Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Últimos Cadastros
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Últimos Cadastros

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Twilight Imperium (4ª Ediçã...
  4. Desregrando: Twilight Imperium

Desregrando: Twilight Imperium

Twilight Imperium (4ª Edição)
  • avatar
    Jcn7719/07/19 17:06
    avatar
    Jcn77
    19/07/19 17:06
    319 mensagens MD

    Há muitos anos, todas as raças estavam unificadas sob uma mesma bandeira. Mas desentendimentos trouxeram a guerra, e a guerra trouxe a destruição. 
    Fracas, as facções voltaram para seus planetas natais, e o grande planeta Mecatol Rex agora espera por um novo rei.



    Como de costume, vídeo com regras mais detalhadas aí em cima, e análise logo abaixo...

    -----

    Antes de começar, Twilight Imperium é um jogo evento.
    O que significa que é pesado, cheio de regras, longo, e altamente temático.

    E seu objetivo aqui é juntar 10 pontos de vitória, completando cartas de objetivo públicos e secretos.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0ef85_v1jvgy.jpg


    O turno segue uma sequência bem definida.

    1. Fase de Estratégia:
    Neste ponto, todos os jogadores vão definir sua postura nesta rodada, pegando uma das cartas de estratégia na mesa.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/dda42_v1jvgy.jpg


    Cada carta destas possui uma habilidade única, que apenas seu dono poderá usar nesta rodada, e uma habilidade secundária, que apenas seus oponentes poderão ativar.
    Mas lembre que elas não se ativam agora, você apenas escolhe sua carta neste momento.

    2. Fase de Ações:
    Seguindo a ordem definida pela numeração nas cartas de estratégia que cada jogador escolheu, os jogadores vão alternando turnos realizando uma ação, até que todos os jogadores resolvam passar.

    E aqui você possui 3 ações possíveis:

    • Ação Tática:
    Esta ação é sua interação básica com o mapa do jogo.
    Então, primeiro mova um marcador da sua área tática para uma região do mapa.
    Depois mova quaisquer unidades suas para a região ativada (são as naves de fora que irão entrar na área ativada, você não irá mover naves na região que ativou), respeitando as características de cada nave e o limite de unidades por região. Se for preciso, realize uma batalha no local (Sobre isso logo falo).
    E então, se na área existir uma Doca, recrute gastando os recursos gerados por seus planetas.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/0c3ea_v1jvgy.jpg


    • Ação Estratégica:
    Simplesmente ative a carta de estratégia que você escolheu na fase anterior. 
    Em seguida, os oponentes poderão decidir se querem ou não ativar a ação secundária da sua carta. E a carta é virada, indicando que já foi ativada nesta rodada.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/237db_v1jvgy.jpg


    • Ação de Componente:
    Ative qualquer carta ou habilidade que possua o texto chave "Ação".

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/6fe9a_v1jvgy.jpg


    E como comentei, os jogadores vão se revezando escolhendo entre estas ações, na ordem das cartas de estratégia, até que todos passem a vez.

    3. Fase de Situação:
    Esta é a fase de manutenção.
    Completem objetivos públicos, revelem um novo objetivo na trilha...

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/43762_v1jvgy.jpg


    ... comprem cartas de ação, limpem o mapa, ganhem marcadores de comando, preparem cartas, consertem unidades, devolvam as cartas de estratégia para o centro da mesa, e sigam para a próxima fase.

    4. Fase de Pauta.
    IMPORTANTE!!!
    Esta fase só ocorre se o grande planeta central, Mecatol Rex, já estiver controlado por um jogador. Basicamente o grande conselho foi reativado, e vocês farão uma reunião nele.

    Abra duas cartas de pauta e realizem uma votação.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/20204_v1jvgy.jpg


    Estas cartas sempre trazem opções que serão discutidas entre os jogadores. E a opção que é escolhida vira lei, como uma nova regra para a partida.
    É aqui que a politicagem rola solta.

    Feito esse processo, se ninguém chegou a 10 pontos, vocês repetem toda essa estrutura.

    E falando sobre o combate.
    Se dois jogadores ocuparem o mesmo espaço se inicia uma batalha.
    Neste jogo, a batalha é bem detalhada e temática, então vocês passarão por uma sequência de rolagem de dados:
    1. Os canhões espaciais no planeta local atiram contra as naves adversárias que se aproximam.
    2. As naves anti-caça atiram contra os caças adversários.
    3. Há uma batalha espacial, em que apenas as naves dos dois lados adicionam dados às rolagens.
    4. Se o atacante vencer a batalha espacial, ele poderá baixar tropas nos planetas da área.
    5. Os canhões espaciais podem disparar contra as tropas que invadem seus planetas.
    6. Há uma batalha terrestre pela conquista de cada planeta com tropas adversárias. E neste caso apenas as tropas terrestres adicionam dados para a rolagem.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/37275_v1jvgy.jpg


    Se não bastasse, em paralelo a tudo isso ainda temos um sistema de árvore de tecnologias no jogo. 
    Praticamente tudo pode ser melhorado. Mas algumas tecnologias mais avançadas precisam de outras já pesquisadas. E é claro que o jogo não é longo o suficiente para você pesquisar todas, então deve descobrir qual o melhor caminho para a sua estratégia na partida.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/bc8be_v1jvgy.jpg


    Mas no fim, se foque em conseguir 10 pontos e vencer o jogo.

    -----

    E certo.
    Como já comentei, este é um jogo evento.
    Então questões como tempo de jogo, tempo de preparação, espaço que ele ocupa na mesa e quantidade de regras, que seriam pontos negativos em outros jogos acabam sendo positivos neste aqui.
    Afinal, você não está jogando qualquer joguinho, você está jogando Twilight Imperium!!!
    Assim, se entende que você está preparado para estas questões.

    Então, o que mais diferencia este jogo dos outros?
    Começando pelo próprio andar da partida.
    Apesar de todo o clima de guerra, o jogo é altamente político. Algumas partidas chegam a ficar com um jeitão de guerra fria, porque as batalhas demoram a acontecer, mas as unidades inimigas sempre estão à porta esperando qualquer oportunidade.

    Nas minhas partidas foi comum os jogadores se fortalecerem, mas só começarem as investidas quando tinham "garantida" a vitória.

    Além disso, todas as ações estratégicas trazem escolhas para você e para seus oponentes. Mas quem decide a hora de ativar a que você escolheu é você, então rolam acordos sobre o melhor timing, e sobre quem sua ação secundária pode beneficiar em determinados pontos da partida.

    Sem contar que o jogo não trás regras para alianças, mas deixa esse conceito livre para os jogadores trabalharem da forma que desejarem. Por regra, você nunca estará preso a outro jogador.

    Todas estas questões fazem com que a interação no jogo seja constante, mas como falei, de forma mais política que militar.

    Outro ponto vai para o sistema de pontuação. Praticamente nenhum objetivo público tem foco militar. Todos são voltados a economia ou controle. E é claro que isso é influenciado pelo poder militar, mas, da forma com que é trabalhado neste jogo, mesmo os jogadores com menor poderio consigam completar objetivos normalmente.
    A estratégia no uso de suas ações vale mais do que dois Sóis de Guerra no mapa.

    Sobre o sistema de ações.
    Aqui você tem uma leve impressão de linha de produção. A ordem em que você escolhe fazer as ações importa. Então você tem decisões turno a turno, que realmente vão impactar suas próximas ações.
    Por exemplo, lembre que cada área só pode ser ativada uma vez por jogador, que durante uma ação tática o movimento é para dentro da área ativada, e que existe um limite de unidades por área.
    Então ao ativar uma área para recrutar, você não poderá mover as naves que já estão no local, e recrutará um número limitado de peças por conta do limite de unidades.
    Da mesma forma, se as áreas adjacentes já possuírem muitas naves, você não conseguirá passar com naves novas por alí para liberar espaço.
    E é claro, se você já ativou uma área, ela nem estará disponível para ativar um movimento.
    Você precisa administrar toda a frota, já pensando nos trajetos e nas próximas naves que quer colocar em jogo, caso contrário poderá se travar sozinho na partida.

    Ainda sobre as ações, vale dizer que uma partida é composta por 7 a 9 rodadas, e as rodadas são longas, passando fácil de 1 hora cada. Mas isso se dá pela quantidade de turnos de cada jogador dentro de cada rodada, e pela discussão da fase de pauta. 
    No fundo, o turno de cada jogador é rápido. E muitas vezes o próximo jogador já pode começar a jogada dele antes do primeiro finalizar.
    Por exemplo, ao ativar um sistema para recrutar, não há nada que impeça o próximo jogador de organizar a ação dele. São unidades que entram no mapa, e são poucos os casos em que elas realmente interferem na intenção de uma ação.
    Já as ações estratégicas, das cartas de estratégia, dão opções para a mesa inteira, mas ainda podem ser resolvidas de forma simultânea.
    Na verdade mesmo ações de movimento, se não iniciarem uma batalha, não demoram mais do que 1 minuto para serem resolvidas.

    O que vai aumentar o tempo de jogo são as batalhas, que são tematicamente bem detalhadas, e a fase de pauta, em que as discussões e politicagens tomam conta dos jogadores.

    Claro, isso com jogadores que já pegaram as regras do jogo. Partidas com iniciantes passam fácil de 8 horas, mas conforme vocês forem pegando as regras, é possível finalizar partidas em 5 horas.

    Outro ponto de destaque é comum em jogos evento.
    Ao finalizar uma partida, você terá uma história para contar.
    O conteúdo narrativo deste tipo de jogo é criado na interação entre os jogadores. E em Twilight a interação é constante, então se a mesa entrar no clima, vocês viverão uma saga épica no espaço.



    Agora, Twilight ou não, existem pontos negativos....

    Comentei que um dos pontos positivos são os turnos rápidos, mas que a quantidade de turnos faz a rodada longa. E aqui temos um problema.
    Se por alguma razão um jogador ficar sem fichas de ação, e acabar sendo obrigado a passar a vez muito cedo na rodada, a espera será longa.

    Nas partidas em que participei este efeito não foi tão grave. Mas o jogo realmente não apresenta nenhum mecanismo de defesa contra isso.
    Se você ficar sem ações no início da rodada e a partida pender para o lado militar, se prepare para uma espera de 45 min a 1 hora até sua próxima decisão importante.

    Outra questão.
    Em jogos evento é totalmente aceitável uma curva de aprendizado elevada. Afinal, são muitas possibilidades para visualizar em uma única partida.
    Agora, quando um novato enfrenta um veterano, o novato será trucidado, manipulado, e provavelmente vai perder com grande diferença de pontuação.
    Isso vira um problema no momento em que a pontuação do veterano dispara, o novato perde a esperança de vencer, e ainda faltam 5 horas para a partida terminar.
    Então, em mesas com contraste de experiência, os novatos tendem a virar expectadores na partida.

    E é claro, rolagem de dados nas batalhas.
    Por melhor que seja sua estratégia, se a sorte não estiver do seu lado você não vencerá batalhas. O jogo apresenta muitas formas de manipular sua força, as vezes até evitando o uso de dados.
    Mas no fundo, sempre existirá um fator de sorte presente. Ainda bem que, como comentei, a politicagem acaba recebendo mais destaque neste jogo do que o lado militar, então não considero este ponto tão pesado quanto em outros jogos.
    A imprevisibilidade das batalhas na verdade deixa o jogo ainda mais temático.

    Mas no fim.
    Só vejo uma forma de resumir a experiência de Twilight Imperium.
    Épico, Épico, e Épico.

    o/

    2
    1
    9

  • Canal

    Veja Também

    Desregrando

    Veja Também

    Variações em Rokugan
    Desregrando: Tides of Time
    Desregrando: Battle for Rokugan
    Desregrando: Concept
    Sobre Wingspan

    Compre agora o jogo Twilight Imperium (4ª Edição) na LUDOSTORE
    R$ 55,44 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

Responder
Twilight Imperium (4ª Edição) - Desregrando: Twilight Imperium
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.