Primeiramente, agradeço pelas respostas do episódio de filosofia. Até percebi nas respostas que o círculo mágico é mais fluido do que o estabelecido no postcast. E até foi interessante ver como o jogador trolador de Dead of Winter é um bom exemplo de como as barreiras do círculo não são intransponíveis ou herméticas. Mas não vou querer alogar para não fugir ao tema.
Para contrastar vou colar o item sobre peso do site do BGG. Risquei as alternativas que não concordo.
BGG Wiki:For different people weight means different things, usually a combination of things like:
How complex/thick is the rulebook?
How long does it take to play?
What proportion of time is spent thinking and planning instead of resolving actions?
How hard and long do you have to think to improve your chance of winning?
How little luck is in the game?
How much technical skill (math, reading ahead moves, etc) is necessary?
How long does it take to learn the rules?
How many times do you need to play before you feel like you "get" the game?
Fonte:
https://boardgamegeek.com/wiki/page/Weight
Como vocês colocaram, ter muitas regras ou ser muito longo não dá realmente um peso ao jogo. Há jogos simples que duram horas para acabar e há manuais curtíssimos de jogos com decisões muito densas. Lembrando também que há prêmios que celebram jogos mais pesados:
Prêmio Expert pela Ludopedia::A categoria Expert é voltada para jogos com complexidade média e alta, com regras médias e complexas que são explicadas em mais de 10 minutos, com duração superior a 1 hora. Esta é a categoria dos jogos pesados, de estratégia e temáticos, geralmente com preço de mercado mais elevado. Estes jogos são destinados a um público mais experiente, para os jogadores que procuram desafios maiores.
Fonte:
https://www.ludopedia.com.br/premiodetalhes?v=expert
Kennerspiel des Jahres pelo BGG::The German Kennerspiel des Jahres, first awarded in 2011, expands the prestigious Spiel des Jahres to recognize the "connoisseur/expert game of the year". ("Kenner" can be translated as both "connoisseur" and "expert", among other terms.) These are games which are meant for a more experienced audience, and where the Spiel des Jahres typically recognizes the best games for the entire family, the Kennerspiel des Jahres is more for gamers looking for games which present more of a challenge. According to the committee's description, "The award is intended to give guidance to those people who have already been playing games for a longer time and are experienced in learning new rules."
Fonte:
https://boardgamegeek.com/wiki/page/Kennerspiel_des_Jahres
Acredito que o "ludopeso" que vocês exploraram não reside nas regras de manutenção da rodada e consequente downtime dentro do jogo, mas da necessidade de refletir sobre a tomada de decisão, sobre os impactos que a sua ação causará no desenrolar do jogo. Mas isso não acaba sendo um critério subjetivo? Enquanto você acha justo um lance de 50 no leilão sobre uma fonte de energia eólica que ilumina 5 casas no
Power Grid, outro conta que tem 80 moedas consigo e pode continuar no leião, um terceiro já está fazendo as contas de quanto combustível ele pode economizar nas próximas 8 rodadas e dá um lance de 60 - não são formas completamente diferentes de sopesar as variáveis do jogo? Ou quando você olha a tartaruga do
Mottainai na mesa e decide transformá-la em material só para bloquear o adversário, enquanto outro desce a Máscara na galeria só porque já tem duas obras ali, não são modos de analisar muito pessoais?
Acredito que mesmo o critério de recompensa não seja um bom critério. Tenho um filho com uma sorte absurda e só gosta de jogar
Quartz. Ele se sente altamente recompensado quando joga e eu raramente não sou o último no placar desse jogo. Já minha filha mais nova tem como jogo preferido o
Le Havre. E a mais velha não quer ouvir regras por mais de 20 minutos e curte muito
Star Wars: X-Wing Miniatures Game e
Takenoko.
Talvez seja mais útil avaliar de modo mais objetivo o "ludopeso". Do rol de ações que posso fazer, quantas delas são as melhores ações naquele momento? As consequências das ações são vistas imediatamente ou a longo prazo? Consigo perceber que fiz uma jogada errada imediatamente? Quantas ações são necessárias para contornar uma ação errada? Qual a idade mínima para que uma pessoa consiga jogar?
Pensando um pouco além (por favor, viagem comigo), para um jogador de futebol, o jogo pode ser leve. Para o técnico, ao escolher os jogadores e orientar o time, o jogo pode ser médio. Para um apostador do bolão da copa, é um jogo pesado.

A partida de futebol (para cada um desses três grupos) seria três jogos diferentes ou um único jogo?