Olá galera, voltando com mais um material do “Sobre Board”, post dedicado a falar sobre os mais diversos assuntos do mundo dos boardgames, hoje trazendo o tema Designer e sua importância para os jogadores.
É comum eu ver pelos grupos de boardgames e pages no facebook muitos jogadores falando o que levam em consideração na hora de comprar um jogo, muitos dizem que compram pela mecânica, outros pelo tema, outros pelo conjunto da obra, porém já vi por várias vezes alguns falando que um dos principais critérios para comprar um jogo é se o mesmo for de um determinado designer, não é que o jogador só compre jogos daquele designer em específico, mas quando esse designer em questão lança um jogo é praticamente compra certa para a pessoa, como se fosse uma coleção do autor.
Todos sabemos que o designer é quem dá a alma e essência do jogo, é ele quem vai selecionar as mecânicas e tema, e fazer o jogo funcionar da melhor forma possível na sua versão final. Assim, é normal que quando um jogador goste de um determinado jogo de um designer, ele também venha a gostar de outros jogos feitos pelo mesmo, pois é comum (eu acho) o designer fazer jogos em um padrão ou algo que lembre seus antigos jogos, seja com relação a mecânica, um estilo de jogo (euro game, ameritrash, cardgame e etc), tema, ou até mesmo a duração das partidas. Vou dá um exemplo simples, Antoine Bauza é um designer que costuma fazer jogos com regras mais simples, leves e com partidas de curta duração, como é o caso de Tokaido, Takenoko, 7 Wonders e etc, jogos nesse padrão são quase a característica principal do designer. No entanto, as vezes eles podem fazer algo diferente, como e o caso do jogo Conan no exemplo do Antoine Bauza.
É notável que muitos designers tenham uma fama maior que outros, e essa fama muitas vezes leva o jogo a ser mais vendido, pois esse jogo carrega o nome de um designer conhecido por muita gente. Quando isso acontece, um jogador pode ser levado a comprar algo que não pesquisou antes e acabar adquirindo do qual venha a se arrepender, não sei se isso é normal, porém acredito que possa acontecer.
Bem, dito tudo isso acima, vamos às perguntas. Qual a importância do designer para você adquirir um novo jogo? Você já comprou um jogo só por causa de um designer e se arrependeu depois? Já pegou jogos com tema ou mecânicas que não gostava só por causa do designer?
Bem, para mim o designer do jogo é provavelmente a última coisa que eu venha a olhar antes de adquirir um novo jogo. Eu particularmente conheço poucos por nome (os estrangeiros), provavelmente de quem eu mais conheça jogos seja do Eric Lang (talvez porque ele não para de fazer jogo), mas mesmo assim, se me perguntarem algum jogo feito por ele eu não vou saber dizer muitos. Por outro lado, eu gosto de acompanhar o trabalho dos designers nacionais, e saber sempre em quais projetos estão trabalhando, mas mesmo assim não costumo pegar todos os jogos de designers nacionais, algumas vezes porque o tema não me agrada, outras porque não tem como comprar tudo (até gostaria rs). Bem, e para vocês, qual a importância do designer para um jogo?