Sobre Board #21: Temas
Olá galera, voltando com mais um material do “Sobre board”, post dedicado a falar sobre os mais diversos assuntos relacionados aos boardgames. E para o post de hoje eu vou deixar uma opinião pessoal em relação a temas de jogos que mais me chamam atenção quando vejo um anúncio ou algo relacionado sobre ele.
Bem, vamos lá, eu levo sempre em consideração dois fatores para ficar de olho em algum jogo que está sendo ou já foi lançado, o primeiro é o tema do jogo, se o tema do jogo me chamar a atenção, esse jogo será um forte candidato a entrar na minha lista de compras; outro fator é a sua arte, mas não vou entrar em muitos detalhes sobre a arte aqui.
O tema do jogo, a meu ver, é a sua cara e sua personalidade, a principal estratégia de marketing para a venda do mesmo, se o seu tema for chamativo ou inovador, logo de cara muita gente verá o jogo com outros olhos e buscar mais informações sobre ele. Isso aconteceu um pouco com o Scythe, que por mais que seja um bom jogo (na minha opinião), obteve seu sucesso primeiramente com base no seu tema e arte que foram lançadas antes mesmo do jogo estar pronto. A fanbase de determinados gêneros e temas podem chegar a comprar um jogo sem mesmo vê-lo ou pesquisar sobre ele, querendo o jogo apenas porque é de um tema de sua preferência, logo, um tema bem construído pode ser a principal mecânica de venda de um jogo.
Eu sou muito suscetível a comprar jogos por temas, e há alguns temas que eu gosto mais que outros. Abaixo eu vou citar alguns dos temas que eu mais gosto e alguns jogos relacionados ao tema que conheço ou tenho, e falar um pouco sobre cada um desses temas com vocês.
Fantasia Medieval
Jogos no estilo fantasia medieval são geralmente os jogos que me chamam mais atenção logo de cara, devido eu vir do rpg de mesa e jogar D&D desde os meus 16 anos de idade, eu me apeguei muito ao tema. Quando migrei do rpg de mesa para os boardgames (devido à falta de tempo para jogar) minha primeira ideia era pegar algo no tema, Descent foi o jogo de fantasia medieval que mais me interessou na época e foi o primeiro da minha lista de jogos nesse tema, o jogo se assemelha muito ao rpg de mesa, com campanha, fantasia, níveis, equipamentos e tudo mais, foi o jogo perfeito na época para eu cair ainda mais de cabeça no mundo dos boards.
Alguns dos componentes do jogo Descent.
Hoje em dia continuo comprando muito jogos no estilo para saciar a falta do meu D&D, jogos como Sword and Sorcery, Pathfinder Card Game, Arcadia Quest e os próprios D&D Board Games são os meus favoritos no tema. Tenho outros jogos ainda nesse tema, mas acredito que esses que citei são os melhores que eu tive a oportunidade de jogar até o momento. Queria só deixar uma menção especial ao Hero Quest, que foi o primeiro jogo de tabuleiro que tive contato, tenho uma cópia, não jogo, mas o jogo é incrível.
Steampunk
O estilo steampunk é um tema que sempre me agradou muito, o universo relacionado a esse tema é algo que sempre encheu meus olhos, com suas belas imagens e inovações onde se mistura o antigo com o tecnológico. Esse é outro tema que tenho apego devido novamente ao rpg de mesa, Reinos de Ferro (Iron Kingdoms) foi o universo de D&D que mais me agradou na minha época de jogador, pois achava muito interessante a ideia que o universos misturado universo misturar o tecnológico com o antigo e com a magia, formando coisas que só são vistas nesse universo.
Não conheço muitos jogos relacionados nesse tema, na verdade infelizmente eu só tenho um jogo baseado nele que é o Scythe, um ótimo jogo na minha opinião, que por sinal possui um fato interessante, o jogo foi baseado em cima das artes já criadas, coisa que não é costume ser feito, pois primeiro se faz todo o jogo e depois se cria a arte.
Caixa do Scythe, jogo que remete muito ao tema Steampunk, misturando maquinas em épocas antigas.
Outro jogo que possuo, que pode se dizer que se encaixa no estilo, mas não agrega muito o universo no seu sistema de jogo é o The World of Smog, que tem um tema steampunk, mas não mostra muito dele. Por outro lado, um jogo que foi criado no mesmo universo que é o Rise of Moloch apresenta bem o tema steampunk aos jogadores. Outro jogo que posso citar aqui, mas que nunca joguei é o Planet Steam.
Horror
Por fim, temos o terceiro tema que me chama mais atenção que é o tema de horror, mas não apenas aquele tema de horror com criaturas grotescas como a linha Arkhan, mas horror em geral, com vampiros, lobisomens e monstros em geral. Eu poderia chamar esse tema também de Dark, pois são temas mais obscuros com ambientação mais pesada e que dão uma imersão muito boa ao jogo.
Tenho muitos jogos nesse tema, mas os que mais gostei são os das linha arkhan, praticamente todos que joguei são muito bons. O A Touch of Evil que leva o tema de horror antigo trazendo criaturas clássicas como vampiros, lobisomens e até mesmo o cavaleiro sem cabeça para confrontar os jogadores, e o Shadow of Brimstone, que além de ser um jogo com o tema de horror é um jogo coop (gênero que eu gosto muito) e é ambientando no velho oeste.
Bem galera, esses são alguns dos temas que eu considero mais importantes na hora de fazer uma seleção para comprar novos jogos. E vocês? Quais os temas de jogos são os principais para vocês na hora de fazer uma escolha de jogo? Claro, se isso fizer diferença para vocês na hora de comprar um board.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: