Fala Galera!
Como é que vocês estão meus queridos?
PaladinoMonge na área. E hoje, assim como um ano novo, começo uma nova série escrita aqui no canal. Nela darei minha opinião de um jogo e ao final falarei se vale a pena jogar de novo. E olha só, esse é o nome do quadro! Uhuuu!!!
A ideia é fazer uma pequena resenha escrita (sei que muita gente gosta desse tipo de mídia e cá estou eu com minhas limitações tentando trazer minha singela opinião nesse meio), falando alguns pontos do jogo e depois dando minha opinião se vale a pena jogar o jogo novamente. Afinal, convenhamos, existem jogos que uma vez basta, não é?
Mas também existem aqueles que vale muito a pena jogar mais para conhecer todo potencial. Em um mercado que cada vez cresce mais (já teve a curiosidade de ver quantos jogos tem cadastrado na BGG? E na ludopedia?) Com pessoas conhecendo o hobby e comprando jogos para sua coleção, acabamos, muitas vezes, jogando uma vez ótimos jogos, deixando-os depois na prateleira, esperando novamente ser abertos e colocados na mesa.
Depois dessa introdução gigante, vamos ao que interessa, não é?
Para estrear eu vou falar sobre o jogo Snowdonia. E quando falo sobre ele eu já começo perguntando para você: conhece esse jogo?
Pois é, a pergunta é meio que retórica pois eu não conhecia esse jogo até o ano passado. Sim. Fui saber de sua existência no começo desse ano (se você está lendo do futuro, o ano é 2020, o mês janeiro, a terra tem escassez se recursos... desculpe, me empolguei na parte dramática).
(Esse trabalhadores são lindos né? Mas na primeira versão não é assim)
Em Snowdonia, os jogadores representam grupos ou companhias que se oferecem para construir a estrada de ferro Snowdonia Mountain no ano de 1984.
O jogo em si consiste em você tentar construir as ferrovias e as estações no meio do caminho e, nesse meio tempo, conseguir cumprir os contratos. E para isso você vai utilizar as ações que se encontram no tabuleiro central. Cada jogador tem 2 trabalhadores para realizar suas ações. Além disso, os jogadores terão à sua disposição um terceiro jogador que pode ser contratado no início das rodadas, pagando um carvão, quando o jogador tiver comprado um trem. Além desse trabalhador, ainda existe um outro trabalhador que servirá como observador da companhia e poderá ficar andando entre as estações da ferrovia e conseguir pontos de vitória no final do jogo.
(Tabuleiro do Snowdonia)
Existem 3 fatores bem interessantes no jogo. O primeiro é que os jogadores precisam escavar para construir a ferrovia. No começo do jogo, no setup, são colocadas cartas de ferrovias que contém um número impresso nelas. Esse número é a quantidade de terra (cubos marrons) que os jogadores precisam tirar para poder liberar aquela parte da ferrovia para ser construída. Quando isso acontece, o jogador vira a carta que agora mostrará uma ferrovia com um espaço para colocar um cubo do jogador quando ele construir efetivamente aquela parte da ferrovia. Além disso, são colocadas estações no caminho, sendo que cada estação tem um número de cartas que é colocado antes dela entrar. Assim, montamos a nossa ferrovia.
O segundo fator é que o jogo trabalha com a variação do clima. No jogo, temos um dia ensolarado, um dia chuvoso ou um dia nublado. E cada um desses dias impacta as ações de escavação e construção da ferrovia.
(A trilha de clima, escavação e trilho)
Existe duas trilhas marcadas no tabuleiro que mostra o ícone de escavação e de construção da linha férrea. Essas trilhas mostram a quantidade de terra e de partes da ferrovia que o jogador poderá construí através de 1 ação. A parte da escavação vai de 1 até 4 e a linha férrea de 1 a 2 cartas de uma vez. O clima impacta nessas duas trilhas.
Em um dia ensolarado, fica mais fácil trabalhar. A trilha é melhorada, subindo 2 pontos na escavação e 1 ponto na linha férrea. Em um dia chuvoso, o trabalho é mais árduo, por isso as duas trilhas são diminuídas em 1 ponto. E por fim temos o dia nublado, com neblina. Nesse tempo, é perigoso trabalhar com escavação ou a construção de linha férrea. Logo, essas ações estarão bloqueadas.
Essa questão do clima, apesar de ser escolhida de forma aleatória qual clima entra em jogo, através das cartas de contrato, é mitigada pelo fato de que os jogadores sabem quais serão os próximos dois climas que impactarão as duas próximas rodadas. Logo, é possível se programar para maximizar suas ações.
(Alguns dos contratos que podem ser feitos no jogo)
E o terceiro fator é que o jogo em si também joga o jogo como se fosse outra companhia ajudando a construir a ferrovia. E isso é feito através de uma trilha de eventos.
Essa trilha de eventos é ativada quando se pega cubos brancos da sacola de recursos, no fim de cada round, quando vamos repor os recursos disponíveis para compra. Caso ocorra de um cubo branco sair, o efeito na trilha de evento ocorrerá. E pode ocorrer mais de um evento por vez, vai depender da quantidade de cubos.
E os efeitos do evento impactam bastante o gameplay e os jogadores e suas decisões. Isso porque através dessa trilha, e apenas por ela, é que é liberada a compra de trens (que possibilita comprar o terceiro trabalhador, além de dar um poder especial). Enquanto não for liberado essa compra, os jogadores não poderão comprar os trens.
(Essa quantidade absurda de cubos marrons foi o jogo que tirou)
Ah Paladino, então os eventos são bons.
Bem, na verdade não é bem assim. Não podemos classificar essa trilha de eventos como boa ou má. Na verdade, temos que enxergar ela como um risco ou uma oportunidade. Deixa eu explicar.
Além de habilitar a compra dos trens, essa trilha também possibilitará que o jogo ‘participe’ do jogo escavando, colocando trilhos e construindo as estações. Então, quando um evento ocorre que mostra, por exemplo, a pá, o jogo irá escavar. Só que ao contrário dos jogadores, que tiram a quantidade de cubos conforme o número na trilha de escavação, o evento limpa uma quantidade de cartas igual a essa trilha. Ou seja, se na trilha de escavação está nas 3, 3 cartas serão limpas totalmente.
E porque eu falo que a trilha é um risco ou oportunidade? Simples. Os cubos marrons, que você adquire escavando, serve para criar aço e para cumprir contratos. Logo, você precisa ter eles na sua mão. Só que eles impedem que você construa os trilhos e as estações. Se você quer cubos marrons para cumprir um contrato, o evento é um risco pois pode te atrapalhar. Mas se você quer colocar um trilho ou construir na estação, o evento será uma oportunidade.
(Ações e a ferrovia que vai ser construída e suas estações)
Snowdonia é um jogo cujo planejamento é essencial, olhando todos esses fatores que descrevi acima, tendo como base o uso limitado de trabalhadores e ações disponíveis, sendo um jogo euro de peso médio.
Mas será que vale a pena jogar Snowdonia de novo?
E a resposta é: Com certeza.
A proposta do Snowdonia é tentar fazer com que a cada partida, os eventos e o clima façam com que um jogo seja diferente do outro. Você pode jogar uma partida que tenham vários dias ensolarados, deixando algumas ações mais interessantes, mas ao mesmo tempo, criando uma tensão na hora de tirar cubos, pois tirar cubos de eventos em um dia ensolarado é sinônimo de perder pontos de vitória, pois trilhos, terra e estações serão perdidas para o jogo.
(O jogo é muito bacanudo)
Também há o fato de que o jogador é desafiado a cada partida. Como há trabalhadores limitados e ações limitadas, é desafiador se programar, tendo fatores que fogem do controle do jogador (trilha de eventos), mas que é possível maximizar as ações olhando como o clima vai estar daqui a duas rodadas.
Snowdonia é um jogo que a cada partida vai apresentando seu potencial e mostrando que você pode pontuar de várias formas possíveis. E quanto mais você conhecer, melhor vai se planejar. E jogar Snowdonia com jogadores experientes é uma batalha por cada ação, cujo ganhador será aquele que for mais estratégico, e porque não dizer até mesmo tático.
Se você gosta de jogos cobertor curto, tenso, e que o planejamento é bastante necessário, Snowdonia é um jogo que provavelmente você vai gostar bastante.
Cabe ressaltar que ele não é um jogo que há interação direta, mas os blocks acontecem bastante. E olha, acho que inclusive são necessários para se conseguir a vitória.
Sobre o tema, o jogo tem uma proposta bem diferente. Tenta mostrar que construir uma rota, dentro de uma montanha, tem seus pormenores. Por isso há a ação de escavação que antecede a construção do trilho propriamente dito. E é muito interessante também ver que a variação do clima foi utilizada de forma inteligente, não somente visando o gameplay, mas também o tema em si. Basta perceber que trabalhar em um dia chuvoso não terá a mesma eficiência que num dia ensolarado.
(Com certeza irei jogar novamente. Jogo aprovado)
Snowdonia foi uma excelente surpresa de ano novo. Para quem, assim como eu, gosta da mecânica de alocação de trabalhador, jogar esse jogo será prazeroso. E tenho a certeza que você, assim como eu, que não se importa em ter jogos sem interação direta, com blocks maravilhosos e necessidade de planejamento futuro, vai amar o jogo e vai querer jogar Snowdonia novamente. E novamente. E novamente.
É isso pessoal. Espero que tenham curtido essa pequena análise.
E como eu gosto sempre se frisar: jogue o jogo para senti-lo. Depois disso é que você pode pensar se vale ou não a pena jogar o jogo de novo!!!
Abraço meus queridos!