Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Análises
  3. Flip City
  4. Flip City ou A volubilidade capitalista

Flip City ou A volubilidade capitalista

Flip City
  • avatar
    Lidi Nunes17/04/19 11:25
    avatar
    Lidi Nunes
    17/04/19 11:25
    91 mensagens MD

    Como se sabe, o capitalismo é uma selvageria: passa por cima de tudo e todos em busca de lucro e progresso. Começou primitivamente nos primórdios da humanidade, com o escambo, se expandiu séculos depois com os Descobrimentos, consolidou-se com a Revolução Industrial, sistematizou-se com as duas Grandes Guerras e se refinou em nossa época, com as vendas pela internet e pelo telefone móvel. Uma de suas características mais marcantes, contemporaneamente, é a conveniência. Outra: a padronização. Um excelente exemplo do uso lúdico destes dois conceitos é o card game Flip City (2014), de Chih-Fan Chen.

    https://i1.wp.com/www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/04/flip-city-D_NQ_NP_328611-MLB20602843423_022016-F.jpg?resize=177%2C272&ssl=1

    Tomemos “conveniência” como a qualidade de se buscar proveito de acordo com os nossos interesses ou satisfazendo aos interesses alheios. Em Flip City, com sua mecânica de virar e reciclar as cartas, sempre com duas faces diferentes, a permanência do que quer que seja é sempre transitória, conforme a conveniência do jogador. Ora temos a carta Hospital, ora esta se vira em Igreja. A primeira nos oferece mais moedas (lucros com planos médicos?) e uma perda específica, simbolizada por um “emotion” de insatisfação. A segunda, convenientemente, como a própria fé (a mover montanhas, não raro de dinheiro), nos proporciona sobrevida ou, se preferirmos, algum conforto.

    A carta Fábrica, como a disseminar poluentes na natureza, nos oferece moedas, mas também prejuízo: a carta do fundo do baralho do jogador vai direto para a pilha de descarte, sem que se lucre nada com isso, pelo contrário ─ o que esta pudesse oferecer é desperdiçado. A Usina Elétrica nos dá 2 pontos (é afinal uma evolução, um progresso), mas alguém terá que pagar por isso, algum prejuízo será legado a alguém ou grupo: simbolicamente, um dos jogadores recebe, na sua pilha de descarte, a carta Apartamento, que oferece benefício ínfimo em face do que se gasta com ela ou para se livrar dela. E não é assim na vida? Compre ou alugue um apartamento e se surpreenda com os gastos que terá, mês a mês, ano a ano… Condomínio, taxa-extra, presentes de Natal aos porteiros e zeladores etc.

    E assim vai: enquanto você se esforça por chegar aos pontos de vitória, virando e reciclando cartas, seu adversário ou às vezes você mesmo herdam problemas ou prejuízos. A mecânica de fazer seis cartas se transformar em doze representa assim a parafernália em que se transformou a existência capitalista contemporânea. Algo começa e no ano seguinte ou mesmo no mês seguinte se desfaz. Compra-se um objeto hoje e amanhã ele já não tem nenhuma funcionalidade, e é descartado. Tudo é volátil e efêmero, não permanece a não ser que forneça lucro, uma evolução imediata, traduzida em dinheiro, prestígio ou prazer. Ao transformar a carta Parque (lugar importante para o lazer e a descontração humanos) na carta Estação, gastam-se recursos, demarca-se um progresso típico de qualquer escalada urbana e o lucro virá, mais cedo ou mais tarde: neste caso são 3 pontos de vitória. Ou seja: tudo é transformável e patente de fazer dinheiro e gerar lucro. Se alguém vai perder com isso, que perca!

    Outro aspecto, a que me referi no início, é a padronização como meta de expansão do capitalismo moderno. Nada pode ser diferente, tudo deve forçosamente ser igual, para se expandir a qualquer lugar. Chame Globalização de Padronização e dá no mesmo. Em Flip City a cidade que está se formando da mão de cada jogador pode não ser muito parecida, mas ainda assim o é, muito embora formada de elementos que, iguais no início, vão aos poucos se transformando. Mas é uma transformação esperada, ditada por um programado conjunto de possibilidades que vão corroborar certas intenções: ali está a Estação, a Igreja, o Hospital, o Parque, o Shopping Center, a Área Residencial, a Usina Elétrica, o Escritório, o Apartamento, a Loja de Conveniência, a Fábrica e o Centro Empresarial. Construções urbanas típicas, presentes em todas as grandes cidades do mundo na atualidade e que, grosso modo, representam a fórmula básica de se ganhar de dinheiro e gastá-lo. Para alguém vencer, é preciso comprar cartas, virá-las e, depois, reciclá-las. Com 2, 3 ou quatro jogadores, os passos são estes, para, afinal, se chegar aos 8 pontos ou às 18 cartas baixadas, uma a uma, num único turno. O jogador mais atento – tanto ao cuidado para não ser vítima da carta de Área Residencial, a grande vilã do jogo (ou do “emotion” de insatisfação, não menos letal), quanto às possibilidades de, na reciclagem, tirar o maior proveito, pois sua exploração é decisiva – este jogador vai vencer. Apesar de tudo, na padronização, consegue-se alguma diferença. Isso é, talvez, a ironia do jogo.

    https://i0.wp.com/www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/04/cartas_flip.png?resize=369%2C292&ssl=1

    Gosto de jogos diferentes, tanto quanto ao tema quanto à mecânica. Não me deixo seduzir muito por jogos que, afora algumas variações, repetem outros. Tal ocorrência tende a me desestimular, a me enfarar. No entanto, alguns temas são do meu gosto pessoal e, assim, me fazem mais tolerante à repetição. Por exemplo, aprecio jogos de construção de grandes cidades urbanas, com altos edifícios. (Devo ser um arquiteto ou engenheiro frustrado… C’est la vie!) E foi por este motivo que descobri Flip City; e o fato de ser um card game funcionou como uma espécie de desafio, e então me fiz a seguinte pergunta: como assim construir uma cidade só com cartas? Obviamente que a cidade é abstrata, praticamente desaparece na mecânica do jogo, cujo objetivo é desafiar o jogador a pontuar o mais rápido possível e ganhar, mas, ainda assim, nessa abstração vai como que um símbolo da luta desenfreada por um lugar ao sol. Ou seja: está implícita na competição proporcionada pelo jogo, cujo propósito é ganhar, a concorrência comercial, que se estabelece na perspectiva de lucro. O fundo e a essência do Capitalismo, que, volúvel e insaciável, se adapta, se transforma, ganha novas caras, desenvolve artimanhas, engana, destrói, constrói, destrói de novo, reconstrói.

    https://i2.wp.com/www.invasionbg.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/04/produto_Foto2_8395770.png?resize=542%2C231&ssl=1

    O mais curioso é que para representar uma verdade tão ordinária – a volubilidade capitalista ─ Chih-Fan Chen teve que desenvolver um mecanismo que é, em tudo, complexo e diferente de qualquer outro jogo de cartas, muito embora guarde algumas semelhanças com outros jogos: cartas com duas faces em constante rotatividade e que não podem ser permutadas livremente; baralho individual que, se o jogador quiser, nunca se desfaz e que forçosamente deve se ampliar, como a sede de riqueza, que promove o acúmulo de bens; um tema que desaparece no fluxo do jogo, mas que, ainda assim, está presente na imagem das cartas e sobretudo no vaivém contínuo, na substituição recorrente, na impermanência dos objetos, que é como as grandes cidades se comportam, diariamente transformadas e retransformadas.

    Pensemos em O mito de Sísifo, “o mito decisivo”, ensaio de Albert Camus, no qual ele demonstra que a existência humana é uma repetição enfadonha. Da sucessão de dias no calendário aos interstícios de amor, nada é muito diferente nem novo sob o sol, embora esteja em mutação constante. Flip City é, a cada partida e a cada rodada, uma incursão nesta certeza. E, como jogo, ele investe no que somos. Ou melhor: no que nos tornamos.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/466c8_tllfhi.png

    Mayrant Gallo é professor, escritor e boardgamer. Já publicou mais de 15 livros. Entusiasta por jogos de tabuleiro, tem predileção por jogos para 2 pessoas e solo. Tematicamente, aprecia jogos de construção de cidades e sobre a Guerra Fria. Entre as mecânicas de que mais gosta estão: colocação de peças, construção a partir de um modelo, seleção de cartas e gestão de mão.

    • Este e outros textos sobre Board Games também podem ser lidos no nosso blog, clicando aqui.
    • Caso queira ser avisado quando postarmos novos textos, basta clicar aqui.

    2
    0
    19

  • Canal

    Veja Também

    Invasion BG

    Veja Também

    TYROS OU COMO OS FENÍCIOS CRIARAM O COMÉRCIO MARÍTIMO
    JOGOS DE AVIAÇÃO (parte 1): PAN AM E OUTROS
    O duelo de pontos
    10 jogos brasileiros ou Um lugar ao sol
    Le Havre ou A premência da realidade

    Compre agora o jogo Flip City na LUDOSTORE
    R$ 130,00 (no boleto)
    Visualizar OfertaVer

    Comentários:

  • RodrigoBaMe
    21 mensagens MD
    avatar
    RodrigoBaMe17/04/19 15:55
    RodrigoBaMe » 17/04/19 15:55

    0
  • Jeff_ssiqueira
    84 mensagens MD
    avatar
    Jeff_ssiqueira17/04/19 20:34
    Jeff_ssiqueira » 17/04/19 20:34

    Adoro esse jogo, muito bom!

    3
  • HU3Brutus
    1009 mensagens MD
    avatar
    HU3Brutus18/04/19 20:03
    HU3Brutus » 18/04/19 20:03

    Nossa, como dá pra desenvolver um tema né?

    No aguardo das próximas!

    Se do Flip City veio isso quero ver o Brass, hehe.

    3
  • Mayrant Gallo
    290 mensagens MD
    avatar
    Mayrant Gallo22/04/19 10:36
    Mayrant Gallo » 22/04/19 10:36

    HU3Brutus::Nossa, como dá pra desenvolver um tema né?

    No aguardo das próximas!

    Se do Flip City veio isso quero ver o Brass, hehe.

    Não joguei o Brass ainda... Mas deve render ainda mais que o Flip City, tal a sua magnitude! Grato pelo comentário!

    0
  • Rogerinho933
    15 mensagens MD
    avatar
    Rogerinho93325/01/20 10:22
    Rogerinho933 » 25/01/20 10:22

    O jogo é muito bom,aqui em casa jogamos bastante e a análise também ficou show.

    2
  • cheMelo
    115 mensagens MD
    avatar
    cheMelo24/04/20 23:34
    cheMelo » 24/04/20 23:34

    Mayrant tem o dom de fazer jogos ruins parecerem bons. Hahaha amo seus textos.

    1
  • Mayrant Gallo
    290 mensagens MD
    avatar
    Mayrant Gallo25/04/20 04:58
    Mayrant Gallo » 25/04/20 04:58

    Rogerinho933::O jogo é muito bom,aqui em casa jogamos bastante e a análise também ficou show.
    Obrigado! Fico feliz que tenha apreciado. Também gosto muito de Flip City.

    0
  • Mayrant Gallo
    290 mensagens MD
    avatar
    Mayrant Gallo25/04/20 05:02
    Mayrant Gallo » 25/04/20 05:02

    cheMelo::Mayrant tem o dom de fazer jogos ruins parecerem bons. Hahaha amo seus textos.
    Poxa, será? Acho que não: também sou assim, há jogos com os quais não me adapto, e eles a mim; é natural. Fico lisonjeado que goste de meus textos. Grato pelo comentário!

    0
Responder
Flip City - Flip City ou A volubilidade capitalista
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.