A trilha sonora certa pode ditar o tom em certos momentos e, no caso dos jogos de mesa, isso é bem verdade. Agora gostaria de testar essa máxima com os reviews. Para o review de hoje, sobre a edição novinha do
Rallyman: GT, vamos de Greta Van Fleet, com sua excelente Highway Tune. Clique num dos dois links aí embaixo e, enquanto vai lendo o texto, você curte o (ótimo) som.
Link do YouTube
Link do Spotify
Lançado através do Kickstarter em 2018 e entregue em 2019/2020, Rallyman GT é uma reinterpretação do jogo
Rallyman, de 2009. Ele trouxe uma série de melhorias em seus componentes e a revisão de algumas regras em relação ao jogo original, mas o grande destaque é a arte revisada pelo mesmo artista do Fireteam Zero, o Loïc Muzy. Ela não apenas é mais bonita, como trouxe o jogo para um patamar muito diferente daquele no qual ele antes se encontrava. De um modo geral, os componentes do jogo são impecáveis.
Pista montada para uma das partidas da copa solo! Vejam que legais os componentes!
Uma visão aproximada do carro e dos dados.
A edição do Kickstarter foi lançada com algumas expansões muito legais! Há uma pequena quantidade de conteúdo exclusiva do financiamento coletivo, porém ela não faz falta nenhuma ao jogo. As expansões GT4 e GT5 acrescentam novos tipos de carros, dando mais variedade. A expansão Championship acrescenta um modo campanha no qual você e outros jogadores disputam 8 corridas em sequência e os jogadores ganham pontos conforme sua colocação, num modelo muito semelhante ao que se tem nos campeonatos de automobilismo. A expansão Team Challenge pode levar o jogo a comportar até 12 jogadores e traz um modo de perseguição que me parece ser muito legal! A expansão World Tour traz mais tiles para se fazer pistas. Quando você adiciona todas expansões ao jogo, a rejogabilidade, que já era muito alta só com o jogo base, torna-se muito próxima de infinita. Eu recomendo muito a aquisição das expansões para que você tenha acesso ao máximo de tiles de pista possível. Isso te permite recriar os trajetos de circuitos automobilísticos bem conhecidos, inclusive o de Interlagos, e disputar as copas solo das quais falarei adiante. Para ser bem honesto, embora as expansões acrescentem coisas boas sem muitas regras a mais, nenhuma delas pode ser dita imprescindível. Se você tiver somente o jogo base, terá muita diversão garantida!
Mecanicamente, Rallyman GT é um jogo centrado na mecânica de push your luck. Você tem dados que aceleram, mantem ou reduzem as marchas, podendo também usar dados para freiar. Depois que você selecionou os dados a serem rolados, você pode rolá-los todos de uma vez ou um por vez. Quando você se arrisca rolando todos de uma vez, você pode ganhar tokens de focus que podem ajudar em rolamentos futuros, mas você corre o risco de obter um número grande de ícones de perigo e, com isso, perder o controle do seu carro.
Início da corrida e o planejamento do trecho inicial. Os dados estão posicionados nos pontos em que haverá a troca de marchas. O dado branco, chamado de coast dice, mantem a marcha do último dado preto. Depois de selecionados e posicionados, os mesmos são todos rolados um a um ou todos de uma vez.
Nessa primeira parte, decidi correr poucos riscos e a aposta se pagou, pois tive somente 1 ícone de perigo, o que não teve nenhum efeito negativo.
Um elemento fundamental de Rallyman GT é desenhar seu trajeto na pista. Fazer escolhas certas é imprescindível para se aproveitar o que o jogo chama de linha perfeita para se fazer uma curva, quando você consegue maximizar a velocidade e correr menos riscos. No jogo multiplayer o posicionamento do carro na pista tem várias implicações, sendo uma das principais a ordem de turno.
Nessa curva super-fechada, procurei aproveitar ao máximo o desenho e meu posicionamento para ganhar tempo!
O Rallyman original foi concebido inicialmente como um jogo solo e essa verve se manteve para sua reimplementação, tanto que as regras para se jogar Rallyman GT solo são praticamente idênticas às do jogo multiplayer. O que se faz nesse modo de jogo é correr um determinado trajeto e, com base nas regras de cálculo e uma tabela fornecida pelo manual, você calcula seu tempo para aquela pista. É como se você fosse um piloto competindo pela pole position numa corrida de Fórmula 1. É só você na pista, competindo contra seu próprio limite.
Os criadores do jogo são muito ativos nos fóruns do BGG e coordenam a International Solitaire Games On Your Table Rally Association (ISGOYTRA), um sistema de
play by forum, no qual eles propõem vários cenários (trajetos próprios, carros e regras alternativas) e cada um envia seu tempo. Todo mês tem uma pista nova e o sistema não é nada complexo. Na maioria das vezes, as pistas desenhadas para essa competição usam somente os tiles do jogo base, mas eventualmente algumas lançam mão dos tiles das expansões. Vez por outra também há desafios temáticos que usam os tiles adicionais, mas, para ser bem honesto, isso não é lá tão necessário.
Minhas anotações para a minha corrida de fevereiro da copa solo! Após 21 turnos, consegui obter o tempo final de 11'10". Se isso vai ser suficiente, só saberei quando sairem os resultados, no início de março.
Quando esse jogo saiu no financiamento coletivo, eu logo me interessei, porque não tinha nenhum jogo de corrida. O financiamento foi bem sucedido e excelente sob o ponto de vista de comunicação dos criadores. Ele não saiu barato, porque a entrega foi feita via courier, algo que não estava dito no momento do FC. Logo que ele chegou, fiquei maravilhado com os componentes, o tal
toy factor, mas fiquei mais impressionado ainda com o gameplay. Joguei várias partidas solitárias em sequência, porque elas são muito rápidas. As regras são bastante simples e, depois que você pega o jeito, tudo fica muito intuitivo. É importante que você seja uma pessoa organizada e vá fazendo as anotações apropriadas para calcular seu tempo ao fim da partida.
Rallyman GT foi para mim uma espécie de
guilty pleasure, aquela coisa que você gosta, mas tem até um pouco de vergonha de assumir. Em seu modo solo é um jogo muito simples e totalmente tático, você tem que pensar muito pouco além da sua próxima rodada. O jogo multiplayer certamente traz mais desafios, pois você precisa ficar muito ligado no posicionamento dos seus adversários para ocupar os espaços adequados no momento adequado e usar a pista a seu favor.
Apesar de ser um jogo de dados, Rallyman GT oferece bastante oportunidade de mitigar riscos desnecessários, mas, ao mesmo tempo, você precisa assumir riscos muitas vezes. Saber dosar o ponto de correr riscos excessivos e assumir riscos controlados é justamente o segredo desse jogo. Encontrar esse ponto de equilíbrio é o grande barato para mim. Acho que isso reproduz bem aquele elemento de incerteza que a corrida pode ter e a necessidade de o piloto ser ousado em alguns momentos.
Torço para que as editoras nacionais se interessem por esse aqui e resolvam trazê-lo para o Brasil num futuro próximo. É um jogo independente de idioma, que agradaria muita gente graças ao ótimo tema, bons componentes, regras simples e peso família. É o tipo de jogo que diverte todo mundo e ainda possui um modo solo, que achei bem gostoso de se jogar!
Recomendadíssimo a quem se interessa pelo tema e/ou quer um jogo bem leve, para se descansar a cabeça num dia cansativo!
Se você gostou desse texto, não se esqueça de clicar no botão de curtir aqui em baixo. Inscreva-se no canal para acompanhar as próximas postagens e confira os outros que já estão disponíveis.
E lembre-se: TOGETHER, WE GAME ALONE!