Fala meus queridos!
Olha eu aí que de novo me atrevendo a escrever para vocês. E hoje vou trazer minhas primeiras impressões após jogar o jogo Herdeiros do Khan.
[editado pela moderação por ir de encontro a políticas do fórum]
Voltemos ao texto.
Herdeiros do Khan é um jogo para 2 a 5 jogadores dos designers Lucas Ribeiro e Rodrigo Rego, este último, também é criador dos jogos Emboscados e Camisa 12 (que será lançado pela dijon jogos).
E qual é a premissa do jogo? Genghis Khan está ficando velho e mongóis precisam escolher seu próximo líder através de uma votação em seu conselho, o Kurultai (obrigado google). O jogado é um de seus herdeiros e tentará provar seu valor para angariar votos para ser proclamado o próximo líder do império mongol.
Aqui gostaria já de começar a falar do jogo em si. Primeiro preciso ser bem sincero. Eu não conhecia nada do jogo, a não ser o nome e que ele seria lançado pela nova linha editorial da estrela, e que teria alguma coisa a ver com o império Mongol. E isso foi crucial para alguns pontos que vou colocar aqui.
(No tabuleiro do jogo temos todas as informações que precisamos para realizar nossas ações)
O jogo tem uma duração variável pela quantidade de jogador e vai depender da votação que os jogadores estão conseguindo. Isso acontece porque toda vez que você ganha um voto, um marcador branco também anda na trilha do Kurultai. Quando ele chega no marcador da quantidade de jogadores, a rodada termina e joga-se mais uma rodada e determina-se o vencedor, que será aquele que tem a maior quantidade de votos.
Para falar de como se ganha votos, eu já vou falar das duas principais mecânicas que temos no jogo: Pegar e Entregar (pick and delivery) e controle de área. Essas mecânicas foram muito bem implementadas e trabalham muito bem juntas.
O Pick and delivery aparece quando os jogadores precisam pegar mercadorias e entregar para os conselheiros para conseguir seus votos. Se você for o primeiro, ainda consegue um bônus que pode ser usado na hora que o jogador quiser para potencializar suas ações. Essas mercadorias estão nas cidades dominadas pelos mongóis, sendo que sempre teremos 3 cidades com recursos a serem saqueados pelos jogadores. Quando o último recurso de uma cidade é saqueado, o jogador que pegou esse recurso coloca uma de suas fichas naquela cidade. Esse marcador irá contar para o controle de área que ocorre no final do jogo, e depois é aberta uma nova cidade colocando novos 4 recursos a serem saqueados.
Eu não falei que as mecânicas trabalham bem juntas? Pois é, enquanto os jogadores estão buscando colher recursos para os conselheiros, eles poderão saquear cidades, colocando seus marcadores conforme informado acima, e também colocar acampamentos em um dos espaços disponíveis nas cidades que, além de contar para o controle de área, também auxilia o jogador a se movimentar pelo tabuleiro pois o jogador não conta aquele espaço.
(um dos objetivos individuais do jogo. Focar neles é uma forma de trabalhar sua estratégia durante todo o jogo)
Bom, já deve ter percebido que tem duas formas de ganhar votos não é? Entregando recursos e pelo controle de área no final do jogo. Mas além deles, existem outras duas formas. A primeira é através de objetivos públicos. Quem fizer primeiro um dos objetivos, consegue o voto. A segunda forma é através de um objetivo pessoal que será pontuado no final do jogo.
E como é que o jogador se move pelo tabuleiro e pelas cidades para pegar recursos e entrega-los? Bom, isso é feito em seu tabuleiro individual. Cada jogador tem um, com um herdeiro que tem um poder diferente um dos outros, o que agrega uma estratégia específica para cada jogador.
Nesse tabuleiro nós temos 4 colunas: verde, amarela, vermelha e branca. No início do nosso turno, a primeira coisa que fazemos é escolher qual dessas colunas ativar, colocando em cima dela 1 de nossos discos de ativação. O bacana aqui é que, ao ativar uma coluna, nós ativamos todas as ações que estão naquela coluna, sendo que novas ações são compradas através de melhorias que custam 2 moedas. A ordem das ações é indiferente e o jogador tem total liberdade para escolher. Dentro das várias ações que temos, cabe destacar:
. Cavalo: cada cavalo na ação é um movimento que o peão do jogador pode fazer no tabuleiro.
. mão: cada mão permite pegar um dos impostos cobrados pelo império mongol de suas cidades. Existem 2 tributos: Moeda, que serve para comprar melhorias; Espada, que serve para saquear uma cidade que seu peão esteja adjacente. E com a espada que o jogador vai conseguir pegar os recursos necessários para entregar aos conselheiros; e o Yurt, que é um tipo de cabana mongol, que seve para você criar assentamentos. É através dela que você pode colocar seus marcadores no tabuleiro para o controle de área
. Genghis Khan: você move o peão do Khan para um dos terrítórios do império mongol, coletando recursos (repondo as peças no tabuleiro) ou colocando ele na área de melhorias, repondo novas melhorias para os jogadores.
(Tabuleiro individual do jogador contendo as colunas onde são feitas as ações. O poder do herdeiro é uma força de 'quebrar' as regas do jogo)
Um ponto importante é que, ao por um disco em uma coluna, você não pode ativá-la novamente. E é aí que entra a coluna branca, pois uma de suas ações e retirar todos os discos das colunas, incluindo ela própria, para que o jogador possa reativar aquela coluna.
E esse é o fluxo do jogo. Onde o jogador ativa uma coluna, faz suas ações, buscando andar pelo tabuleiro, saqueando cidades, firmando assentamentos e angariando votos junto aos conselheiros para ser o próximo Khan.
No fim do jogo, é feita a pontuação dos objetivos secretos e do controle de área. Para realizar a pontuação de controle de área, o jogo é dividido em 3 grandes áreas e cada área dessa irá pontuar os dois jogadores que tiverem mais marcadores. Dependendo da quantidade de melhorias que o jogador tem naquela região (que é mesma cor da coluna), ele ganhará votos, podendo ser de 1 a 3 votos.
Ufa, acho que consegui passar parar vocês um overview do que é Herdeiros do Khan. E o que posso dizer é que no final da partida eu me surpreendi positivamente com o jogo. Não esperava um pick and delivery bem implementado junto com uma mecânica de controle de área que o jogador não pode menosprezar, pois pode ganhar muitos votos no final.
Herdeiros do Khan é um jogo médio com uma boa dose de estratégia e com uma rejogabilidade bem bacana devido aos poderes dos herdeiros. Esses poderes auxiliam o jogador a seguir um caminho, o que é muito legal, fazendo com que jogar com um seja um pouco diferente do outro. Contudo, cabe ressaltar que essa diferença se dá mais no início do jogo. Depois que o jogador começa a ter muitas melhorias em seu tabuleiro, essa diferença fica um pouco para escanteio, mas ainda assim deve ser levada em conta pelos outros jogadores, pois devido a um poder, um jogador pode fazer algo que outro jogador não esperava. Vou dar um exemplo: tem um herdeiro que pode pegar qualquer mercadoria de qualquer cidade pagando 1 moeda, tendo a exceção de que aquela mercadoria não seja a única. Logo, uma determinada mercadoria visada por todos os jogadores, pode ser pega por quem tem esse herdeiro, mesmo que ele não esteja adjacente a cidade, tirando o fator ‘andar’ pelo tabuleiro.

(quando mais melhorias você tiver, melhor será sua rodada)
E é esse exemplo que quero trazer para reforçar para vocês o quanto o Herdeiros do Khan me surpreendeu. Eu não esperava isso. Não esperava que um jogo que será lançado pela Estrela, cujos componentes muito provavelmente serão no padrão que conhecemos dos jogos da Estrela, pudesse entregar um jogo com uma estratégia bem elaborada, mecânicas muito bem implementadas e o melhor, mega divertido que deixa um gostinho de quero mais.
E vou mais além. Quando estava jogando, o tema estava lá a todo momento. Eu me sentia um herdeiro do khan mesmo. Eu precisava saquear cidades. Precisa colher tributos. Precisava angariar votos. E isso foi a cereja do bolo. Nem em meus mais otimistas pensamentos, eu achei que isso iria ocorrer. E que bom que ocorreu.
Um detalhe que preciso passar para vocês é que o jogo entrega bem isso que escrevi aqui: um jogo de pegar e entregar com controle de área. Se você não gosta desse estilo de jogo, talvez Herdeiros do Khan não vá se adequar a você.
Claro que preciso reforçar mais uma vez que esse jogo terá componentes abaixo do que aguardamos em jogos em nosso nicho. Mas sendo sincero, não é um componente que faz um jogo ser bom e divertido. E posso afirmar aqui que Herdeiros do Khan é um jogo divertido e que vale a pena conhecer e ter na coleção. Ainda mais pelo preço que será praticado pela Estrela.
Então convido você a tentar se tornar o próximo Khan e vir se divertir no jogo Herdeiros do Khan.