O Que da para Jogar? #07: Coup
Olá galera! Estou de volta com mais um “O Que dá para Jogar?”, post esse dedicado a apresentar jogos rápidos e fáceis para serem jogados antes ou depois de uma jogatina com os seus amigos de grupo, e hoje apresentando o jogo Coup.
Temática
Em Coup, cada jogador controla influências para controlar o jogo a seu favor, ao longo da partida os jogadores podem ir trocando essas influências para poder melhor administrar a partida a seu favor e assim ser o único jogador com alguma influência no final da partida.
Sobre o Jogo
Em Coup cada um dos jogadores começa com duas cartas de influência, cartas essas que são representadas por algum personagem, esses personagens disponibilizam aos jogadores ações que eles vão poder fazer na sua vez, cada uma dessas influencias possui ações únicas que vão dá algum tipo de vantagem ao jogador quando executadas.
O porém é que todas as cartas de influências de todos os jogadores estão sempre posicionadas com a face para baixo, possibilitando apenas ao jogador que é dono das cartas de influência saber quais são essas cartas. Na fase de ação de um jogador, ele vai poder dizer que tem uma determinada carta de influência para realizar alguma ação, é nesse ponto que entra a parte mais interessante do jogo, o Blefe. O jogadores podem blefar a vontade, dizendo que possuem certos tipos de cartas de influência sem possuí-las, isso apenas para se beneficiar de determinadas ações naquele momento que podem ser mais favorável para o jogador.

Os jogadores que acharem que o jogador não possui determinada carta de influência que ele está dizendo, podem, durante a vez do jogador, questionar a ação dele dizendo que ele não possui a influência para fazer aquela ação; o jogador que está realizando a ação deve então mostrar se possui ou não a carta de influência, se ele tiver a influência que ele diz ter, o jogador acusador vai perder uma de suas cartas; se o jogador não tiver a influência que ele diz ter, ele vai perder uma de suas cartas de influência.
O jogo segue nesse rumo até que reste apenas um jogador com cartas de influência em jogo.
Considerações Sobre o Jogo
Coup é um jogo bem fácil, rápido e extremamente divertido. Jogadores que não tiveram contato com o jogo podem ter alguma dificuldade inicialmente em lembrar as ações de determinadas cartas de influência, isso pode prejudicá-lo em certos pontos, como não querer blefar por não lembrar o que certas cartas fazem, ou blefar muito ruim e possibilitar que os outros jogadores façam uma leitura da sua jogada e o desmascarem.
Mas, após algumas partidas, todos os jogadores da mesa vão pegar muito fácil como funciona a mecânica do jogo, o que vai deixar o jogo muito mais dinâmico e divertido.
Coup é quase como um jogo de poker, saber a hora certa de blefar com alguma influência é crucial para levar o jogador à vitória. O jogo é altamente recomentado, podendo render até mesmo uma noite inteira jogando apenas ele.
Pagina do Canal no Facebook:
Mais Material sobre O Que da para Jogar?