Esta é uma matéria da Revista Vempramesa 21ª Edição. Quer ter acesso a todo o teor da Revista basta acessar
Redator: Magarem
Um clássico genial! Esta frase resume bem o que é o Power Grid!
Para quem não sabe, Power Grid é uma versão atualizada do Funkenschlag de Friedemanne Friese. Em seu bojo, foram feitas uma série de mudanças, todas voltadas para encurtar o tempo de jogo. Há pequenas alterações nas usinas de energia e no cronograma de pagamento...Para muitos, um jogo com visual pouco “cativante”, melhor dizendo: feio – não me encaixo nesse grupo, acho o jogo extremamente estiloso! Mas, deixando de lado o visual e a medonha qualidade de seu “dinheiro”, o jogo é estimulante e único em sua essência!
Mecânicas x Manual de Regras
Sabe quando você dá uma primeira olhada numa leitura rápida e logo em seguida você precisa confirmar o que depreendeu numa segunda mais elaborada? Bem, no caso do Power Grid, acho que essa segunda leitura foi mais por opção do que por obrigação. Por que digo isso? Porque, posso afirmar, sem sombra de dúvida alguma, que este Manual possui uma das melhores e mais bem orientadas leituras que tive o prazer de realizar quanto aos jogos de tabuleiro. A forma de exemplificar e ilustrar as ações, o sentido lógico adotado para explicar cada rodada e suas cinco fases com ênfase em "box" destacado quanto as suas exceções, me trouxe um entendimento mais do que satisfatório numa leitura rápida e direta. As cinco fases são bem intuitivas bastando para sua compreensão uma única rodada na mesa. As sete páginas do Manual seguem uma linha cronológica bem encaixada, adotando uma formatação lógica que se encaixa a cada linha sem necessidade recorrente de se ater ao que foi dito anteriormente.
O jogo em si é um legítimo jogo de Economia, que adota um sistema de mercado peculiar diretamente ligado à criação de tecnologias de produção, geração e venda de recursos, criação de capital e pontos ao final com a distribuição de energia, fator este que se afigura como elemento principal do jogo. A mecânica mais importante se aperfeiçoa na Fase 2, no momento dos leilões (Auction/Bidding). Saber utilizar para si como vantagem os leilões é algo de suma importância para o deslinde final da vitória, inclusive como fator importante para "marcar as jogadas" de seus adversários inflacionando o valor mínimo das usinas a serem adquiridas no mercado, provocando um maior investimento que poderá atrapalhar jogadas subsequentes.
Além disso, o jogo se utiliza da mecânica Route/Network Building, ou seja, desenvolver uma linha de influência mediante rotas, no caso aqui através de redes elétricas que ligam as cidades, a partir de um ponto urbano inicial básico, escolhido estrategicamente no início do jogo. Firmar rotas e se firmar em cidades através de sedes será um fator determinante para confundir indiretamente seus adversários - já vi casos de jogadores ilhados pelo assentamento de redes e sedes adversárias em pontos estratégicos que não permitiam naquele momento sua expansão. Então, saber se utilizar e compreender estas duas mecânicas são de suma importância para se desenvolver de forma satisfatória o jogo.
Como o jogo funciona
Cada jogador tomará a frente de uma Companhia de energia que terá como tarefa abastecer as cidades de um dado país - no caso do jogo básico ele traz os mapas do EUA e da Alemanha. Para tanto, deverão competir pelas tecnologias de produção de energia disponíveis: petróleo, lixo, urânio, carvão, ecológica (eólica) e decorrentes de fusão, que serão responsáveis por prover de energia, através das conexões elétricas criadas por cada jogador, as cidades assentadas no mapa selecionado.
Cada rodada se perfaz em 5 fases, a saber:
Fase 1 - Determinação da ordem de jogo
O jogador que detiver o maior número de cidades e, no caso de empate, aquele que detiver a maior usina em sua posse ocupará a primeira posição na rodada. Pode-se dizer que a ordem é um feito definitivo para o equilíbrio final do jogo, uma vez que, desprestigia as ações do jogador que estiver a frente. Como assim? Quer dizer que quem tiver atrás do score terá mais vantagens do que aquele que se mantiver em primeiro? Sim, um argumento questionável para aqueles que não o conhecem mas amplamente engenhoso e estratégico do ponto de vista sustentável do jogo. Aquele jogador que se mantiver na primeira posição na Fase 1, terá a desvantagem de iniciar a Fase 2 (leilões) e ainda será o último a executar suas ações nas Fases 3 e 4. Mas isso, diga-se de passagem, é o que mantém o jogo tão atrativo. A busca pelo equilíbrio de forças é tão evidente que a todo momento há uma sucessão de posições no marcador, dando a chance para aquele que se mantiver atrás alcançar as primeiras posições a qualquer momento. Por outro lado, a cessão de sua primeira posição, trará novas vantagens para aquele que se manteve resoluto em primeiro no score permitindo se adequar as novas situações de jogo, principalmente quanto a possibilidade de se manter atento as quatro cartas de leilões futuras que poderão fazer parte do mercado presente nas próximas rodadas. Simplesmente genial este equilíbrio!
Fase 2 - Fase de Leilões
Este, para mim, é o principal momento do jogo. Um mercado se manterá pré-estabelecido a cada rodada com 4 cartas de usinas presentes e 4 cartas de usinas futuras. As únicas que podem ser leiloadas serão as usinas do mercado atual ou presente. Cada carta possui em seu canto esquerdo um número respectivo que representa o valor de lance mínimo (Bid) de cada usina. Agora, porque iniciar esta Fase não é tão bom? Aquele que está na primeira posição do score poderá iniciar os Bids ou lances. Destaquei o termo "poderá" pois se algo no mercado não agradar o jogador este terá a opção de passar a vez, e, assim, ao fazê-lo, terá abdicado de qualquer lance futuro nas demais usinas naquela rodada.
Ao começar com os lances, o jogador deverá selecionar um usina que te interesse (cada jogador poderá apenas comprar uma usina por rodada) e dar ou o lance mínimo ou qualquer outro acima deste valor. Ao fazê-lo, o jogador a sua esquerda poderá dar um novo lance aumentando seu valor e dificultando a compra da usina. Esta logística se segue até que pelo menos um dos jogadores permaneça no lance e todos os demais desistam, este será o beneficiado com a usina em questão. Ao adquirir para si uma usina uma nova carta da pilha de cartas ou cava, deverá ser feito de forma aleatória, trazendo uma nova carta de usina para o jogo. A depender do valor da usina ela poderá entrar no mercado atual ou, caso possua um valor de "Bid" alto poderá empurrar uma das usinas do mercado futuro para baixo e ocupar o seu lugar.
Aí que afigura o lado estratégico e imperdoável do leilão. Iniciá-lo poderá dificultar esta chance de aguardar o melhor momento em busca de novas usinas que serão inseridas no mercado atual. O último terá a vantagem especial de adquirir uma usina pelo valor mínimo de mercado sem que outros jogadores ofereçam lances, pois os mesmos poderão ter passado a vez sem adquirir nada do mercado ou comprado algo para si. Esta percepção do jogo é mais sentida na prática, quando o primeiro a leiloar se vê obrigado a se prejudicar e não investir no mercado a fim de não movimentá-lo (mover cartas do mercado futuro para o mercado atual), uma vez que, a próxima carta na linha do mercado futuro seria de suma importância para seu adversário. É cruel, mas isso mantém o equilíbrio sensato do jogo!
Fase 3 - Compra de Recursos
Esta Fase também, á medida que o jogo alcança as linhas finais, se torna muito cruel para aqueles que estiverem nas primeiras posições, ainda mais com um setup para 6 pessoas. Existe uma linha de produção chamada mercado de recursos no tabuleiro, onde a cada nova rodada novos recursos serão realocados de acordo com uma tabela fixa referente ao mapa utilizado e a Etapa (mais tarde mencionaremos sobre as três Etapas do jogo) que se encontre o jogo. Os recursos poderão ser adquiridos neste mercado a fim de fomentar a produção de energia nas usinas de cada jogador.
Estão dispostas no tabuleiro, as trilhas de lixo, petróleo, carvão e urânio - as usinas de Fusão e Ecológicas não utilizam recursos para sua produção. Cada Box possui três espaços para cada um dos recursos mencionados, salvo para urânio que possui apenas um, onde deverão ser colocados os tokens representativos de cada um. Os box possuem valores especiais que aumentam da esquerda para a direita deixando a cada momento a compra de um recurso cada vez mais inviável.
Então, como nesta Fase o último no score deverá iniciar o processo de compras, ele poderá esgotar os recursos das tabelas (Box) mais baratos deixando para o seguinte a possibilidade de um gasto maior para se adquirir um mesmo recurso. A sequência segue até que o primeiro do score escolha comprar ou não recursos no mercado. Adquirir recursos nesta Fase é um ponto crucial para a produção de energia na Fase 5 e consequente acúmulo de capital (elektro) para a sucessão de atividades nas próximas rodadas.
Fase 4 - Construção
Basicamente, este é o momento em que os jogadores expandem as redes de suas empresas no mapa para abastecer cidades com eletricidade. De acordo com a Etapa em que se encontre a partida, a alocação de usinas nas cidades seguirá por uma linha estratégica muito forte, que bloqueará o crescimento de seus adversários dificultando e encarecendo sua rede de abastecimento de energia.
Mas, o que são essas Etapas? Com certeza as Etapas servem como um otimizador da estrutura do jogo, penalizando jogadores que se mantenha estanques em sua estratégia inicial e privilegiando aqueles que vejam a oportunidade de diversificar sua estratégia de acordo com as Etapas do jogo. As Etapas funcionam como verdadeiras Revoluções no uso das tecnologias de energia, restando perceptível, para aqueles que estudam o jogo, que alguns recursos são bastante atrativos em Etapas específicas, ex: carvão e petróleo funcionam muito bem na Fase 1.
O jogo distribuiu bem as vantagens trazidas pelas usinas de acordo com cada recurso, e resta evidente que as usinas que utilizam urânio normalmente abastecem mais cidades com um número ínfimo desta matéria-prima. Acontece que investir em urânio nas fases inicias se torna um tiro no pé, haja vista que o valor inicial desta matéria-prima só se reduz com o acúmulo das rodadas. Cada Etapa sugerida pelo jogo, mensura um tipo ideal para aquele momento, e cada uma delas se tornam bastante atrativas para seu desenvolvimento. Assim, a Etapa 1 perdura até que o primeiro jogador alcance a 7ª cidade, dando espaço para a Etapa 2, onde novos recursos como o lixo são bem atrativos como fonte de energia. A Etapa 3 e final se iniciará apenas quando sua carta específica - no setup inicial a carta da 3ª Etapa deverá ser posta embaixo da pilha de cartas ou cava - seja cavada durante o jogo. Neste momento, o mercado atual e futuro que permite a compra de usinas nos leilões passará a composição de 6 cartas, removendo duas do jogo.
Fase 5 - Burocracia
E, finalmente, a Fase final, na qual os jogadores poderão vender seus recursos para aquecer suas usinas e abastecer as cidades da rede de energia que fazem parte de sua empresa. Quanto maior for seu abastecimento maior será os ganhos e acúmulo de capital que estimulará suas novas compras para a próxima rodada. Além da arrecadação de capital novos recursos deverão ser remanejados nos Box do mercado de recursos de acordo com uma tabela prevista no manual do jogo (este valor de remanejamento varia de acordo com cada Etapa). Por fim, a usina do mercado (atual ou futuro) que detiver o maior valor de Bid deverá ser realocada no fundo da pilha de cartas e, em seu lugar, uma nova carta deverá ser cavada e ajeitada no mercado de acordo com sua ordem numérica - isso permite que o mercado se diversifique a cada rodada, sempre com novas opções.
Qualidade de suas peças
Não há unanimidade, principalmente quanto aos fãs do jogo, quanto ao quesito qualidade de suas peças. Seu tabuleiro é de ótima qualidade, muito fácil de ser manejado e guardado, no entanto, sua arte é um tanto confusa numa primeira olhada. No fim das contas o tabuleiro é bem funcional quando se tem uma ideia do jogo, porém não tão elegante. Seus tokens seguem a linha euro da qualidade em madeira, nada a reclamar, ao contrário, são muito bem confeccionados em diversos formatos e cores variadas.
Por sua vez, seu "insert" comporta muito bem todos os itens do jogo - exemplo que deveria ser seguido por 90% dos jogos da Fantasy Flight Games! - além do tabuleiro funcionar como um tampão ao estilo Small World. As cartas são muito bonitas de uma qualidade invejável.
No entanto, como nem tudo é um mar de rosas, o dinheiro ou Elektro oferecido pelo jogo segue a mesma linha fajuta de jogos como o Horse Fever e Banco Imobiliário, impresso num papel A4 com uma péssima gramatura. Se for administrado de forma incorreta com certeza ele será danificado em poucas sessões.
Conclusão
Assim, o Power Grid, ao contrário do que muitos podem pensar, é um jogo de contagem "acessível". Bem, acessível a todos? Não! De forma alguma o utilize como um "gateway" (nevermind!) para jogos euros nem traga a mesa jogadores desatentos, pois uma escolha mal feita poderá comprometer bastante sua rodada - é um jogo punitivo! O jogo possui uma alta interação nos lances (Bids) que foge aos padrões dos “euros” mais “raiz”; possui uma boa disputa quanto a pontuação, temática exótica, altos níveis de estratégia, ou seja, um prato cheio para os hard gamers que buscam desafios. O jogo em si é difícil? Não, mas sua aplicação estratégica pode-se dizer que sim, pois cada passo deverá ser bastante trabalhado para se alcançar a vitória.
Enfim, esse é um jogo que não dá para ser jogado apenas pelo simples fato de se jogar. Decisões implicam em consequência agravantes o que o torna bastante competitivo para aqueles jogadores que se estimulam com a arte de pensar com maiores níveis de complexidade.