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  3. Fotossíntese
  4. Resenha-Minuto: PHOTOSYNTHESIS

Resenha-Minuto: PHOTOSYNTHESIS

Fotossíntese
  • avatar
    marcosestevo07/12/17 23:40
    avatar
    marcosestevo
    07/12/17 23:40
    229 mensagens MD

    Cansado de resenhas longas e chatas? Seus problemas acabaram!
    Chegou resenha-minuto! Agora você pode saber TUDO* sobre um jogo em apenas 1 minuto**.


    * Talvez não seja exatamente tudo
    ** Tempo determinado em testes de laboratório


    Resenha-Minuto: PHOTOSYNTHESIS



    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/9810b_84154_m.jpg


    Photosynthesis é um lançamento de 2017 que, de cara, já chama a atenção pelo visual. Ficou realmente incrível, mas daqui a pouco a gente fala mais sobre isso.
     
     
    Nesse jogo, cada jogador vai controlar um tipo de árvore, competindo com os outros jogadores pelos recursos de espaço na floresta e acesso ao sol. Os jogadores plantam sementes, coletam a luz do sol, fazem as árvores crescerem e finalmente cortam as árvores e vendem para alguma madeireira ilegal. Eu acho.
     
    Vamos começar pela parte boa. 
     
    A mecânica do sol é muito bem bolada. A cada rodada, o sol vai girando e iluminando o tabuleiro por um lado diferente. Isso faz com que alguns lugares do tabuleiro que estão sem receber luz na posição atual do sol (pois as árvores fazem sombra sobre outras árvores do mesmo tamanho ou menores), podem ser iluminados quando o sol mudar de posição. Ou seja, não há lugar ruim no tabuleiro, é só esperar o sol ficar na melhor posição. O problema é que você tem que fazer sua "economia" de sol girar e ter sempre alguma árvore recebendo sol em cada turno, para não passar um turno em branco. Em branco não, no escuro :-) 
     
    Isso gera a competição pelos lugares na floresta. Mas não basta estar no lugar certo, é preciso também ter o tamanho certo da árvore para conseguir receber a luz mesmo no meio do tabuleiro. E daí vem a interação entre os jogadores.
     
    O jogo é fácil de aprender, as regras são tranquilas. E tudo é 1,2,3. As árvores pequenas dão 1 ponto de sol, as médias dão 2 pontos, as grandes dão 3 pontos. As árvores pequenas podem fazer sombra sobre 1 adjacente, as médias sobre 2, as grandes sobre 3. E por aí vai. 
     
    O grande destaque fica por conta do departamento de arte! Em termos de design gráfico, a decisão de fazer as árvores de cardboard foi muito acertada. Eu tenho outros jogos com componentes de cardboard montáveis e não ficaram legais, porque ficam desmontando e soltando. No Photosynthesis isso não acontece, os encaixes são um pouco curvos e as peças realmente ficam fixas umas nas outras. A arte do jogo, no geral, é lindo e feita num estilo sem muitos detalhamentos. Mas se você prestar atenção, cada componente tem alguns pequenos detalhes que o diferenciam. Eu gostei desse contraste.
     
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/06065_84159_m.jpg



    Ok, agora vamos para a parte não tão boa. Duas coisas me incomodaram nesse jogo.
     
    A primeira delas é o ritmo do jogo. Eu achei MUITO lento. O começo é bem lento porque você recebe poucos pontos de sol, logo não dá pra fazer muita coisa mesmo. Mas depois que você começa a girar sua máquina de sol e receber muitos pontos de luz no turno, o jogo continua lento por causa da regra que não te deixa ativar o mesmo espaço duas vezes por turno. Ou seja, a impressão que eu fiquei é que o jogo nunca decola! 
     
    Refletindo mais sobre isso, eu penso que o ritmo do jogo pode ter sido feito assim por uma razão temática. Nada é rápido na natureza, especialmente o crescimento de uma árvore! Se for isso, parabéns para o designer, ficou muito temático. Mas deu uma certa morosidade para o gameplay que, na minha opinião, atrapalhou um pouco o jogo.
     
    A segunda coisa que me incomodou foi que os blocos de pontuação (pontos que você faz de uma única vez) são muito grandes em relação ao total da pontuação. Vou tentar explicar
    Só tem um jeito de pontuar no jogo: retirando do tabuleiro árvores grandes. (Ok, também tem os pontos de sol que sobram no final, mas são bem menos relevantes do que os pontos das árvores grandes e são muito dependentes do que você faz nas últimas rodadas.)
     
    A pontuação vem em blocos de 12 (no mínimo) a 22 (no máximo) pontos. Nas partidas que joguei, todos os jogadores colheram 4 árvores grandes. Ou seja, a variação que poderia ser criada fazendo estratégias diferentes é muito baixa. A pontuação do meio do tabuleiro (que é maior) acaba sendo importante demais.
     
    O que eu quero dizer é o seguinte: a pontuação deveria ser com mais blocos de pontuação e esses blocos deveriam ser menores. Isso daria uma maior variabilidade ao jogo e ajudaria até mesmo no ritmo do jogo, pois você sentiria que está sempre pontuando e, portanto, fazendo alguma coisa em vez de só guardar sol para o próximo turno.
     
    Pense num jogo como Agrícola. Sua pontuação é composta por vários blocos de 1,2,3,4 e 5 pontos (talvez até alguns negativos :-)), num total de, sei lá, 30 pontos. Cada bloco desse de pontuação não é tão relevante para a pontuação final. Se você for bloqueado em alguma coisa, você toma um prejuízo controlável. O que importa é o conjunto dessas coisas. Eu gostaria que o Photosynthesis fosse assim, com uma pontuação mais bem distribuída e menos concentrada em alguns poucos eventos do jogo. 
     
    E aí vem outro problema ainda. Eu achei um desperdício só pontuar a retirada das árvores grandes (tá bom, os pontos de sol também... mas eles não valem quase nada). Lembra da regra de só poder ativar um mesmo espaço 1 uma vez por turno? Pois é, nas últimas 3 ou 4 rodadas, você pode não conseguir fazer NADA (em termos de pontos) por causa dessa regra. Acho que poderia ter algum tipo de pontuação de final de jogo relacionada às árvores que ficam no tabuleiro, dando assim algum objetivo para essas últimas rodadas quando você não consegue colher uma árvore grande.
     
    Uma última constatação sobre o jogo é de que tem espaço para maldade, pois você pode bloquear o acesso dos outros jogadores ao sol. Particularmente, eu acho isso bom. Tem gente que não curte muito isso.
     
    Bom, já falei demais, vamos pro final!




    5 COISAS SOBRE PHOTOSYNTHESIS: fácil de aprender, lento, lá vem o sol tchu-ru-ru-ru, bonito pra raio, tem espaço pra maldade.

    ESTABILIDADE DA RESENHA: média. Joguei 3 vezes, sendo uma com as regras "avançadas". Já deu.

    VOLTO OU NÃO VOLTO: não volto, já saiu da coleção. Tô com muito jogo pra testar!

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    Comentários:

  • danilopatro
    264 mensagens MD
    avatar
    danilopatro07/12/17 23:52
    danilopatro » 07/12/17 23:52

     Melhor resenha até hoje! Parabéns Estevo!!
    Aguardando a resenha do Azul!

    1
  • marcosestevo
    229 mensagens MD
    avatar
    marcosestevo07/12/17 23:55
    marcosestevo » 07/12/17 23:55

    danilopatro, obrigado, mas.....

    já fiz a resenha do AZUL

    https://www.ludopedia.com.br/topico/18155/resenha-minuto-azul

    tô vendo que você tá acompanhando o canal bem de perto 8-)

    3
  • butilheiro
    2881 mensagens MD
    avatar
    butilheiro08/12/17 00:37
    butilheiro » 08/12/17 00:37

    Essa fiou longe de ter um minuto só, hein? Mas tá bem bacana, bem completa! ;)

    3
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves08/12/17 05:55
    Rodrigo Neves » 08/12/17 05:55

    butilheiro::Essa fiou longe de ter um minuto só, hein? Mas tá bem bacana, bem completa! ;)

     
    Você que não entendeu Butilheiro... É 1 minuto no ritmo da natureza, para ser beeeem temático. Hehehe. E concordo contigo, a resenha ficou bem bacana mesmo. Parabéns Marcos. 

    2
  • marcosestevo
    229 mensagens MD
    avatar
    marcosestevo08/12/17 08:02
    marcosestevo » 08/12/17 08:02

    butilheiro::Essa fiou longe de ter um minuto só, hein? Mas tá bem bacana, bem completa! ;)

    Pois é, cara, fui escrevendo e esqueci que era só 1 minuto.... tem que fazer leitura dinâmica!
    Valeu!

    2
  • marcosestevo
    229 mensagens MD
    avatar
    marcosestevo08/12/17 08:04
    marcosestevo » 08/12/17 08:04

    Rodrigo Neves::
    butilheiro::Essa fiou longe de ter um minuto só, hein? Mas tá bem bacana, bem completa! ;)

     

    Você que não entendeu Butilheiro... É 1 minuto no ritmo da natureza, para ser beeeem temático. Hehehe. E concordo contigo, a resenha ficou bem bacana mesmo. Parabéns Marcos. 


    Exato, o tempo das árvores é diferente, hehehe.
    Valeu pelo incentivo! Ainda mais de quem escreve resenhas tão boas! #sedarasgada

    1
  • tuliobarros
    1741 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros08/12/17 22:41
    tuliobarros » 08/12/17 22:41

    Num mercado saturado de jogos como, falhas como essas que você apontou parecem imperdoáveis, mas para isso que servem as regras da casa. Minha impressão é que você gostou da mecânica e só. Não gostou do resto: tema, ritmo, pontuação etc.

    Eu não vi os mesmos problemas que você no jogo. Lá no Carcassone Pub, o que mais vemos são pessoas ensinando os jogos com regras da casa, simplificando o jogo ou tornando-o mais rápido. Acho que a pontuação poderia ser melhorada e talvez cortar árvores médias com um ônus pela pressa aumentasse o ritmo. A mim, pareceu um bom jogo de entrada para ensinar gestão de recursos (luz).

    Não é um jogo que eu teria na minha coleção, mas eu poderia jogá-lo outras vezes.

    0
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio09/12/17 11:15
    joaoclaudio » 09/12/17 11:15

    Bela resenha, ainda não joguei mas a impressão que eu tive é que o jogo é muto bonito e criativo. Mas que para jogadores mais experientes pode cansar rapidamente. Espero ainda experimentar, mas acho que não adiciono a coleção.

    1
  • RFreitas
    1594 mensagens MD
    avatar
    RFreitas12/12/17 07:55
    RFreitas » 12/12/17 07:55

    Ótima resenha. Bateu num ponto que ninguém que eu acompanhei tinha falado a respeito ainda: a pontuação.

    1
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  • 2
Fotossíntese - Resenha-Minuto: PHOTOSYNTHESIS
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