autora: Mandymeeplevert
Siga-nos também no Instagram: joga_mana

Você pode achar que este jogo tem algo a ver com Ticket to Ride, que seria um jogo de entrada, com coleção de cartas para apenas construir rotas de trens, mas não. Russian Railroads está entre os Top 100 do BGG, o que significa muito e com peso 3.41, ou seja, é considerado um jogo pesado. Ambientado na Rússia, no final do século XIX, em Russian Railroads os jogadores devem construir ferrovias, utilizando trilhos e desenvolvendo sua indústria. Trata-se de um euro, com a mecânica de alocação de trabalhadores, no qual os jogadores entram numa corrida entre si para realizar as melhores jogadas primeiro, assim como, conseguir mais trabalhadores, desenvolver mais técnicas, mais habilidades especiais, tanto pela construção de ferrovias, como por desenvolvimento tecnológico e contratação de engenheiros, tudo isso para conseguir uma quantidade maior de pontos de vitória. Tenho jogado bastante esse jogo. É verdade que ele não foi lançado no Brasil e também acredito que não está sendo mais impresso… uma tristeza! Consegui o jogo usado, comprando de uma pessoa numa feira de jogos.

Nesta mecânica, de acordo com a sua estratégia e astucia durante a partida, é possível conseguir mais trabalhadores antes dos demais jogadores e atingir um número maior de ações, o que permite sair à frente no desenvolvimento do seu tabuleiro individual, formando uma rota maior ou uma indústria mais desenvolvida, se adiantando nos pontos de vitória. Você pode ganhar focando com mais afinco no desenvolvimento de tecnologias na indústria ou colocando seus maiores esforços na construção das ferrovias, ou até mesmo dividindo seus esforços nas duas direções. Tudo isso permite ao jogo uma maior rejogabilidade, com uma variedade maior de estratégias para vencer.
Essa possibilidade de variar o número de trabalhadores para se fazer uma ação e a conquista de mais trabalhadores para ter um maior número de ações traz uma dinâmica que eu particularmente gosto nos jogos, pois permite uma disputa maior, com nuances que trazem mais emoção e meticulosidade nos turnos de cada jogador. Em uma partida com 4 jogadores, cada um começa com 5 trabalhadores. Algumas ações custam 1, 2 e até 3 trabalhadores e é preciso sempre analisar com cautela se a ação que mais te trará resultados será gastar mais trabalhadores em apenas uma jogada e se encaminhar em direção a sua estratégia, ou ficar com mais ações, mas usar alguns de seus trabalhadores de uma forma que te desviam da sua estratégia, porém, podem impedir que seu oponente consiga atingir sua própria estratégia.
Cada jogador tem em seu tabuleiro individual 3 ferrovias. Cada ferrovia tem suas especificidades, mas todas precisam ser construídas em uma ordem de trilhos específica: preto, cinza, marrom, bege e branco. Você começa apenas com o trilho preto e conforme avança na construção, vai liberando as demais cores, o que pode te permitir conquistar mais trabalhadores, pontos de vitória e bônus variados, que devem ser escolhidos com atenção para te possibilitarem o maior número de pontos. Você apenas soma os pontos das ferrovias em que houver trilhos diferentes de preto. É preciso adquirir esses trilhos através da alocação dos trabalhadores durante a partida e combinando com a aquisição das locomotivas. É possível adquirir tiles de locomotiva, numerados do 1 a 9, porém, sempre que você opta por essa jogada, é obrigado a pegar o número menor disponível.
O verso de cada locomotiva contém uma fábrica. Ao adquirir uma, você deve escolher se a usará em suas ferrovias ou como fábrica na faixa de indústria. Você pode andar com seu peão roxo pelo caminho das fábricas e conquistar os pontos de vitória descritos ao final de cada rodada, mas sua maior possibilidade de pontuação vem de fato das fábricas. Nesta faixa, há 5 espaços para serem preenchidos com fábricas, que além de permitirem que você avance com seu peão roxo, ainda liberam o uso de tecnologias. Cada fábrica (do 1 ao 9) dispõe de uma tecnologia diferente. Essas tecnologias podem permitir, por exemplo, que você repita a ação de um trabalhador, conquiste mais trens, adquira dinheiro etc. Quando você passa com seu peão pela fábrica, pode ativar essa tecnologia.

Devemos falar sobre Russian Railroads, afinal, se trata de mais um grande jogo, publicado em diversos países, mas não no Brasil. Apesar de hoje estar fora de produção, talvez no mundo todo, é importante olhar para ele, especialmente pela sua posição no ranking do BGG. Russian Railroads é um euro de grande qualidade e muito bem quisto pelos jogadores ao redor do mundo. Caso você tenha a oportunidade de adquirir um exemplar, não bobeie!
Designers: Helmut Ohley e Leonhard Orgler – ambos alemães.
Informações gerais: de 2 a 4 jogadores; a partir de 13 anos; com duração aproximada de 120 minutos.