Por Vincent Dutrait
Vamos começar com uma pequena história: Em uma noite no verão de 2014, eu estava jogando Lewis & Clark com a minha família. No final do jogo, acabamos falando sobre os detalhes da expedição que eu estava começando a conhecer muito bem, uma vez que eu a tinha ilustrado várias vezes em jogos e livros.
Naquele momento eu percebi que em Lewis & Clark eu havia representado a maioria dos personagens em um contexto de uma jornada épica... mas nós não tínhamos desenvolvido os lados de descobrimento e de exploração da expedição.
Eu mantive esse pensamento em mente para falar sobre isso com o time da Ludonaute. Na manhã seguinte, eu recebi uma mensagem deles, me dizendo que Cédrick Chaboussit tinha acabado de projetar um jogo totalmente novo dedicado aos diários trazidos pelos exploradores, com textos descrevendo as tribos, a cartografia e os estudos sobre os animais e as plantas! Esse jogo se tornaria Discoveries (em tradução livre: "Descobrimentos").
Danças com Lewis & Clark
Não é tão simples trabalhar em um tema e em uma história muitas vezes. Além disso,
Lewis & Clark e
Discoveries são dois jogos muito diferentes, mas com um tema e abordagem semelhante: os jogadores precisam gerenciar os membros da expedição para atingir seu objetivo.
Preciso admitir que a ideia de trabalhar com ele novamente me assustou um pouco no início. O desenvolvimento foi pensado com muita profundidade em
Lewis & Clark, e era necessário obter o mesmo resultado - mas sob uma nova perspectiva - a fim de evitar comentários como "
Isso é um Lewis & Clark 2", "
Lewis & Clark: A Expansão"ou"
Lewis & Clark: Eles estão de volta".
O Designer, a Editora e o Artista
Depois de algumas discussões muito interessantes, decidimos focar na representação dos diários escritos pelos exploradores. O próximo passo foi pesquisar documentos e referências históricas para ser capaz de fazer ilustrações realistas e críveis. Minhas principais pesquisas foram sobre as diferentes tribos, seu ambiente, seu estilo de vida, os caçadores, os pescadores, as espécies naturais encontradas...
Depois eu montei uma linha geral para as cartas considerando algumas características para sua diferenciação. Em primeiro lugar, as cartas são jogadas na horizontal, o que é um detalhe importante porque, tátil e visualmente, isso dá uma sensação diferente de
Lewis & Clark.
Pensei em dois tratamentos diferentes para as cartas. Para as Tribos, optei por usar ocres e marrons para criar um sensação aconchegante, de calor, e para ser uma lembrança das cores das Montanhas Rochosas, o couro, a madeira - tudo o que é vivo.
Já para o lado das Descobertas, um fundo pálido e frio para aumentar a visibilidade das trilhas e as ilustrações das espécies encontradas.
Daí eu organizei as cartas de modo que a mecânica e as indicações se encaixassem melhor entre os outros elementos a fim de evitar um efeito de retalho. Na verdade, eu desenhei os símbolos, números e pictogramas à mão para que se possa encontrar o mesmo aspecto gráfico dos diários dos exploradores. Meu objetivo era criar cartas coerentes e harmoniosas que permanecessem facilmente legíveis.
Oeste Realmente Selvagem
Eu tentei dar aos jogadores a sensação de que eles realmente estão prestes a fazer o trabalho de um antropólogo e estudar as diferentes culturas.
Para as cartas das Tribos, eu descobri rapidamente que não seria tão fácil representar as cerca de cinquenta tribos que viviam nas áreas exploradas tentando dar personalidade a cada carta. Algumas tribos têm ambientes semelhantes (tendas, casas de madeira ou cabanas), estilos de vida ou roupas. Para algumas outras tribos, foi muito difícil encontrar descrições ou representações.
Para criar a variedade, escolhi representar o ambiente só quando eu tinha comprovação disso, representar um personagem quando não tinha referências, e incluir um elemento específico apenas quando tinha uma imagem precisa dele.
Este trabalho permitiu-me criar paisagens, personagens com maior ou menor proximidade, trajes, objetos, retratos do cotidiano, as ligações entre a natureza e os homens, animais...
Já as cartas de Descobertas foram mais fáceis. Era mais importante que a mecânica e as trilhas estivessem claras e perfeitamente legíveis assim que a carta fosse colocada na mesa. Em Descobertas, nenhuma das cartas é mantida na mão, o que influencia no tratamento das ilustrações que precisam ser vistas à distância.
No lado esquerdo estão os rios e as montanhas, pintados como dois pequenos ícones para que se encaixam perfeitamente na carta, e no lado direito as ilustrações de plantas e animais.
Para os dois tipos de cartas, eu tentei dar a sensação de um diário de viagem com ilustrações de desenhos e rascunhos coloridos como se tivessem sido feitos no local, como lembranças vivas. Finalmente, eu adicionei algumas marcas de escrita, vestígios de tinta e manchas para dar as ideias de diários que são guardados em uma mochila, esteja chovendo ou nevando.
De Novo no Tabuleiro
Nas primeiras versões do jogo, não havia qualquer tabuleiro central. Foi durante um teste na feira da Spiel de 2014 que
Sébastien Pauchon (da
Gameworks e
Space Cowboys) sugeriu a adição de um tabuleiro no centro da mesa em vez de apenas uma zona para colocar os dados.
Eu gostei da ideia na hora, assim como a equipe da
Ludonaute, porque nesta fase do jogo faltava imersão, uma moldura, uma decoração para se ficar realmente envolvido na aventura.
A ilustração do tabuleiro central mostra uma vista panorâmica da expedição durante uma parada, alguns homens falando com os Nativos, outros mexendo nos cavalos e nas canoas.
Eu compus rigorosamente a ilustração para dar equilíbrio e força. As linhas fortes convergem para o centro da imagem para criar profundidade, e a montanha é como uma pirâmide no topo da cena. Eu queria aumentar a sensação do homem ser pequeno aos pés da natureza.
O tabuleiro central facilita a organização e a estruturação das zonas de jogo com as cartas de cada lado. Pessoalmente, penso que
Discoveries (como em
Augustus, que eu também ilustrei) é um jogo com um efeito de "Uau!". Não há muitos elementos e começamos o jogo com quase nada sobre a mesa - e, em seguida, passo a passo, a mesa fica cheia. Nós desenvolvemos o jogo espalhando as cartas. No final, temos um sentimento de realização, reforçado visualmente.
Os tabuleiros individuais tendem a não ser tão divertidos, porque eles estão cheios de indicações sobre as mecânicas do jogo. Aqui, eu tentei usar este espaço para acrescentar várias texturas e cores, e aumentar a imersão do jogador com pedaços de papel, anotações, um pequeno retrato, uma pedra colorida...
Era Uma Vez
A ilustração da capa foi desenhada com o mesmo espírito de
Lewis & Clark. A ideia foi apresentar o que os jogadores estão prestes a fazer no jogo, para colocar em imagens as suas ações.
Na foto, podemos ver o chefe da expedição, a proximidade com os Nativos, a redação dos diários e Sacagawea indicando o caminho. Na verdade, ela está apontando para a paisagem que encontramos no tabuleiro dentro do jogo. O objetivo é ainda o de contar uma história, com as montanhas parecendo aquelas de
Lewis & Clark e a águia assistindo a expedição.
Na capa de Lewis & Clark, eu coloquei a ênfase nos exploradores, com uma sensação mais fria, fechada pelas paredes íngremes de um desfiladeiro, para intensificar, por oposição, as cores quentes dos personagens sobre as canoas enquanto eles se aventuram para o desconhecido.
Aqui eu fiz o contrário, porque estava disposto a mostrar os espaços amplos e usar as cores da natureza para criar uma atmosfera acolhedora, quente. Eu também queria mudar a atmosfera, aumentando os azuis e os verdes para dar mais suavidade e os rosas e cremes para uma sensação de tranquilidade. Graças ao tratamento gráfico, os jogadores poderão ser capazes de fazer a ligação entre as duas capas das caixas dos jogos, mas queríamos elas diferentes no entanto, porque
Discoveries é um jogo totalmente novo.
Como sempre, eu fiz as ilustrações da forma tradicional com lápis e pincéis no papel. Algumas vezes eu fiz isso em partes separadas, a fim de montar as imagens no computador.
Este Foi Apenas o Começo
Ser capaz de retrabalhar a temática de um jogo não é uma coisa comum na carreira, e eu fiquei muito feliz de ter tido esta maravilhosa oportunidade oferecida pela equipe
Ludonaute. E eu agradeço a eles por isso.
Ao mesmo tempo, foi um desafio complexo. Acabo de receber a primeira impressão de teste do jogo (que é particularmente bem feita com uma impressão bem precisa) e eu fiquei muito feliz com tudo isso.
Gostei da oportunidade de trabalhar novamente neste universo e de desenvolver novas ideias que eu não podia aplicar no primeiro jogo, e gostei de trabalhar novamente com a
Ludonaute e
Cédrick Chaboussit... e gostei da oportunidade de compartilhar o meu caminho um pouco mais com os jogadores deste universo. Divirtam-se!

Vincent Dutrait
Traduzido por FilipeLM