Terminou nesse domingo a GenCon 2020 online, após 4 dias lotados de palestras, oficinas, play tests, jogatinas online, debates e tantas outras coisas sobre os mais variados assuntos no Board Game e RPG.
A Business 2 Board, empresa brasileira, organizou junto a Gen Con uma parte dedicada para conteúdo em português. Foram centenas de eventos voltados tanto para o jogos de tabuleiro quanto para o RPG.
Eu passei esses 4 últimos dias assistindo à palestras desde às 13h até 22h, e mesmo quando tinha algum intervalo entre uma e outra eu aproveitada para assistir algo que tinha sido simultâneo com outra. Felizmente a maior parte ficou gravada no Youtube, Facebook ou instagram, especialmente dos geradores de conteúdo, porque ainda tem várias coisas que eu queria ter assistido mas não foi possível.
Foram 19 eventos assistido mas tem diversos ainda que pretendo ver.
Gostaria de destacar os eventos com participação feminina falando sobre game design, mercado, ilustração, tradução, produção de conteúdo em podcast e vídeos mas também sobre o empoderamento feminino no universo dos jogos de tabuleiro e RPG.
O que mais ficou marcado dessas palestras e que acho válido deixar registrado é que a participação feminina ainda é pequena e que eventos e encontros só para mulheres são muito necessários até que a gente consiga igualar a conta. Tivemos também muitos painéis onde as mulheres puderam falar sobre o seu trabalho nas diversas áreas do mercado de jogos de tabuleiro e não somente sobre a luta das mulheres para dividir o espaço igualmente. Espero que em eventos futuros não tenhamos que ter tantos eventos somente com mulheres, mas que elas sejam chamadas para participar das discussões para falar sobre seus trabalhos pelo que produzem e não simplesmente para cumprir uma cota.
Gostaria de destacar os seguintes eventos, com os links para os vídeos, inclusive para ficar registrado tudo o que teve de bom nessa GenCon, especialmente para quem não pode assistir, ou ficou sabendo do evento somente depois:
· Podcast de mesa: como conversar com públicos diversos - o vídeo está indisponível no momento, mas se o canal JayNerd responsável pela transmissão disponibilizar eu altero aqui. Foi uma discussão muito interessante com a maioria das podcasters voltadas para o RPG (Paula da Caquitas, Priscilla da Taverna do Beer Holder Cego e Carol do RPGGirls) e a Thamiris do Meeple Ladies falando de boardgame, com a mediação da Jaynerd. https://www.youtube.com/c/JayNerd/videos
· O que mudou na representatividade feminina no hobby - Instagram da Lady Lúdica https://www.instagram.com/ladyludica/
· Empoderamento feminino nos boardgames teve a participação da Natália do Boardgame Girls RJ, a Paty Nate do Lady Lúdica, a Nanda do Joga Mana e a Monique do BG das Minas, com mediação da Cynthia Dias. Todas falaram sobre organização de eventos para o público feminino. Desafios, objetivos alcançados, a necessidade de eventos voltados para as mulheres, sejam eles mistos ou não. https://www.youtube.com/watch?v=YoYNBTL59KQ
· Designers de jogos: criadoras de experiências - Sabrina do Valle (Sereias), Bianca Melyna (Grasse e Overdrive), Isabel Butcher (Macacos me Mordam, Quero-Quero) e Silvani Neri (A Trama do Criar e coordenadora do Oficinas Lúdicas) com mediação da Aline Costa. Uma discussão muito interessante sobre a criação de jogos, processo criativo de cada uma delas, os desafios, as dificuldades que tiveram. https://www.youtube.com/watch?v=IETkNZOVeV8
· Mulheres no mercado de boardgames - Paula Soares (dona da Calamity Games, tradutora), MC Zanini (tradutora de RPG, manuais de BG para Devir, Galápagos, Meeple BR etc), Mariana Livraes (concept artist e ilustradora do Sereias), Kevly Karyn (co-designer do jogo Pablo e sócia da loja Balboa's Hobby Game) com mediação da Ly Pucca. Papo descontraído e super interessante sobre os desafios de se trabalhar no mercado de jogos de tabuleiro, oportunidades, dificuldades durante a pandemia e muito mais coisa. https://www.youtube.com/watch?v=JYkBYYPk8W8
· Live Nórdica O que Cartógrafos e Keyforge tem em comum? Representatividade nos BGs: Carol (BG das Minas), Luis Eduardo (Matilha RPG) e Karen (Meeple Ladies) com mediação do Paulo do Covil dos Jogos. Bate papo super interessante e importantíssimo sobre a representatividade negra e feminina nos jogos de tabuleiro e no RPG. https://youtu.be/_kfmEn2HDAw
Também tiveram diversos painéis abordando a criação de jogos, o mercado, produção de conteúdo etc. A seguir destaco aqueles que assisti e que valem a pena ser vistos (o que basicamente são todos mesmo!):
· Apresentando jogos para uma editora - Rafael Verri da Grok Games mostra como os designers de jogos devem apresentar seus jogos para as editoras, e como deve ser um sell sheet. Se você como eu não faz ideia do que é um sell sheet, dê uma passada no facebook da Grok para ver esse video. https://www.facebook.com/grok.games/videos/3808296479196880/
· Por quê ter uma CON exclusiva de jogos de mesa no BR e como isso mudou o mercado! - painel com a Fernanda Sereno e o Alexandre, organizadores do Diversão offline, Cristiano Cuty da Conclave, Antonio Pop da Buró Jogos e Jonata do canal Cyber Goblin. https://youtu.be/SwJCdC_tFxo
· Live Nórdica GEN CON - Da Ideia à Publicação com Fel Barros. Fel e Paulo conversam sobre a criação de jogos, as experiências do Fel Barros em todos esses anos como designer de jogos e desenvolvedor de jogos (pela CMON). https://youtu.be/Bu7OGSyiLwI
· Painel de lançamentos das editoras - várias editoras brasileiras mostraram o que está por vir. Alguns lançamentos já haviam sido informados antes, outros foram todos surpresa. Depois vou comentar sobre os lançamentos que mais me chamaram a atenção. https://www.youtube.com/watch?v=MJZiCTfu-Xk
· Jogos de tabuleiro sobre cultura portuguesa - Gil d'ORey da Mebo Games e David Mendes da Pythagoras discutem o uso da cultura portuguesa nos jogos. Muito interessante para saber um pouco sobre o mercado Português. Inclusive no final eles discutem sobre a dificuldade em trazer jogos para o Brasil. https://www.youtube.com/watch?v=L_vqHFmsNns
· Desafios da geração de conteúdo - com o Renato e Francis do Tábula Quadrada, Anderson Butilheiro, Romir e João Amaral. Interessante a mescla de tipos de conteúdo e plataformas diferentes de todos os convidados. Se falou da mídia escrita, podcasts e videos. https://youtu.be/3XQFswOCHb0
· Live Nórdica GEN CON - PODCASTs com convidados - Paulo recebeu Renato Simões da Geeks n' Orcs, Fabs (editor do Nordicast e do Nosso Work é Playar) e Gustavo do Gambiarra Board Games para falar sobre produção de podcasts. O que é podcast, como é produzido, como surgiram as ideias dos podcasts dos convidados entre tantas outras coisas. Não conhecia o Gambiarra, então foi bacana também para ter mais uma opção de podcast sobre BG para ouvir. https://youtu.be/dJHKSZzLmQg
· Mercado de Jogos de Tabuleiro no Brasil e Entrega de Experiência com Jogos de Tabuleiro - Eric Bispo da São Jogue conversa com Renato Simões da Geeks n'Orcs sobre o mercado de jogos de tabuleiro. Eric conta como foi abrir a São Jogue, os desafios, como criar uma experiência para as pessoas que vão jogar jogos de tabuleiro e o Renato conta sobre a GNO. Eu já tinha ouvido várias vezes o Renato falando sobre a editora e os seu objetivo de trazer jogos que divertem. Mas ainda não conhecia a história da São Jogue e devo dizer que é surpreendente e muito interessante. Eles fizeram a live em duas partes, uma no instagram e a outra no Youtube. https://www.instagram.com/saojogue/ https://www.youtube.com/watch?v=DQt6mfNSuqw
· Jack Entrevista: Sérgio Halaban e Fel Barros. Eu peguei a live do meio para o final, entã preciso ainda assistir desde o começo. Mas é sempre bom ouvir tanto o Fel quanto o Halaban. Inclusive brincaram que esse é o ano do Halaban, e realmente tem muito jogo dele vindo por ai, e o interessante é que virão por editoras diversas. https://youtu.be/YKJDVlShSmY
E por fim, mas não menos importante ou interessante foram algumas lives sobre jogos na educação. Embora essa não seja a minha área, sempre tive interesse em saber como aplicar jogos na sala de aula. Talvez as discussões tenham sido bem acima do meu nível de conhecimento, especialmente a palestra sobre O cérebro de quem joga e brinca que falou especialmente sobre neurociência. Depois tiveram mais duas palestras mais práticas em como aplicar os jogos na sala de aula. Infelizmente todas elas foram no Zoom e por enquanto não foram disponibilizadas.
Com relação aos lançamentos gostaria de destacar a Grok com o Quartzverso. Quartz é um jogo que eu gosto bastante, embora tenha dado bastante treta feia em casa. Achei fenomenal eles estarem produzindo diversos jogos no universo do Quartz. Já sabíamos do Lapidárius, do Sérgio Halaban, e ainda teremos o Quarts Kids para crianças a partir de 5 anos, um Quartz de dados com parceria entre o Halaban e o Luis Francisco e o Onix de autoria do Rafael Verri.
Fazendo um balanço agora sobre o evento, acho que foi extremamente positivo. E embora a necessidade de se ter um evento online tenha sido devido ao Corona Vírus, eu espero que possamos ter outros eventos desse tipo, mesmo que não tenhamos mais nenhuma restrição quanto aos presenciais. Claro que nada substitui jogar numa mesa, ou poder participar de uma palestra ao vivo, mas nem todas as pessoas podem ir no DIversão Offline, por exemplo, quanto mais ir numa GenCon. Então esse tipo de evento possibilita que mais pessoas possam participar e ter acesso às informações atuais sobre o mundo dos jogos de tabuleiro e de RPG.