Pessoal, segue a nota de esclarecimento sobre algumas dúvidas referente as regras de administração e uso do portal.
Regras de Privacidade e Moderação
A Ludopedia tem como responsabilidade inicial privar pela segurança e integridade dos usuários do portal. As mensagens diretas hoje tem o objetivo de que os usuários troquem informações entre si que não possam ser visualizadas por outros usuários.
Apesar das conversas na plataforma de mensagem serem visualizadas somente para comunicação de forma direta, a Ludopedia conta com um sistema para evitar abusos que verifica tudo que é publicado na rede, inclusive estas mensagens.
Basicamente, todo o conteúdo da Ludopedia deve estar em conformidade com os Termos de uso, sendo que os posts ou mensagens que vão contra essas políticas podem ser relatados por outros usuários (Exemplo: Racismo, Ofensas, Intimidações, Assédio, Incentivo a Burlar as regras do site, etc...). Nesse caso, realizamos uma revisão; mas,muitas vezes, as ferramentas automatizadas (bots) também realizam a revisão sem nenhuma denúncia.
A quantidade de posts moderados e usuários advertidos são menores que 0,1% em relação a todo o tráfego de conteúdo do portal. Podem haver situações que não estão previstas nas políticas e a moderação deve agir rapidamente. Nesses casos onde exige velocidade de atuação, temos a política 1.7 ("A decisão de um moderador para apagar ou editar um post, mesmo que ele não vá contra qualquer uma das regras descritas abaixo, é considerada correta desde que aprovada pela administração"). Após o atendimento rápido, redigimos com calma uma nova política que abrange o novo problema.
Serviços gerados para a comunidade
Para manter a Ludopedia estável temos trabalhos "invisíveis" realizados diariamente (manutenções, atendimento ao cliente, servidores..). Como um exemplo no último mês as imagens de anúncios estavam deixando o portal sem espaço. Fizemos um trabalho "invisível" de melhoria que impediu que gerassem impactos negativos nas negociações e no site como um todo, sem necessidade de criar nenhuma taxa adicional. Para se ter uma ideia apenas com anúncios temos mais de 80.000 imagens novas todo mês.
Grande parte do espaço dos servidores da Ludopedia são para armazenar podcasts e arquivos que são utilizados gratuitamente por toda comunidade.
Os geradores de conteúdo (podcasts, textos e vídeos) no portal são livres para publicar os seus patrocinadores (lojas, editoras...). A Ludopedia entende que o conteúdo gerado por eles pode ser monetizado e nossa forma de apoio é divulgando o seu trabalho em áreas do portal (Destaques na Home, Newsletter e Prêmio Ludopedia).
Estamos estudando outras formas de beneficiar os geradores de conteúdo e os colaboradores em geral com funcionalidades futuras.
Mercado na Ludopedia
O modelo de negócio da Ludopedia hoje têm como receita a Publicidade (em forma de banners), a comissão do mercado e os apoiadores.
Como uma de nossas fontes de renda, os banners contratados por Lojas/Editoras anunciam suas promoções e facilidades de pagamento. Permitir que tópicos no fórum enderecem para lojas concorrentes a essas que contratam o serviço, vão de encontro ao nosso modelo de negócio e acaba prejudicando as lojas que estão utilizando os espaços pagos.
Continuaremos atuando na moderação dos tópicos de compra, venda e troca pois acabam poluindo o fórum com mensagens que ficam gravadas e "linkadas" nas fichas dos jogos. Para compra e venda temos funcionalidades específicas que facilitam a busca de compradores e melhoram as probabilidades de negociação.
O objetivo do fórum continua sendo ajudar toda a comunidade a encontrar conteúdos de forma organizada nos tópicos como Novidades, Análises, Dúvidas de Regras, Eventos, Customização e conteúdo para designer de jogos.
Infelizmente algumas pessoas abusam do sistema de mensagens diretas para burlar as comissões no mercado (explicitamente falando para não clicar em comprar na Ludopedia ou indicando outros sites para efetivar a venda) e gerar propagandas para a sua própria loja, violando as regras do portal. As mensagens diretas utilizadas para esse fim prejudicam muito o nosso modelo e afetam negativamente nosso rendimento. Além disso, todos os meses uma boa parcela dos usuários não realizam o pagamento da comissão.
Todo o trabalho realizado para criar e manter a plataforma de mercado da Ludopedia é uma vantagem para quem comercializa os jogos por aqui. A Ludostore foi fruto de várias sugestões (forma de pagamento, segurança para o comprador, acompanhamento do rastreio, frete mais barato) e mitigação de problemas diários relatados nesses anos de Fale Conosco. A Ludostore continuará evoluindo para trazer mais vantagens para os usuários.
Críticas e Sugestões
Infelizmente, nem sempre as melhorias podem ser atendidas na velocidade que gostaríamos. Pela nossa estrutura enxuta tem muito trabalho sendo feito para manter estável o que já temos atualmente.
Estamos sempre monitorando as críticas construtivas e sugestões realizadas pelos usuários, lojas, editoras e geradores de conteúdo. Os canais para isso são o fale conosco, e-mail, tópicos específicos de alguma melhoria e o censo realizado anualmente que cita sobre as funcionalidade da Ludopedia.
Atenciosamente,
Ludopedia