cópia.

    1
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro27/02/20 11:33
    butilheiro » 27/02/20 11:33

    Mais um grande texto, Guilherme. Peguei no KS também, mas ao contrário de você, ainda não recebi o meu. Teve toda uma treta aí com o fato de que entregaram primeiro para a Miniature Market antes de entregar para os apoiadores, rolou um estresse meu com um dos caras da editora e tal, mas depois de resolvidos, recebi o tracking e agora está na receita. Tô ansioso pacas pra receber o jogo, diria que assim como se tornou seu "guilty pleasure", ele se tornou meu hype pessoal do ano passado, que acabou virando desse ano.

    Sobre o jogo, uma dúvida que me surgiu: você disse que o jogo originalmente foi desenhado para ser um jogo solo, o que eu não sabia. Nesse caso, você acha que a experiência multiplayer dele é inferior? No sentido de talvez ficar frustrante por ter outros carros na pista e etc? Por que, se sim, algumas das expansões se tornam menos interessantes (e eu acabei pegando).

    0
  • Descolado
    819 mensagens MD
    avatar
    Descolado27/02/20 13:35
    Descolado » 27/02/20 13:35

    butilheiro::Mais um grande texto, Guilherme. Peguei no KS também, mas ao contrário de você, ainda não recebi o meu. Teve toda uma treta aí com o fato de que entregaram primeiro para a Miniature Market antes de entregar para os apoiadores, rolou um estresse meu com um dos caras da editora e tal, mas depois de resolvidos, recebi o tracking e agora está na receita. Tô ansioso pacas pra receber o jogo, diria que assim como se tornou seu "guilty pleasure", ele se tornou meu hype pessoal do ano passado, que acabou virando desse ano.

    Sobre o jogo, uma dúvida que me surgiu: você disse que o jogo originalmente foi desenhado para ser um jogo solo, o que eu não sabia. Nesse caso, você acha que a experiência multiplayer dele é inferior? No sentido de talvez ficar frustrante por ter outros carros na pista e etc? Por que, se sim, algumas das expansões se tornam menos interessantes (e eu acabei pegando).

    Na verdade o RALLYMAN é um jogo feito para até 4 jogadores, no entanto, por se tratar de um jogo de RALI, sempre vai ficar a sensação de se tratar de um jogo SOLO (mesmo jogando com amigos). RALI é um esporte solitário, seu inimigo é o RELÓGIO já que você não vai duelar em curvas, pegar vácuo, ultrapassar, etc. RALLYMAN até permite tudo isso já que podemos ter até 4 carros no circuito ao mesmo tempo, mas não é o objetivo. Ao final da prova é o TEMPO que importa e não necessariamente quem chega antes, daí sua fama de "jogo solo".
    Quem é fã do RALLYMAN criticou bastante (sem generalizar) o RALLYMAN GT pelo fato dele usar a mesma mecânica de movimentação do RALLYMAN. E o que há de errado nisso? Bom, essa mecânica PUSH YOUR LUCK usado pelo RALLYMAN se aplica bem numa prova de RALI, onde é muito mais fácil perder o controle de um carro do que numa prova de GP. Quem já viu vídeos de um carro voando numa lombada, fazendo DRIFT, caindo em rios, batendo em árvores e casas percebe que o RALLYMAN te entrega isso tudo com essa mecânica de rolagem de dados. Quando você decide saltar uma lombada a 200 km/h você não tem muito ideia do que vai acontecer lá na frente - mas faz parte da graça do esporte pois vai ganhar um TEMPO ENORME no final do jogo.
    Não vejo isso com bons olhos numa CORRIDA DE GRANDE PRÊMIO, onde ao pisar fundo para ultrapassar alguém eu tenho (ou deveria ter) noção do que vai acontecer. Se estou numa RETA por exemplo e piso fundo, quais as chances de ocorrer algum coisa errada? Numa prova de RALLY tudo pode dar errado, mas numa prova de GP, com piso retinho, asfalto tratado, boas áreas de escape, bem...

    Mas se a ideia é apenas brincar com amigos, sem muito compromisso, então acredito que o RALLYMAN GT agrade tanto quanto um FORMULA D, com a vantagem de permitir criar uma infinidade de circuitos sem precisar comprar novas expansões.

    6
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro27/02/20 13:52
    butilheiro » 27/02/20 13:52

    Descolado::
    butilheiro::Mais um grande texto, Guilherme. Peguei no KS também, mas ao contrário de você, ainda não recebi o meu. Teve toda uma treta aí com o fato de que entregaram primeiro para a Miniature Market antes de entregar para os apoiadores, rolou um estresse meu com um dos caras da editora e tal, mas depois de resolvidos, recebi o tracking e agora está na receita. Tô ansioso pacas pra receber o jogo, diria que assim como se tornou seu "guilty pleasure", ele se tornou meu hype pessoal do ano passado, que acabou virando desse ano.

    Sobre o jogo, uma dúvida que me surgiu: você disse que o jogo originalmente foi desenhado para ser um jogo solo, o que eu não sabia. Nesse caso, você acha que a experiência multiplayer dele é inferior? No sentido de talvez ficar frustrante por ter outros carros na pista e etc? Por que, se sim, algumas das expansões se tornam menos interessantes (e eu acabei pegando).

    Na verdade o RALLYMAN é um jogo feito para até 4 jogadores, no entanto, por se tratar de um jogo de RALI, sempre vai ficar a sensação de se tratar de um jogo SOLO (mesmo jogando com amigos). RALI é um esporte solitário, seu inimigo é o RELÓGIO já que você não vai duelar em curvas, pegar vácuo, ultrapassar, etc. RALLYMAN até permite tudo isso já que podemos ter até 4 carros no circuito ao mesmo tempo, mas não é o objetivo. Ao final da prova é o TEMPO que importa e não necessariamente quem chega antes, daí sua fama de "jogo solo".
    Quem é fã do RALLYMAN criticou bastante (sem generalizar) o RALLYMAN GT pelo fato dele usar a mesma mecânica de movimentação do RALLYMAN. E o que há de errado nisso? Bom, essa mecânica PUSH YOUR LUCK usado pelo RALLYMAN se aplica bem numa prova de RALI, onde é muito mais fácil perder o controle de um carro do que numa prova de GP. Quem já viu vídeos de um carro voando numa lombada, fazendo DRIFT, caindo em rios, batendo em árvores e casas percebe que o RALLYMAN te entrega isso tudo com essa mecânica de rolagem de dados. Quando você decide saltar uma lombada a 200 km/h você não tem muito ideia do que vai acontecer lá na frente - mas faz parte da graça do esporte pois vai ganhar um TEMPO ENORME no final do jogo.
    Não vejo isso com bons olhos numa CORRIDA DE GRANDE PRÊMIO, onde ao pisar fundo para ultrapassar alguém eu tenho (ou deveria ter) noção do que vai acontecer. Se estou numa RETA por exemplo e piso fundo, quais as chances de ocorrer algum coisa errada? Numa prova de RALLY tudo pode dar errado, mas numa prova de GP, com piso retinho, asfalto tratado, boas áreas de escape, bem...

    Mas se a ideia é apenas brincar com amigos, sem muito compromisso, então acredito que o RALLYMAN GT agrade tanto quanto um FORMULA D, com a vantagem de permitir criar uma infinidade de circuitos sem precisar comprar novas expansões.

    Obrigado pela resposta, Ismael. Eu fiquei namorando aquela sua mesa do jogo original no Trello umas boas semanas, mas como tava com o meu "pra chegar" preferi esperar pra ter a sensação do jogo já com a versão nova. hehe. Acabou que demorou bem mais do que o previsto.

    1
  • Descolado
    819 mensagens MD
    avatar
    Descolado27/02/20 14:21
    Descolado » 27/02/20 14:21

    butilheiro::
    Obrigado pela resposta, Ismael. Eu fiquei namorando aquela sua mesa do jogo original no Trello umas boas semanas, mas como tava com o meu "pra chegar" preferi esperar pra ter a sensação do jogo já com a versão nova. hehe. Acabou que demorou bem mais do que o previsto.


    Ah você é aqui da terrinha? Então cria a mesa lá no TRELLO assim que teu jogo chegar, quero conferir o RALLYMAN GT (adoro jogo de corrida, como sabe). Meu RALLYMAN tá aberto lá, já tem uma pessoa esperando.

    2
  • Guilherme.felga
    978 mensagens MD
    avatar
    Guilherme.felga27/02/20 15:22
    Guilherme.felga » 27/02/20 15:22

    Labalduino::
    Grande  texto Felga.  Esse jogo sempre esteve no meu radar. Quando soube do KS fiquei tentado a entrar. Infelizmente não pude. Vou esperar uma promoção da miniatura market para pegar uma cópia.


    Valeu, Luiz! Muito obrigado por ler e, sobretudo, comentar. Definitivamente eu fiquei muito satisfeito com o jogo e recomendo 100% a quem se interessa pelo tema e mecânica. Jogo super leve e que vai funcionar bem com todas as contagens de jogadores.


    butilheiro:: Mais um grande texto, Guilherme. Peguei no KS também, mas ao contrário de você, ainda não recebi o meu. Teve toda uma treta aí com o fato de que entregaram primeiro para a Miniature Market antes de entregar para os apoiadores, rolou um estresse meu com um dos caras da editora e tal, mas depois de resolvidos, recebi o tracking e agora está na receita. Tô ansioso pacas pra receber o jogo, diria que assim como se tornou seu "guilty pleasure", ele se tornou meu hype pessoal do ano passado, que acabou virando desse ano.

    Sobre o jogo, uma dúvida que me surgiu: você disse que o jogo originalmente foi desenhado para ser um jogo solo, o que eu não sabia. Nesse caso, você acha que a experiência multiplayer dele é inferior? No sentido de talvez ficar frustrante por ter outros carros na pista e etc? Por que, se sim, algumas das expansões se tornam menos interessantes (e eu acabei pegando).



    Oi, Anderson, obrigado pela leitura e pelo comentário! Quando saiu o KS do Rallyman GT, pesquisei bastante sobre o jogo original e, não me pergunte onde está a fonte, me lembro do Cristophe Bouvier comentar que o Rallyman havia sido inicialmente concebido como um jogo solo e, durante o desenvolvimento, foi acrescentado o modo multiplayer até 4 pessoas. O Rallyman GT aprimora a fórmula do original, aumenta a contagem de jogadores e traz alguns elementos que aumentam a interatividade, vide meu comentário abaixo no post do Ismael.

    Eu não tive oportunidade de colocá-lo na mesa com outros jogadores ainda, mas me arrisco a dizer que esse jogo terá uma experiência multiplayer excelente, tão boa quanto ou melhor do que o solo. Há alguns elementos de disputa por espaço na pista, que interfere com a ordem dos jogadores, que você não tem como reproduzir no solo. Isso certamente dará um gosto muito especial às partidas. Vai ser aquela jogatina cheia de "aha moments", se é que você me entende. Como você precisa saber se arriscar, e há um inegável componente de saber apostar bem, vejo ele como aquele jogo com bastante interação e que todo mundo fica de olho na jogada do amigo. Creio ainda, que ele terá seu sweet spot de contagem com até 4 jogadores, podendo funcionar com 6 se todos souberem as regras de cara, porque o downtime pode atrapalhar um pouco nas contagens mais altas. Isso, todavia, baseia-se em minha impressão por ter jogado o jogo solo e lido as regras. Preciso colocá-lo à prova.

    Aproveito para lhe pedir para, pondo suas sedentas mãos no jogo, contribuir com um dos seus sempre ótimos reviews com fotos bem feitas! Aproveite para falar justamente do multiplayer dele.

    Descolado:: Na verdade o RALLYMAN é um jogo feito para até 4 jogadores, no entanto, por se tratar de um jogo de RALI, sempre vai ficar a sensação de se tratar de um jogo SOLO (mesmo jogando com amigos). RALI é um esporte solitário, seu inimigo é o RELÓGIO já que você não vai duelar em curvas, pegar vácuo, ultrapassar, etc. RALLYMAN até permite tudo isso já que podemos ter até 4 carros no circuito ao mesmo tempo, mas não é o objetivo. Ao final da prova é o TEMPO que importa e não necessariamente quem chega antes, daí sua fama de "jogo solo".
    Quem é fã do RALLYMAN criticou bastante (sem generalizar) o RALLYMAN GT pelo fato dele usar a mesma mecânica de movimentação do RALLYMAN. E o que há de errado nisso? Bom, essa mecânica PUSH YOUR LUCK usado pelo RALLYMAN se aplica bem numa prova de RALI, onde é muito mais fácil perder o controle de um carro do que numa prova de GP. Quem já viu vídeos de um carro voando numa lombada, fazendo DRIFT, caindo em rios, batendo em árvores e casas percebe que o RALLYMAN te entrega isso tudo com essa mecânica de rolagem de dados. Quando você decide saltar uma lombada a 200 km/h você não tem muito ideia do que vai acontecer lá na frente - mas faz parte da graça do esporte pois vai ganhar um TEMPO ENORME no final do jogo.
    Não vejo isso com bons olhos numa CORRIDA DE GRANDE PRÊMIO, onde ao pisar fundo para ultrapassar alguém eu tenho (ou deveria ter) noção do que vai acontecer. Se estou numa RETA por exemplo e piso fundo, quais as chances de ocorrer algum coisa errada? Numa prova de RALLY tudo pode dar errado, mas numa prova de GP, com piso retinho, asfalto tratado, boas áreas de escape, bem...

    Mas se a ideia é apenas brincar com amigos, sem muito compromisso, então acredito que o RALLYMAN GT agrade tanto quanto um FORMULA D, com a vantagem de permitir criar uma infinidade de circuitos sem precisar comprar novas expansões.

    Oi, Ismael, fico feliz que tenha se interessado! Sempre leio seus textos sobre o Formula D e acho eles o máximo!

    Como falei com o Anderson aí em cima, a concepção original do Rallyman foi a de um jogo solo, mas que teve o multiplayer adicionado durante o desenvolvimento. Ele de fato não descolou muito dessa ideia, tanto que por muitos anos depois de seu lançamento ele ainda figurava na lista de bons jogos solo. O Rallyman GT veio como uma tentativa de mitigar um pouco esse estigma, por acrescentar algumas mudanças nas regras, sobretudo no que tange às regras de ultrapassagem. Vendo esse peixe da forma como o designer passou, porque não conheço o jogo original e essa informação veio justamente das leituras que fiz.

    A vibe geral que tive é justamente a que você coloca no seu último parágrafo: brincar com amigos, sem muito compromisso. Jogo muito leve e com regras simples, que vai permitir bastante interação entre os participantes da corrida.

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    Descolado27/02/20 15:51
    Descolado » 27/02/20 15:51

    Guilherme.felga::
    Oi, Ismael, fico feliz que tenha se interessado! Sempre leio seus textos sobre o Formula D e acho eles o máximo![/justify]

    Como falei com o Anderson aí em cima, a concepção original do Rallyman foi a de um jogo solo, mas que teve o multiplayer adicionado durante o desenvolvimento. Ele de fato não descolou muito dessa ideia, tanto que por muitos anos depois de seu lançamento ele ainda figurava na lista de bons jogos solo. O Rallyman GT veio como uma tentativa de mitigar um pouco esse estigma, por acrescentar algumas mudanças nas regras, sobretudo no que tange às regras de ultrapassagem. Vendo esse peixe da forma como o designer passou, porque não conheço o jogo original e essa informação veio justamente das leituras que fiz.

    A vibe geral que tive é justamente a que você coloca no seu último parágrafo: brincar com amigos, sem muito compromisso. Jogo muito leve e com regras simples, que vai permitir bastante interação entre os participantes da corrida.


    Obrigado aí amigão!
    Minha ideia aqui não foi a de dar PETI (acho que é assim que se escreve [rsrsrr]) de fã porque o fato de ter vários jogos de corrida me abriu os olhos para muita coisa. Muito fã de RALLYMAN ficou revoltado com o fato de terem pego uma ideia e "transformado em outra" ao invés de melhorar o que já estava pronto (alguns colocariam isso como inveja [rsrsrs]).

    Realmente quem tem um RALLYMAN dificilmente vai comprar o RALLYMAN GT justamente pelo fato de serem jogos muito parecidos - é a mesma situação que aconteceu com os jogos THUNDER ALLEY e GRAND PRIX. Ambos tem a mesmissima mecânica porém simulando esportes diferentes. É o lance da RECICLAGEM, muito mais simples que criar algo inteiramente novo, mas uma pena do ponto de vista da criatividade, da inovação e da tentativa de fugir do "mais do mesmo".
    O que importa é que, quem jogar o RALLYMAN GT primeiro vai adorar o jogo, provavelmente. Quem jogar o RALLYMAN primeiro pode ser que torça o nariz (ou não) para o RALLYMAN GT. Acredito piamente que o RALLYMAN GT vai vender muito mais, pelo fato de ser (mais) um jogo de corrida no mercado, ser um jogo SIMPLES, possuir boas miniaturas e pistas modulares.
    Se for para atrair mais pessoas para este segmento (jogos de corrida), por mim tudo bem. Apesar de ser fã de corridas "hard core" (tá aí o RACE! FORMULA 90 que não me deixa mentir), sei apreciar a deliciosa simplicidade de um FORMULA D. A quantidade de FATOR SORTE num jogo só vai determinar a maneira como ele deve ser encarado - divertido ou desafiador.

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Rallyman: GT - Rallyman GT é meu guilty pleasure da vez
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