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  3. Twilight Imperium (4ª Ediçã...
  4. Relato de Viagem #1 - O Guerreirinho Jol-Nar

Relato de Viagem #1 - O Guerreirinho Jol-Nar

Twilight Imperium (4ª Edição)
  • avatar
    PINDUCA26/04/18 22:07
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    PINDUCA
    26/04/18 22:07
    273 mensagens MD


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/d4820_2q15zu.jpg


    Essa é uma história real, que aconteceu em um feriado, em uma galáxia não muito distante da estação Siqueira Campos no Rio de Janeiro. Eramos 4 jogadores dispostos a dominar a galáxia. Seguindo algumas regras de convivência, montamos a galáxia sugerida nas regras, sorteamos 3 raças para cada local de início de jogo. Rolem os dados pra ordem de selecionar as raças. Aquela rolada épica e saem 0 e 0, resultado máximo e sou o primeiro a escolher.
     
    Com 4 jogadores, cada jogador irá tomar duas cartas de estratégia por turno, ou seja, todas as cartas estarão em jogo em todos os turnos. Olho pra baixo e não tenho dúvidas. A Universidade de Jol-Nar... Sabendo que não precisarei me preocupar se os outros jogadores pegarão a Carta de Tecnologia pois ela sempre estará em jogo. Meus nobres colegas de Império seriam o Clã de Saar, O Arborec e o Reino de Xxcha.

    Até aí, parece que estaria tudo ótimo pro meu lado, mas, já dizia o Tio Ben: “Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades”. A cada combate, meus dados perdem 1 na rolagem, que numa estatística tosca, significaria que eu tinha 10% a mais na chance de errar, e isso pode ser muita coisa. Pra eu ter alguma chance de vitória eu deveria usar ao máximo o que essa raça tem de vantagem, pesquisa científica. Então, antes mesmo da primeira ação, eu já tinha me decidido que eu teria que fazer duas tecnologias em todos os turnos. Em hipótese alguma eu poderia deixar que os outros chegassem perto da quantidade de tecnologias que eu tinha, e no momento que minha vantagem tecnologia não representasse mais uma vantagem real, eu estaria liquidado da partida.
     
    Considero que duas ações minhas fizeram a grande diferença na partida toda, e a primeira seria minha abertura no primeiro turno. Malditos pesquisadores com cabeça de aquário! Meus planetas natais eram simplesmente muito fracos de recursos e frente a raças com uma disposição militar forte, eu não poderia ficar pra trás em nenhum momento pois eu seria devorado. Os sistemas adjacentes também não ajudavam em muita coisa, um planeta solitário 2/2, outro era um sistema com 1/3 e 0/2, e outro com 2/1 e 1/0. Mas com dois sistemas de distancia, coladinho em Mecatol Rex, haviam dois lindos planetas: 3 recursos em um e 2 recursos no outro, zero de influência, mas quem precisa de influência?! Era quase perfeito, mas também estava exatamente no caminho entre a bola de neve da frota Saar e Mecatol. Decidi que era um risco que eu deveria tomar, já que com 5 recursos, estaria garantida minha segunda tecnologia nos turnos seguintes da partida. Pesquiso Gravity Drive (+1 de movimento para 1 nave) e lanço uma Transportadora isolada, somente carregando 3 infantarias e 1 mísero Fighter. Seguro de que a frota Saar não me atacaria nesse turno, aproveito a carta de construção e concretizo meu sonho da Doca Espacial Própria fora do meu sistema natal, naquele lindíssimo planeta com 3 recursos. Ainda pra finalizar meu turno, lanço outra nave pra dentro do espaço pra cumprir o primeiro objetivo (2 sistemas adjacentes a Mecatol), lá se vai uma Dreadnought carregando uma única infantaria... esse é meu guerreirinho, e esse é o cara mais importante do jogo.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/94430_2q15zu.jpg

     
    Começa o turno 2 e meu objetivo é bem claro: Mecatol será meu. E o plano, inicialmente parece muito simples, eu era o único com frota capaz de ocupar o planeta sem muitos esforços, e também já tinha alguns planetas e mercadorias de troca para poder comparar a influência necessária pra me tornar o representante legal do povo de Mecatol Rex. Me lancei com minha Transportadora, meu Dreadnought e 4 jovens guerreiros terrestres, desbravando esse novo mundo. O restante do turno era muito simples: construir canhões PDS, sendo 1 deles em Mecatol e pesquisar a evolução do canhão e das infantarias, se eu queria ganhar algum ponto com a carta Imperial, eu precisaria me defender. A Fase de Agenda será aberta pela primeira vez, os debates desse Senado Galático foram bem rápidos e desfavoráveis pra mim. Primeiramente um planeta do Reino de Xxcha foi eleito como uma terra Sagrada e o detentor desse planeta, seja quem fosse, ganharia 1 ponto de vitória, mas pra isso ele precisaria passar pelo muro de 5 tiros de canhão que as tartarugas montaram. A Segunda agenda destruiu as infantarias de um planeta meu, mas pelo menos fui ressarcido com mercadorias de troca correspondentes. 
     
    Sem a Carta Imperial em mãos, eu não teria muito o que fazer frente à frota de 5 naves de Xxcha que se aproximavam. Então meu terceiro turno, eu me estabeleceria no meu espaço pessoal e ocupando o último planeta disponível ao meu redor. E a frota das tartarugas chegam, meu mísero canhão em Mecatol não é capaz de fazer muita coisa, mas os 3 tiros da frota das tartarugas são suficientes para derrubar minha Transportadora e ferir meu Dreadnought, antes mesmo da frota inimiga entrar no sistema. Batalha aérea perdida, me restava confiar na habilidade da minha infantaria para postergar a perda inevitável do planeta. 4 contra 4, uma briga quase justa. Mas eu tinha uma vantagem a meu favor, lembram-se daquele guerreirinho? Aquela tropa isolada que viajou bravamente com a nave Dreadnought no primeiro turno? Pois bem, ele e mais um companheiro vencem a batalha! Mecatol sobrevive! Agora pensem o desespero desses bravos batalhadores ao olhar pro espaço aéreo sobre o planeta e ver 5 naves gigantescas: uma Transportadora, dois Dreadnoughts e dois Cruzadores fazendo sombra em toda a superfície. 
    Abre-se as discussões do Senado, sou o relator. Primeira Lei, através de uma manobra política de uma carta de ação, sou impedido de votar, assim O Arborec se torna o novo Ministro da Política, podendo comprar uma carta de ação a mais por turno. Abro a segunda agenda, desconhecendo anteriormente o conteúdo da mesma e o sorriso me vem na cara instantaneamente: "Nova Constituição". Todas as leis poderiam ser revogadas, era um forte soco no estômago das poderosas tartarugas e eu possuía votos suficientes para decidir a votação sozinho! Mas como nada nessa vida vem fácil, a leitura da agenda que seria votada é sucedida por uma longa sessão de manobras políticas. Primeiro, Xxcha se abstém da votação com uma carta, predizendo que caso a constituição fosse revogada, ele ganharia o marcador de porta-voz e 2 outras cartas de ação, se ele iria perder de qualquer modo, que perdesse menos. Em seguida, O Arborec também executa uma carta se abstendo da votação e predizendo que se a constituição fosse revogada, ele pesquisaria uma tecnologia imediatamente. Chega minha rodada, poderia decidir sozinho o resultado e pensar o que seria menos danoso pro meu lado e aí vem, pra mim, a jogada que me tornaria o Imperador futuramente e é preciso entender a disposição dos jogadores na mesa, conforme a foto do primeiro turno. Longos minutos se passam até que eu também me abstenho da votação com uma carta de ação, mas predizendo o oposto do que meus colegas disseram, a constituição se manteria e caso isso ocorresse, todos eles colocariam um marcador sobre um sistema que eu controlava, inabilitando-os de ativá-lo naquele turno seguinte. Tudo estava na mão do Clã de Saar, um voto bastaria pra decidir tudo. Mas ele tinha muito a perder com a troca de posição do porta-voz, ele passaria de segundo a escolher as cartas de estratégia para se tornar o último. A constituição fica! E todos colocam um marcador sobre Mecatol Rex, sobre o planeta mais importante da galaxia, que possuía apenas 2 infantarias. 
     
    Continuo como porta-voz e instantaneamente escolho a carta Imperial. Mas o melhor de tudo era que a poderosa frota do Xxcha continuava sobre o planeta e mais, impossibilitada de sair, pois o sistema estava ativado! Aahh, nobres guerreirinhos de Mecatol, ganharam um turno onde a frota mais poderosa da galáxia os protegia, e mesmo se alguém pensasse em usar a Carta de Guerra para retirar o marcador e atacar o sistema, receberia três tiros da tartaruga e mais dois tiros meus como um boas-vindas, seria muito custoso pra qualquer um naquele momento. Tudo o que me bastava fazer era produzir mais unidades, esperando o apocalipse futuro e graças à segurança desse turno, pude cumprir o objetivo de gastar trêns marcadores de estratégia e fazer mais um ponto com o controle da Capital.
     
    Quinto turno do jogo, abre-se os objetivos que fazem dois pontos e ele é impossível pra qualquer um naquele momento: controlar seis planetas do mesmo tipo, no máximo tinhamos 4 de um mesmo tipo e havia um muro de PDS dividindo a galaxia em dois desde o meu sistema natal até o sistema natal do Reino de Xxcha. A guerra fria que tinha se tornado era tamanha que as bordas principais estavam todas guarnecidas. Me restavam ainda quatro pontos para o fim da partida, gastei tudo o que tinha de cartas de ação ou qualquer outra coisa pra esperar até que todos tivessem passado o turno e fazer minhas contas se eu ainda teria condições de dar um golpe e fazer 4 pontos em um turno. Os Jol-Nar se transmutaram em espiões das tribos Yssaril, mas não foi suficiente. Ainda assim consegui fazer três pontos: Carta Imperial, pois consegui lançar um enxame de Fighters juntamente com minha Flagship para proteger Mecatol, que ainda sobrevivia com os 2 nobres guerreirinhos; um ponto por um objetivo secreto ligado à tecnologia; um ponto por um objetivo público conquistado em uma manobra que entrei no meio do espaço do Saar pra dominar um planeta com recurso tecnológico, três eram necessários para cumprir o objetivo e eu já possuía dois. Agora me restava somente um para os tão desejados dez pontos. Abre-se o debate do Senado novamente: deveríamos eleger um jogador que, ao fim da rodada de escolha das cartas estratégicas, poderia escolher QUALQUER carta selecionada por outro jogador e trocar com ele por uma outra que possuísse, seria minha vitória garantida, bastaria eu ganhar a eleição e trocar com alguem a Carta Imperial. Mas levei mais um golpe político, pela segunda vez na partida sou obrigado e não participar da votação através de uma carta de ação lançada pelos meus oponentes e seria impossível eu comprar a mesa pra ser eleito. Assim O Arborec compra votos suficientes e recebe a habilidade. Mas agora eu sabia que a segunda agenda seria decidida por mim, eu representava incríveis vinte e seis votos, mais do que meus adversários somados! É revelada uma agenda, Xxcha usa seu poder de veto, pois ela era muito vantajosa pra mim, abre a segunda e ele veta novamente! A terceira finalmente vai pra votação e era simples, eu escolheria se revelaríamos um objetivo de nível1 ou de nível2. Era óbvio, eu só precisava de um ponto, abra um objetivo de nível1: gastar 5 mercadorias de troca, eu possuía quatro e ninguém faria um troca comigo ou me deixaria pegar a Carta de Comercio, as esperanças começam a ficar cada vez menores. 
     
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/3bd28_2q15zu.jpg

    Situação da Galáxia ao final do Turno 5



    Dada a altura da partida e a quantidade de unidades no tabuleiro, minha vantagem tecnológica já não era uma ameaça pra ninguém frente ao redutor em 1 a cada rolagem de dados que eu teria em combate. Eu tinha duas alternativas a primeira era me transmutar na tartaruga, minha oponente, e brigar fortemente pra manter meu espaço pessoal e pontuar de alguma maneira ao final do turno. A segunda, era realizar uma manobra desesperada. Por conta de uma conta mal executada do Xxcha no turno passado, ele foi obrigado a retirar sua Flagship das proximidades da sua área, retirando assim, também, três tiros de canhão PDS imbutidos na nave, que se somavam aos outros cinco canhões que protegiam o espaço aéreo do Planeta Sagrado, era minha melhor e mais desesperada chance. Ainda assim, haviam outras 5 naves sobre o sistema. Minha primeira ação foi ativar o sistema do Planeta Sagrado, era minha batalha final, eu poderia perder mais da metade da minha frota ou ganhar o jogo, mas eu precisava agir antes que outro jogador fizesse qualquer investida sobre mim. Tomo minha Flagship, uma dezena de Fighters e tudo o mais que conseguisse chegar ao sistema inimigo, incluindo ele, nosso guerreirinho, o bravo exército terrestre que esteve pressionado em Mecatol durante toda a partida. Se desenrola uma batalha apertada, cartas de bloqueio e de ataque surgindo das mãos dos dois jogadores, até que os grandes pesquisadores com cabeça de peixe sobrepujaram a força defensiva da tartaruga. Meu guerreirinho ainda foi capaz de se desviar de outros dois tiros de canhão quando foi necessário descer ao planeta que estava desocupado de tropas terrestre, visto que anteriormente ele era protegido por oito canhões que já causavam medo suficiente. Domino o Planeta Sagrado, recebo meu ponto de vitória e completo os 10 pontos necessários.
     
    Sim, nobre guerreirinho Jol-Nar, a vitória é toda sua! O Império galáctico bate palmas para sua coragem e resistência.




    ______________________________________________________


    Twilight Imperium, amado por tantos e desconhecidos por tantos outros.
    O Canal Café Mecatol foi criado com o intuito de contar histórias reais  de partidas, jogadas épicas, falhas desastrosas, estratégias, e tudo o mais que gostamo de conversar nesse maravilhoso universo, de preferência de forma descontraída e divertida.
    Se voce gostou, inscreva-se no canal, deixe seu comentário, e tudo aquilo que os outros canais também sempre pedem.
    Deixo aqui também o convite para qualquer um participar dessa conversa, envie-nos sua história, uma jogada maravilinda, sua experiência com o jogo.

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    Comentários:

  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio26/04/18 22:21
    joaoclaudio » 26/04/18 22:21

    Vitória merecida. Foi uma grande partida!

    1
  • HU3Brutus
    1009 mensagens MD
    avatar
    HU3Brutus26/04/18 22:55
    HU3Brutus » 26/04/18 22:55

    HAHAHA, muito bom!!

    1
  • toledoesilva
    512 mensagens MD
    avatar
    toledoesilva26/04/18 23:26
    toledoesilva » 26/04/18 23:26

    Mandou muito bem cara, no relato e na partida!

    1
  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Gama27/04/18 00:12
    Ricardo Gama » 27/04/18 00:12

    Parabéns pela partida e pelo relato!

    Esperando meu TI4 para jogar com a minha preferida Arborec! E que surjam guerreirinhos em nossas partidas também!

    2
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto27/04/18 10:13
    Lpporto » 27/04/18 10:13

    Ricardo Gama::Parabéns pela partida e pelo relato!

    Esperando meu TI4 para jogar com a minha preferida Arborec! E que surjam guerreirinhos em nossas partidas também!




    Gama, fique feliz então q deram uma melhorada boa no Arborec. Viraram uma raça excelente.

    @pinduca, fazer 2 tecs por Round é tida cimo erro básico de jogador de Jol-Nar q se empolga com Tecnologia e esquece da frota kkkkkk.

    Em geral o bom é usar a Hamad de ignorar pré requisitos pra pular direto pra techs boas e investir em upgrade tb. Fazer 2 seguidas poucas vezes (2 ou 3 no Max)

    1
  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Gama27/04/18 10:14
    Ricardo Gama » 27/04/18 10:14

    Lpporto::
    Ricardo Gama::Parabéns pela partida e pelo relato!

    Esperando meu TI4 para jogar com a minha preferida Arborec! E que surjam guerreirinhos em nossas partidas também!




    Gama, fique feliz então q deram uma melhorada boa no Arborec. Viraram uma raça excelente.

    @pinduca, fazer 2 tecs por Round é tida cimo erro básico de jogador de Jol-Nar q se empolga com Tecnologia e esquece da frota kkkkkk.

    Em geral o bom é usar a Hamad de ignorar pré requisitos pra pular direto pra techs boas e investir em upgrade tb. Fazer 2 seguidas poucas vezes (2 ou 3 no Max)

    No TI3, sempre gostei de jogar com o Arborec, mas nunca ganhei :(... rs

    1
  • Lpporto
    889 mensagens MD
    avatar
    Lpporto27/04/18 10:43
    Lpporto » 27/04/18 10:43

    Ricardo Gama::
    Lpporto::
    Ricardo Gama::Parabéns pela partida e pelo relato!

    Esperando meu TI4 para jogar com a minha preferida Arborec! E que surjam guerreirinhos em nossas partidas também!




    Gama, fique feliz então q deram uma melhorada boa no Arborec. Viraram uma raça excelente.

    @pinduca, fazer 2 tecs por Round é tida cimo erro básico de jogador de Jol-Nar q se empolga com Tecnologia e esquece da frota kkkkkk.

    Em geral o bom é usar a Hamad de ignorar pré requisitos pra pular direto pra techs boas e investir em upgrade tb. Fazer 2 seguidas poucas vezes (2 ou 3 no Max)

    No TI3, sempre gostei de jogar com o Arborec, mas nunca ganhei :(... rs

    Agora vc pode produzir com as Ground Forces que se movem. É anda, produz, anda produz. No final do jogo tem Arborec até no tabuleiro de Gaia Project, de tanto q já se espalharam. Viraram a trepadeira do espaço, aquela erva daninha que se espalha por tudo. 

    1
  • Ricardo Gama
    4575 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Gama27/04/18 10:45
    Ricardo Gama » 27/04/18 10:45

    Lpporto::
    Agora vc pode produzir com as Ground Forces que se movem. É anda, produz, anda produz. No final do jogo tem Arborec até no tabuleiro de Gaia Project, de tanto q já se espalharam. Viraram a trepadeira do espaço, aquela erva daninha que se espalha por tudo. 

    Aeeeeee... curti... tentem segurar a força da erva daninha então rs :). 

    1
  • PINDUCA
    273 mensagens MD
    avatar
    PINDUCA27/04/18 12:26
    PINDUCA » 27/04/18 12:26

    Lpporto::
    Ricardo Gama::Parabéns pela partida e pelo relato!

    Esperando meu TI4 para jogar com a minha preferida Arborec! E que surjam guerreirinhos em nossas partidas também!




    Gama, fique feliz então q deram uma melhorada boa no Arborec. Viraram uma raça excelente.

    @pinduca, fazer 2 tecs por Round é tida cimo erro básico de jogador de Jol-Nar q se empolga com Tecnologia e esquece da frota kkkkkk.

    Em geral o bom é usar a Hamad de ignorar pré requisitos pra pular direto pra techs boas e investir em upgrade tb. Fazer 2 seguidas poucas vezes (2 ou 3 no Max)


    Sim, entendo. O Antônio até comentou antes da partida que quando ele jogou de Jol-Nar, chegou um momento que ele nem tinha mais techs pra fazer.. eu acho que no meu caso deu certo, todas as techs que fiz me foram úteis em pelo menos 1 momento da partida, e tbm investi em nelhorias da frota. Além do fato de que eu era o jogador com maior domínio do tabuleiro e mais recursos, o que facilitava fazer 2 techs por turno. Eu senti que não deu tempo de eu ficar fazendo techs desnecessárias. 
     Com 4 jogadores era muito mais facil cumprir os objetivos, tanto que eu ganhei sem fazer ne hum objetivo nível 2... então pensei mesmo que eu tinha que me manter na liderança, ou junto c alguém na liderança, e dar um sprint final, que foi o que eu fiz: 3 pontos no turno 5 depois que todos ja tinham passado e na primeira ação do turno 6 terminar a partida... foi praticamente 4 pontos em 2 ações. 

    0
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Twilight Imperium (4ª Edição) - Relato de Viagem #1 - O Guerreirinho Jol-Nar
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