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  3. Tabulices #35 - Rejogabilidade

Tabulices #35 - Rejogabilidade

Podcast
Tabulices
Episódio
Tabulices #35 - Rejogabilidade
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Feed
https://ludopedia.com.br/podcast/30/tabulices/feed
Duração
01:17:49
  • avatar
    DaniloSilvestre20/03/19 16:01
    avatar
    DaniloSilvestre
    20/03/19 16:01
    111 mensagens MD

    A rejogabilidade é algo essencial para os jogos de tabuleiro? Neste episódio PH Mazzilli e Danilo Silvestre discutem a busca dos jogos por serem experiências sempre novas a cada vez que uma partida se inicia, permitindo aos jogadores novas escolhas, diferentes abordagens, interações inesperadas com outros jogadores e, quando tudo o mais falha, expansões que adicionam novos elementos a serem dominados. Mas como jogos como o xadrez possuem tanta rejogabilidade mesmo sem mudar suas regras ou adicionar elementos? Como ficam os jogos que duram apenas algumas partidas, feitos para serem terminados e nunca mais retomados? Será que a rejogabilidade é algo que todo jogador e game designer deveria almejar?

    Jogos citados nesse episódio:
    - Exit
    - The Resistance
    - Puerto Rico
    - Xadrez
    - Agricola
    - Magic: The Gathering
    - Pandemic Legacy
    - Pandemic
    - Scythe
    - Root
    - Star Realms
    - Dominion
    - Flip City
    - Star Wars: Rebellion
    - Mombasa
    - Terraforming Mars

    Músicas desse episódio:
    Vulfpeck - Lost My Treble Long Ago
    Pat Metheny - The Search
    Mac Miller - What's The Use

    Não deixe de ouvir a "Tabulist", nossa lista no Spotify com as músicas que compõe a trilha sonora dos nossos episódios!

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    Tabulices #64 - O que a experiência nos traz
    Tabulices #47 - Tecnologia no Tabuleiro
    Tabulices #54 - Conversa sobre jogo

    Comentários:

  • igorfernandespi
    600 mensagens MD
    avatar
    igorfernandespi20/03/19 18:37
    igorfernandespi » 20/03/19 18:37

    Uma pena o Tabulices não estar entre os finalistas do Prêmio Ludopedia. Acredito que isso tem muito mais a ver com o desconhecimento em relação ao podcast que a qualidade do podcast. Se mais pessoas conhecessem o Tabulices, certamente ele estaria entre os 5, e possivelmente ganharia pois os debates realizados são excelentes. Parabéns pelo trabalho. 

    14
  • Isquedo
    587 mensagens MD
    avatar
    Isquedo20/03/19 23:54
    Isquedo » 20/03/19 23:54

    Meninos, acredito que não produzem esse excelente material visando prêmios, mas acredito que estariam muito felizes se estivessem na final. Não sei o que pensam, mas se em algum momento o prêmio ludopedia foi muito importante para vocês eu peço para que não desanimem. Gosto muito do trabalho de vocês. Continuem jogando e gravando. Abraço!

    2
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber21/03/19 10:37
    Clauber » 21/03/19 10:37

    Partilho da opinião sobre a relativa baixa rejogabilidade dos jogos Legacy, de Narrativa ou Puzzles, tomo por base o TIME Stories que um jogo que gosto muito, acho que em uma situação ideal poderia ser mesmo preocupante comprar um jogo já com um número de partidas determinado, mas na prática acabo tendo muito menos tempo pra jogar do que gostaria (trabalho e filhos ocupam muito tempo), sendo assim a maior parte de minha coleção acaba vendo mesa pouquíssimas vezes, se ao comprar um jogo destes eu conseguir jogar o número de partidas previsto, esse jogo já terá ido pra mesa muito mais do que a média dentro da coleção e assim terá "valido o investimento". Sem contar que alguns jogos proporcionam mesmo uma experiência única que vale o investimento mesmo que está experiencia esteja contida em um pequeno número de partidas.

    Entretanto um fator que deve ser considerado ao se adquirir um jogo desses é a necessidade de se repetir o grupo em várias oportunidades, algo que muitas vezes é difícil de ser colocado em prática.

    Abraço, parabéns pelo excelente trabalho.

    3
  • Clauber
    476 mensagens MD
    avatar
    Clauber21/03/19 10:46
    Clauber » 21/03/19 10:46

    Outro ponto que poderia ser discutido é o diferente peso da rejogabilidade em jogos simples e curtos em comparação com jogos mais complexos,  acredito que, de forma geral, os jogos mais simples precisam se preocupar mais em criar opções/regras que gerem uma rejogabilidade maior, já que na prática acabam indo pra mesa mais vezes, já jogos mais complexo e com mais tempo de duração dificilmente serão exauridos em suas possibilidades estratégicas, por suas características inerentes, e assim a rejogabilidade acaba ocorrendo de forma mais natural sem que o foco do designer seja necessariamente criar a mesma.

    Abraço.

    2
  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
    avatar
    Lexicos197321/03/19 11:16
    Lexicos1973 » 21/03/19 11:16

    Excelente tema, como sempre!

    Ouvi o cast e fiquei com uma vontade tremenda de contar quantas vezes a palavra 'rejogabilidade' apareceu nele! Achei intrigante o quanto precisamos repetir a mesma coisa para descrever um conceito de algo que não deveria se repetir! :D

    Quando eu penso em 'rejogabilidade' e depois de ouvir e pensar bastante no cast e no tema, duas coisas ou dois tipos de rejogabilidade me vieram à mente: a rejogabilidade mecãnica e a humana. 

    1- rejogabilidade mecânica
    Poderia ser definida como o tipo de componentes, materiais ou mecânicas inerentes que compõe a caixa de um jogo, que permitam que cada partida seja diferente uma da outra, pelo fator aleatório da abertura inicial da partida ou mudanças durante a mesma. 
    Sempre penso nisso, quando abro a caixa do Eclipse. Tem tanta coisa sorteada no início e durante a partida que é verdade que matematicamente é muito complicado calcular quantas variáveis existem. As raças são sorteadas, as tecnologias à disposição são sorteadas no começo do jogo e a cada turno, cada hex do tabuleiro modular, cada upgrade de nave possível durante as partidas e por aí vai. Embora exista uma linha mestra a seguir (explorar, desenvolver, expandir) é extremamente difícil entrar na partida com uma estratégia definida. 
    Muitos jogos, ao mudar a ordem de certas peças no início do jogo, já garantem partidas diferentes. 

    2- humana
    O fator humano, dentro de alguns jogos, em minha percepção é que fará toda a diferença, mesmo que o jogo aparentemente tenha baixa rejogabilidade. Em especial nos abstratos, esse fator pode ser notado com mais facilidade. É muito complicado conseguir prever o que um jogador fará ou deixará de fazer com as opções que ele tem diante dele. Essa probabilidade de escolha, na mente humana é o fator mais aleatório dos jogos, na minha opinião. The Resistance ou Puerto Rico, que foram mencionados, são bons exemplos disso. Jogos completamente diferentes, com propostas diferentes em termos de mecânica, com simplicidade de regras ou uma maneira de começar, mas que por causa das pessoas que estarão na partida, podem fazer dele, experiências memoráveis. 
    The resistance tem praticamente quatro regras: sorteie os papeis, monte um grupo de missão, aprove o grupo, vote na missão. Mas dependendo de cada jogador ali, o mesmo grupo pode ter centenas de partidas únicas, porque em cada uma delas, um participante tentará mudar sua forma de agir. Se em algum momento, um novo participante é adicionado ao grupo, a dinâmica deve ser 'resetada' e o grupo levará outro tempo e diversas outras partidas para ir descobrindo mais do novo jogador. 
    Em Puerto Rico é a imprevisibilidade da decisão do jogador à sua frente que faz com que o jogo traga sempre uma partida nova e por isso mesmo, desafiante.  


    Dito isso, entendo que alguns jogos se tornam repetitivos quando o mesmo grupo joga sempre da mesma maneira e cada participante faz sempre a mesma coisa. Ou em casos de alguns jogos que se vendem como tendo alto fator de rejogabilidade, mas no fundo serão partidas sempre iguais, porque só tem um caminho a ser percorrido pelos jogadores e só muda mesmo, a configuração inicial, mas a maneira de jogar não é alterada. São jogos esses, que muitas vezes se assemelham a uma corrida. Nada mais a fazer do que tentar correr mais que os outros. 

    Abraços e até a próxima!

    3
  • zabuzagxb
    1340 mensagens MD
    avatar
    zabuzagxb21/03/19 12:21
    zabuzagxb » 21/03/19 12:21

    Fala Rapeizes o/

    Sobre a rejogabilidade de minis, cards e boards é legal de levar em consideração de um dos buzz do momento: o Keyforge, onde o processo da criação do jogo em si é procedural e tals, e cada deck formado é único - criado por esse algoritmo. Tal conceito levou a FFG criar outros título como o Discover: Lands Unknown através desse selo de "Unique Games" (mais infos). E o ponto que eu queria chegar (ou prever, visto que eu não tive contato com nenhum desses jogos) é que, apesar do método de criação, o conteúdo que vc adquire ainda é limitado, ainda sim o seu deck de keyforge uma hora vai esgotar uma hora, tal como a sua aventura no Discovery tbem.

    Sobre rejogabilidade, o RPG não sofre com isso ♥

    E outra, bora criar um bingo do Tabulices?? :P
    [ ] falar de xadrez
    [ ] falar de Terraforming Mars
    [ ] falar de Robinson Crusoe
    [ ] falar de Pandemic
    [ ] falar de arte feia
    [ ] PH falando de músicos ♥
    dá para melhorar esse bingo aí

    Excelente cast o/
    {uma pena vocês não irem para a final do prêmio, pq mereciam ♥}

    6
  • FlavioBrk
    112 mensagens MD
    avatar
    FlavioBrk22/03/19 08:45
    FlavioBrk » 22/03/19 08:45

    Mesmo não indo para a final dos podcasts, foi o podcast que mais teve comentários (praticamente todos positivos) na votação, de longe. Isso diz muita coisa.

    4
  • marcinho99
    151 mensagens MD
    avatar
    marcinho9922/03/19 09:22
    marcinho99 » 22/03/19 09:22

    Realmente, não terem ido pra final é um pecado! Melhor podcast de longe

    4
  • FlavioBrk
    112 mensagens MD
    avatar
    FlavioBrk22/03/19 12:36
    FlavioBrk » 22/03/19 12:36

    zabuzagxb::Fala Rapeizes o/

    Sobre a rejogabilidade de minis, cards e boards é legal de levar em consideração de um dos buzz do momento: o Keyforge, onde o processo da criação do jogo em si é procedural e tals, e cada deck formado é único - criado por esse algoritmo. Tal conceito levou a FFG criar outros título como o Discover: Lands Unknown através desse selo de "Unique Games" (mais infos). E o ponto que eu queria chegar (ou prever, visto que eu não tive contato com nenhum desses jogos) é que, apesar do método de criação, o conteúdo que vc adquire ainda é limitado, ainda sim o seu deck de keyforge uma hora vai esgotar uma hora, tal como a sua aventura no Discovery tbem.

    Sobre rejogabilidade, o RPG não sofre com isso ♥

    E outra, bora criar um bingo do Tabulices?? :P
    [ ] falar de xadrez
    [ ] falar de Terraforming Mars
    [ ] falar de Robinson Crusoe
    [ ] falar de Pandemic
    [ ] falar de arte feia
    [ ] PH falando de músicos ♥
    dá para melhorar esse bingo aí

    Excelente cast o/
    {uma pena vocês não irem para a final do prêmio, pq mereciam ♥}


    Senti falta do Robinson Crusoe! Ainda mais que eu comprei só porque vocês (PH e Danilo) falam bem demais!! rs

    Considerando o monte de músicas legais que conheci aqui (e outras que adoro e vocês são dos poucos que conhecem!), dava pra rolar um "Tabulices versão música" ou "Musicices"! 

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