Sobre Board #18: Jogos para novos Jogadores
Olá galera, voltando com mais um material do “Sobre Boards”, post dedicado a falar sobre os mais diversos assuntos relacionados ao mundo dos Board Games. No post de hoje vou falar mais sobre jogos que são uma porta de entrada para apresentar e trazer novos jogadores ao hobby. O post vai falar sobre quais são os melhores jogos para apresentar a novos jogadores e que medidas não tomar para assim não assustar quem nunca viu um jogo de tabuleiro moderno.
É notável a grande adesão de novos jogadores ao mundo dos Board Games, sempre que alguns números são divulgados aqui na Ludopedia ou em grupos no Facebook, é visivel que o número de novos jogadores no meio vem aumentando de uns anos para cá. Muitos desses novos jogadores vêm de outras plataformas de jogos, como RPG de mesa (meu caso) ou jogos eletrônicos, e esses jogadores, por mais que nunca tenham visto algum jogo de tabuleiro moderno, possuem algum tipo de experiência com jogos, o que pode facilitar um pouco o aprendizado deles para os jogos de tabuleiro. No entanto, muitos desses novos jogadores provavelmente nunca viram um jogo de tabuleiro moderno, e eles, por mais que tenham vontade de aprender a jogar algo relacionado, podem se sentir um pouco intimidados ou assustados com alguns jogos quando colocados em mesa, a grande quantidade de componentes em mesa e a complexidade nas regras de um jogo podem desanimar qualquer novo jogador que não tenha nenhum conhecimento sobre o assunto e que logo de cara tem que enfrentar algum jogo mais complexo e repleto de opções e regras.

Pensando nisso, eu resolvi fazer esse post para dar a minha opinião sobre quais são os jogos que eu considero os melhores para apresentar a novos jogadores, eu sei que há muitos e muitos posts e listas relacionados a esse assunto, porém, além de deixar aqui mais opções para analise, também vou deixar a minha breve opinião sobre os jogos que estou indicando aos novos jogadores. Bem, vamos lá!
O primeiro ponto a se analisar ao tentar trazer um novo jogador a mesa acredito eu que segue o princípio básico de todas as outras mesas, começar com um jogo simples, esse é o ponto que considero como o principal (eu vou partir do ponto que os novos jogadores nunca tenham jogado nada relacionado), logo, a apresentação de jogos party game divertidos e rápidos são para mim a melhor escolha para iniciar novos jogadores, jogos com regras bem simples, com curto tempo de duração (20 a 30 minutos) e divertidos são a minha principal escolha, porém alguns jogos com regras e complexidade mediana também são muito bons para apresentar a novos jogadores (vou citar alguns abaixo).
Outro fator que eu costumo levar em consideração é o tema, geralmente os temas mais agradáveis e que sejam do gosto dos novos jogadores serão sempre bem vindos a mesa. Costumo perguntar quais tipos de coisas os jogadores gostam, para ver se eu tenho algum jogo com tema similar ao gosto do jogador, para assim fazê-lo se interessar mais pelo jogo. Abaixo eu vou citar alguns jogos que eu considero alguns dos melhores para apresentar a novos jogadores.
Codinomes
Codinomes é um jogo muito fácil de explicar e super divertido de se jogar, e ele ainda tem uma grande vantagem ao ser apresentado a novos jogadores, como ele é jogado em times, osjogadores mais experientes podem ficar dando as dicas para os novatos que vão tentar acertar quais são as cartas na mesa, isso torna o jogo muito mais chamativo para todos, pois como é um jogo em grupo mesmo o novato vai poder participar bastante das escolhas.
LINK PARA RESENHA
Coup
Coup é outro jogo muito simples de aprender, porém ele tem um fator que pode complicar o seu uso para novatos, que é a sua mecânica de blefe e as habilidades dos personagens, que por mais que sejam fáceis de pegar, podem gerar alguma dificuldade nas primeiras partidas. No entanto, como o jogo é extremamente rápido de se jogar, o jogador vai acabar pegando tudo após umas duas ou três partidas.
LINK PARA RESENHA
Love Letter
Esse jogo, por mais que seja mais complicado de encontrá-lo agora, é excelente. O seu tema é bem inusitado e sua jogabilidade muito boa, é outro jogo muito simples de se, mas que assim como o Coup, pode complicar um pouco a vida dos novatos que não sabem direito o que cada personagem faz, porém é possível de assimilar as suas funções após duas ou três partidas.
LINK PARA A RESENHA
Sushi Go!
O Sushi Go! é outro jogo que é muito muito simples e de uma jogabilidade muito boa e divertida, seu tema e arte agradam muito a novos jogadores logo de cara, e como ele não possui fator sorte e memorização de habilidades, torna-se um dos meus jogos preferidos para apresentar a novos jogadores.
LINK PARA RESENHA
Parade
Esse é outro jogo que gosto bastante, pois não envolve muita sorte e nem memorização de habilidades ou coisa do tipo, ele é como os outros jogos da lista, muito simples de explicar e com uma jogabilidade muito boa e bem divertida. Assim como o Sushi Go!, seu tema e arte chamam muito a atenção dos novos jogadores, pois é algo que praticamente todo mundo conhece.
LINK DA RESENHA
Por fim, eu gostaria de deixar aqui algumas menções honrosas para jogos, que por mais que tenham uma maior quantidade de componentes e regras um pouco mais complexas, ainda podem ser facilmente apresentados para novos jogadores, são eles: o Ticket to Ride, Celestia, Kanagawa e o clássico Catan, todos eles são jogos um pouco mais complicados, mas nada que não possa ser explicado e apresentado para novos jogadores.
Bem, é isso, esses são apenas alguns dos jogos que gostaria de citar, e lembrando que citei apenas jogos que tenho na minha coleção, mas o mundo dos boardgames é repleto desses jogos para serem apresentados a novatos. Quais vocês adicionariam a essa lista e por quê? Deixem aí nos comentários qual o seu jogo favorito para apresentar a novatos e o motivo dele ser o seu jogo preferido para tal.
Acompanhe o Canal nas suas redes Sociais para mais Novidades: