É, gente, as férias escolares estão começando para alegria dos professores e ansiedade dos pais que tem que conciliar os deveres e ainda divertir e entreter os pequenos! (pode ser que você já esteja como na imagem abaixo

)
Como não dá pra programar passeios todo dia, e para descansar o corpo depois de correr e pular, ou afastá-los da tentação do celular, que tal apresentar jogos novos aos pequenos?
Crianças adoram novidades, então separei uma listinha com uma dúzia de sugestões (não precisa ser sempre 10, né?) para variar as brincadeiras e introduzi-los no mundo dos jogos de tabuleiros, em pouco tempo você terá sempre companhia divertida pra jogar.
A maioria dos jogos da seleção tem valor bastante acessível e são ótimos pra dar de presente. Então se você tem crianças na família e vai dar um suporte no cuidado durante as férias, aproveite pra levar de presente e se divertir também! Se você fizer qualquer passeio simples na cidade, em geral vai gastar mais que o valor da maioria das opções e com eles certamente garantirá mais tempo de diversão. E vamos à lista!
No caso do pequenos pode-se olhar por dois ângulos diferentes: ou habilidades e competências que eles já tem e serão necessárias e aproveitadas nos jogos, ou aquelas que serão trabalhadas e desenvolvidas neles. No final, o balanço é que o que eles já sabem vai facilitar, e o que não, poderá ser trabalhado de maneira lúdica. Para os menores, jogos rápidos que não seja preciso saber ler e com regras simples são os melhores.
Habilidades consideradas para jogar: saber contar, coordenação motora grossa e fina, agilidade, ver cores, saber comparar.
- @
Pizzaria Maluca ou
Hamburgueria Maluca: necessita contar, comparar. A pizzaria tem cartas de sorte/azar que podem ser lidas pelo adulto ou criança maiores
-
Animal Upon Animal: ver o número e símbolos no dado e utiliza coordenação motora
-
Macacos me Mordam!: contar, coordenação motora, tem modo cooperativo que facilita para aqueles que ainda se frustram muito ao perder o jogo.
-
Fantasma Blitz: ver as cores, comparar, agilidade. Ao jogar com pequenos bom dar mais tempo pra eles compararem as cartas com objetos.
-
Fila Filo - Formigas na Teia: contar, coordenação motora. Os pequenos se divertem vendo a aranha pegar as formigas.
-
Dobble (Spot it!): comparar, agilidade. Ótimo pra carregar pra qualquer lugar, vem numa resistente latinha.
Aqui os já alfabetizados tem um leque maior de opções, e já podem exercitar mais estratégia e combinações de peças mais complexas. Mas é certo que se divertem com os jogos da lista de cima também. Eu tenho uma criança em cada faixa (5 e 11) e elas jogam juntas praticamente todos das duas listas.
-
Ubongo: se sai bem quem gosta de quebra cabeças como tetris, requer agilidade, raciocínio rápido para lutar contra o tempo.
-
Patchwork: jogo para 2 pessoas,requer habilidade de montar, contar. (possível tentar com os mais novos que sabem contar, minha pequena joga esse desde os 4 anos)
-
Kingdomino: combinar peças com alguma estratégia, saber comparar as peças de territórios. (também pode ser apresentado aos menores de 6 anos)
-
Avenue: estratégia para traçar caminho, não tem quantidade limite de jogadores.
-
Takenoko: contém um pouco mais de regras e ações a cada turno, embora não necessite ler, possui mais tomadas de decisão.
-
Dr. Eureka: esse requer boas habilidades de coordenação motora e raciocínio lógico com velocidade.
Essa é apenas uma lista inicial para começar as opções de brincadeiras, sinta-se a vontade para dar sugestões nos comentários! Em breve soltamos mais listas, e assim que tiver resenhas individuais, estarão linkadas nos nomes dos jogos.
Infelizmente não pude incluir alguns títulos que fazem bastante sucesso por aqui como
Capitão Jack Pott,
Monopoly Deal - Jogo de Cartas, Hali Gali da Copag, por serem difíceis de encontrar para adquirir. Mas se virem por aí, peguem porque valem a pena!
E que comecem as férias, e que comecem os jogos!!!