Gen Con 2015 - Day #3
por David Coelho (Bafo do Dragão)
Sábado, o dia em que todos os jogadores do sistema solar resolvem ir pra Indianápolis. Some isso ao desfile de cosplay e temos incríveis 14 fantasias do Daredevil por meeple quadrado.
Daredevil ?
É um dia bem interessante pelo ponto de vista antropológico, pois conseguimos reunir todas as tribos da Gen Con no mesmo dia. O lado ruim é que tudo é mais difícil. A locomoção é dificultada pela quantidade de pessoas e tamanho das fantasias que a galera usa. Por mais que a organização oriente a não parar nos corredores para fotografias e conversas, sabemos que controlar dezenas de milhares de pessoas é complicado.
Mesmo assim, consegui logo no início fazer a demo do Champions of Midgard da Grey Fox Games. Um worker placement com temática viking. Difícil de não se apaixonar a primeira vista. O problema é que apenas 150 cópias vieram pra Gen Con, sendo que 75 já foram vendidas no primeiro dia. Amanhã teremos apenas 12 disponíveis. Será que consigo uma cópia?
Champions of Midgard
Um worker placement viking assimétrico muito interessante pois adiciona o elemento de combate com criaturas através de dados que você pode adquirir como recursos. São três tipos de dados representando três classes de guerreiros. Você pode enfrentar criaturas na terra ou no mar. Enfrentando as criaturas no mar você vai precisar de navios e torcer para não ser interceptado por um Kraken. O mais divertido do combate é que mesmo que você não derrote a criatura no primeiro combate, você continua o combate, desde que tenha dados para isso, já que o dano do inimigo te faz perder dados. Como a demonstradora bem lembrou, "vikings não recuam"!

Jogando Champions of Midgard
O jogo ainda disponibiliza mini objetivos que te permitem conquistar mais pontos de vitoria ao longo da jornada para ser o master ultra viking.
Amanhã tentarei pegar uma das 12 cópias na estratégia 100 metros rasos com barreira. Só que dessa vez será no nível Legendary. Espero ter o Brasil na torcida. \o/...
Prometo muitos gameplays.
Queen's Architect
Um jogo que faz uso da mecânica de "point to point movement". Basicamente, você possui uma estrela com 6 opções de acões e você pode movimentar seu meeple de 1 a 3 espaços de ações, andando pela ponta da estrela. Isso torna o gerenciamento de ações extremamente importante para conseguir construir os buildings pelo mapa, onde pode conseguir pontos de vitória. Para conseguir construir as edificações será necessário contratar trabalhadores que possuem um número específico de trabalhos disponíveis para você de acordo com a posição da track de trabalhadores que ele estava na hora que você o contratou, podendo variar de 1 a 6.

Partida de Queen´s Architect
É um euro bem interessante e que de início pode dar o efeito "supletivo, supletivo...", mas após 3 turnos já pegamos o jeito e pode ver mesa por algumas vezes. Está indo para o Brasil.
Tentei fazer o demo do Mysterium mas eles inventaram uma mecânica bem fail, na minha opinião. Antes era só ficar ao lado da mesa e esperar terminar um jogo para entrar no próximo. A humanidade ás vezes acha que está evoluindo, mas não percebe as falhas na matrix. Alguns expositores inventaram de agendar a demo, marcando dia e horário, o que fez até o domingo (último dia) toda a agenda estivesse lotada e temos que ficar perto da mesa para ver se as pessoas aparecem para jogar. Acaba que temos que ficar mais tempo aguardando por uma vaga e não consegui fazer esse demo.
O ponto alto do dia foi ver o Antoine Bauza procurando pela Summer Glau (Terminator: Sarah Connor Chronicles / Big Bang Theory) e lendo o aviso de que ela tinha se atrasado (entenda: não comparecido). A cara que ele fez foi de uma decepção total. Ok, coitado do nosso designer, mas foi engraçado.

Summer Glau
A maior parte dos demos de hoje foi feito no hotel com os jogos adquiridos e playtestados no lobby.
Uma coisa que a Gen Con proporciona é a ambientação do evento em qualquer lugar que você esteja. A cidade respira a Gen Con, se veste de Gen Con. Não é preciso estar no centro de convenções para se aproveitar o evento.
Indianápolis é uma cidade que conta muito com os eventos que acontecem ao longo do ano. Quando estamos aqui, somos as estrelas da cidade. Gen Con é algo que todos sabem o que é, e se você é gringo, eles sabem que você está aqui para boardgames.
Não há lugar melhor no planeta para se estar nesses quatro dias.
Amanhã ainda temos algumas horas de sonho, terminando um pouco mais cedo, as 16h, mas como qualquer edição, ficará na memória e nos corações de todos que puderam viver essa experiência.
Uma terceira baforada em seus corações e amanhã saberemos o resultado final desses dias que devem ficar em nossas memórias.
Veja também:
Gen Con 2015 - Day #1

Gen Con 2015 - Day #2

Gen Con 2015 - Day #4
Clique aqui e veja alguns vídeos da Gen Con 2015