As tribos de Yssaril tradicionalmente permanecem nas sombras. Planejamos e esperamos. No tempo certo, agimos.
Nossos vizinhos se mostravam perigosos. A nossa esquerda, uma aberração vinda dos L1Z1X, conhecidos como Nekro Virus, atrás de tecnologia de outras raças para evoluir para a perfeição. A nossa direita, os fantasmas de Creuss, um povo enigmático mas com uma maestria inigualável para lidar com os wormholes presentes em nossa galáxia. No lado oposto, Arborec, uma raça vegetal tão peculiar como as outras duas, com um potencial de produção e multiplicação incomparável.
Com receio da infestação pelo Nekro Virus, inicialmente as três outras raças avançaram para longe da mesma, deixando um caminho exposto para Mecatol Rex. Sem resistência, Nekro se instala na capital, demonstrando força para garantir o trono imperial.
Em pouco tempo, Nekro constroi sua Flagship (que permite que Ground Forces lutem como Fighters durante o Space Combat, um combo defensivo muito dificil de ser batido) vigiando o espaço aéreo de Mecatol e tropas sendo treinadas a todo instante. No momento, Nekro tinha 5 pontos, Creuss 2, Arborec 0 e nós apenas 1.
A situação se mostrava extremamente favorável aos Nekro, pois para tomar Mecatol, todos iriam se expor e garantir tecnologias para serem copiadas conforme as baixas ocorressem. Porém, em um momento de ambição, Nekro resolve atacar o planeta natal dos Arborec, levando sua Flagship para a empreitada. Obtém exito, impedindo agora Arborec de completar objetivos públicos.
Porém esse ataque teve suas consequências: Creuss utiliza sua enorme mobilidade para invadir o planeta natal de Nekro, este agora também impedido de pontuar. Nekro foca em recuperar sua terra natal. Isto causa uma certa tensão na galáxia. Ambos perdem seus respectivos suportes ao trono que haviam trocado.
Enquanto isso, nós continuamos nosso plano de nos armar de muitas e muitas táticas sorrateiras (Yssaril podem acumular quantas action cards quiser). Montamos uma defesa sólida com muitos PDS II apontados para qualquer um que ousasse invadir nosso território. A situação fica complicada para todos pretendentes a donos da galáxia. Então, Creuss decide avançar em nossa terra natal, conquistando alguns planetas. A guerra estava declarada.
Neste momento, Nekro tinha 7 pontos, Creuss 6, Arborec 3 e nós 5.
Agora, Yssaril age para a conquista. O momento era propício para sair das sombras.
Primeiro, barganhamos um suporte para o trono diretamente de um Nekro fragilizado, em troca de não usar nossos PDS II em Mecatol Rex em cada ativação do sistema. Com uma tropa Arborec gigantesca ao lado de Mecatol, sedentos por vingança, conseguimos o apoio dos Virus, e vamos a 6 pontos.
Durante a guerra de reconquista com Creuss, oferecemos uma promissória de trade agreement (permitindo eles pegarem todas nossas commodities quando quisessem) por 1 singelo trade good, parecendo uma manobra desesperada em busca de trégua. Mas os goblins são ardilosos: era o suficiente para ativarmos a action card de Focused Research, podendo fazer mais uma pesquisa extra, e assim completamos 3 upgrades de unidades, garantindo um objetivo público de nivel II na status phase.
Durante status phase, após as pontuações temos nós e Nekro com 8 pontos cada, e Arborec e Creuss com 6. Agora Yssaril estão expostos, com muitas e muitas táticas na manga, em boa posição para tentar a vitória. Viramos o alvo.
Fase de Agenda, e começamos as negociações em Mecatol Rex.
Primeira agenda, Enforced Travel Ban. Se é aprovada, ninguém mais pode usar os wormholes alpha e beta. Se contrário, todos PDS ao redor de wormholes são destruidos. Creuss havia colocado um wormhole extra (através de sua tecnologia racial) bem no meio dos nossos setores, além da existência de outros wormholes naturais. Isso representava perder TODOS NOSSOS PDS de uma só vez. Com nossas reais ambições reveladas, o conselho de Mecatol se une através de tratados e vota contra. Perdemos nossa principal linha de defesa em um momento crucial.
Segunda agenda, Mutiny. Se a lei passa, todos que votaram a favor ganham 1 ponto. Se a lei não passa, todos que votaram a favor perdem 1 ponto. Nossa influência havia sido poupada na votação anterior (seria perdida de qualquer maneira), e percebendo que era uma votação que seria decidida por nós, todos resolvem votar a favor (Nekro não vota e por isso não ganha nada).
Yssaril 9, Nekro 8, Creuss e Arborec 7.
Fase de estratégia, tentamos conseguir Imperial usando a action card Public Disgrace (a pessoa tem q escolher outra carta) mas uma bem usada action card de Sabotage (cancela uma action card) pelos Arborecs garantem a carta de Imperial para eles.
Para nós, resta defender nosso home system com unhas e dentes e pontuar antes que Nekro. Conseguimos a carta de Leadership (iniciativa 1), então agora é sobreviver.
Com um bom deck de action cards acumuladas durante a partida, e com a simpatia dos dados, mesmo perdendo diversos planetas, temos o suficiente para completar um objetivo de nível I (gastar 3 command tokens, vindo do leadership). Seguramos a carta de estratégia até todos gastarem suas ações, usando a nossa habilidade de stall (jogar fora 1 action card para não precisar passar a vez), resistindo bravamente a cada ataque.
As perdas seriam honradas com a conquista galática! Yssaril saem das sombras, e garantem que Mecatol Rex e todo o império estão em boas mãos pelas próximas gerações. Goblins vencem!!