Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Bushido (II)
  4. Bushido - O melhor pior jogo de luta que já joguei

Bushido - O melhor pior jogo de luta que já joguei

Bushido (II)
  • avatar
    Ovatsug Rednal16/07/19 11:00
    avatar
    Ovatsug Rednal
    16/07/19 11:00
    1538 mensagens MD

    Postagem do Canal!

    Apesar de não fazer tantos reviews, eu curto bastante escrever. E dentro disso, decidi que gosto de escrever principalmente sobre jogos pouco conhecidos, ou que poucas pessoas tem. Afinal, não vejo muito sentido em fazer mais uma resenha de dixit, ou carcassone, ou qualquer outro jogo que milhares de pessoas melhores do que eu já escreveram a respeito. Alias, o mesmo funciona pra minha coleção de jogos. Embora eu curta euros/ameritrashs do mesmo jeito, pegue muitos jogos pelo hype, confesso que o que faz minha mão coçar é quando vejo um jogo que tem dois "tenho" aqui na ludopedia, ou que mal tem avaliação. Muitas vezes esses jogos mais obscuros revelam pérolas maravilhosas, como é o caso do What's he Building in There por exemplo, que praticamente todas as notas que tem aqui na ludopedia foi de gente que jogou comigo rs.


    Bom, dada essa introdução prolixa demais, queria apenas dizer que, sempre que fizer alguma resenha irei priorizar falar de jogos sem resenha nenhuma.


    E foi assim que ontem conheci Bushido, um dice game da Grey Fox que tem como designer Bruno Mendonza.


    Assim como o próprio nome deixa bem claro, é um jogo de combate para dois jogadores, cada um controlando um artista marcial.


    No início da partida, cada jogador tem 10 armas a sua disposição, ele as embaralha e escolhe três. Destas três, uma é a que será utilizada durante todo o combate.


    As armas em si não tem dados, elas apenas dão espaço para tokens (algumas armas por exemplo, permitem que um jogador carregue quatro tokens, enquanto outras permitem que carregue dois ou três).


    Após a escolha das armas, é feito um draft de técnicas, cada jogador compra duas cartas, escolhe uma e passa a outra para o adversário. O procedimento é realizado até que cada um tenha seis cartas na mão. Destas seis cartas, os jogadores descartam uma. As cinco restantes serão utilizadas durante a partida.


    Existem quatro cores de dado: vermelhos (ataque), cinzas (dividido entre ataque e geração de tokens de defesa), azuis (defesa) e verdes, que são basicamente pra criação de tokens e somente alguns efeitos permitem que sejam rolados. Durante 99% do jogo, serão utilizados os dados vermelhos, cinzas e azuis mesmo.


    Os dados possuem algumas características únicas. Por exemplo, o dado vermelho tem uma face que permite que você rerrole este dado, junto com outro dado extra. Então é possível aumentar significativamente seu pool de dados se houver sorte nas rolagens.


    Cada carta de técnica, possui uma quantidade de dados que poderá ser utilizada na rolagem (por exemplo, 1 vermelho e dois azuis, ou três vermelhos, etc) e também uma habilidade específica da técnica (naquela técnica cada acerto causa 2 danos, ou o jogador adversário precisa gastar duas esquivas para cancelar um ataque, etc). As cartas de técnicas também são divididas em 6 cores diferentes. Basicamente, no draft, compensa você tentar ficar com técnicas de cores parecidas (que geralmente funcionam mais ou menos da mesma maneira, criando uma sinergia entre as cores).


    Todos os jogadores tem 12 pontos de vida, marcados por 1d12.


    Existem também três escolhas de posicionamento: high, medium e low. Isso funciona da seguinte forma, se você escolhe seu posicionamento no "high" está com uma postura ofensiva. Tem dois dados vermelhos de ataque, fora os dados fornecidos pela sua técnica. No "medium" você tem um dado cinza e um vermelho. E no "low" um dado cinza e um azul. Essas posições de combate influenciam diretamente no funcionamento de sua arma. Como dito acima, embora as armas em si não tenham dados (que são fornecidos pelas técnicas + posicionamento), elas dão bônus de acordo com seu posicionamento. Assim, uma Katana em "high" pode transformar um erro em um acerto. Uma katana em "medium" pode fazer rerrolar dados cinzas, e assim por diante, lembrando que estes são apenas exemplos.


    Então, na preparação o jogador deve escolher sua arma, em qual posição de guarda e qual técnica vai utilizar. Essas combinações geram múltiplas formas de se comportar durante a rodada.


    É possível utilizar cartas da mesma cor, para gerar um boost. Exemplo, vou jogar três cartas de técnica azuis. Uma eu escolho para ser a principal (que vai me fornecer os dados e o bônus) e as outras me permitem escolher um dado extra de qualquer tipo por carta, totalizando dois dados extras.


    A desvantagem é que as técnicas já utilizadas não podem ser reutilizadas até que você troque de guarda. Na prática funciona assim: Há um round de combate, se joga uma técnica. Há outro round, se joga outra técnica. Quando você quiser recuperar as cartas de técnicas para sua mão, precisa mudar a guarda. Nesta rodada em que a guarda é mudada, ao invés de descer outra técnica, o jogador recolhe as já utilizadas, ou seja, ele lutará apenas com os dados fornecidos pela sua posição de guarda. Por isso, também é necessário saber se compensa jogar muitas cartas de uma vez, por um dado extra, ou segurar as cartas, evitando que o oponente se aproveite de uma troca de guardas sua para causar um grande dano quando você estiver quase indefeso.




    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/00660_tdqb3i.jpg

    Player Board. Minha técnica, que fornecia três dados vermelhos, a guarda que escolhi utilizar a a arma do combate.





    Acho que com essa explicação, percebe-se que o jogo tem uma boa quantidade de estratégia e infinitas variações de combate. Mas então, por que o título de "melhor pior jogo"? A resposta é simples. O jogo emula bem uma luta entre ninjas/samurais. Na realidade, emula BEM DEMAIS. E isso resulta em partidas que podem ser frustrantes, pois toda essa parte técnica se perde. Explico:


    Cada jogador tem 12 de vida, marcados pelo d12 como dito acima. No player board, há uma "linha de dano" que vai de 0 a 10.


    Ocorre que a quantidade de acertos que você dá, não é a quantidade de danos que você toma. Por exemplo, três acertos não significam que o adversário toma 3 de dano e sim que o adversário vai andar 3 espaços na "linha de dano" o que equivale a 6 pontos de vida. Quatro acertos dão 10 pontos de dano. Acertos do 5 ao 10 são mortais.


    O jogo não tem iniciativa dentro de um turno. Ambos os jogadores se atacam e se defendem ao mesmo tempo.


    Então, os jogadores rolam seus dados e cada acerto faz o adversário avançar um na linha de dano. O adversário usa suas esquivas ou tokens de esquiva para "recuar" em um na linha de dano. Onde o marcador parar, é a quantidade de dano tomado naquele round. Esses cálculos são feitos para os dois jogadores, não existe algo como "primeiro eu ataco e você se defende, depois o contrário.


    Na minha primeira partida, eu escolhi uma técnica que, para cada token que eu gastasse de defesa, eu conseguiria dois dados vermelhos extras. Com 3 tokens gastos dessa forma (que era meu limite), mais os dados vermelhos que eu já tinha e os dados extras que ganhei, rolei exatos onze sucessos. Ou seja, ele precisaria de pelo menos 6 esquivas ou tokens de esquiva para tomar "apenas" 10 de dano e continuar vivo. Obviamente meu adversário morreu com um golpe só.


    Quis revanche. Fomos para a segunda partida. Eu tinha uma técnica que, para cada esquiva, eu causava um de dano, como se fosse meio que um contra ataque. Resultado: Somando minhas esquivas com os acertos, consegui causar um ferimento de 7. Meu adversário só conseguia esquivar de 2 dos acertos, e portanto ele saiu da linha 7 de dano, para a 5, que também é morte automática.


    Duas partidas com 3 minutos cada.



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/4f6e6_tdqb3i.jpg

    Meus 11 acertos que fizeram o 1 hit K.O da primeira partida.



    Fomos então para a terceira partida. Nesta, o combate durou alguns rounds e teve realmente emoção, pois fiquei sem cartas, tive que trocar de guarda, meu adversário aproveitou para atacar (quando deveria ter trocado de guarda também), mas ele usou uma técnica incorreta, que me permitiu que na rodada seguinte eu tivesse todas as técnicas na minha mão e ele nenhuma. Fiquei com apenas um ponto de vida, mas consegui dar um belo golpe nele e conquistei minha terceira vitória.

    Resumindo, o jogo é sim muito legal. Gera bastante risada. Tem muita interação. Muita sorte, afinal é resolvido por rolagem de dados e tem ótimas ideias. Trocar guardas para gerar diferentes posições com dados diferentes, cada arma sendo utilizada de um jeito de acordo com sua guarda e como isso influencia na técnica que se está utilizando gera níveis estratégicos bem legais.


    Porém, o jogo é letal. Um turno pode acabar com uma partida, assim como funcionaria um combate de espadas na vida real. E aí reside o maior problema do jogo. É um jogo, não uma vida real. Não sei até que ponto pode ser frustrante escolher guarda, arma, draft de cartas e simplesmente morrer com um golpe. O que acontece é que dá vontade de tirar uma revanche e como o jogo não tem setup começar outra partida é extremamente simples. Mas essa letalidade pode desagradar muita gente. Ou criar regras do tipo "melhor de três" para saber quem ganhou, sei lá.


    Enfim. É um jogo que eu gostei de jogar, acredito que vale a pena conhecer, até pela rapidez com que é jogado, porém fica o alerta para as frustrações que podem ser geradas.



    Ovatsug Rednal:: Postagem do Canal!


    1
    0
    14

  • Canal

    Veja Também

    O.D. Opiniões Desinformativas

    Veja Também

    Detective: o jogo mais imersivo, pro bem e pro mal
    Mysthea, aquele jogo gostoso de jogar nota 05
    Mysthea, aquele jogo gostoso de jogar nota 05
    RuM & Bones
    Chronicles of Crimes e o medo do futuro dos jogos

    Comentários:

  • poulsfm
    100 mensagens MD
    avatar
    poulsfm16/07/19 14:52
    poulsfm » 16/07/19 14:52

    Lembrei agora do jogo Bushido Blade do PS1, um golpa já morria :P.

    4
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal16/07/19 15:14
    Ovatsug Rednal » 16/07/19 15:14

    poulsfm::Lembrei agora do jogo Bushido Blade do PS1, um golpa já morria :P.

    também lembrei do bushido blade enquanto jogava. Adorava esse jogo hahaha

    1
  • jushirambo
    239 mensagens MD
    avatar
    jushirambo17/07/19 08:34
    jushirambo » 17/07/19 08:34

    Bushido até no nome, difícil não associar a bushido blade, mas se todo setup o cara tiver de sortear as cartas e armas de volta talvez fique demorado, jogar varias vezes com o mesmo setup é realmente como um jogo de luta de videogame com rounds e tal, achei a proposta bem legal

    2
  • JamalManaus
    26 mensagens MD
    avatar
    JamalManaus17/07/19 12:22
    JamalManaus » 17/07/19 12:22

    Parabéns pela análise!

    Eu também curto muito jogos underground, 

    E fiquei muito interessado em jogar esse jogo, os componentes parecem muito bem feitos, e a o jogo bem imersivo;

    1
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal17/07/19 12:43
    Ovatsug Rednal » 17/07/19 12:43

    jushirambo::Bushido até no nome, difícil não associar a bushido blade, mas se todo setup o cara tiver de sortear as cartas e armas de volta talvez fique demorado, jogar varias vezes com o mesmo setup é realmente como um jogo de luta de videogame com rounds e tal, achei a proposta bem legal

    sim, realmente lembra bastante o bushido blade, que era meu queridinho de ps1. Na realidade, explicando o setup é mais demorado do que fazendo. A maioria das cartas não tem tantas informações assim. Nas partidas que jogamos, fizemos o draft em cada nova partida e não foi tão demorado assim. Mas nada realmente impede de se continuar com as mesmas cartas, como uma luta de videogame.
    E também, eu joguei apenas três partidas e de repente, essas de 1 hit k.o podem ter sido a exceção. O jogo não seria menos letal por isso, mas vai que foi apenas uma sorte em pegar uma técnica que combou bem com a arma. Afinal, os ataques são resolvidos ao mesmo tempo e meu adversário não chegou nem perto de me causar tudo isso de dano. rs.
    Eu realmente jogaria de novo fácil. A sensação é realmente meio que a de um duelo, que tudo pode se resolver num piscar de olhos e teu objetivo é simplesmente fazer um ataque mortal mais rápido que o do adversário.

    1
  • Ovatsug Rednal
    1538 mensagens MD
    avatar
    Ovatsug Rednal17/07/19 12:44
    Ovatsug Rednal » 17/07/19 12:44

    JamalManaus::Parabéns pela análise!

    Eu também curto muito jogos underground, 

    E fiquei muito interessado em jogar esse jogo, os componentes parecem muito bem feitos, e a o jogo bem imersivo;


    cara, como eu disse acima, o jogo é bem imersivo sim.  E os componentes são de ótima qualidade. O jogo não é meu, então não sei quanto ele tá custando lá fora, mas se tiver uma oportunidade de jogar acho que seria legal.
    Bom saber que não sou o único que gosta de jogos underground haha. faz algumas resenhas aí também =)

    1
  • crdpa
    800 mensagens MD
    avatar
    crdpa17/07/19 14:10
    crdpa » 17/07/19 14:10

    poulsfm::Lembrei agora do jogo Bushido Blade do PS1, um golpa já morria :P.

    Era no 2 que tinha um cara com revólver? Apelação.

    0
  • poulsfm
    100 mensagens MD
    avatar
    poulsfm17/07/19 14:35
    poulsfm » 17/07/19 14:35

    Grand0rbiter::
    poulsfm::Lembrei agora do jogo Bushido Blade do PS1, um golpa já morria :P.

    Era no 2 que tinha um cara com revólver? Apelação.

    No 1 e no 2 (Personagem: Katze)
    Mas no segundo além dele, tinha uma assassina que usava uma M-16:sideways::silly: kkkk.

    1
  • PHComassetto
    161 mensagens MD
    avatar
    PHComassetto26/07/19 16:05
    PHComassetto » 26/07/19 16:05

    Jogo me interessou muito. Bacana a proposta de escrever sobre jogos mais underground. No aguardo dos próximos reviews.

    1
Responder
Bushido (II) - Bushido - O melhor pior jogo de luta que já joguei
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.