Matriz de classificação de Board Games: Como identificar as melhores opções
Uma dúvida recorrente entre jogadores, experientes ou não, de Board Games é qual jogo comprar.
Segundo a Abrinq (Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedo) mais de 300 jogos foram lançados no Brasil só no ano de 2018.
Como fazer boas escolhas entre tantas opções?
Com intuito de facilitar essa resposta foi desenvolvida a Matriz de Classificação de Board Games (MCBG).
Este artigo trata de uma ferramenta simples para auxiliar na escolha de jogos. Sem dúvida não é uma ferramenta definitiva. Tão pouco o assunto será esgotado.
Não trabalharemos a questão da comparação dos preços, revenda dos jogos e o como realizar compras.
Matriz de Classificação de Board Games (MCBG)
É um gráfico simples com dois eixos:
Eixo vertical “Avaliações”. Indica se um jogo é bem avaliado. Pode ser avaliaçãovda comunidade e rankings por exemplo. Também pode ser uma avaliação do comprador baseada em seu próprio conhecimento sobre jogos.
Eixo horizontal “Desejo”. Indica que o jogo faz parte de uma lista de desejos para compras. Essa lista pode estar sujeita a alguns critérios como idade mínima do jogador, valor máximo para compra de jogos entre outros. Cada comprador deve definir os próprios critérios.
Os 4 quadrantes formados.
Unanimidades: Jogos bem avaliados que fazem parte da lista de desejos. Quanto mais bem avaliado e mais desejado o jogo maiores as chances de uma boa compra. Seria a “compra certa”.
Confiáveis: Jogos bem avaliados porém ainda não fazem parte da lista de desejos. Clássicos podem fazer parte desta lista. Existe o risco de não agradarem o comprador por outro lado a revenda é mais fácil e a desvalorização menor.
Apostas: São jogos mal avaliados que estão na lista de desejos. Famosa “compra no escuro”. O comprador esta arriscando e apostando na compra.
Furadas: São jogos mal avaliados e não estão na lista de desejos. Costumam aparecer como “ofertas imperdíveis” porém o risco é muito alto. Deve-se fugir destas compras.
Como decidir entre o melhores jogos?
Crie sua lista de desejos:
- 1. Inclua e exclua jogos a vontade. Não gaste tempo listando todos os jogos fazendo uma lista definitiva. Muitos lançamentos estão por vir o mercado está muito dinâmico.
- 2. Crie critérios. Critérios indicam condições que devem estar presentes nos jogos. Exemplos: tempo de duração das partidas, valor máximo por jogo, idade mínima para os jogadores e mecânicas são alguns que podem ser aplicados. Cada comprador pode ter seus próprios critérios.
Melhor e pior são conceitos muito subjetivos. O fato de uma avaliação ser boa para alguém não significa que para outra pessoa também seja. Um exemplo disso é que não há unanimidade entre premiações. Diferentes comitês premiam diferentes jogos.
Com relação avaliação dos jogos:
- 1. “Busquem conhecimento”. Dessa forma será possível criar uma opinião própria a respeito dos jogos e realizar a própria avaliação.
- 2. Utilizem rankings. Esse pode ser um bom indicador da comunidade a respeito dos jogos.
- 3. Cuidado com jogos na “hype”. Jogos premiados e lançamentos nem sempre agradam a todos. Editoras se esforçam para manter um jogo na moda isso pode aumentar a expectativa e quem sabe gerar frustração, ’ Quanto maior a altura maior a queda.´.
Como sou eu quem decido e compro os jogos do meu grupo, a forma que adoto para escolhe-los é ordenando a lista de desejos pelo ranking da BGG, também consulto o da Ludopédia.
Meus critérios principais:
- 1. Idade mínima para os jogadores - tenho um filho de 8 anos, os jogos devem necessariamente incluí-lo pois é uma forma que temos de passar mais tempo juntos.
- 2. Valor máximo por jogo –nem sempre o jogo mais caro é o mais divertido. Acho alguns excessivamente caros.
- 3. Número mínimo de jogadores – Meu grupo básico é composto por 3 pessoas. Jogos que obrigatoriamente precisam de 4 ou mais jogadores ficarão ociosos por muito tempo.
Conclusão
Espero que essa ferramenta te ajude na suas escolhas.
Sugiro que não fique tão preocupado com a escolha do jogo.
Frustrações acontecem nem sempre tudo vai dar certo.
Lembre-se que os jogos são um hobby e o importante é se divertir.
Contribuições são sempre bem vindas.
Muito obrigado, boas compras e excelente diversão,
Fredão
Quem somos
Somos um pai, uma mãe e um filho que adoram jogar.

Moramos em Vitória, capital do Espirito Santo, Brasil.
Nos siga no instagram @BGCapixaba.
Fontes
https://www.ludopedia.com.br/topico/22664/duvida-sobre-qual-jogo-comprar?id_topico=22664&pagina=1
https://www.ludopedia.com.br/topico/11566/metodologia-para-se-comprar-um-jogo
https://www.ludopedia.com.br/topico/10853/qual-jogo-comprar?id_topico=10853&pagina=1
https://universidadedocartola.com.br/matriz-classificacao-jogadores/