Sexta-feira, dia 22, nós recebemos para a nossa quarta live especial do Mês da Mulher: Andreza Farias (Casa do Goblin), Sabrina do Valle (Sereias) e Samanta Talarico (Potato Cat) para conversarmos sobre mulheres desenvolvedoras de jogos.
A Potato Cat foi criada pelos game designers Samanta e Kevin Talarico para viabilizar o lançamento de seus próprios jogos no mercado, até o momento foram 3 títulos lançados pela dupla: Cartas a Vapor, Café Express e New Eden Project.
Samanta Talarico posa com suas criações. Atrás ainda podemos ver o Prêmio Turno Extra de Melhor Lançamento do DOFF SP 2018 pelo jogo Café Express.
Durante o nosso bate-papo, Samanta conta um pouco sobre suas experiências na área, o processo de criação de seus jogos e os planos para a editora, que está expandindo sua atuação e começou a investir em jogos desenvolvidos por outros game designers.
Após uma primeira experiência com a linha de micro-jogos (JetPack Lhama, Magic Flow e Sudokiller), criação do game designer Iaggo Piffero, da Diceberry Editora; a Potato Cat está chegando com o Sereias, trabalho de estreia dos game designers Sabrina do Valle e Jorge Luis Rocha.
Sabrina começou a se descobrir como game designer durante o processo de desenvolvimento do Sereias. Ela nos conta sobre a criação do jogo e a expectativa para o financiamento coletivo do jogo, que está a poucos dias de entrar no ar.
Sabrina do Valle apresentando o Sereias no estande da Potato Cat no DOFF SP 2018.
Por não possuir um curso formal na área, Sabrina relata que teve dúvidas se esse era mesmo o seu caminho ou não. Ela conta que só começou a se sentir segura ao desenvolver seu primeiro jogo sozinha. Sabrina encontrou muito apoio no estúdio colaborativo Casa do Goblin, que tem como uma das idealizadoras Andreza Farias.
Atualmente Andreza Farias e Sabrina do Valle estão desenvolvendo juntas o Shodo, que tive a oportunidade de testar recentemente. O jogo surgiu de um desafio promovido na Oficina do Playtest, encontro semanal de game designers para discussão e teste de jogos, que surgiu com o apoio da Casa do Goblin.
Andreza e Sabrina posam com a caixa do protótipo de Shodo.
Andreza Farias explica a sua trajetória e trabalhos realizados em conjunto com Sanderson Virgolino. Assim como Samanta e Kevin, da Potato Cat, o casal também se conheceu na faculdade. Sendo uma pessoa bastante tímida, durante bastante tempo o seu trabalho como game designer ficou um tanto quanto escondido, sendo mais conhecida pelo seu trabalho na parte gráfica e de arte.
É muito bom ver cada vez mais mulheres surgindo nesta área. Quando comecei a jogar não havia nenhuma brasileira, pelo menos que eu tivesse notícia, creio que a Samanta Talarico foi uma das primeiras que tive conhecimento. Sei que existe mulheres que atuam no mercado voltado para os jogos educativos, mas é uma área mais a parte, cujo foco não é tanto o comercial, a criação de entretenimento.
Este ano tivemos como um dos jogos de maior destaque dentro do mercado nacional o jogo Grasse, criação dos game designers Bianca Melyna e Moisés Pacheco. Porém, a trajetória do Grasse até sua publicação não foi fácil, e isso em grande parte por questões de preconceito.
Grasse é um dos jogos nacionais mais elogiados dos lançados em 2018.
Mesmo agora, depois de publicado o jogo e recebendo o merecido reconhecimento, Bianca ainda enfrenta problemas relacionados a sexismo. Ela postou um texto (clique aqui) no Dia da Mulher sobre a questão que recomendo fortemente a leitura.
Para quem estranhou sua ausência, Bianca foi convidada a participar do nosso bate-papo, mas não aceitou o convite por não desejar participar de nenhuma atividade relacionada a data, após ler o texto mencionado pude compreender melhor sua motivação. Mas, espero ainda recebe-la aqui em outra oportunidade para conversarmos sobre seu trabalho.
Não posso terminar esse texto sem citar mais dois jogos que tem tido bastante destaque: o infantil Macacos Me Mordam, de Isabel Butcher e Graziela Grise, e o familiar Abstratus, que tem entre seus game designers a Thelma Löbel. Nós aqui do Turno Extra conversamos recentemente com ambas. A Isabel e a Graziela nesta nossa programação especial de Mês da Mulher (clique aqui) e a Thelma, junto com o Alberto Duvivier, em janeiro, falando sobre o processo criação do jogo (clique aqui).
Agora temos Sabrina do Valle e Andreza Farias dando os seus passos iniciais e torcemos para que muitas outras mulheres surjam desenvolvendo jogos e trazendo mais diversidade para o nosso mercado. Como foi comentado durante a nossa conversa, uma mulher desenvolvendo tem um olhar diferente.
O Sereias é um bom exemplo, as responsáveis pela arte e design gráfico também são mulheres, isso tornou o processo de criação de uma imagem que fosse diversificada na representação dos corpos bem mais fácil . Não foi preciso especificar que elas não deveriam ser sexualizadas, foi um entendimento natural.
É gratificante demais vê essas meninas fazerem um trabalho tão lindo! Quanto mais mulheres nessa área mais perfeito os jogos ficarão pois são brilhantes! Aqui na K&M jogos quem manda são as mulheres pois Karine e marilene que são as verdadeiras donas, as que fazem a empresa funcionar por trás das câmeras rsrs eu apenas dou a cara pra bater, sou apenas um humilde soldado delas rsrs! Parabéns! seus trabalhos são formidáveis !!!!
Nossa, fico muito feliz em ler uma matéria onde relatam que existem sim designers de jogos brasileiras!
Eu mesma sofro preconceito por ser Motion Designer atualmente e na faculdade em que estudei 3D, falavam que a aula de Moda não era ali, era na outra sala. Que eu não tinha cara de CG. Entre outras situações por simplesmente ser mulher. Então entendo a dificuldade que muitas têm para se inserir no mercado.
Sei que a luta é diária. Mas fica aqui o meu recado: Nunca desistam, pois se não fôssemos por nós mesmas, nunca chegaríamos aonde estamos.
Se até quando eu falo que gosto de boardgames, vejo umas caras estranhas olhando para mim... mesmo tendo um monte que joga, vai entender.
Espero que continuemos evoluindo como pessoas e entender que todas as pessoas tem capacidade de exercer a mesma função.
Quero todos os jogos! Eu só achei 1, queria se pudessem, me enviar o link de compras dos jogos em que estão na notícia