O ano de 2018 foi marcado por muita jogatina (mais do que em 2017 e possivelmente mais do que em anos anteriores). Foram 130 jogos diferentes, sendo 79 deles jogados pela primeira vez, e pouco mais de 300 partidas no total.
O ano também ficou marcado pelos eventos. Foram 4 Além do Muro, 2 Diversão Offline, 1 Lady Lúdica, 1 Castelo das Peças e 1 Mansão Convida. O destaque vai para a minha estréia no Diversão Offline. A edição em São Paulo foi a minha primeira participação e depois ainda fui na edição do Rio.
Em São Paulo eu pude ir com as minhas filhas, e você pode ler como foi nossa participação aqui.
As férias no Rio em julho/agosto possibilitaram a nossa ida no Castelo das Peças e no Lady Lúdica. Tínhamos programado para ir no DOFF Rio, mas infelizmente houve a mudança de data, o que impossibilitou as meninas de irem comigo para o Rio novamente em setembro. O mais especial desses dois momentos no Rio foi poder encontrar muita gente legal e rever algumas pessoas. O DOFF Rio, foi acima de qualquer coisa um momento para fazer a social e encontrar as pessoas.
Foram muitos os lançamentos durante o ano, impossibilitando qualquer mortal de acompanhar. Esse ano comprei bem menos, mas a ida aos eventos possibilitou jogar muito mais, inclusive jogar lançamentos e protótipos. O único problema é que muitos jogos da coleção ficaram de lado e não foram jogados. Quem sabe em 2019 eu consiga colocar na mesa jogos da coleção que fazem tempo que não jogo, incluindo alguns ainda nunca jogados.
O jogo do ano para mim foi coincidentemente a primeira aquisição do ano. Azul, Edition Francaise, chegou em janeiro e rapidamente se tornou o queridinho em casa, sendo o jogo mais jogado do ano, com 25 partidas. Outros jogos que ultrapassaram mais de 10 partidas foram o Dr. Eureka, Jungle Speed, Charterstone (embora ainda tenha faltado 1 partida para finalizar a campanha), Piratas (o queridinho das meninas), Sherlock 13, Love Letter e Avenue.
Foi o ano em que descobrimos a série de jogos Unlock! E nos apaixonamos por ela. Mesmo os jogos sendo em inglês foi possível jogar com as meninas, traduzindo as cartas conforme elas eram reveladas. E digamos que elas foram determinantes em muitas das soluções dos mistérios. Agora temos como meta para esse próximo ano jogar alguns Exit, se o bolso permitir!
O ano de 2018 também marco a minha entrada de cabeça nos jogos virtuais. Eu sempre tive ressalvas em jogar jogos de tabuleiro online, porque o grande objetivo de jogar é poder se reunir com os amigos. Mas devido a vários fatores, como a possibilidade de jogar com frequência, de jogar com amigos distantes, e de conhecer jogos novos me fizeram me render a plataforma digital, principalmente o Yucata.
De fato jogar online tem sido muito divertido. Até agora acumulei mais de 200 partidas de Castles of Burgundy. Facilmente chegou ao topo da minha lista de jogos favoritos. E eu não teria como jogar essa quantidade de partidas a não ser online. Também pude conhecer outros jogos muito interessantes, como Saint Petersburg, At The Gates of Loyang, Can´t Stop, Firenze, Glen More, First Class, Thurn and Taxis, Marco Polo, além de poder jogar outros jogos já conhecidos, como Terra Mystica, Russian Railroads, Stone Age, etc.
No segundo semestre eu tive a oportunidade de levar alguns jogos na escola da minha filha mais nova em um evento para os quintos anos. Foi muito gratificante ver a garotada interessada em jogar, ainda mais com as outras opções que eles tinham, como as quadras e o parque. Também tive a oportunidade em ir na classe dessa minha filha no último dia de aula. Num impulso adquiri o Abstratus e fiquei muito feliz pelo mesmo ter chegado 1 dia antes da minha ida à na escola. O jogo fez o maior sucesso. Como eram muitas crianças, eles jogaram e 4 duplas. Também levei outros jogos como River Dragons, Piratas e Rhino Hero.
Abstratus também fez o maior sucesso na praia, onde passamos 2 semanas de férias. Não teve uma pessoa que jogou que não tenha gostado.
Com Azul abrindo o ano e Abstratus fechando o mesmo, só posso dizer que 2018 foi um ano muito produtivo no que diz respeito às jogatinas. E para fechar com chave de ouro, tivemos a abertura da pré-venda do Twilight Imperium 4, jogo aguardadíssimo por muita gente, inclusive eu.
Expectativas para 2019 continuam sendo jogar mais de 100 jogos diferentes. Espero que a quantidade de jogos novos a serem jogados sejam ainda maiores, mas espero jogar alguns jogos parados na coleção e que merecem ver mesa.
Espero também conseguir escrever com mais frequência nesse blog, não o deixando parado como ano passado, bem como espero retomar os vídeos com as minhas filhas, no canal Jogando com Crianças.