"Lances de alta risco em carros de corrida de um milhão de dólares. Apostas frenéticas colocadas em segredo enquanto a corrida de carros acontece na pista. E para o vencedor, o maior pagamento de todos."
Regras detalhadas no vídeo aí em cima, e resumão com comentários a seguir...
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Seu objetivo aqui é terminar a corrida com mais dinheiro que os outros jogadores, e isso não significa necessariamente vencer a corrida.
A partida começa com uma fase de leilão, onde cada jogador poderá comprar os direitos sobre os pilotos e suas habilidades.
O jogador que revelar uma carta com uma linha, na cor do piloto, com o valor mais alto fica com ele. Porém, o valor da linha é anotado como dinheiro gasto, e contará como pontuação negativa no fim do jogo.
Quando o direito dos 6 pilotos forem leiloados, vocês seguem para a fase de corrida.
Em ordem de turno, cada jogador joga uma carta de sua mão.
Cada carta possui várias faixas coloridas, com números em sua lateral. E como é de imaginar, você vai seguir de cima para baixo, movendo o carro da cor da faixa, uma quantidade de espaços igual ao valor da faixa. Mesmo que as cores sejam de carros adversários.
As únicas regras são que os carros devem sempre se movimentar para uma casa à sua frente, e não podem passar ou ocupar espaços de outros carros.
Se um carro não conseguir se movimentar para um espaço válido, ele fica parado e perde o restante de seu movimento.
Simples assim.
No exemplo acima, começamos com o carro vermelho que não pode se mover para frente, então perde seus 6 movimentos. Já o preto está livre para realizar seus 4 movimentos, o que acaba liberando espaço para o verde mover seus 2.
Agora, sempre que um primeiro carro passar por uma das faixas amarelas do tabuleiro, vocês iniciam uma fase de apostas.
Todos os jogadores anotam em suas cartelas a cor do carro que acreditam que estará no pódio. E então seguem a partida normalmente.
E assim o jogo segue.
Conforme os carros forem passando a linha de chegada, vocês vão organizando o pódio.
Então passam para a fase de pontuação:
• Veja a colocação dos carros de seus carros e receba o prêmio correspondente;
• Some com o valor que você ganhou pelas apostas, caso os carros escolhidos tenham ficado entre os 3 primeiros colocados;
• E então subtraia o valor que você gastou para contratar os pilotos no início do jogo.
O jogador com a maior pontuação é o vencedor.
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E ok.
Este jogo é muito leve.
Você vai passar a maior parte da partida escolhendo uma carta e resolvendo o que ela indica.
Falando assim pode parecer simplista, mas lembre que você não comprará cartas durante seus turnos (Pelo menos nas minhas mesas nunca foi necessário). Basicamente todas as cartas que você usará no jogo já começam em sua mão.
Isso leva a um gerenciamento de mão leve, mas muito divertido.
Seguindo a lógica.
No início do jogo você já saberá os carros que possuem maior potencial nos seus turnos. Mas, como todas as cartas movimentam um bom número de carros diferentes, você acaba precisando analisar a corrida turno a turno, para garantir que sua jogada não só deixe seu carro em vantagem, como também crie uma situação que bloqueie os adversários.
Algumas vezes movimentar poucas casas acaba dando uma vantagem maior do que disparar na corrida, principalmente se isso manter uma carta boa em sua mão.
Vale lembrar que você também terá várias cartas que trazem somente as cores de seus adversários né.
Encontrar o momento certo para desperdiçar estes movimento é uma das chaves do jogo. Na verdade, essa manipulação define a diversão do jogo.
Minhas partidas foram marcadas por risadas constantes, turno a turno, exatamente porque a todo momento alguém era bloqueado, ou mal posicionado.
E mesmo que você não goste de oponentes mexendo nos seus carros, vale ressaltar que a corrida se desenvolve aos poucos. Não existem golpes fortes o bastante para eliminar um jogador.
A própria distribuição das cartas faz com que todos os carros tenham várias chances de movimento em uma rodada.
Sem contar que faz parte da estratégia jogar cartas de carros que estão no fundo, só para não aumentar a vantagem de um oponente na dianteira.
Tirando toda esta parte das estratégias, também é bom comentar sobre o próprio desenrolar da partida.
Como o turno é simples (jogue e resolva uma carta), mesmo em 6 jogadores o jogo dispara. Você mal tem tempo para reanalisar sua jogada e já é sua vez novamente.
Por conta disso Downforce consegue te prender na partida, e você não vê o tempo passar.
Outro ponto, é que existem alguns jogos que terminam antes do que deviam, ou duram mais do que merecem. Downforce se encerra no momento certo.
A corrida termina junto com as cartas de sua mão (ou pelo menos é o que sempre acontece por aqui), então você sente que o jogo acompanha a sua estratégia. Quando você cansar ou não possuir mais opções, o pódio já estará formado.
Mas é claro que aqui temos alguns problemas.
Na verdade, temos dois pontos neutros que juntos criam um problema grave, que considero erro de design: Não existem regras para limitar as apostas no meio da partida, nem penalidades para o primeiro colocado no percurso.
Por conda disso, é comum todos os jogadores apostarem no carro que está em primeiro lugar no momento em que ele passa a primeira faixa amarela da pista. Afinal de contas, é mais fácil manter um carro na liderança do que trazer um que está no fim da fila.
O problema é que todos os jogadores se unem para levar este carro para o pódio, de olho nos pontos da aposta, e não percebem que o jogador que é dono do carro levará também o prêmio de primeiro lugar, praticamente garantindo a vitória da partida.
Sem contar que qualquer jogador que não tenha seguido esta estratégia já está garantindo uma posição atrás dos outros.
Esse problema é recorrente, e geralmente dá uma desanimada no grupo.
Então o que tenho feito é apresentar o jogo já comentando sobre ele. Alertando os jogadores para ponderar, lembrando que levar um carro adversário para o pódio vai entregar a vitória.
Funcionando ou não, pelo menos este problema vai se dissolvendo conforme o grupo se acostuma com o jogo.
As vezes é preciso ver na prática que a estratégia mais óbvia não funciona.
Outra questão que deve ser comentada, é que as habilidades sorteadas no início da partida não são equilibradas. Algumas são claramente mais forte que outras, e consequentemente você terá um jogador reclamando disso a partida inteira.
A parte boa é que as habilidades são leiloadas. Então conforme os jogadores vão aprendendo as regras, e vão percebendo o contraste destas habilidades, é comum o leilão inicial ficar mais acirrado. Assim, jogadores com habilidades mais fortes, que terão vantagem clara, também terão mais pontos negativos acumulados no fim do jogo.
E agora um ponto que não é bom nem ruim, é uma característica do jogo.
Tenho tratado ele como um jogo de corrida, mas a verdade é que ele é um jogo de apostas e manipulação.
Se você quer uma corrida de verdade provavelmente vai se decepcionar, já que nem o controle de seu próprio carro você terá aqui.
Mas isso realmente não é um problema do jogo, a intenção dele nunca foi essa.
A ideia aqui é ser leve, sem esquentar muito, e trazer muitas risadas.
No fim, apesar do problema grave que comentei, este é um dos jogos que mais gosto de apresentar à pessoas não ligadas ao hobbie. A verdade é que ele encanta.
A partida inteira é acompanhada com risadas, interação na medida certa, e sem complicações.
Pegando baratosão, lacrado, por pouco mais de 80, pra matar a curiosidade e preencher um slot vazio na coleção valeu a análise! Ter a opção de ver vídeo ou a mídia escrita é bom demais .