O Peão de Tabuleiro resenha Expansão Star Realms: Crisis - Heróis
Star Realms: Crisis - Heróis é uma expansão para o jogo Star Realms. Lançado no Brasil pela Devir, esta expansão adiciona o conceito de eventos ao jogo base.
Componentes:
Esta expansão é vendida em formato de blister, com embalagem descartável.
São 12 cartas do mesmo formato, com mesmo design e estilo artístico das presentes no jogo base, com a diferença de que a arte desta expansão foca em personagens, e retrata figuras “orgânicas” em suas faces. O verso das cartas também é o mesmo. Ao todo são 8 heróis diferentes, sendo 4 com cartas únicas (valor 2) e 4 com duas cartas repetidas (valor 1). As cartas têm em sua frente o nome do herói como título, acompanhado pelo subtítulo “herói” sombreado nas cores das facções a que pertencem. As bordas e design com predomínio de cinza ajudam a destacar as cartas de heróis das demais do jogo.
Abaixo estão presentes as caixas de texto com as informações de poderes da carta, e com a descrição de como usar as cartas da expansão.
A caixa base do jogo não tem espaço para cartas adicionais. Como a embalagem desta expansão é descartável, deve-se pensar em uma solução de armazenamento alternativa.
Regras:
As cartas devem ser embaralhadas junto ao deck de compras do jogo, e entram na partida como as demais cartas, através da fileira de comércio. Estas cartas podem ser adquiridas como qualquer uma nave ou base, no entanto, as cartas de herói não são colocadas junto ao monte de descarte após sua compra. Elas entram direto na mesa para serem utilizadas, e permanecem na mesa até que o jogador as sucateie, ativando suas habilidades.
Descrição das cartas:
Todas as cartas de herói possuem o símbolo da facção à qual pertencem, atuando como aliados uma vez que são ativados. Além disso, cada personagem traz uma habilidade diferente adicional, relacionada à sua facção.
Culto às Máquinas
Veterano de Guerra ($1/2x): você pode sucatear uma carta de sua mão.
Sumo Sacerdote Lyle ($2/1x): você pode sucatear uma carta de sua mão ou de sua pilha de descarte.
Império Estelar
Capitão Cunning ($1/2x): o jogador alvo descarta uma carta.
Almirante Rasmusson ($2/1x): compre uma carta.
Federação Comercial
Diretor de Operações ($1/2x): recupere 4 de liderança.
CEO Torres ($2/1x): recupere 7 de liderança.
Blob
Piloto de Aríete ($1/2x): cause 2 de dano.
Chefe Supremo Blob ($2/1x): cause 4 de dano.
Opinião:
Comprei esta expansão sem muitas expectativas, pois quando fui pesquisar a respeito, as resenhas que li não a elogiavam muito, dizendo que era dispensável. Como eu estava apaixonado por Star Realms, queria tudo do jogo naquele momento e o preço das expansões deste jogo são bem baratos, acabei comprando esta expansão junto com as demais, mesmo sem muitas opiniões positivas corroborando a compra. Acabei sendo surpreendido positivamente. A entrada dos heróis em jogo adiciona um pouquinho mais de Star Realms a Star Realms. Não muda muita coisa no jogo, mas o engrandece um pouco.
Em Star Realms é comum que aconteça de não aparecer na fileira de comércio cartas que estejam alinhadas com nossa estratégia. Neste momento é comum que compremos cartas de facções que não teriam outras cartas para se aliar no baralho. Os heróis entram em cena dando uma chance a estas cartas para brilhar, ao utilizar sua habilidade de aliado. Além disso, apesar de pouco intensas, as habilidades adicionais trazem mais uma possibilidade tática ao jogo: aqueles 2 pontos de dano que faltavam pra destruir um posto avançado inimigo, 7 pontos de liderança para dar aquele fôlego adicional a uma partida acirrada, ou a compra de uma carta que acaba fazendo a diferença num momento de desesperança. Tudo isso adiciona um pouco mais de “sabor” ao jogo.
Tematicamente considero muito adequado que os heróis somente sejam ativados quando são sucateados. É aquele sacrifício final, que o eleva à categoria de herói. Pode ser que o sacrifício faça alguma diferença, pode ser que não. É a vida. O fato é que é tematicamente coerente, e eu adoro isso.
Quem vai gostar desta expansão?
Aqueles que apreciam expansões que aumentem algo que o jogo já possui, sem alterar significativamente a dinâmica do jogo base.
Quem não vai gostar desta expansão?
Pessoas que buscam expansões revolucionárias, que alterem muitos elementos de jogo.
O que me agrada nesta expansão?
O que mais me agrada nesta expansão é sua coerência temática. Também gosto muita das novas opções táticas que heróis adicionam à partida.
O que me desagrada nesta expansão?
Acho que os heróis poderiam ser um pouquinho mais poderosos, na minha opinião, para se ter certeza de que o sacrifício não foi completamente em vão. No entanto, é mais uma sugestão do que um desagrado de fato. A expansão me satisfaz plenamente como está.
Porque está em minha coleção?
Porque sou fã de Star Realms, e esta expansão, apesar de pequena, engrandece muito o jogo.
Pontos positivos:
Design gráfico das cartas destaca-as das demais cartas do jogo, favorecendo sua visualização e aplicação de suas regras;
Coerência temática;
Engrandece o jogo base sem deixá-lo mais complexo;
Pontos negativos:
Conclusão:
Se você gosta de Star Realms, esta é uma expansão que provavelmente irá te agradar. Não é indispensável, não revoluciona o jogo, mas dá um gostinho a mais ao jogo.
Esta foi minha sétima resenha sobre jogos de tabuleiro. Espero ter colaborado em sua busca por informações. Todos os comentários e sugestões são bem vindos.
Seguuura, peão!