Reviewzinho do modo solo
Se até então você não sabia pra que servem os dois dadinhos que vem na caixa do jogo, chegou a hora.
Review feito com base em 3 partidas solo (e 12 com jogadores de carne e ossos).
Regras
Você achou que eu ia falar as regras? Pode esperar sentado! Até vou te fazer o favor de colar o trecho do manual pra vocês, mas não vou dar detalhes:
Resumão:
- Não há espaços de valor $1
- Não há Bônus de Vizinhança (sempre que falo isso lembro do Chaves)
- Dados flutuam o mercado a cada rodada
- Dados removem 1 contrato a cada rodada
- Mudanças no score final de Contratos e Povoados
A falta de espaços de valor $1 dificulta algumas estratégias e artimanhas comuns no jogo multiplayer, principalmente baseadas em agropecuária (plantar bicho, matar bicho).
A ausência do Bônus de Vizinhança (Chaves!) também desestimula o bom posicionamento, construindo próximo ao tipo de bem que o oponente está oferecendo, assim como o timing relacionado a chegar primeiro nesse lugar para comprar os recursinhos mais em conta.
Flutuação do mercado feita com dados a principio me soou mais forte, dando um grande swing pra baixo ou pra cima da média de preços, mas tive partidas onde a variação foi suave, então está okay.
Deu pra sentir que tem várias mudanças ai, desde setup até regras e esse é o ponto negativo. Para mim um BOM modo solo deve te trazer uma experiência próxima ao do jogo multiplayer, ou seja, para o qual o jogo foi projetado inicialmente. Esse tipo de multiplayer "bata seu record de pontos" acaba transformando o jogo em Outra Coisa.
E essa Outra Coisa, é boa?
É sim, sem dúvida.
O jogo originalmente exige muito timing para todas ações e é uma constante corrida para ver quem pega os melhores contratos, terrenos mais baratas, melhores preços no mercado (e os bonus da Vila do Chaves) e até quem é o primeiro a passar a vez.
Esqueça tudo isso!
Nesse novo jogo você apenas encadeia as ações da forma mais otimizada, esperando pouca interferência ou nenhuma, mas com o temperinho dos dados mexendo no mercado e te forçando a tomar ações fora dos planos. É como se fosse um grande puzzle com solução possível mas não tão obvia como inicialmente pareceu.
Como pontos positivos deste Novo Jogo que surge, o que fica são: o tempo de partida que beira os 30–40 minutos e o desafio de se superar com as classificações para os vários ranges de pontuação. Também é uma forma legal de testar os poderes de um Clan antes da jogatina oficial.
Conclusão
Não é o tipo de modo solo que me apetece por conta da alteração de regras, setup e do objetivo final de bater minha própria pontuação. Ainda assim, valeu a pena experimentar por curiosidade de game design. Se sobrar uma mesa montada pós jogo multiplayer, porque não rolar uns dadinhos e tentar usar os poderes de um clã menos explorado enquanto toma um cafézinho (foi mais ou menos o que fiz, porque montar o setup só pra jogar sozinho é deprimente).
Na próxima análise pretendo trazer o Automa Oficial, desenvolvido após o lançamento do jogo.