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Tabulices #47 - Tecnologia no Tabuleiro

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Tabulices #47 - Tecnologia no Tabuleiro
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https://ludopedia.com.br/podcast/30/tabulices/feed
Duração
01:33:03
  • avatar
    DaniloSilvestre11/10/19 17:16
    avatar
    DaniloSilvestre
    11/10/19 17:16
    111 mensagens MD

    Um jogo de tabuleiro digital ainda é um jogo de tabuleiro ou passa a ser um videogame? Neste episódio PH Mazzilli e Danilo Silvestre discutem o "Teburu", um console que adiciona tecnologia digital a jogos analógicos, e questionam quais diferenças de design, proposta e experiência os elementos digitais trazem aos jogos. O que se ganha e o que se perde quando aplicativos cuidam do andamento do jogo, garantem as regras e sorteiam informações? Efeitos sonoros eletrônicos ajudam ou atrapalham na imersão? Não ter que aprender as regras antes de jogar é bom para a experiência de jogo? Quais jogos mais se beneficiariam de um toque de tecnologia? E por fim: será o "Teburu" um passo irreversível que um dia tornará os jogos analógicos obsoletos?

    Jogos citados nesse episódio:
    - Teburu
    - Zombicide: Evolution
    - Agricola
    - Terraforming Mars
    - Mansions of Madness: Second Edition
    - First Martians
    - Gloomhaven
    - Chronicles of Crime
    - Dead of Winter
    - Tsuro of the Seas
    - Imperial Settlers

    Músicas desse episódio:
    Milt Jackson Quintet - Opus de Funk
    Briand Blade & the Fellowship Band - Landmarks
    Jacob Collier - Make Me Cry (live at the Tiny Desk) 
    Jacob Collier - It Don't Matter (live at the Tiny Desk)

    O Tabulices está disponível no Spotify! Aproveite também para seguir por lá a "Tabulist", nossa playlist com as músicas que compõe a trilha sonora do podcast!

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    Comentários:

  • Johnnycury
    470 mensagens MD
    avatar
    Johnnycury11/10/19 19:45
    Johnnycury » 11/10/19 19:45

    Complementando a experiência adquirida pelo Danilo com Terraforming Mars ao interagir com os cubinhos fisicamente, eu queria compartilhar uma crença do meu professor de programação na faculdade.

    Durante as aulas e como exercício, nós escrevíamos os programas no computador, compilávamos e víamos o programa funcionando. Até aí, tudo ok. Mas as provas eram todas escritas à mão em uma folha de sulfite, sem nenhum auxílio de máquina alguma. Sim, tínhamos que escrever

    int main ()
    {
        printf("Hello World!");

        return 0;
    }

    e perdia pontos que esquecesse do ";" ao final dos comandos ou não deixasse o código indentado (organizado com chaves e espaços)

    Ele dizia que escrever um código em papel era fundamental para a formação de um bom programador. De fato, eu precisei fazer essa matéria duas vezes (quem nunca?), da primeira vez eu fui um aluno relapso e não estudei escrevendo códigos na munheca, reprovei. Já na segunda, além de criar vergonha na cara e estudar mais, eu escrevia os meus códigos no papel e realmente eu senti que a sintaxe fixava muito melhor na minha cabeça. 
    E posso dizer o mesmo para cálculo 1, 2, 3 e 4. Depois de fazer tantas contas no papel, você fica muito mais craque do que só jogando a equação na calculadora. Muitas vezes, no começo de uma equação, eu já visualizava a direção que a solução estava tomando de tão calejado que eu estava de fazer todos aqueles procedimentos.

    Resumindo: Crianças, não façam engenharia.

    7
  • andreferr
    390 mensagens MD
    avatar
    andreferr11/10/19 22:32
    andreferr » 11/10/19 22:32

    Johnnycury::Complementando a experiência adquirida pelo Danilo com Terraforming Mars ao interagir com os cubinhos fisicamente, eu queria compartilhar uma crença do meu professor de programação na faculdade.

    Durante as aulas e como exercício, nós escrevíamos os programas no computador, compilávamos e víamos o programa funcionando. Até aí, tudo ok. Mas as provas eram todas escritas à mão em uma folha de sulfite, sem nenhum auxílio de máquina alguma. Sim, tínhamos que escrever

    int main ()
    {
        printf("Hello World!");

        return 0;
    }

    e perdia pontos que esquecesse do ";" ao final dos comandos ou não deixasse o código indentado (organizado com chaves e espaços)

    Ele dizia que escrever um código em papel era fundamental para a formação de um bom programador. De fato, eu precisei fazer essa matéria duas vezes (quem nunca?), da primeira vez eu fui um aluno relapso e não estudei escrevendo códigos na munheca, reprovei. Já na segunda, além de criar vergonha na cara e estudar mais, eu escrevia os meus códigos no papel e realmente eu senti que a sintaxe fixava muito melhor na minha cabeça. 
    E posso dizer o mesmo para cálculo 1, 2, 3 e 4. Depois de fazer tantas contas no papel, você fica muito mais craque do que só jogando a equação na calculadora. Muitas vezes, no começo de uma equação, eu já visualizava a direção que a solução estava tomando de tão calejado que eu estava de fazer todos aqueles procedimentos.

    Resumindo: Crianças, não façam engenharia.

    Primeiramente, obrigado, muito obrigado amigos, por terem voltado das férias. Ainda não ouvi este episódio, mas estou ansioso. 
    Os caminhos que a informação percorre no cérebro ao fazer operações em calculadora ou computador são mais simples do que quando se escreve em papel. Desta forma, mais sinapses são utilizadas e formadas, melhorando consideravelmente a quantidade e a qualidade da informação que seu cérebro processa e, por fim, melhorando sua capacidade e memória sobre aquele determinado assunto de estudo. 

    1
  • Johnnycury
    470 mensagens MD
    avatar
    Johnnycury11/10/19 22:45
    Johnnycury » 11/10/19 22:45

    andreferr::. Ainda não ouvi este episódio, mas estou ansioso. 
    . 


    O que?! Você lê os comentários antes de ouvir o podcast? Maluco, e se eu solto um spoiler?

    Imagina: “Parabéns, excelente podcast, uma pena que o PH Mazzilli morreu no meio do episódio “

    3
  • andreferr
    390 mensagens MD
    avatar
    andreferr12/10/19 12:06
    andreferr » 12/10/19 12:06

    Hauhauahiajaiajaiajaiajiajauahauau

    0
  • Daycrawler
    90 mensagens MD
    avatar
    Daycrawler14/10/19 10:07
    Daycrawler » 14/10/19 10:07

    poww, só to escutando o podcast agora e tava la na BGS, havia escutado algo de interessante sendo tocado ao vivo mas como tava meio perdido com tanta coisa la no evento acabei passando reto, fui ver a banda do PH agora no YT e to de queixo caído, baita som que vcs mandam pq tem bastante banda cover que foca muito no shredding e peso em músicas que não são pesadas rs mas o arranjo de vcs é muito bom mesmo de extremo bom gosto, respeitando as origens, baita timbre com uma pegada bem orgânica, uma pena não te-los visto por la mas ficarei mais atento daqui pra frente... 

    pergunta offtopic de novo, como vcs conseguem tempo pra fazer as coisas? nunca imaginei que fosse possível ser gamer ou ex, músico instrumental e jogador de BG, afinal afirmo por experiência própria que são coisas que tomam muito muito tempo kkk e outro dia ouvi o ficha do jogador do zabuzeta com o danilo, que também é tão multitask quanto 

    terminando essa parte off topic rs parabéns e vida longa ao canal, é um dos melhores podcasts sobre board games e o melhor podcast de board game com com filosofia haha

    1
  • tpcordeiro
    1762 mensagens MD
    avatar
    tpcordeiro14/10/19 11:02
    tpcordeiro » 14/10/19 11:02

    Na linha semelhante do Teburu, tem o projeto Gameboard1
    https://www.kickstarter.com/projects/gameboard1/gameboard-1

    Além do Tilt5, que parece um pouco mais voltado para RPG
    https://www.kickstarter.com/projects/tiltfive/holographic-tabletop-gaming

    Board holográfico não é mais o futuro, já é o presente.

    3
  • Daycrawler
    90 mensagens MD
    avatar
    Daycrawler14/10/19 11:39
    Daycrawler » 14/10/19 11:39

    adendo: um jogo pra se jogar em marte vai ser o terraforming earth, como terraformar um planeta devastado pelo homem :/

    2
  • paulotoledo
    418 mensagens MD
    avatar
    paulotoledo14/10/19 16:14
    paulotoledo » 14/10/19 16:14

    Muito bom o podcast como sempre! Cheio de indagações, dissertações e conclusões no maior estilo "eu acho que" rs... Só senti falta de comentarem de jogos que fazem o uso de certa tecnologia como é o caso do O Senhor dos Anéis: Jornadas na Terra Média ou o interessante e divertido Alquimistas, que neste caso, é quase que imprescindível a presença do aplicativo e me parece super redonda e justificável, aliás, chega a me parecer tolice não usar o App para o jogo. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso!

    No mais parabéns pelo excelente trabalho e já espero pelos próximos episódios.

    4S pra vcs!!! Saúde, sucessos e sorrisos, sempre!!!

    :D

    1
  • Metalegit
    136 mensagens MD
    avatar
    Metalegit14/10/19 21:15
    Metalegit » 14/10/19 21:15

    Eu ía comentar do Tilt5, mas já mencionaram num comentário anterior.

    Eu ainda não joguei esses jogos modernos com  tecnologia embutida, mas tenho certeza que terá cada vez mais opções com adição de tecnologia, porque há mercado para isso. Alguns exemplos de jogos já lançados no mercado: X-Con, que usa um aplicativo específico; Super Banco Imobiliário com máquina de cartão de crédito.

    O uso de tecnologia, pelos jogadores, em jogos que não implementam originalmente esses recursos também tem aumentado, como calculadoras no power grid e tablets/TV como forma de mapa em RPG - existem até mesas Adaptadas com espaço pra colocar tv no centro. Além disso, existe uma infinidade de apLicativos feitos por fãs pra “melhorar” a experiência Ou facilitar alguns recursos. Não acho que esses aplicativos vão substituir totalmente a experiência física dos jogos de tabuleiro, Pois a gente precisa largar de vez em quando a tecnologia e interagir mais com outras pessoas. Afinal, quem é que joga truco com auxílio de aplicativos?

    Ah, e o Terraforming Mars digital só funciona bem no modo solo ou com conhecidos. Tentar jogar com pessoas aleatórias é uma péssima experiência. O jogo é muito lento e bugado. A empresa criadora do jogo faliu e deixou o jogo cheio de problemas que até hoje não foram solucionados e parece até que tá meio abandonado pela Asmodee (sem atualizações recentes sobre o conserto desses bugs)

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