Prezados colegas de Ludopedia,
decidi escrever sobre minha metodologia para comprar jogos e gostaria de debater sobre isso com vocês. Vamos lá, eu sempre procuro olhar os seguintes quesitos antes de comprar qualquer jogo:
1) Se o jogo tem dados, dificilmente eu compro. Só se for um jogo muito bom como, por exemplo, Mare Nostrum e Clash of Cultures eu ainda estou pensando em comprar. Tem mais ou menos 1 ano que estou pensando nisso, só por causa dos dados.
2) O fator histórico e/ou cultural para mim é muito importante. Não gosto de jogos que não tragam nenhum fato histórico. Posso dar como exemplo jogos como Concórdia, Imperial 2030, Tigris & Euphrates, Francis Drake, etc.
3) Olho também se o tabuleiro é bonito. Tabuleiros muito abstratos, confusos ou feios não me agradam.
4) Gosto muito de componentes (peças) bem acabados. Posso citar como exemplos o Kemet, o Cyclades, O Clash of Cultures e o Francis Drake (este considero o top em acabamento). Acho que este cuidado reflete o respeito e o carinho que o designer teve com o consumidor, isto é, o seu cliente final.
5) Tenho alergia a jogos em que as peças são "quadradinhos" de papelão. Prefiro as miniaturas e os meeples.
6) Tabuleiros em que os territórios são tiles hexagonais me deixam meio arredio. Um jogo deste tipo que gosto muito é o Catan e o Keyflower, mas são exceções.
7) Jogos com regras muito extensas eu não gosto. Os jogos do Mac Gerdts provam que um jogo pode ser estupendo, tendo regras curtas.
8) Preço. Sei que a maioria dos jogos bons são caros, mas meu limite de preço para jogos é de R$700,00 e não mais que isso. Já acho este preço altíssimo. Só comprei um jogo por este preço até hoje e não pretendo repetir o feito.
9) Leio, falo e escrevo inglês fluentemente, mas para por aí. Em 2012, na Suíça, deixei de comprar uma pancada de jogos porque o único idioma das regras era o alemão e eu não conhecia a Ludopedia. O idioma para mim é importante também.
É isso o que penso, pessoal. O que vocês acham? O que vocês pensam no momento de comprar um jogo.
Grande abraço a todos.