"A tartaruga aceitou o convite da lebre por uma revanche e a novidade se espalhou pelo país. A grande corrida estava prestes a começar e todos os participantes finalmente estavam prontos para esse grande espetáculo!!"
Regras no vídeo aí em cima, e resumão com comentários logo abaixo.
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E ok.
Neste jogo cada jogador começará com uma carta sorteada indicando um corredor em quem ele apostou, e escolherá uma segunda carta de sua mão representando um segundo corredor. E como é de imaginar, sua pontuação depende da posição deles no fim do jogo.
É seu papel manipular a corrida para garantir a vitória deles.
Para isso, o jogo passa por duas fases:
1. Jogar cartas:
Os jogadores vão alternando turnos, jogando de 1 a 4 cartas de suas mãos na mesa, e então comprando cartas para repor sua mão.
As únicas regras são que:
• Todas as cartas que você jogar devem ser do mesmo corredor;
• Nenhum corredor poderá ter mais do que 4 cartas na mesa;
• O número de cartas na mesa nunca poderá ser maior do que 8.
Os jogadores vão alternando turnos jogando cartas, até que um corredor possua 4 cartas ou existam 8 cartas na mesa. O que dispara a próxima fase.
2. Corrida:
Neste momento, cada corredor irá se movimentar de acordo com a quantidade de cartas que recebeu na fase anterior. E sempre nesta ordem:
• Coelho:
De 1 a 4 Cartas - Movimenta 2 espaços.
Porém, se ele já for o primeiro na pista, ele dorme e não avança neste turno.
• Tartaruga:
De 0 a 3 Cartas - Movimenta 1 espaço.
4 Cartas - Movimenta 2 espaços.
E perceba que ela é a única personagem que se movimenta mesmo não recebendo cartas!!!
• Lobo:
De 1 a 2 Cartas - Movimenta 1 espaço.
3 Cartas - Movimenta 2 espaços.
4 Cartas - Movimenta 3 espaços.
Mas aqui temos uma carta especial. Se qualquer uma das cartas do lobo possuir o símbolo de uivo, ele será o único personagem que poderá se mover neste turno.
• Raposa:
Ela sempre terá movimentos igual ao número de cartas que receber.
Assim, 1 carta dará 1 movimento, 2 cartas 2 movimentos...
• Carneiro:
Ele sempre irá se movimentar espaços igual ao número de cartas +1.
Assim, 1 carta dará 2 movimentos, 2 cartas 3 movimentos...
Porém, seu movimento deve se encerrar sempre que ele precisar atravessar um rio no percurso da corrida.
Após todos os corredores realizarem seu movimento, as cartas na mesa são descartadas, e uma nova rodada se inicia.
O jogo se encerra no momento em que 3 corredores passarem a linha de chegada.
Revelem as cartas de aposta, e somem a pontuação referente a posição final de cada um de seus competidores.
O jogador com a maior pontuação vence.
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E certo.
Esse é um jogo infantil.
As jogadas são simples, já que no seu turno você é limitado as cartas que possui na mão, e sua única ação é jogar cartas.
O jogo é rápido, já que nenhum personagem anda para trás e o tamanho da pista é bem limitado (Lembrando que a tartaruga se movimenta praticamente todo turno, então existe um limite de rodadas aqui). Então é fácil ver 3 ou 4 partidas seguidas.
Mas o grande diferencial mesmo fica por conta da movimentação de cada personagem.
Não existem estratégias profundas aqui, mas a forma com que os movimentos são feitos acaba sendo cativante, muito temático. Por exemplo:
A tartaruga, sempre se movimentando lentamente, mas contante, sendo a única personagem que se movimenta mesmo se não receber cartas.
Ou a lebre, que se movimenta com facilidade, mas dorme se estiver na frente dos outros.
O próprio lobo mau, que pode botar o terror nos competidores para ganhar uma vantagem.
São mecânicas que fazem sentido dentro da história, e acabam facilitando essa aproximação do jogo com o jogador.
Mas, apesar de cativante, é comum jogadores de primeira viagem se perderem um pouco na quantidade de informações sobre cartas e efeitos especiais. Nada que assuste, numa segunda partida o turno já corre bem. A carta de ajuda que vem com o jogo é realmente útil neste primeiro contato.
E claro que ao entender os movimentos os jogadores começam a pensar na traquinagem.
A lebre mesmo se movimenta com poucas cartas, mas precisa de cartas praticamente todo turno para avançar. Então os adversários tendem a não jogar estas cartas OOUUU jogar todas de uma vez. Assim existe um desperdício de cartas que vai fazer seu movimento ser mais raro.
Sem contar as cartas de uivo do lobo, que conseguem quebrar as cartas de qualquer outro personagem. Ou mesmo as cartas de carneiro, que resolvem aparecer apenas quando ele está chegando perto de um rio.
É esse tipo de imprevisto, causado pelos adversários, que faz o jogo brilhar.
Em alguns momentos me peguei pensando em Camel Up, com aquele movimento imprevisível dos dados. Só que neste caso você sabe exatamente quem está desperdiçando as cartas que você precisa.
Outra questão vai para o equilíbrio do jogo.
Nas minhas primeiras partidas tinha quase certeza de que a habilidade da raposa era exageradamente mais forte que a dos outros personagens.
Porém, com o passar das partidas, percebi que todos os corredores conseguiram alcançar o pódio.
Me parece que os jogadores vão aprendendo aos poucos, se adaptando conforme os resultados vão saindo, e começam a desperdiçando cartas que não precisam nos momentos certos. Assim, até a tartaruga, avançando de um em um, já conseguiu chegar em primeiro.
Mas... pontos negativos.
Apesar de ser um jogo de corrida, ele não se comporta da forma que você espera.
Aqui você depende das cartas que possui em sua mão, e corre o risco de passar a partida inteira sem ver as cartas dos personagens em quem apostou.
Muitas vezes me senti preso, sendo obrigado a ajudar um adversário por não possuir as cartas certas.
Só então entendi a real ideia do jogo.
Você pode até não ver as cartas que precisa, mas com certeza terá cartas de personagens adversários aos montes.
Isso faz com que o jogo seja mais sobre achar formas de sacanear o coleguinha, usando as cartas que ele precisa de forma errada, do que realmente preparar uma estratégia para o seu corredor.
Vamos dizer que você ajuda o seu personagem no momento em que atrapalha o personagem dos outros.
Por conta disso geralmente não me sinto responsável pela vitória de determinado corredor.
Entendo que isso é uma característica do jogo, e me divirto na partida, porém sinto falta daquela sensação de corrida propriamente dita.
Outra questão vai para a pista.
Pelo menos nas minhas mesas, começamos a sentir falta de obstáculos ou bifurcações.
As peças deste jogo são divididas em "pista normal" e "pista com rio", sendo que o rio interfere apenas no movimento do carneiro. Então independe a forma com que você monte o percurso da corrida, o sentimento será sempre o mesmo.
Realmente uma expansão com pistas e personagens novos seria fantástica, mesmo sem alteração nas regras básicas.
No fim.
Jogo infantil que os adultos tomam conta.
É divertido, imprevisível, caótico e cativante. "Contos e Jogos: A Lebre e a Tartaruga" não possui a sensação estratégica de corrida que eu esperava, mas é certo que me convenceu com as cutucadas e risadas que cria durante a partida.