Diário de viagem Dia 389 03:34
Acordamos da hibernação em uma nave estranha. O que teria acontecido? Deveríamos acordar apenas ao chegarmos na Terra. O nosso anfitrião está morto. Seu corpo está próximo das cápsulas de hibernação. Ele parece ter sido acordado primeiro. Algo está errado por aqui!
Diário de viagem Dia 389 05:27
Começamos a explorar a nave. E estamos ouvindo barulhos estranhos saindo dos túneis de ventilação. O que seriam? Estamos andando com muita cautela. Não podemos deixar que essa coisa saiba que estamos aqui.
Diário de viagem Dia 389 10:02
Ainda estou muito confuso na nave. Tenho medo de andar por aí. Existe alguma coisa por aqui e ela não nos quer bem. Recebi uma ordem da Corporação: “Garanta que o Soldado não sobreviva a essa viagem”. Rapidamente eu entendi o por quê: o desgraçado ativou o mecanismo de auto-destruição da nave! Ele nos quer todos mortos!
Diário de viagem Dia 389 11:54
Os alarmes de auto-destruição deixaram todos desesperados. O caos tomou conta da nossa tripulação. Não consigo mantê-los calmos. Isso não é bom! Estamos fazendo muito barulho!
Diário de viagem Dia 389 12:22
Meu Deus, eles apareceram! São muitos! Primeiros foi uma larva, depois um adulto, e outro e outro. E de repente, a Rainha! Não vamos sobreviver! Não vamos sobreviver!
Diário de viagem Dia 389 17:45
O Capitão conseguiu prender o Soldado na sala de hibernação junto com a Rainha. É nossa única chance de chegar até as capsulas de evacuação emergencial. Só espero não encontrar outro pelo caminho.
Diário de viagem Dia 389 19:01
Consegui chegar, finalmente! O Mecânico está comigo. Mas o Soldado conseguiu fugir e vem logo atrás. Tentamos abrir a cápsula mas um Deles apareceu. Ainda bem que conseguimos usar o Taser e espantá-lo da sala.
Diário de viagem Dia 389 20:29
Não acredito, eu consegui entrar, mas o Soldado estava lá e eu não podia deixá-lo sobreviver. Eu não podia! Ele queria matar todos nós! Tive que ir, não consegui esperar o Mecânico. Me desculpe! Meu Deus, me desculpe! Eu não queria deixá-los para trás. Mas era eu ou eles! Pelo menos esses monstros explodiram junto com a nave. Pelo menos eles nunca chegarão até a Terra!
Diário de viagem Dia 431 08:56
Estou sentindo uma coisa estranha que parece estar se mexendo dentro de mim. O que será? Tomei um remédio e acho que melhorou. Espero!
A história acima podia ser o roteiro de um filme ou a sinopse de um livro de ficção científica, aliás, até parece algo que você já viu por aí em algum lugar, mas é simplesmente o resumo da minha partida de Nemesis da última sexta feira
Nêmesis, para aqueles que não conhecem, é o novo lançamento da Awaken Realms (de This War of Mine e Lord of Hellas), que está entregando ainda a versão kickstarter por agora. O jogo se chama Nemesis, mas também podia facilmente se chamar O 8º Passageiro, tamanha semelhança com a história dos filmes da série Alien. E como um bom jogo que conta uma história, não dá para explicar Nemesis apenas mecanicamente, mas dá sim para dizer, tematicamente, como se joga uma partida dele.
Nemesis é um jogo semi-cooperativo (e bastante atenção para o SEMI) onde as pessoas assumem papel de uma tripulação acordada da hibernação em uma nave cheia de Aliens, ou Intrusos como eles chamam, apenas para não ter de pagar royalties.
A nave está toda fechada, e a gente não conhece as salas e seus estados. Temos de então explorar e achar a Cozinha, o Banheiro, a sala de emergência ou o gerador de energia, entre outras salas. Todas as salas tem alguma ação exclusiva relacionada a ela, um token que diz o estado dela (funcionando, com incêndio, quebrada, com gosma ou silenciosa) e quantos ítens se encontram ali. Cada jogador, no seu turno, faz ações que custam cartas da mão, tipo: para andar você descarta uma carta. Para andar silenciosamente descarta duas. E como você só repõe a mão no inicio da rodada, gastar mais significa fazer menos turnos.
O jogo é super tenso, pois a cada vez que você anda, você faz barulho em um dos corredores anexos às salas em que você encontra. Quando esse barulho se acumula, os Aliens te ouvem e chegam até você. E aí, mermão, é o caos. Cada um por si, e sei lá se Deus está por todos.
Bem, lembra que eu falei que ele é um jogo SEMI-Cooperativo? Então. Uma das grandes graças do jogo é que no início você recebe 2 cartas de objetivo. Um é um objetivo Pessoal e outro é o da Corporação. O objetivo pessoal tem muito a ver com sua vontade de sobreviver. Em geral é o de levar a nave até a Terra, tentar salvar pessoas, etc. Ele leva o jogo a uma história mais cooperativa. Já o objetivo da Corporação, é algo que a empresa que te contratou disse que você PRECISA fazer naquela partida. Pode ser garantir que todos os Aliens morreram antes de chegar na Terra. Ou roubar um Ovo do Ninho e fugir pelas Capsulas de Evacuação carregando um para Pesquisa da empresa. Seja qual for, eles muitas vezes são contraditórios e incluem algo que vai contra ao objetivo comum de todos de sobreviver
.
E qual dos dois você faz? Então, no momento que o 1º Alien aparece no tabuleiro, é o momento crucial da escolha. Você vai descartar um objetivo secretamente e manter o outro. Ninguém sabe qual objetivo você tinha e qual você descartou. Se tudo está correndo bem, você pode escolher tentar sobreviver junto com teus colegas, mas pode ser que um deles tenha escolhido algo que você não imaginava. Em Nemesis mas se pode atacar diretamente outro jogador, mas nada impede te deixar o colega trancado em uma sala pegando fogo junto com a Rainha.
Essa questão de Cooperativo, objetivo secreto etc lembra muita gente de Zombicide ou Dead of Winter. Mas não se iluda, não é parecido não.. Nemesis é um jogo que entrega muito mais de experiencia, decisões e complexidades do que esses dois. Nêmesis não é um jogo de rolagem de dados ou de resolver crises com cartas. É um jogo com aleatoriedade, mas não é um Hack and Slash, onde você anda entrando em sala e matando Alien. Ele é, acima de tudo, um jogo de SOBREVIVÊNCIA, onde cada um está jogando junto contra os Aliens mas separados pelos seus objetivos secretos. Em geral, o que você quer é fugir logo dali. E salvo se você tiver muito bem armado e acompanhado, você não será páreo nem mesmo para um Alien Adulto. Então é fugir para os lugares certos, fazer as coisas certas e picar a mula dali.
Nêmesis tem muitos elementos de Dungeon Crawler, no sentido de que todas as salas da nave se encontram viradas para baixo e precisam ser exploradas para saber quais são e em que estado estão. Mas há coisas suficientes que o diferenciam de um. Há ainda a questão de procura por ítens e equipamentos que irão te ajudar a vencer o jogo.
Outra coisa bacana é que cada jogador tem itens e um deck de cartas especiais que mudam bastante o jogo. O piloto é capaz de analisar pelo computador as coordenadas da viagem e ver para onde a nave está indo. Ele também tem a chave de uma das cápsulas de evacuação. Já o capitão pode dar ordens e obrigar um jogador a fazer alguma ação. A scout tem cartas para andar silenciosamente e de artilharia de supressão, para conseguir fugir rápido se encontrar algum Alien inesperadamente. Muito temático!
Um ponto importante de dizer é que o jogo tem Player Elimination e dependendo como isso acontecer, pode ser até rápido. Mas ao morrer o primeiro tripulante, a nave entra em um estado de emergência e evacuação liberando algumas funções que agiliza o fim do jogo. Ao mesmo tempo, há regras para que o Eliminado, possa jogar com os Aliens, como se fosse um Overlord, garantindo que ele não precisa passar mais uma hora olhando, de fora, as pessoas jogarem. Dito isso, se um segundo morrer, não há solução, mas aí, garanto que o jogo não dura mais 15 minutos.
E serve de consolação, o final não se prolonga muito mesmo não. O jogo tem 3 arcos bem definidos, como um filme mesmo, onde o início, é a tensão de explorar e tentar não atrair os bichos. O meio quando você começa a lidar com um ou outro encontro de forma coordenada. E o final onde a nave já está tomada por todos os lados e você só quer se fugir e sobreviver, não importanto mais com quem deixou para trás. E como um clímax final de uma história, ela não dura mais do que o necessário.
No final, Nêmesis é um jogo cinematográfico, tanto na produção, com Miniaturas maravilhosa (repara só na base delas, que tem forma de uma grade do chão da nave), quanto na ambientação sempre tensa e principalmente na história que gera a cada partida. É Ameritrash até o último fio de cabelo: imersão total, conflito, aleatoriedade e rolagem de dados. Mas para quem se diverte com isso, esse, talvez, seja o melhor jogo do gênero.
***********************
JÁ VOTOU NO PRÊMIO LUDOPEDIA? Se você lê o Red Meeple Blog, curte nosso conteúdo e quer dar uma forcinha, clica na imagem abaixo e vota lá na gente!
***********************
Curtiu o Canal? Então se inscreva e siga a gente para receber notificação quando tiver novas atualizações. Também estamos no Instagram no
@redmeepleblog e no
Wordpress
Veja também os últimos textos do Red Meeple Blog
E conheça também o nosso Guia de Twilight Imperium 4a Edição
[/justify]